14 maio 2009

Professores, estudantes e sindicalistas protestam contra o governo Yeda na Capital

Professores, estudantes e sindicalistas fizeram na manhã desta quinta-feira uma caminhada pelo centro de Porto Alegre e se reuniram na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini, para protestar contra o governo Yeda Crusius. Eles saíram do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, onde se uniriam a agricultores que também planejavam fazer uma manifestação. Os produtores, porém, acabaram não participando.
A movimentação trancou o trânsito na área central da Capital. A região da Avenida Borges de Medeiros ficou congestionada enquanto os manifestantes passavam por ali. Eles chegaram à Praça da Matriz no final da manhã.

Organizadores trabalham com a intenção de popularização do Musicanto em Santa Rosa

O 23º Musicanto está programado para o período de 3 a 6 de dezembro, novamente no Parque de Exposições. Os organizadores trabalham fortemente com a ideia de reafirmar o evento como um festival de raízes, atraindo para Santa Rosa compositores, músicos e intérpretes da América Latina.
O Musicanto completa 27 anos e sua longevidade, levando-se em conta o desaparecimento de vários festivais no Estado, será explorado pela Comissão Central. A edição de 2009 vai procurar resgatar toda a história, marcando a internacionalização do festival como elemento integrador da cultura latinoamericana.
O presidente Aquiles Giovelli diz que a organização está a caminho “de um Musicanto mais popular, capaz de envolver a cidade e a região. Teremos ingressos a preços populares e uma estrutura capaz de atrair diversos públicos, com as noites gaúchas, brasileira e latinoamericana”, afirma.
Através do projeto Musicanto Vai à Escola, o festival aposta na integração comunitária, com apresentação de shows e palestras, envolvendo pais, alunos e professores da rede pública de ensino.