30 março 2011

Azevedo cumpre agenda em Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa

Secretário cumpre agenda em Ijui,
Santa Rosa e Santo Ângelo
O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, cumpre agenda no interior na próxima quinta e sexta-feira (31 e 1º). A viagem tem início pelo noroeste colonial com o encontro de professores da rede estadual, que será mediado pelo professor Otavio Maldaner, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), no Salão de Atos da universidade. No final da manhã, Azevedo concede coletiva para a imprensa local. Ainda na cidade, o secretário participa de almoço com autoridades. A coordenadora da 36ª CRE, Rosimari Gozo acompanha as atividades.Na quinta-feira (31) a partir das 15h, Azevedo fala sobre os principais eixos de trabalho da Secretaria em Santo Ângelo, no Teatro Antônio Sepp. Também na região das Missões, às 17h, acontece entrevista coletiva com meios de comunicação da região. O coordenador da 14ª CRE Adelino Seiret também participa do evento.
Santa Rosa, na fronteira noroeste, é o último município a ser visitado no roteiro pelo interior. Às 8h30 de sexta-feira (1º) o secretário de Estado da Educação realiza palestra no Cívico Municipal, no centro da cidade. Às 10h30 Azevedo conversa com os reitores da Universidade Federal da Fronteiras Oeste (UFFS), Unijuí, Polo Universitário Federal de Três de Maio (Polo UAB), Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), Faculdade Horizontina (FAHOR), Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA) e do Instituto Federal Farroupilha (IFET). No final da manhã, às 11h30, o secretário participa de coletiva de imprensa com rádios e jornais da região de Santa Rosa. A agenda na fronteira noroeste se encerra com um almoço com lideranças políticas da região e da base do governo seguido de visita a 17ª CRE. A agenda se rá acompanhada pela coordenadora da 17ª CRE, Ilse Bambero.
Coletivas de Imprensa
Ijuí - 31/03/2011 - Quinta-feira
Local: Salão de Atos Unijuí
Rua do Comércio, 3000 - Bairro Universitário
Hora: 11h30
Santa Rosa - 01/04/2011 - Sexta-feira
Local: Cívico Municipal Antônio Carlos Borges
Rua: Rua Buenos Aires, 937 - Bairro Centro
Hora: 11h30
Santo Ângelo - 01/04/2011 - Sexta-feira
Local: Teatro Antônio Sepp
Av. Brasil esq. Florêncio de Abreu - Centro
Rua: Hora: 17he Santa Rosa

Saúde intensifica pedidos em Brasília

Na ocasião, eles realizaram diversas agendas
Na última semana, o prefeito de Santa Rosa Orlando Desconsi e a presidente da Fundação Municipal da Saúde, Karina Kucharski estiveram em Brasília. Na ocasião, eles realizaram diversas agendas.
Estiveram reunidos com Cláudio Henrique Guimarães Menezes, Assessor do Diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Orlando Desconsi e Karina Kucharski solicitaram o empenho de projetos de equipamentos para qualificar as Unidades de Saúde do município.
Eles também estiveram com Juliana da Silva Pinto Carneiro, Assessora do Ministro da Saúde para protocolar projetos de equipamentos para os dois hospitais do município. Na mesma reunião aproveitaram para discutir os projetos prioritários do Ministério da Saúde e como Santa Rosa pode se enquadrar para garantir recursos.
Orlando e Karina participaram de uma reunião com Tatiana Alvarenga, Chefe de Gabinete Substituta do Secretário de Atenção da Saúde, com objetivo de entregar projetos de equipamentos dos dois hospitais e para pedir empenho do setor referente aos projetos.

