25 outubro 2013

Homem carrega cruz por 120 km em busca de ajuda para filha no RS

Alex da Rosa carrega cruz por rodovia do RS para pedir
ajuda para filha (Foto: Rodrigo Martini/Jornal A Hora)
Em busca de ajuda para a filha de nove meses, um homem decidiu percorrer cerca de 120 quilômetros em uma rodovia do Rio Grande do Sul carregando uma cruz de dois metros nas costas. A filha de Alex da Rosa, 34 anos, sofre de atrofia muscular espinhal (AME), uma doença degenerativa que deforma o corpo e limita os movimentos.

O servente de pedreiro saiu na quinta-feira (25) de Lajeado, no Vale do Taquari, com destino a Porto Alegre, pela BR-386. O objetivo é evitar que Pamily, como se chama a menina, tenha o mesmo destino de outra filha dele, que morreu em decorrência da doença, há cerca de cinco anos. Desesperado, o homem resolveu pedir por uma graça divina.

“O médico estava lendo a Bíblia na quarta-feira à noite e disse que ia fazer a cruz. Pediu ajuda do meu filho mais velho, colocou no ombro e foi”, disse ao G1 Elizabete Rodrigues, de 43 anos, mulher de Alex, com quem tem mais uma filha, de sete anos.

Segundo Elizabete, a criança já passou por avaliação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e os médicos disseram que a doença não tem cura nem tratamento. A expectativa de vida da criança poderia ser prolongada com fisioterapia, mas que ela não viveria muitos anos.

“Ele disse que ela pode viver até os quatro anos, mas que não chega à fase adulta”, disse a mulher, que percebeu o problema da menina ao notar que ela não conseguia parar sentada. “Ela é muito molezinha. Não tem firmeza. Se mexe sozinha, mas não senta. O médico disse que nessa doença ela vai perdendo os movimentos do corpo, parando por fora e por dentro, em tudo que tem nervo”.

No caminho, Alex tem recebido a ajuda de voluntários para percorrer o trajeto de 122 km até a capital gaúcha. Sem orientação, a família espera contar com a solidariedade para tentar resolver a doença da menina. A esperança é levá-la para tratamento fora do país. Para quem quiser oferecer ajuda, o telefone de contato é (51) 9943-0174.

Ministra sugere cortejo com restos mortais de Jango em São Borja

João Belchior Marques Goulart ( Presidente Jango)
e esposa Maria Thereza com o filho João Vicente
A ministra da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, sugeriu cortejos no interior do Rio Grande do Sul com os restos mortais do ex-presidente João Goulart, que serão exumados no dia 13 de novembro em São Borja, na Fronteira Oeste.

A ideia foi lançada nesta sexta-feira (25) em reunião com representantes de 13 partidos políticos na Sala do Conselho da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, e segundo a assessoria da secretaria, teve uma aceitação positiva.

"O nosso objetivo com essa reunião foi conscientizar e mobilizar todas as lideranças políticas, pois esse é um processo que envolve o estado democrático e o direito à memória e à verdade. Jango foi o único presidente que morreu no exílio, então nada mais justo e correto que todos estejam unidos para lhe prestar as homenagens que não teve quando de sua morte", disse a ministra.

Os restos mortais de Jango serão levados a Brasília, em uma investigação com o objetivo de descobrir se o ex-presidente foi morto por envenenamento ou por outras circunstâncias durante exílio em 1976 na Argentina. Após a realização de exame antropológico e de DNA, para identificar o corpo, serão coletados materiais necessários para outros testes no exterior.

Participaram do encontro representantes do PCB, PCdoB, PDT, PMDB, PP, PPL, PSB, PSC, PSDC, PSL, PT, PTB e do Solidariedade. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria dos Direitos Humanos, o objetivo da reunião foi explicar como será realizado o processo de exumação do ex-presidente. Rosário afirmou que os partidos devem se mobilizar para realizar homenagens ao presidente na saída do estado.

'Não podemos pensar como na Guerra Fria', diz neto
Representante da família no processo, o advogado e neto de Jango Christopher Goulart afirma que o cortejo será parte da honraria de chefe de estado que será concedida a Jango. Segundo ele, todos os partidos reconheceram a importância das homenagens ao ex-presidente.

"Todos acolheram e se dispuseram a contribuir. A questão toda é que envolve um legado, o apelo da trajetória política do meu avô, que hoje, 50 anos depois, existe uma interpretação necessária. Não podemos continuamos pensando com a cabeça da Guerra Fria, e me parece que há convergência de todos os partidos neste sentido", diz.

Segundo o perito criminal Amaury de Souza Jr, que está à frente da exumação, o mesmo exame será realizado em mais de um laboratório, a fim de que se garanta a isenção e a objetividade dos resultados. Os nomes e as nacionalidades dos laboratórios não serão divulgados.

