11 dezembro 2008

Casal vive em situação de miséria no interior de Três de Maio

Moradores de Bom Conselho - Quaraim, Vilmute Jakoski 62 anos de idade, e Ilma Lopes 59 anos, estão vivendo em uma situação complicada.
O casal não possui renda e nem mesmo algum tipo de auxilio como por exemplo o Bolsa Familia, o que seria um direito para uma familia com renda zero.
O casal residia no município de Igrejinha, onde o seu Vilmute trabalhava como auxiliar de pedreiro, mas quando sua idade se aproximou dos 60 anos, não conseguiu mais emprego, passando então a fazer biscates para sobreviver, mas mesmo assim a situação se tornou dificil por perder parte de sua visão. Já dona Ilma, ficou impedida de trabalhar por sérios problemas na coluna que até mesmo lhe impede de posicionar o seu corpo de maneira normal, e ainda por ter perdido grande parte de sua visão.
Com tantas dificuldades, seu Vilmute que é de Três de Maio, se viu obrigado a voltar para sua terra e trouxe com ele a sua companheira, os quais moram juntos a 2 anos na localidade de Bom Conselho, já nas proximidades da barranca do rio Santa Rosa na divisa dos municípios de Três de Maio e Santa Rosa, em uma pequena propiedade de apenas 4 hectares de terra, onde nem mesmo a produção de leite não funciona por não ter acesso ao recolhimento.
Dona Ilma, por Cerca de 1 ano e meio recebeu o auxilio doença do INSS, mas para sua surpresa a três mêses foi retirar o valor e não encontrou, e apenas ouviu como justificativa de uma agente da entidade, que seu beneifico havia sido cortado por uma denúncia de que a mesma não precisava do auxilio.
Seu Vilmute Jakoski e dona Ilma Lopes, esperam pela ajuda da Assistência Social de Três de Maio, justificativas eles possuem de sobra para isso.

Confira a evolução da Sicredi Noroeste RS

A SICREDI Noroeste RS chegou neste ano de 2008 aos 62 anos. Uma marca importante alcançada neste ano foi a dos 42.590 associados. Os números expressados acima mostram a importância de cada vez mais o associado trabalhar com a sua cooperativa de crédito, pois quanto mais ela cresce, mais o associado também se desenvolve e assim também, a cooperativa pode cumprir com o seu papel que é o de agregar renda aos associados.
Este ano os associados da SICREDI Noroeste RS podem se orgulhar, pois a sua cooperativa, além de apresentar o resultado de mais de 5,5 milhões de reais, estará remunerando o capital de cada um dos sócios em 6%. Isto é, o associado terá um incremento em sua cota capital em 6%.
Ser integrante de uma cooperativa de crédito é participar ativamente, é fortalecer a cooperativa, é gerar sobras, pois os recursos ficam nas suas comunidades são reinvestidos em projetos dos associados, e acima de tudo, o associado participa das sobras, que são distribuídas na sua cota capital.
Como cada associado é dono do negócio, os benefícios do sucesso da cooperativa são para os mesmos. Porém, não basta ser dono, tem que participar. Para isso, a SICREDI Noroeste RS lança (conforme o quadro abaixo) as datas das pré-assembléias para o ano que vem.
O Processo Assemblear é um momento importante dentro da cooperativa, pois é a hora onde cada associado, dono do negócio, participa, dá opinião e colabora para definir os rumos da cooperativa para o próximo ano. Em 2008, cerca de 10 mil associados participaram do Processo Assemblear da SICREDI Noroeste RS. Para 2009, o objetivo é que mais associados e familiares participem deste momento democrático da sua cooperativa de crédito.
Abaixo o cronograma do Processo Assemblear 2009:
Esquina Araújo 03/02/09, Alegria 04/02/09, Inhacorá 05/02/09, Independência 10/02/09, Tiradentes do Sul 11/02/09, Crissiumal 13/02/09, Humaitán 17/02/09, Nova Candelária 18/02/09, Boa Vista do Buricá19/02/09, São José do Inhacorá 26/02/09, São Caetano 27/02/09, Três de Maio 03/03/09, Vila Cascata 04/03/09, Horizontina 05/03/09, Dr. Maurício Cardoso 06/03/09 e a Assembléia Geral dia 13/03/09 14h.