Professores da região atualizam conhecimentos

Ao todo 380 profissionais participam
do Programa Extensão Regular da 
SETREM
Durante a semana passada novas turmas do Programa Extensão Regular da SETREM, deram início as atividades. Participaram nesta etapa 129 professores, oriundos de Nova Candelária, Três de Maio, Independência, São José do Inhacorá, Liberato Salzano, Chiapetta, Doutor Maurício Cardoso, São Paulo das Missões, Alegria, Campina das Missões e Tucunduva.
Na quinta-feira, dia 24, a atualização foi voltada aos docentes de Educação Física, Matemática e Língua Portuguesa. Na área da Educação Física a temática abordada foi ‘Tendências e Concepções da Educação Física Escolar’, ministrada por Marilei Inês Zart Assini, coordenadora do Ensino Fundamental e Médio da SETREM.  \Para professores de matemática, Douglas Faoro explanou sobre ‘Tratamento de informação, pesquisa e tabulação de pesquisa’. Para os de Língua Portuguesa, Rosana Silva Barros abordou ‘Aporte teórico-texto’.
No sábado, dia 26, a atualização docente foi dirigida para o trabalho pedagógico na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para primeira turma as questões discutidas foram ‘Os cuidados na primeira infância e suas implicações na aprendizagem’ e ‘O Planejamento e a organização do trabalho pedagógico na educação infantil’ oportunizadas pelas professoras Cristiane Flores, Taísa Regina Bonfanti e Adriane Regina Spohr Wäechter. Para a segunda, ‘Oficina de Música e de Inclusão’, ministradas por Ernâni Luís Gauger e Juliane Andréia Maier.

Pimenta e prefeito de Três de Maio debatem investimentos para o município

Foto: Trage, Pimenta, Casali, Ivo e Corso
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) recebeu em Brasília o prefeito de Três de Maio, Olívio José Casali (PP), na última semana. A captação de recursos para o município pautou a reunião, que também contou com a presença dos vereadores Ivo Novotny e Fernando Vanin Trage, e do presidente da 12° expofeira, Ildo Corso.
De acordo com Pimenta, o objetivo é trabalhar em parceria com administração local em busca de investimentos que proporcionem melhor qualidade de vida à comunidade de Três de Maio. A meta é aproximar ainda mais a região das políticas públicas e dos programas que estão sendo desenvolvidos pelos governos Tarso e Dilma.

Prefeitura divulga roteiro de mutirões contra a dengue em Três de Maio

O recolhimento será no dia 01 abril
das 07h30 até às 17horas
Com o objetivo de eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria da Saúde de Três de Maio, em parceria com a Secretaria de Obras do município, está organizando um mutirão de limpeza nas residências.
A cidade foi divida em dois roteiros e os trabalhos de recolhimento do lixo irão começar no dia 01 de abril. A recomendação feita pelo secretário municipal de saúde, Valdemar Ferreira Fonseca, é que todos os moradores devem, nos dois dias anteriores, se organizar e fazer a limpeza do imóvel, deixando lixos e sucatas em montes que possam agilizar o trabalho dos servidores que irão efetuar o recolhimento.
Roteiros do Mutirão da Saúde
Rteiro 01
Limpeza será efetuada pelos moradores nos dias 30 e 31 Março, o recolhimento será no dia 01 abril das 07h30 até às 17horas.
OBS: No dia do recolhimento neste roteiro não deverá ser colocado lixo na rua, pois será efetuado o recolhimento dos lixos que foram colocados nos dois dias anteriores, como forma de evitar que venha ficar lixo sem ser recolhido nas ruas.
Área compreendida entre os quarterões das seguintes ruas:
Rua Senador Alberto Pasquialine
RS 342
Av. Santa Rosa
Rua Consolata bairro Pedreirinha
Roteiro 02
Limpeza efetuada pelos moradores nos dias 02 e 03 Abril, o recolhimento será no dia 04 abril das 07h30 até às 17horas.
OBS: No dia do recolhimento neste roteiro não deverá ser colocado lixo na rua, pois será efetuado o recolhimento dos lixos que foram colocados nos dois dias anteriores, como forma de evitar que venha ficar lixo sem ser recolhido nas ruas.
Área compreendioda entre os quarteirões das seguintes ruas:
Rua Consolata
RS 342
Av. Santa Rosa
Rua Dr. Leonel de Moura Brizola
Hoje, em Três de Maio existem 15 casos notificados de suspeitas de dengue. Desses 15 casos:dois foram confirmados, 2 casos foram confirmados como leptospirose; e, 2 casos são suspeitas de leptospirose.

