01 outubro 2013

Corpo de caminhoneiro é apreendido durante velório no RS

Foto: Reprodução Rede Record
O corpo de um caminhoneiro gaúcho que morreu em um acidente de trânsito na Bahia foi transportado ilegalmente de táxi até a Porto Alegre (RS). Após isso, a família não conseguiu enterrar por um problema com a documentação e o corpo acabou apreendido pela polícia.

José morreu em um acidente na BR-101, na altura da cidade de Eunápolis (BA). A polícia investiga quem foi o responsável pela contratação de um táxi para levar o corpo, já que o procedimento não é permitido por lei.

Após 30 horas de viagem e cerca de 3.000 km percorridos, o corpo chegou, na segunda-feira, 30, à capital gaúcha. Dois taxistas se revezaram no trajeto.

O filho do caminhoneiro (foto), Douglas Ribeiro, ficou revoltado com a situação.

— [O corpo] apareceu em Porto Alegre dentro de um caixão, dentro de um táxi, onde nem um cachorro morto acho que vem assim nesse estado que veio.

Os problemas da família não acabaram no translado. Sem a documentação necessária, o cemitério interrompeu o velório e chamou a polícia. Isso porque apenas a cópia de uma declaração de óbito havia sido entregue. O corpo acabou apreendido e levado ao Departamento Médico-Legal até que a situação seja regularizada.

Os taxistas receberam R$ 4.000 pela viagem. Um deles, Olicio Dias, disse que ainda teria que levar um documento de volta.

— Me contrataram para trazer um corpo em Porto Alegre e eu fiz o serviço. Fiquei de levar uma procuração da família para dar continuidade no registro de óbito.

O delegado Marcos Machado disse que deverá ser apurada a causa da morte e que toda a documentação necessária — no caso, o atestado de óbito — deverá ser apresentada para que seja liberado o sepultamento.

A empresa em que José trabalhava afirmou que existe uma cláusula no seguro do caminhão que atribui à seguradora a responsabilidade pelo translado do corpo. O chefe do motorista disse que foi essa seguradora que contratou uma funerária na Bahia. O filho negou-se a assinar a procuração e quer que a empresa pague uma passagem para ele ir resolver a burocracia.

Colisão entre veículos na BR-285

Os veículos colidiram na BR 385 (Fotos: Guia São Luiz)
Dois veículos se chocaram na BR-285, próximo ao trevo da CESA, na tarde desta terça-feira (1). O acidente ocorreu por volta das 15h15min quando, de acordo com o relato da condutora de um dos veículos envolvidos no acidente, perdeu o controle do Toyota Corolla que conduzia após a roda do veículo ter ficado presa.

O automóvel com placas da Argentina que seguia no sentido Santo Antônio – São Luiz Gonzaga invadiu a pista contrária e colidiu e um caminhão Volvo, sem placas, que estava sendo transportado para fora do país e trafegava no sentido contrário da rodovia.

No automóvel estavam um casal e uma criança que estava em uma cadeirinha no banco traseiro do veículo. O automóvel possuía airbags que foram acionados com o impacto. Nenhum dos passageiros precisou ser medicado ou encaminhado ao hospital. O condutor do caminhão também não apresentou ferimentos.

A Brigada Militar sinalizou o local e aguardou a chegada da Polícia Rodoviária Federal para o registro do fato.

Moradora de Horizontina completa 100 anos de vida

Dona Anilda Pinow, mora há 60 anos em Horizontina
Na última segunda-feira, 23 de setembro, foi dia de festa no Lar do Idoso Santa Luzia, onde a Dona Anilda Pinow, frequentadora assídua, recebeu uma festa dos seus 100 anos de vida.

Dona Anilda Pinow, mora há 60 anos no município de Horizontina, atualmente reside no Bairro Industrial. Ela nasceu dia 23 de setembro de 1913, em Venâncio Aires, cidade escolhida por seus pais quando vieram da Alemanha para morar no Brasil. Foi casada com Osvino Pinow in memorian por 52 anos, ele faleceu há 26 anos. Dessa união tiveram quatro filhos, nove netos e 15 bisnetos.

A ilustre centenária horizontinense frequenta o Lar do Idoso Santa Luzia há mais de 20 anos e, lá teve no dia de seu 100º aniversário uma grande festa, com a presença dos filhos, do prefeito municipal Nildo Hickmann, da secretária de Ação Social Ana Denise Strapasson, do amigo Edgar Haacke e recebeu uma homenagem do cantor Peão. Um grupo de voluntárias do Lar organizou e ornamentou a festa juntamente com as funcionárias do Lar do Idoso.

Está definida a data da XIV Expofeira em 2015

A XIV Expofeira acontece de 25.04-03.05/2013
A XIV Expofeira do Agronegócio de Três de Maio será realizada nos dias 25 de abril a 3 de maio de 2015. A data foi definida em reunião realizada na manhã de sexta-feira, dia 27 de setembro, no Gabinete Municipal. Esteve presente o prefeito municipal, Olívio José Casali; o presidente da XIV Expofeira, Luis Fernando Cereser; o vice-presidente da feira, Sandro Ergang; o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Classmann; o presidente da ACI, Cristiano Rambo; o coordenador da FUNCAP, Diórgenes Albring; e o secretário de Governo, Leandro Maehler.

Segundo a organização, a antecipação no lançamento oficial da data se deve a preparação e a busca de recursos para a realização da feira. Neste período serão realizados encontros com as entidades promotoras e apoiadoras do evento. Os esforços também estarão concentrados em questões de melhoramento da infraestrutura do parque.

