27 julho 2011

Trespassense desaparecida completa 15 anos nesta quarta-feira

Hoje é dia do aniversário de 15 anos de Cíntia
O churrasco em família planejado pelos Moraes para esta quarta-feira teve que ser cancelado. Hoje seria dia de celebrar os 15 anos de Cíntia Luana Ribeiro Moraes, uma data especial para qualquer adolescente. Mas os planos foram interrompidos com o desaparecimento da jovem, no último dia 13 de julho.
Cíntia, que está grávida de sete meses e meio, teria informado que iria se encontrar com o pai da criança que espera, um homem de 27 anos. Ela saiu de sua residência, no centro de Três Passos, e não voltou mais. As roupas da adolescente e do bebê ficaram em casa.
Duas horas depois, a mãe recebeu uma mensagem do celular de Cíntia, dizendo que ela estava indo viajar com o ex-namorado.
A partir de então, nenhum contato foi feito. O pai da criança não viajou.
- Com tanta informação desencontrada, ninguém trabalha mais, ninguém mais dorme há duas semanas – conta a mãe Ivone.
Conforme a Polícia Civil, não há motivos aparentes para a menina ter fugido, pois a família aceitava a gravidez, apesar do casal não viver junto.
O delegado Willian Garcez afirma que o caso está sendo investigado e o pai da criança foi interrogado. Em depoimento, o ex-namorado afirmou ter dado dinheiro para Cíntia “sumir”, mas não sabe para onde ela foi.
Quem tiver informações que possam levar até a adolescente, pode entrar em contato com a Polícia Civil de Três Passos, pelo telefone (55) 3522-1211, ou informar à polícia mais próxima.

Barcelona vence o Bayern e fica com o título da Copa Audi

Barcelona venceu o Bayern com naturalidade
Foto:Christof Stache, AFP
O Barcelona ficou com o título da Copa Audi. Na tarde desta quarta-feira, no gramado do Allianz Arena, o time de Josep Guardiola foi superior e venceu o Bayern de Munique por 2 a 0. O destaque ficou para o meia Thiago Alcântara, autor dos dois gols na partida. Na disputa do terceiro lugar, o Inter havia vencido o Milan nos pênaltis.
Comemorações
Ao apito final, as quatro equipes voltaram ao gramado, para uma festa ao estilo de “Copa do Mundo”. Pelo Inter, Bolívar recebeu a taça pelo terceiro lugar. Valdés ergueu a taça do título.

Gaúchos retidos no Peru são liberados após mais de um dia na fronteira

Gaúchos retidos no Peru são liberados após mais de um dia na fronteira 
Crédito: Tarsila Pereira
Retido há mais de 24 horas na cidade de Iñapari, na fronteira com o Brasil, o grupo de turistas gaúchos aguarda a chegada de um documento vindo de Lima, capital do Peru, para poder reingressar no País, através do Acre. De acordo com o consulado do Peru em Rio Branco, no Acre, a autorização já chegou e foi despachada para o local onde eles se encontram, depois da 16h – pouco antes das 17h, o grupo enfim foi liberado para seguir viagem.
Enquanto a liberação não ocorria, os integrantes da excursão economizam água e alimentação. De acordo com a repórter fotográfica do Correio do Povo Tarsila Pereira, que esteve entre os retidos, os turistas ficaram com medo e passaram necessidades. “A Polícia Federal do Brasil nos deu um galão de água. Estamos aguardando e ecnomizando água e alimentação”, revelou ela. 
Segundo a jornalista, eles esperavam em sob sol e calor de 35°C. “As pessoas estão come medo de picadas de mosquitos e doenças”, acrecentou, em contato via e-mail na tarde desta quarta-feira – o problema havia começado na manhã de terça, quando o veículo foi impedido de entrar no Brasil.
Turistas sentiram medo durante a noite 
A noite passada no local, conforme Tarsila, foi um dos momentos mais dramáticos. “Os homens da excursão fizeram vigia para cuidar o ônibus, enquanto os outros passageiros dormiam”, contou. Colega na viagem, a também jornalista Aline Torres havia relatado, por meio da rede social Facebook, descreveu o local: “Onde o contrabando é rotineiro e violência, regra”.
Depois de uma excursão de cerca de dez dias, o grupo deveria chegar ao Estado nesta sexta-feira. Eles voltariam ao Brasil pela mesma rota que utilizaram, no Norte da Argentina, entretanto uma nevasca histórica no Chile impediu o percurso. Quando chegaram à Iñapari, a aduana peruana impediu o ingresso no País sob a alegação de que a excursão “deveria sair por onde entrou”.
Grupo poderia entrar no Brasil a pé
O consulado do Peru em Rio Branco explicou que os turistas estavam todos liberados para entrar no Brasil, mas o veículo não. Os integrantes da excursão negaram-se a entrar no País a pé, porque disseram que não teriam dinheiro suficiente para seguir até o Rio Grande do Sul.