Oriental de Três de Maio é campeão dos veteranos do Campeonato da Afucomaio

Oriental ficou com o titulo em 
Crissiumal
O Oriental de Três de Maio se sagrou pela 1ª vez campeão dos veteranos do Campeonato de Futebol Sete da Afucomaio de Crissiumal. Na noite desta sexta-feira, 25/03, a equipe três-maiense fez 2 a 1 de virada na Associação Taffarel e ficou com o título da competição.
Depois de um primeiro tempo igual as duas equipes voltaram do intervalo em busca dos gols. A Associação Taffarel conseguiu sair na frente, com um gol do volante Cezar Johner, a 5 minutos do 2º tempo. Mas com um futebol envolvente e ofensivo não demorou para o Oriental empatar e virar a partida. Num chute forte de fora da área Formiga, aos 9 minutos da 2ª etapa empatou o jogo. E na sequência, logo um minuto depois Ale fez o gol da virada do Oriental. O final do jogo foi eletrizante, com a Associação Taffarel pressionando e o Oriental respondendo nos contra ataques. Quase no final Evandro desperdiçou de dentro da área a chance do empate da Associação Taffarel.
Final de jogo e festa do Oriental, campeão dos veteranos do 26º Campeonato da Afucomaio.
O Oriental teve em seu elenco: Cristiano, Valdecir, Formiga, Ale, Jair Sabino, Gerson, Elias, Claudio, Valmir, Geovani e Delson.
A Associação Taffarel teve em seu elenco: Eliseu, Simionato, Evandro Scarpato, Kim, Gilmar, Cezar, Roni, Eti, Valdir, Mila, Serginho e Biondo.
Equipe de Três de Maio fez jus a
conquista 
A arbitragem da final teve: César Sapegienski, Rodrigo Pazinatto, Eduardo Hinterholz e Edson Wahlbrinck.
A classificação final da categoria de veteranos teve:
1º Oriental / Tornearia Geral (Três de Maio)
2º Associação Taffarel
3º Mecânica do Mire / Construtora do Gérson
4º Classmann Jóias
Artilheiro: Nelsi de Oliveira (Granja Planalto)
Goleiro menos vazado: Claudiomiro Hetwer (Motoqueiros / Ageleite)

Parte da cocaína apreendida com quadrilha em MS seria enviada para o RS

Parte da cocaína apreendida com quadrilha
em MS seria enviada para o RS
A Polícia Federal (PF) confirmou, na manhã desta quarta-feira, que o Rio Grande do Sul era um dos destinos da cocaína apreendida com uma quadrilha internacional de narcotráfico, que foi desmantelada na terça-feira, na região de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Na operação, realizada na terça-feira, os policiais federais capturaram oito traficantes e apreenderam 262 kg de pasta base da droga, além de seis veículos e uma arma.
Entre os detidos está o líder da organização, já conhecido da PF por suas ligações no passado com o barão da droga, o gaúcho Erineu Soligo, vulgo Pingo. Ele havia sido capturado em julho de 2010 no Paraguai, tendo sido extraditado em fevereiro deste ano para o Brasil.
A ação foi coordenada pela PF de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, e as investigações iniciadas há cerca de seis meses. Os policiais federais descobriram que a cocaína era transportada, por avião, de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia e arremessada em uma área entre os municípios de Porto Murtinho (MS) e Bonito, onde era carregada até uma chácara alugada pelo líder da quadrilha. Nesta propriedade, a droga ficava enterrada ou escondida em veículos antes de ser levada, por via terrestre, para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Crédito: Divulgação / Polícia Federal
No momento do flagrante, a maior parte da pasta base de cocaína foi localizada escondida no fundo falso de um caminhão, enquanto o restante estava enterrada, acondicionada em tonéis, ou escondida na mata. De acordo com a PF, a droga apreendida seria suficiente para gerar mais de duas toneladas e meia de cocaína para consumo final, após receber a adição de produtos químicos.
As investigações da PF devem prosseguir em cada Estado onde a droga chegava, visando apurar e identificar as “pontas” da rota de narcotráfico desarticulada em Mato Grosso do Sul.

