19 março 2013

Feto é encontrado em caixa de esgoto, em Passo Fundo

Perícia indicou que aborto teria ocorrido hoje
O feto de um menino foi encontrado na manhã desta terça-feira em uma caixa de esgoto na periferia de Passo Fundo, no Planalto Médio do Estado. O feto foi localizado pela moradora de uma casa localizada na rua São Lázaro, na baixada da vila Lucas Araújo, quando ela colocava o lixo no fundo do pátio.

A dona da casa contou que observou pela fresta da tampa da caixa de esgoto algo que parecia ser uma boneca. No entanto, ao abrir o compartimento, a mulher se deparou com o feto, que estava com placenta e sangue. A Brigada Militar (BM) foi acionada e isolou o local para o trabalho do Instituto Geral de Perícias (IGP).

Segundo os peritos, o feto devia ter entre quatro e cinco meses. Pelos vestígios, o aborto teria sido recente, na madrugada ou no início da manhã de hoje. A delegada Raquel Kolberg determinou o recolhimento do feto ao Departamento Médico Legal (DML) para exames.

A proprietária da casa disse à polícia, que a caixa fica no seu pátio, mas que o esgoto vem da casa ao lado, onde residem algumas jovens. Uma moradora desta residência saiu às pressas logo após a chegada da BM, mas já foi identificada. O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios para descobrir se o aborto foi espontâneo ou criminoso.

Manifestação exige melhorias na ERS-155

Manifestantes bloquearam a rodovia(Foto: Rádio Querência)
Uma manifestação com centenas de estudantes e motoristas de transporte universitário aconteceu no final da tarde de segunda-feira, 18, na ERS-155, entre Santo Augusto e Ijuí .

Os manifestantes bloquearam a rodovia para exigir do governo do Estado a realização urgente de reforma.

Segundo eles, o asfalto apresenta péssimas condições, causando inúmeros problemas aos veículos que trafegam pela estrada, além do mato no acostamento que prejudica a visibilidade nas curvas. A manifestação durou cerca de 40 minutos.

PROERD orienta 22 alunos do EnsinoFundamental da SETREM

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
terá dez aulas ministradas por um policial militar
Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, iniciaram hoje, 19, as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O Programa consiste em um esforço cooperativo dos policiais formados pelo projeto, educadores, pais e comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. O Programa é organizado em dez aulas de 60 minutos, que serão ministradas toda terça-feira no primeiro período, obrigatoriamente, por um policial militar fardado, com auxílio e acompanhamento do professor.

A vice-diretora do Ensino Fundamental e Médio da SETREM, Marilei Assini, explica que a ênfase deste programa “está em auxiliar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro,maconha, inalantes ou outras drogas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas”.

De acordo com o sargento DilsoSecconi, responsável pelas aulas para os 22 alunos da SETREM, o Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolverem com drogas e problemas de comportamento.

Pesquisadores identificaram fatores sociais e protetores ligados à família, escola e comunidade, os quais fortalecem essa resistência nos jovens. Em outras palavras, a capacidade de jovens crescerem de forma independente e saudável, apesar de condições adversas. A estratégia, segundo Secconi, concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima, empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência,alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos.

A coordenadora salienta que a participação do estudante da SETREM no PROERD pode ser considerada como parte integrante do currículo, oferecendo assuntos como: saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outros.  As lições são desenvolvidas em sala de aula, por um policial militar com o a companhamento e auxílio do professor de forma interdisciplinar, que busca desenvolver na criança e no adolescente capacidades sociais e habilidades, que possibilitem a estas manter-se afastadas das substâncias psicoativas e da violência,compartilhando conhecimentos e técnicas sobre como resolver conflitos, ser seguros, tomar decisões por si próprios e resistir à pressão para experimentarem as drogas.

As metodologias aplicadas alémdo apoio didático do Livro do Estudante PROERD, privilegia a aprendizagem ativa através de encenações teatrais, trabalhos em grupos e individualizados, que visam estimular os alunos a terem um olhar crítico das situações do dia-a-dia,ainda são trabalhos valores como: limites, disciplina, amizade e amor,cidadania, bem como a importância da família para cada um de nós.

A escola sempre foi e sempre será um local onde o aluno tem de encarar certas frustrações e viver algumas tensões, como:
1.     Os pais se atrasam para buscar a criança, e ela espera achando que será abandonada;
2.    Problemas com notas e disciplina;
3.     Brigas entre alunos;            
4.    Ferimentos pela prática de esportes.

O policial lembra que em contrapartida a estas tensões, a escola deve, obrigatoriamente, ser um local que forneça oportunidades prazerosas à criança, desde o tratamento afetivo entre professor e aluno, até atividades lúdicas e educacionais, que façam com que a criança sinta-se envolvida em um grupo, tenha atenção sinta-se útil e querida.