Para o prefeito Casali, a organização antecipada colabora para melhores resultados no futuro. “Possuímos um tempo hábil para nos reunirmos, buscar recursos, planejar e organizar, o que trará resultados positivos lá na frente” disse.

O presidente da XIV Expofeira, Luis Cereser, destaca que a confirmação da data é importante para colocar a feira no calendário de eventos da região. “Assim, nós podemos nos programar melhor, como, também, outros eventos que acontecerão naquele ano”, salientou.

SETREM lança campanha vestibular Primavera 2014

Inscrição realizada até o dia 18 de novembro tem 20% de
desconto e a prova será aplicada no dia 30 de novembro,
no campus da Instituição
A estação que marca um período de mudanças é o tema escolhido para ilustrar a campanha do vestibular 2014 da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). O uso da temática "Primavera 2014, uma explosão de conhecimento" tem ligação com o período de evolução para o novo, para o diferente. A estação das flores oferece um clima de boas expectativas, trazendo bela aparência às paisagens que manifestam-se aos nossos olhos com mais abundância. A Primavera tem ares de começos e recomeços. É como se dentro de nós, algo começa a dizer: "A partir de agora tudo vai ser diferente"; "tudo vai dar certo"; "tudo vai mudar pra melhor".
               
A estação escolhida para simbolizar a campanha do vestibular é cheia de significados, pois marca tempos de luta de povos que queriam ser agentes da transformação de suas próprias vidas, como aconteceu na Primavera Árabe, em que a população se mobilizou por liberdade, dignidade e desejo de mudança. "Queremos que cada estudante inicie na SETREM a Primavera de sua vida. Esse é o espírito que buscamos incentivar em cada um dos estudantes que optar por fazer sua graduação na SETREM", observa Sandro Ergang, vice-diretor do Ensino Superior.
         
A campanha do processo seletivo para ingresso na Faculdade Três de Maio - SETREM em 2014, foi lançada na noite de segunda-feira, 30, na sede da Afuset, no campus e pretende despertar o desejo de mudar, de evoluir, de dar um grande passo, de colocar na vida dos estudantes uma explosão de conhecimento. Neste ano, o processo seletivo será realizado no dia 30 de novembro no Campus da Instituição. As inscrições para o exame encerram no dia 28 de novembro, podendo ser realizadas pelo site da SETREM ou na tesouraria do Campus. O valor das inscrições é de R$ 50, sendo que até o dia 18 de novembro será concedido 20% de desconto.
         
A Instituição oferece nove cursos superiores: Administração, Agronomia, Design de Moda, Enfermagem, Engenharia de Produção, Pedagogia, Psicologia, Redes de Computadores e Sistemas de Informação. Mais informações e inscrições em www.setrem.com.br/vestibular

Convênio Aci/ Sindilojas / Hey Peppers

Associados terão 15% de desconto no curso
A ACI/Sindilojas em parceria com a Escola de Idiomas Hey Peppers, realizou na manhã desta terça-feira (1º)  mais um café com empresários, na ocasião foi assinado o convênio entre as entidades, onde a escola dará um desconto de 15% aos associados, funcionários e seus dependentes que queiram fazer o curso de inglês na escola.

A ACI/Sindilojas ainda tem adesão ao Promocional Três de Maio é Show 2013, as cautelas já começam a ser distribuídas nesta terça-feira. Entre as principais premiações deste ano, o sorteio de um automóvel zero quilômetro.

E ainda, as empresas que fizerem sua adesão ganharão de brinde uma linda Cuia personalizada com as logos das Entidades.

Contatos com a ACI/Sindilojas pelo telefone 3535-1338.                                                    

Índios ocupam propriedade rural e pedem demarcação de terras no RS

Invasão contou com cerca de 100 índios em Sananduva
(Foto: Tainara Scalco/RBS TV)
Um grupo de cerca de 100 indígenas invadiu na manhã desta segunda-feira (30) uma propriedade rural no município de Sananduva, na Região Norte do Rio Grande do Sul. A alegação deles, segundo a Brigada Militar, é que a área invadida é de território indígena. Eles exigem uma nova demarcação de terras em até 48 horas, conforme a polícia. A discussão entre agricultores e índios na região já ocorre desde julho.

O proprietário do terreno fez ocorrência na delegacia e já entrou com pedido de reintegração de posse na Justiça, segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil (Fetraf-Sul).

"No nosso entendimento, os índios estão tentando criar uma área indígena em cima das terras de agricultores familiares. Os agricultores ocupam há mais de 100 anos aquelas terras e nunca tivemos conhecimento de que os índios ocupavam anteriormente aquele local. Reconhecemos a luta dos indígenas, mas o estado brasileiro precisa olhar o lado dos agricultores", disse ao G1 Rui Valença, coordenador da Fetraf-Sul.

Procurada pelo G1, a Funai ficou de enviar um posicionamento sobre o caso por e-mail.

"A área da fazenda ocupada pelos indígenas está dentro dos 1.916 hectares já declarados pelo ministro da Justiça, pela Portaria nº498 de 25 de abril de 2011, como Terra Indígena Passo Grande do Rio Forquilha, tradicionalmente ocupada pelo povo indígena Kaingang. Em março deste ano, a Funai iniciou o processo de demarcação física da referida terra indígena. Ante aos conflitos na região, o processo foi temporariamente suspenso, mas está no cronograma da instituição para continuidade na execução dos trabalhos", disse a Funai em nota ao G1.

Cerca de 30 mil produtores rurais gaúchos podem perder as terras se os 10 mil hectares mapeados pela Funai forem considerados territórios indígenas. As demarcações atingem quatro áreas na Região Norte do Rio Grande do Sul.