Agricultor é morto no interior de Miraguaí por dois homens encapuzados

Ele estava com o filho, de 14 anos, 

esperando um ônibus

Um homem foi morto nesta quarta-feira na localidade de Sítio Gabriel, no interior de Miraguaí, no noroeste do Estado.
O agricultor Erich Ervin Oleiniczak, 53 anos, aguardava um ônibus ônibus para ir à cidade, quando foi surpreendido por dois homens encapuzados.
O filho dele, de 14 anos, que ajudava o pai a carregar as malas, conseguiu fugir do local e pediu socorro. Quando retornou, Erich já estava morto.
O agricultor pretendia viajar para o Paraná, onde visitaria familiares. De acordo com perícia da Polícia Civil, ele foi atingido, provavelmente, por golpes de facão. 
A Polícia Civil de Miraguaí investiga o caso.

Renan brilha nos pênaltis, Inter supera Milan e garante terceiro lugar na Copa Audi

Fabrício, cobrando falta, não esteve em boa jornada
Foto: Matthias Schrader, AP
Antes ofuscado por Muriel, bastou um jogo para Renan ressurgir. Estava com cara de replay, mas, desta vez, o Inter primou pela perícia, venceu o Milan nos pênaltis e garantiu o terceiro lugar da Copa Audi. Assim como acontecera diante do Barcelona, o time de Osmar Loss buscou por duas vezes o empate contra os italianos no tempo normal nesta quarta-feira, em Munique. Na série de penalidades, brilhou o goleiro. Renan, que estava prestes a voltar para o Valencia, renovou o seu contrato na última hora para novamente ser herói no momento decisivo. Defendeu três cobranças em solo alemão. A última delas, de Alexandre Pato.
Nos pênaltis, 2 a 0. Durante os 90 minutos, 2 a 2 e uma amostragem promissora dos guris da base, sobretudo de João Paulo. Está certo, o Inter não venceu no Allianz Arena, mas também não conheceu a derrota. Sem taça, mas com ânimo renovado na bagagem, rumo a Porto Alegre. Rumo ao Brasileirão, que recomeça no domingo, contra o Atlético-GO, no Beira-Rio.

Administração assina contrato com novo laboratório de análises clínicas

Secretária de saúde Marta Camera Taffarel
No mês de junho a Administração Municipal assinou contrato com  Engel e Scherer Ltda- Laboratório de Análises Clínicas Imunoclínica de Giruá para a realização de 700 exames mensais. A escolha do laboratório foi feita através de licitação- modalidade tomada de preços onde quatro Laboratórios enviaram suas propostas.
A secretária de saúde e assistência social, Marta Camera Taffarel explica que em anos anteriores já havia sido feito chamada pública visando a contratação de um laboratório para prestação de serviços, mas não houve interessados. Com as exigências dos organismos de fiscalização externa (CGU e Tribunal de Contas do Estado) que são minuciosos com estes contratos, foi realizada uma nova chamada. “Como é  prerrogativa máxima da atual administração, todas as ações realizadas são embasadas nos parâmetros e normas da legislação vigente,  e para dar legitimidade ao Processo de contratação de serviço, é impreterível  pela LRF seguir a norma, o Direito. Ou seja, seguimos o que prevê os Princípios Básicos da Administração Pública, quais sejam: princípio da legalidade, da economicidade e princípio da igualdade de tratamento”, esclarece Marta.
Conforme o contrato serão realizados 700 exames mensais para os pacientes do SUS no valor de R$ 6.000,00. Os serviços serão prestados diretamente por profissionais do estabelecimento das 07 às 09 horas. Os serviços de agendamento para exames de pacientes do SUS serão prestados das 10 às 12 horas e das 14 as 17 horas, e a entrega dos exames será feita de acordo com as especificidades de cada exame laboratorial sendo realizadas preferencialmente em 48 horas.
Mesmo contratando o novo laboratório, o Laboratório de Análises Clínicas Benedetti Ltda continua prestando serviços para o município. “A administração e a secretaria de saúde têm interesse em manter os serviços com o Laboratório Benedetti sendo que este sempre prestou atendimento de qualidade ao Sistema. O Laboratório mantém alocado os exames SUS pertencentes ao Município e viabiliza a Secretaria da Saúde a cota de 625 exames por mês ao custo zero para os cofres municipais e agora estamos com atendimento de dois laboratórios, num total de 1325 exames para serem divididos com as duas Unidades de Saúde. A população é a maior beneficiada. Também no que diz respeito aos exames particulares, que não estão contemplados nos contratos, quando há concorrência, a tendência é reduzir os preços” destaca Marta Camera Tafarel.
O prazo de vigência do contrato é de 16 de junho a 31 de dezembro de 2011. A partir daí, no mês de novembro, será feita nova licitação, objetivando o contrato vigente para o ano de 2012.