Sicredi Noroeste encerra seu processo assemblear 2011

Representante da Recopel, ganhadora
do carro, estava presente na assembleia
Na última sexta-feira foi realizada em Três de Maio, no CTG Tropeiros do Buricá, a Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária da Sicredi Noroeste, que teve a participação significativa de lideranças e associados de toda a área de ação da cooperativa, compreendida por 12 municípios: Crissiumal, Horizontina, Humaitá, Boa Vista do Buricá, Tiradentes do Sul, Dr. Maurício Cardoso, São José do Inhacorá, Independência, Alegria, Inhacorá, Nova Candelária e Três de Maio.
No ano em que comemora 65 anos, a Sicredi Noroeste foi brindada com a presença de mais de 16 mil pessoas em suas pré-assembleias, superando as expectativas de público com 36% do seu quadro social presente em um dos momentos mais importantes da Cooperativa. Para o Presidente Glei Amaro Linhares, “a participação do quadro social na vida da cooperativa é fundamental para que ambos cresçam juntos, refletindo no desenvolvimento das comunidades”.
As pré-assembleias representam o momento oportuno para os associados conhecerem melhor a sua cooperativa, seus números, suas ações futuras e a evolução do sistema dia após dia. “A presença maciça dos associados em nossas pré-assembleias reafirma a credibilidade depositada na Cooperativa, o que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”, afirma Linhares.
Momento da aprovação dos associados
A cooperativa que administra mais de 315 milhões em ativos com um patrimônio Liquido de mais de 71 milhões, apresentou ao quadro social as contas do Exercício de 2010 e as alterações propostas no Estatuto Social, tendo a aprovação por unanimidade. Na oportunidade aconteceu a eleição dos Conselhos de Administração e Fiscal apresentados em chapa única, sendo reeleito Presidente o Sr. Glei Amaro Linhares e Nírio Simeão Metzka retornando à Cooperativa no cargo de Vice-Presidente.
A Assembleia Geral Extraordinaria e Ordinária da Sicredi Noroeste contou com a presença de importantes autoridades do Sistema Sicredi, como o Superintendente de Desenvolvimento da Central Sicredi Sul Gilson Erno Heidrich, Gerente de Desenvolvimento e Projetos Gerson Luis Kunkel e Gerente de Gestão de Pessoas Fernanda Dalla Coletta. Em âmbito nacional o Secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Laudemir André Müller.
Após o encerramento da AGO, foram entregues aos ganhadores as 12 motocicletas sorteadas durante as Pré-Assembleias, relativas à campanha Super Aniversário Sicredi Noroeste 65 Anos. Também foi sorteado um automóvel Fiesta 0Km, que teve como ganhador a empresa Ricohpel de Horizontina.
Diretoria e integrantes do novo conselho
Para o dia 5 de maio, data do aniversário da Sicredi Noroeste, está confirmada a palestra com o Presidente Executivo do Sicredi, Sr. Ademar Schardong, durante a programação da XVI Expofeira do Agronegócio, onde será abordado o tema “Cenário Econômico e Perspectivas para o Sicredi”. Na oportunidade também serão sorteados os dois prêmios finais da campanha Super Aniversário Sicredi Noroeste: 1 trator John Deere e uma camionete Chevrolet S-10.

Programa de Suinocultura vai ampliar ações para estimular consumo

Crescimento do mercado em 2010 foi de 8%
Foto:Leandro Becker / Agencia RBS
O objetivo do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura é aumentar o consumo de carne suína em 2 quilos per capita nos próximos três anos. A ideia, nesta etapa, é ampliar alguns projetos desenvolvidos ao longo de 2010, como o de oficinas para a cadeia produtiva aproveitar os melhores cortes.
Entre algumas das propostas que devem ser realizadas em 2011, está a participação em feiras e eventos, buscando uma aproximação maior com os consumidores. Segundo o diretor executivo do programa no Estado, Rodrigo Rizzo, o projeto também prevê a divulgação dos benefícios da carne para a saúde.
— Nossa ideia é passar aos consumidores o benefício da ingestão da carne suína através deste projeto que está bem elaborado. Isso desenvolvendo diversos cursos de capacitação explicando os novos cortes, os novos tipos de preparo — salienta.
Dados da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) indica que o crescimento do mercado de suínos em 2010 foi de 8%, além da elevação dos preços pagos ao produtor. Os suinocultores acreditam que já houve um aumento de um quilo no consumo per capta. Até então, ele estava estagnado em 13 quilos ao ano.