A justificativa para a contratação de laboratórios internacionais, segundo Maria do Rosário, é a de que o próprio Estado é suspeito de ter cometido o crime contra Jango, logo ele não poderia oferecer os resultados definitivos da exumação.

Após o procedimento, a previsão é de que o corpo volte à cidade de São Borja em 6 de dezembro, data que marca 37 anos da morte do ex-presidente.

João Goulart morreu no exílio, na Argentina, em 1976. O laudo oficial afirma que ele sofreu um ataque cardíaco. Entretanto, há suspeitas de que ele tenha sido envenenado por uma cápsula colocada no frasco de medicamentos que tomava para combater problemas no coração. Para a família de Jango, ele teria sido assassinato em uma ação da Operação Condor, aliança entre as ditaduras militares da América do Sul nos anos 1970 para perseguir opositores dos regimes.

Crissiumalense Rodrigo Scherer morre em colisão com bitrem na BR-163 no MT

Chovia no momento do acidente (Foto: Cenário MT)
Segundo informações do site MT Agora uma pessoa morreu em um acidente, na tarde desta sexta-feira, na BR-163, a cerca de 15 quilômetros de Lucas do Rio Verde sentido Nova Mutum. Um caminhão Ford Cargo prata, placas de Crissiumal (RS), carregado com milho, colidiu violentamente na traseira de uma carreta bitrem, placas de Rondonópolis. O motorista do caminhão não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele foi identificado como Rodrigo Benedetti Scherer, 36 anos.

O corpo ficou preso às ferragens e o Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde realizou a retirada do corpo. O motorista estava sozinho no caminhão. Mais ninguém ficou ferido.

Rodrigo morreu no local (Foto: Arquivo Pessoal)
Testemunhas relataram que havia uma fila de veículos na pista sentido Lucas-Mutum devido a obras realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Tudo indica que o motorista do caminhão não tenha percebido que os veículos estavam parados e acabou colidindo na traseira do bitrem. Esta versão ainda está sendo investigada.

Rodrigo, conhecido em Crissiumal pelo apelido de "Porcão" era empresário, de tradicionais famílias de comerciantes da cidade e foi Secretário Municipal da Indústria e Comércio recentemente.


Quadrilha pretendia usar métodos de tortura com parentes para obrigar gerente a liberar acesso a banco

Foto: Cid Martins / Agencia RBS
Tortura física e psicológica seria o principal artifício do bando liderado de dentro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) por Lauri Sávio Cunha, 31 anos, para ter acesso ao cofre de um banco no centro de São Leopoldo, no Vale do Sinos. A quadrilha sequestraria o gerente da agência, sua mulher e os sogros com informações privilegiadas repassadas pelo "compadre" do bancário, informou a Polícia Civil, que conseguiu desarticular o esquema na Operação Comparsa.

Lauri planejou toda a ação por meio de um contato com outro homicida que encontrou na Pasc, Jolair Siqueira, 32 anos, cunhado do amigo do gerente. Três homens com extensa ficha criminal, mas em liberdade, foram contatados para executar o plano. No entanto, a tentativa deu errado, o bando foi descoberto e preso.

— Temos muitas escutas que provam que eles iriam torturar os sogros e, possivelmente, estuprar a mulher do gerente para que ele indicasse como chegar ao dinheiro do banco. Além de tudo isso, pretendiam "limpar" a casa (do bancário). Ele tinha se mudado 10 dias antes para o bairro Lomba Grande — reforça o titular da 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo e responsável pela operação, Adriano Nonnenmacher.

A polícia apurou também que Lauri entrou em contato telefônico com o "compadre" para combinar o dia do crime. Em 16 de setembro, o amigo do gerente chegou a conduzir os pistoleiros à casa dos sogros para o sequestro. A ação foi acompanhada praticamente em tempo real por Lauri, com um telefone celular, dentro da Pasc.

Lauri Sávio Cunha (Foto: Reprodução)
Nas escutas policiais, ele demonstra ser um homem violento, intimidando os comparsas e planejando sessões cruéis de tortura. Ao saber do fracasso da invasão aos sogros do gerente, os pistoleiros perguntam:

— E agora?

Ao que Lauri responde:

— E agora... vocês me arrumaram um problemão.

O criminosos foi denunciado por ser um dos principais líderes do grupo de extermínio de Canoas que teria assassinado pelo menos 150 pessoas e acabou desmantelado durante a Operação Cova Rasa, em 2009.

Cumpria pena no Presídio Federal de Mato Grosso e havia sido transferido para a Pasc há cerca de um ano. No banco de dados da polícia, há 19 registros de homicídios nos quais ele estaria envolvido. No entanto, a polícia acredita que o número passe de 50.

— É difícil entender que uma quadrilha de extrema periculosidade consiga se organizar dentro de um presídio — resume o delegado.

Os seis envolvidos no crime estão sendo confrontados nesta sexta-feira para interrogatório, acareação e reconhecimento, segundo Nonnenmacher. Eles serão enquadrados nos crimes de tentativa de extorsão mediante sequestro e formação de quadrilha.