IV Conferência da Assistência Social debate ações do SUAS

O evento teve como tema “Avançando na Consolidação
do Sistema Único da Assistência Social - SUAS
A Secretaria Municipal do Trabalho Cidadania e Assistência Social  realizou no dia  21 de julho a IV Conferência Municipal de Assistência  Social, junto a Escola Especial Hellen Keller, a APAE.
O evento teve como tema “Avançando na Consolidação do Sistema Único da Assistência Social - SUAS - com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios”.
A conferência contou com a participação do vice-prefeito, João Mella Neto; o presidente da Câmara de Vereadores, Ivo Novotny; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marli Weber; o secretário interino da Assistência Social, Cristiano Massuda Grenzel; a representante do Departamento de Assistência Social do Estado, a assistente social Carla Capitano; a coordenadora do evento, a assistente social Arlete Dalpisol; o secretário de Habitação e Urbanismo, Moacir Carvalho, a coordenadora de Políticas para Mulheres, Vera Kuhler e demais funcionários da administração municipal.
As atividades da manhã foram encerradas com a apresentação da Associação dos Amigos Deficientes Visuais VIDA NOVA (ASDEVI), e com um diálogo da assistente Carla sobre o Cadastro Único (CADIÚNICO) e o Bolsa Família  e suas condicionalidades. Em seguida foi servido o almoço, e no período da tarde foram realizadas apresentações dos grupos de Capoeira e de Dança de Rua, formados por crianças e adolescentes frequentadoras dos programas sociais do CRAS e do PROJOVEM, e do Coral de Idosos Alegria de Viver.
Posteriormente foram realizadas as discussões em grupo e escolhidos os dois delegados e suplentes que irão representar Três de Maio na Conferência Estadual da Assistência Social, que será realizada em Porto Alegre no mês de outubro. A delegada representante dos usuários foi Nadir Gabe e o suplente Ildo Rutzen, e a delegada representante do governo foi Marlise Deak, e a suplente Daiane Streicher Pereira. O evento contou com a presença  de cerca de 130 pessoas durante todo o dia, e todos receberam certificado de participação das atividades.

Município realizou evento voltado à Agricultura Familiar

 Os trabalhos foram coordenados pelo Sr. Romeu Wolfart, 
 Secretário Municipal do Agronegócio
A Administração Municipal de São José do Inhacorá, através da Secretaria Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente, Escritório da EMATER/RS – ASCAR e da participação da equipe coordenada pelo Prof. Paulo Roberto Cardoso da Silveira, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e do NEPALS - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Alimentação e Sociedade), promoveram no dia 20 de julho, um evento voltado à Agricultura Familiar, visando conhecer a realidade do município e traçar metas prioritárias de desenvolvimento do setor primário junto às lideranças.
Os trabalhos foram coordenados pelo Sr. Romeu Wolfart, Secretário Municipal do Agronegócio, evento no qual estiveram presentes os Poderes Executivo e Legislativo, Secretários Municipais, Membros do Conselho Municipal do Agronegócio, integrantes da FUNCAP de Três de Maio, entre outras lideranças ligadas à Agricultura Familiar.
O Secretário Romeu, expôs um amplo diagnóstico realizado no município no que tange a agricultura familiar, apresentando gráficos, dados concretos, estatísticas, enfim, a real situação ora encontrada. A partir desse prognóstico, a comissão reunida estabeleceu as 03 áreas prioritárias para elaboração de projetos e busca de recursos para seu desenvolvimento, os quais seguem:
Fortalecimento das agroindústrias e sua cadeia de comercialização;
Melhoramento da atividade leiteira;
Manejo adequado dos resíduos orgânicos industriais (inclusive urbano) e de atividades agropecuárias.
Nos próximos dias, o NEPALS - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Alimentação e Sociedade, encaminhará uma proposta com possibilidade de celebração entre as partes, visando uma consultoria até o final de 2012, com o propósito de lançar um novo cenário de organização e desenvolvimento. Ainda após o encontro deste dia, houve uma visitação à central de Comercialização de Produtos Coloniais e Agroindústrias caseiras e de pequeno porte.