Ibirubá decreta estado de emergência em razão de estragos causados por granizo

A chuva do final de semana foi superior à 
média do mês, em Aratiba, no norte do
Estado
Foto: Luciane Trentin, Especial
O município de Ibirubá, no noroeste do Estado, decretou estado de emergência em decorrência da  chuva acompanhada de granizo, na noite da última sexta-feira, nos distritos de Alfredo Brenner e Capela Fátima. 
Nessas localidades, boa parte das lavouras tiveram perdas ainda não contabilizas. A situação ficou ainda mais grave com as intensas chuvas do final de semana. 
O encaminhamento do decreto foi feito na noite desta terça-feira. Na manhã de hoje, técnicos da Defesa Civil vistoriam o local.

Engenharia de Produção vence Jogos de Integração Acadêmica na SETREM

Em segundo lugar ficou Sistemas de
Informação (82,42 pontos) 
Serão doados à entidades do município e região, 1878 quilos de alimentos e de 2.798 peças de roupas arrecadados durante o evento.
A alegria e entusiasmo tomaram conta do Campus SETREM, na semana passada, em virtude dos Jogos de Integração Acadêmica da SETREM (JOIA), promovido pelo Diretório Acadêmico Central da Faculdade Três de Maio (DACAF). Estudantes dos técnicos noturnos e de graduação competiram em diversas modalidades (vôlei misto, futsal masculino e feminino, jogos em rede e jogos de mesa) consagrando-se campeão o Curso de Engenharia de Produção, com 84 pontos.
Em segundo lugar ficou Sistemas de Informação (82,42 pontos) seguido de  Administração (79,96 pontos), Agronomia (78,23 pontos), Tecnólogos (Redes e Moda -75,56 pontos), Enfermagem (68,18 pontos), Psicologia (67,34 pontos), Técnicos (56,05 pontos) e  Pedagogia (53,26 pontos).
De acordo com o presidente do DACAF, Scharles Jose Rodrigues Kiefer, acadêmico do curso de Bacharelado em Administração, o evento atingiu seu objetivo: a integração entre acadêmicos e cursos, assim como com professores e funcionários.
Dentre as provas de pontuação estava a arrecadação de alimentos e roupas, ação já tradicional do evento. Neste arrecadaram no total 1878 quilos de alimentos e de 2798 peças de roupas, que serão destinadas nos próximos dias à entidades locais e da região. “Gostaria de agradecer a presença, o entusiasmo, o espírito de equipe de cada estudante, acadêmico e curso. Deixo também o agradecimento a todos que trabalharam nesses quatro dias: o pessoal do DACAF; o Colegiado, fundamental na resolução dos problemas enfrentados e formandos, que trabalharam na copa. Obrigado.”

Presidente da FGM lançou em Três de Maio a Segunda Etapa do Estadual de MotoCross

Paulo falou aos presentes no auditório
da Associação Comercial (ACI)
Paulo Della Flora, presidente da Federação Gaúcha de Motociclismo, esteve em Três de Maio na noite desta terça-feira, 29, para o lançamento oficial da segunda etapa do Campeonato Gaúcho de MotoCross, que será realizada no dia 1º de maio, um domingo, durante a realização da XII Expofeira do Agronegócio.
A primeira etapa do evento foi realizada na cidade de Marau, e contou com a presença de 330 competidores, número o qual deverá ser o mesmo para o vento de Três de Maio, inclusive com a disputa feminina. Segundo o grupo de Trilheiros 66, entidade parceira na realização do evento em Três de Maio, a sessão de treinos iniciará no sábado dia 30 de abril e as provas no domingo a partir das 11h. A Décima Segunda Expofeira do Agronegócio vai transcorrer de 30 de Abril até 08 de Maio, no Parque Municipal de Exposições Germano Dockhorn.

