23 julho 2010

Projeto leva sala de cinema as Missões

Quem gosta de assistir a filmes em São Miguel da Missões tem que procurar videolocadoras ou o cinema mais próximo em outra cidade.
A partir da semana que vem, os moradores poderão usufruir do prazer de estar diante de uma telona de graça, e sem sair do município.
Será inaugurada, na quinta-feira, uma sala de exibições com capacidade para 50 pessoas. O município já recebeu os equipamentos de projeção do Projeto Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura. O projeto pretende ampliar o acesso ao cinema e difundir filmes nacionais. Cidades históricas também estão sendo contempladas. São Miguel das Missões o único Patrimônio da Humanidade do Rio Grande do Sul: as Ruínas da Redução Jesuítico-Guarani São Miguel Arcanjo.
A primeira sessão, para convidados, será às 18h do dia 29. Serão exibidos curtas sobe futebol e o DVD de Pedro Ortaça, artista missioneiro Gerenciado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o da autarquia federal, próximo ao sítio arqueológico. Após a inauguração, as sessões deverão ser aos sábado, sempre gratuitas. Depois das exibições nas cidades históricas, há sempre um bate-papo entre os presentes sobre o que acabaram de assistir.

Festa do Colono e Motorista foi realizada nesta sexta-feira em Caúna

A 9ª edição da Festa do Colono e Motorista promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e São José do Inhacorá foi realizada nesta sexta-feira (23) em Caúna no interior de Três de Maio.
A programação teve culto ecumênico, almoço e apresentações artísitcas. De acordo com o presidente do Sindicato, Pedrinho Sinhori, o evento foi de grande sucesso com a participação
de mais de 500 pessoas. A programação teve inicio às 10h com uma celebração religiosa, teve as 11h uma palestra com tema “Sucessão Rural”, com o depoimento de famílias que expuseram sua experiênciana atividade agrícola a partir das diferentes gerações.

Dois assaltantes são presos em Ijuí

Dois assaltantes foram presos ontem à noite depois de renderem funcionárias da farmácia São João, em Ijuí, no noroeste do Estado. A dupla foi presa e encaminhada a Penitenciária Modulada do município.
O crime ocorroeu por volta das 21h. Os assaltantes chegaram ao estabelecimento a pé e se passaram por clientes. Quando foram atendidos por uma das vendedoras, um dos criminosos anunciou o assalto e rendeu a funcionária. Eles fugiram do local a pé e levaram R$ 245 do caixa.
A Brigada Militar foi acionada e prendeu a dupla nas proximidades da farmácia. Adriano Wisnesdki e Marcos Rogério Percoski Marques, ambos de 24 anos, já tinham antecedentes criminais.

Confirmado caso de dengue autóctone em Três de Maio

O resultado positivo do exame realizado no Laboratório Central do Estado foi divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde. O caso havia sido notificado em junho. A doença foi contraída dentro do próprio município. Com mais este caso, aumenta para 16 o número de casos da doença confirmados por exames laboratoriais em 2010 em Três de Maio.
Os 20 municípios da região da Grande Santa Rosa contabilizam neste ano 161 casos. Conforme a 14ª Coordenadoria de Saúde já foi registrada epidemia de dengue nas cidades de Santa Rosa, no início deste ano, e em Giruá, em 2007. Além disso, os municípios de Três de Maio, Cândido Godói e também Santa Rosa tiveram circulação viral neste ano.
A coordenadoria decidiu reforçar o combate a dengue na região. Os Planos de Contigência Municipais, que antes se concentravam em atividades de vigilância epidemiológica e ambiental, com visitas diárias às residências, agora devem contemplar ações de prevenção permanente. A readequação consiste na intensificação do trabalho dos agentes durante o ano todon inclusive no inverno.