Três assaltantes morrem em tiroteio em agência bancária de Lavras do Sul

(Bandidos acabaram mortos pela polícia
(Foto: Charles Lopes/Especial)
Um assalto a banco assustou moradores de Lavras do Sul, na região central, na manhã desta sexta-feira. Ladrões invadiram a agência do Banco Brasil no centro da cidade e entraram em confronto com a Brigada Militar.

Funcionários da agência foram feitos reféns pelos bandidos. Segundo a Polícia Civil, três assaltantes foram mortos. Um quarto bandido fugiu e estaria cercado. Os reféns já teriam sido liberados. Há a suspeita de que outras pessoas estariam envolvidas. 

O efetivo da BM de Caçapava do Sul foi acionado e o Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Santa Maria estaria indo para a cidade. Há um cerco sendo preparado nas estradas da região.

Assalto movimentou a cidade de Lavras do Sul
(Foto: Nina Rosa Boeira / Especial)
O comércio local fechou as portas. Funcionários de uma agência do Banrisul trancaram as portas e estão dentro do local, como medida de segurança. Moradores foram orientados para não sair de casa em função das perseguições. 

O gerente do Banco do Brasil e alguns clientes que estavam no local estão sendo atendidos no hospital do município. Não estão feridos, mas tiveram de tomar calmantes. O Hospital não informou quantas pessoas estão sendo atendidas no momento. 

Acidente com morte na ERS 168 em Roque Gonzales

O motoqueiro morreu no local do acidente
Um grave acidente de trânsito ocorreu na noite desta quinta, 24, na ERS 168, a 3 quilômetros do trevo de acesso a Roque Gonzales.

O motociclista Edegar Bueno dos Santos, 38 anos, deslocava-se pela rodovia no sentido São Luiz Gonzaga – Roque Gonzales quando chocou-se contra um ônibus da empresa Cecília Tur, que vinha de São Paulo das Missões. Com a violência do choque, Santos faleceu no local.

Segundo o motorista do coletivo, a moto estava com as luzes apagadas e não foi possível evitar o acidente. A colisão aconteceu na pista onde estava o ônibus.

Informações preliminares dão conta que a vítima era moradora da Linha Sobrado, porém até o momento não há essa confirmação.  Os policiais que atenderam o evento não localizaram documento de habilitação em poder no condutor da moto.

Importante entidade assistencial a APAE de Três de Maio completa 44 anos

APAE, 44 anos em Três de Maio (Foto: Paulo Marques)
A Associação e Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Três de Maio, comemora no próximo dia 28 de outubro seus 44 anos de atuação, através da Escola de Educação Especial Helen Keller.

Atuando junto a comunidade, nas áreas de assistência social, educação e saúde, a APAE atende hoje 213 alunos, pessoas com necessidades especiais de zero a 64 anos.

A APAE que possui um Centro de Atendimento Educacional Especializado, tem como meta principal no momento, tornar a escola em um centro de referência autorizado. Para isso, a área física que hoje possui 1.800 metros de construção, precisará ser ampliada.

Para comemorar os 44 anos da APAE de Três de Maio, neste domingo (27), será realizada mais uma edição do churrasco da entidade. A carne será assada em frente a escola, e estão sendo vendidos cartões ao preço de R$28,00 para 2kg de carne bovina e R$20,00 para 2kg de carne suína. A carne deverá ser retirada a partir das 11he30min de domingo. Em caso de chuva, o churrasco será feito no CTG Tropeiros do Buricá.

Irmãos sofrem acidente em Tenente Portela na volta de velório no Paraná

Foto: Internauta/Especial Portela Online
Quatro irmãos idosos voltavam de velório de outro irmão quando aconteceu o acidente

Um Gol placas de Sede Nova capotou na ERS-163 na noite desta quinta-feira, 24 de outubro, no Distrito de São Sebastião, em Tenente Portela. Uma neblina intensa podia ser observada no trecho onde ocorreu o acidente.

De acordo com a Brigada Militar (BM), quatro irmãos com idades entre 63 e 79 anos voltavam do velório de outro irmão que ocorria na cidade de Capanema do estado do Paraná, quando por volta das 22h30, sofreram um acidente no quilômetro quatro da rodovia. O motorista perdeu o controle do veículo que colidiu num barranco e capotou.

Foto: Divulgação/Brigada Militar
Segundo um policial militar de uma guarnição da BM de Vista Gaúcha, que atendeu a ocorrência, os quatro irmãos ficaram presos no veículo pelo cinto de segurança e permaneceram de cabeça para baixo até serem liberados pelos policiais.

O condutor do veículo, Almiro Eberhardt e a passageira Anastacia Dressler, ficaram feridos e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e conduzidos ao Hospital Santo Antônio. Os outros dois irmãos também foram ao hospital realizar exames.