Mulher bonita ganha BBB, sim! Maria é a grande vencedora da 11ª edição

Maria faturou R$ 1,5 milhão
Enquanto todos os participantes entraram no confinamento com máscaras e escudos, Maria esqueceu os mecanismos de defesa em casa e ofereceu para o público sinceridade e transparência. E por isso é a mais nova milionária do Brasil.
Na finalíssima, a morena foi eleita a grande vencedora do Big Brother 11 com 43% dos votos e embolsou merecidamente R$ 1,5 milhão, quebrando todos os tabus construídos em dez anos de programa!
Mulher bonita não ganha BBB!
Edredom não é perdoado!
Beijar dois em três meses é pecado!
Beber, cair e levantar é feio!
Se humilhar é imperdoável!
Então o que aconteceu, Maria pode tudo afinal? Não, todos podemos! Que me desculpem os moralistas de plantão, mas quem nunca fez pelo menos uma dessas coisas na vida? Chorar por um amor e tentar esquecê-lo nos braços de outro? Tomar um porre e dançar enlouquecidamente como se não tivesse amanhã? Ignorar tudo e todos e pagar o maior mico da vida na frente da galera?
A bela simplesmente viveu o confinamento, não sobreviveu a ele. E deixou o público mariado pelo jeitinho doce e espontâneo que a fez protagonista desta edição.
A prova de que a vitória foi merecida? O BBB girou em torno dela desde o começo. O resultado da Casa de Vidro foi determinado pela morena. Os que se colocaram em seu caminho saíram, Maumau e Jaque sabem disso. A dupla que foi indicada por ela, Adriana e Paulinha, foi eliminada. O até então favorito Daniel ousou criticá-la e acabou em terceiro lugar com 26% dos votos, ganhando R$ 50 mil. Wesley, seu fiel escudeiro e grande defensor, garantiu a segunda colocação com 31% e levou R$ 150 mil.
Bonita, querida e rica. Com certeza não faltarão críticas, mas também não faltarão admiradores. Vai que é tua, Maria, e ainda duplica essa grana com a fama pós-BBB aqui fora. Potencial não falta!
*** E quem saiu ganhando foi o público. Quem sabe na próxima edição os brothers se inspirem em Maria e assumam suas personalidades ao invés de repetirem figurinhas carimbadas. Ah se todos tiverem a coragem de mostrar quem são de verdade…

Credenciamento do Lableite pode facilitar análise do produto no Rio Grande do Sul

Com investimentos que chegam a R$ 2 milhões,
a meta é dobrar a capacidade do laboratório
Foto:Nauro Júnior / Agencia RBS
A distância percorrida pelas amostras de leite da região Sul deverá ser encurtada caso o Ministério da Agricultura aprove o Laboratório de Qualidade do Leite (Lableite) da Embrapa Clima Temperado.
Se aprovado, o Lableite, que funciona desde 2005 em Capão do Leão e tem capacidade de realizar até 30 mil amostras por mês, deverá ser o primeiro laboratório público do Rio Grande do Sul autorizado a fazer análises sobre a produção leiteira.
Atualmente, as indústrias enviam para Passo Fundo, para o laboratório da universidade local, as amostras do leite produzido na região, o que deve mudar se o Lableite entrar na Rede Brasileira de Laboratórios de Qualidade do Leite (RBQL).
Os técnicos do governo federal irão analisar hoje e amanhã se o laboratório atende a todas as exigências requeridas para receber o credenciamento, explica Roberto Silveira, fiscal do ministério.
— O laboratório é uma ferramenta para alavancar o desenvolvimento da pecuária leiteira, serve como uma radiografia do sistema de produção — explica a responsável pelo local, a pesquisadora Maria Edi Rocha Ribeiro.