Muricy é o novo técnico da Seleção

O novo técnico da Seleção Brasileira é Muricy Ramalho. O treinador, de 54 anos, terá a responsabilidade de comandar a renovação da Seleção para a disputa da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.
Em um encontro na manhã desta sexta-feira, em um clube de golfe na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o treinador se reuniu com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e com o diretor de comunicação, Rodrigo Paiva, e aceitou o convite, mas ainda irá se reunir com a diretoria tricolor. Em seu contrato com o clube, há uma cláusula que permite rompimento para assumir a Seleção. Ricardo Teixeira deixou claro que o treinador terá de ser exclusivo da CBF.
Muricy tem contrato até o fim do ano com o Fluminense, clube que levou à liderança do Campeonato Brasileiro após a vitória desta quinta-feira, sobre o Cruzeiro. Ele negociava com o Tricolor um aumento de salário e uma renovação de contrato por mais dois anos.
A apresentação de Muricy Ramalho está prevista para segunda-feira à tarde, quando o treinador vai também fazer a primeira convocação. A comissão técnica ainda não foi anunciada. No dia 10 de agosto, a seleção brasileira tem um amistoso marcado contra os Estados Unidos, em Nova Jersei. A expectativa é que o grupo seja formado, basicamente, por jogadores que atuam no futebol brasileiro.
Convite relâmpago na garagem do Maracanã
Muricy recebeu o convite para se reunir com Ricardo Teixeira através de um intermediário da CBF, na garagem do Maracanã, pouco depois de meia-noite, quando o treinador deixava o estádio após a vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Na entrevista coletiva após o jogo, Muricy garantiu que nem sequer havia sido sondado por qualquer pessoa ligada à CBF. Mas brincou sobre a concorrência com Mano Menezes e Luiz Felipe Scolari.
- Não dá para contratar os três? Seria ruim para os adversários, hein? Há muitos caras bons, a Seleção Brasileira está bem servida, independentemente de quem assumir. Todos os treinadores estão em um momento bom na carreira, estão maduros. Isso faz a diferença. Todos têm o gosto pela vitória - comentou, pouco antes de dizer que não pensava em outra coisa que não fosse o Fluminense.

PF apreende 60 Kg de cocaína arremessados de avião em Uruguaiana

Cerca de 60 Kg de drogas (cocaína e pasta base) foram apreendidos na zona rural de Uruguaiana pela Polícia Federal (PF) na tarde de hoje. A droga foi arremessada em um pacote branco de um monomotor em direção a quatro pessoas que aguardavam no solo o carregamento, divididas em dois carros. Duas pessoas fugiram e duas, uma de 27 anos e outra de 22 anos, foram presas. A PF não divulgou os nomes. 
A PF suspeitava que carregamentos de drogas pudessem estar sendo arremessados de um avião de pequeno porte na cidade e iniciou investigação. Nesta tarde, após os policiais terem recebido informações de que uma aeronave não identificada transitava em solo argentino, com direção ao sul do Brasil, a equipe policial que fazia a vigilância visualizou a aproximação do avião e após o arremesso do pacote iniciou uma perseguição aos receptores. 
Dois conseguiram deixar o carro e embrenhar-se em um matagal. Os dois ocupantes presos seriam ouvidos na sede da Polícia Federal e encaminhados à Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

Paulo Sant’Ana lança livro na companhia de sua musa

Ainda dentro do carro, a caminho da Livraria Cultura, no Bourbon Country, o colunista Paulo Sant’ana demonstrava sinais de nervosismo, típicos de um novato. “Será que vai ter fila?”, indagava. Antes, na redação, até tonturas teve. No entanto, ao pisar nas escadas que dão acesso ao mesanino onde uma multidão esperava ansiosa pela assinatura nas páginas do livro Eis o Homem, mostrou-se ali um veterano e celebrado cronista - seja na TV, no Rádio ou em sua coluna diária em Zero Hora.
Paulo Sant’ana autografou na noite desta quinta-feira (22) o livro que reúne crônicas publicadas durante sua carreira, de nada menos que 38 anos, no jornal, pela RBS Publicações. Polêmico, cheio de personalidade e extremamente carismático Sant’ana provou, através de uma fila que durou mais de três horas, por quê depois de 38 anos ainda mantém um lugar cativo no dia-a-dia dos gaúchos.
Seu público reúne não apenas gremistas, como ele. Reúne homens, mulheres, adultos, crianças, anônimos e famosos. Todos na livraria, ontem, com sua obra em punho para o autógrafo. A governadora Yeda Crusius foi uma das primeiras a chegar. Cantou com Sant’ana e exaltou a amizade com o autor de tantas crônicas.”Há décadas estamos na estrada juntos. Sant’ana consegue ver um lado humano em tudo”, declarou.
Com Alceu Collares, ensaiou alguns versos. “Esse abraço vai causar inveja em muita gente”, arrematou o político.
Mas a maioria dos presentes era seu fiel público de todos os dias. “Ele é um gênio! Faz muitos anos que eu começo o dia lendo a sua coluna”, declarou a médica Patrícia Correa Meyer, ansiosa pelo encontro com Sant’ana.
Houve quem ficou mais de três horas esperando para receber um abraço, tirar uma foto, entregar um presente ou uma pilha de livros e crônicas para serem autografados. Sant’ana não escondia a emoção e, diversas vezes, interrompia o que estava fazendo para enxugar as lágrimas.
A musa
Um dos momentos esperados da noite de autógrafos foi quando Paulo Sant’ana dividiu as atenções com sua nova musa, a jornalista - e colega de Zero Hora - Priscila Montandon.
A moça atendeu ao pedido do cronista e compareceu à sessão, estampando o “sorriso emoldurado por duas fileiras de dentes da mais absoluta simetria”. E arrancando aplausos e muitos flashes dos presentes.