Morador de Tuparendi completará um século de vida

Dia 1º de agosto seu Pedro irá comemorar um século de vida
Pedro José Ribeiro, nasceu no Município de Venâncio Aires / RS, no dia 1º de agosto de 1911, sendo filho de Manoel José Ribeiro e de Maria José Ribeiro. No ano de 1916, sua família transferiu-se para a localidade de Lajeado Bonito, na época Município de Santo Ângelo / RS, atualmente Município de Santa Rosa / RS, onde moraram por um tempo na casa de um tio paterno, em seguida seus pais adquiriram um lote de terras na localidade de Cerro Alto, que pertencia ao município de Santa Rosa, hoje Tuparendi / RS.
Sua escolaridade foi de apenas um ano, por motivo do professor ter se transferido e a escola que funcionava na localidade de Cerro Grande ter sido desativada por um longo um período, mas mesmo assim conseguiu com muito esforço pessoal, desenvolver o pouco de aprendizagem que havia iniciado no único ano em que foi na escola.
O Sr. Pedro José Ribeiro, mais conhecido como “Pedro Cananéia” permaneceu morando com seus pais e ajudava nos trabalhos da lavoura. No ano de 1929 casou-se com Maria da Glória Bastos, natural do Município de Santiago / RS, o casal constituiu uma família com sete filhos, em seguida, após o matrimonio, o casal adquiriu uma área de terra ao lado dos seus pais e passaram a residir e cultivar, tirando da mesma todo o sustento da família. No ano de 1961, adquiriram outra área de terra, na localidade de Cerro Alto, transferindo residência para esta vila, conta que foram muitas as dificuldades, mas que nunca pensou em desistir, sempre procurando dar o melhor a sua família. Muitos foram os amigos que conquistou nessa longa caminhada, lembra que quando um precisava do auxílio do outro as pessoas vinham ajudar, tanto na colheita como no lado financeiro, pois naquela época todos estavam prontos para compartilhar as suas dificuldades e também suas coisas boas. Era uma vida difícil, mas alegre e compartilhada, continua ainda morando no hoje distrito de Cerro Alto, no Município de Tuparendi / RS.
É viúvo desde 1995, optou em morar sozinho, diante da idade avançada a filha que mora mais próximo passou a auxiliar nos seus trabalhos domésticos e faz companhia durante à noite,  portanto, o Sr. Pedro José Ribeiro, irá completar no dia 1º de agosto deste ano um século de vida, sempre sendo agricultor, tem sua saúde muito boa e neste mesmo dia estará confraternizando com seus familiares e amigos seu centenário. A Comunidade de Cerro Alto parabeniza seu Pedro e deseja muita saúde, paz e que continue sempre sendo essa pessoa fantástica e nos passando suas experiências.

Mulher e amante são os principais suspeitos na morte de empresário em Ijuí

Local onde o corpo do empresário
foi encontrado, e no detalhe os dois
suspeitos Anderson e Joana
Foto: Abel Oliveira
O corpo de Dorvalino Tolotti, 68 anos, foi encontrado sábado no banco traseiro de seu próprio carro, em um barranco às margens da RS 155, proximidades da Ponte do Rio Potiribu, zona rural de Ijuí. O local foi isolado até a chegada de peritos do Instituto Geral de Perícias de Santo Ângelo. Dorvalino teria sido estrangulado e morto a pauladas.
A mulher da vítima Joana Batista Tolotti, de 47 anos, foi presa na manhã do sábado mesmo quando prestava depoimento à Polícia sobre o desaparecimento do marido. Ela teria caído em contradições.
Dorvalino Tolotti, de 68 anos
À tarde, os policiais prenderam, no Bairro Glória, o amante de Joana, Anderson da Silva Pereira, 28 anos, apontado pela própria mulher como o executor do crime. Anderson negou participação na morte do empresário.
Eles estavam separados, mas no início do mês Tolotti foi procurado pela mulher para reatar o casamento. Um familiar da mulher disse que o crime pode ter sido planejado para que a mulher e o amante ficassem com um apartamento da vítima avaliado em cerca de R$ 200 mil.