O aprendizado cooperativo é uma importante estratégia utilizada pelo PROERD e consiste na divisão da sala em grupos de alunos, atribuindo-lhes funções e permitindo aos membros dos grupos a resolução de problemas. Tais atividades contribuem para atender as necessidades de afeto, reconhecimento, respeito e sentimento de autoestima.

“Uma parte importante do programa é envolver os pais ou responsáveis nas atividades, sendo que, na primeira lição, é encaminhada mensagem por intermédio do aluno. Os pais tomam conhecimento do programa em que seu filho participará, havendo, ainda, durante os trabalhos, reuniões com os pais ou responsáveis”, destaca Secconi.

Campanha de doação de sangue será no dia 28 de março

Inscrições devem ser realizadas na recepção do serviço de 
Urgência/Emergência da Instituição
A terceira campanha de doação de sangue de 2013 promovida pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, em parceria com o Hemocentro de Santa Rosa, está agendada para o dia 28 de março, com início às 08h. A expectativa é da participação de 80 doadores.

Os interessados em participar desta importante ação social devem realizar a inscrição na recepção do Serviço de Urgência/Emergência do HSVP. No dia da coleta, o candidato deve apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial.

A direção do HSVP agradece a toda comunidade que tem colaborado em todas as campanhas de doação de sangue promovidas pela Instituição.

Requisitos para doação: 
- Estar bem de saúde;
- Estar alimentado;
- Peso igual ou superior a 50kg;
- Idade entre 18 e 65 anos;
- Intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres;
- Mulheres fora do período gestacional, 3 meses após o parto ou fora do período de amamentação;
- Não ter doença de Chagas ou contato com o inseto “barbeiro”;
- Não ser portador de epilepsia;
- Não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas.

Dia de Campo de Culturas de Verão foi realizado na área experimental da SETREM

Ex-aluno do CTA da SETREM demonstrou em uma das
estações as variedades de soja Intacta, resistentes
às lagartas (Foto: Ivana Tisott Ritt)
A SETREM, em parceria com empresas e outras instituições, promoveu um Dia de Campo de Culturas de Verão na sexta-feira, 15, junto ao Campus da Instituição. A atividade contou com a participação de cerca de 370 pessoas, vindas de diversos municípios da região. Estudantes dos cursos de Agronomia e Técnico em Agropecuária da SETREM também usufruíram da atividade para aperfeiçoar seus conhecimentos.

O evento teve início às 13h30min e estendeu-se até às 17h. Os participantes percorreram  as quatro estações do cultivo da soja, interagindo e abordando questões relacionadas ao manejo de pragas e novidades no mercado. Cada uma das estações teve a participação e orientação técnica de um profissional da área.

A primeira estação abordou as novas variedades de soja e o manejo integrado de pragas. Paulo Roberto Valle da Silva Pereira, da EMBRAPA Trigo, destacou que houve uma mudança no cenário da soja nos últimos anos. Segundo ele, atualmente a lagarta da soja é um dos maiores problemas no cultivo do grão. Ele também abordou a importância do produtor fazer o acompanhamento da sua lavoura. “Fazer uso do pano de batida é fundamental para ver o nível de infestação de pragas”, orientou. Outro ponto apresentado nesse primeiro momento foi o mau manejo do isso de inseticidas, sendo usados, algumas vezes, de modo exagerado e sem necessidade.

A segunda estação mostrou o uso de diferentes níveis tecnológicos no cultivo da soja, com o Dr. Mércio Luiz Strieder, também da EMBRAPA Trigo. Strieder mostrou aos participantes a importância do planejamento da lavoura e a importância da rotação de culturas e da proteção e manutenção da cobertura do solo, melhorando assim, a sua fertilidade.

A CCGL Tec apresentou na estação 3 a inserção de cultivares de soja Intacta no sistema de produção, novas cultivares que devem estar disponíveis para o agricultor a partir do próximo ano. O agrônomo Daniel Horbach Rubin, que foi aluno do curso Técnico em Agropecuária da SETREM, de 2004 a 2007, demonstrou as variedades de soja Intacta, resistentes às lagartas. O profissional que cursou o CTA concomitante ao ensino médio também na Instituição, destacou que é de fundamental importância o produtor monitorar a lavoura periodicamente, mesmo tendo plantado uma variedade resistente à lagarta.

A quarta estação foi apresentada pelas empresas COODETEC, Nidera e Syngenta, onde os técnicos abordaram sobre os novosmateriais genéticos disponibilizados pelas empresas aos produtores.

O evento foi uma promoção da SETREM, Cotrimaio, Sicredi e Emater/RS, com o apoio da Syngenta.Tem como parceiros CCGL Tec, Embrapa Trigo, COODETEC e Nidera.