14 junho 2012

Santa Rosa: Sesi prepara mais uma edição do Show Integração

O tema deste ano será “O Livro da Amizade”
O evento acontece na noite de 28 deste mês no Centro Cívico Antônio Carlos Borges, quando o público poderá apreciar as apresentações.

No entanto, os estudantes das escolas de Santa Rosa terão a oportunidade de assistir ao espetáculo em horários diferenciados.

O Show Integração, para as escolas acontecerá nos dias 27, 28 e 29, nos turnos da manhã e tarde, devendo reunir, mais de 4 mil e 500 estudantes.

No palco, música, teatro e dança, apresentada por adolescentes que participam anualmente das oficinas desenvolvidas pelo Sesi.

O tema deste ano será “O Livro da Amizade”.

O ingresso, como um diferencial deste ano, poderá ser adquirido antecipadamente trocando por um 1kg de alimento não perecível no Sesi, na Sulina.

Os alimentos serão destinados ao banco de alimentos da cidade.

Rio Grande: Homem tenta roubar fios de energia, se fere e deixa 20 mil sem luz

Homem tentou furtar fios e acabou eletrocutado
(Foto: Maurício Gasparetto/RBS TV)
Mais de 20 mil consumidores ficaram sem luz na tarde desta quinta-feira (14) no centro de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul. Segundo informações da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), um homem tentou furtar os cabos de cobre, causando danos nos fios da subestação local. Ele sofreu graves queimaduras ao receber uma carga de 13,8 mil volts. A previsão é que o abastecimento seja retomado até as 20h..

Conforme o gerente da CEEE de Rio Grande, Cleide Torres Rodrigues, por volta das 15h30 desta quinta, um homem tentou roubar fios de cobre e, ao ter contato com o cabo central, causou a ruptura da rede que alimenta toda a área central da cidade. O suspeito acabou sofrendo queimaduras, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e em seguida encaminhado ao Hospital Santa Casa, onde permanece internado em estado grave.

Toda a área central de Rio Grande foi afetada pelo problema e, conforme Rodrigues, funcionários da estatal trabalham na subestação para normalizar o abastecimento. Contudo, não há como precisar um horário para o retorno dos serviços.

Independência: Vereador Redel pede apoio de Classmann para levar àgua potável à Esquina Salete

Redel foi recebido por Classmann (Foto: Viviane Dreher)
A necessidade de implantação de redes de abastecimento de água para os moradores de Esquina Salete, no município de Independência, foi apresentada pelo vereador Joailson Redel (PTB) ao líder da bancada petebista, deputado Aloísio Classmann, nesta quinta-feira (14/6). Redel encaminhou projeto ao parlamentar e pediu apoio para intermediação junto ao governo do Estado, na obtenção de recursos para levar água potável aos moradores da localidade.

Três de Maio: Presidente do Legislativo garante que projeto do contrato da Corsan será aprovado

Audiência pública foi realizada na tarde desta quinta-feira
Foto: Claudiomar Witcake
Com boa presença de público, aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 14 de junho, no Plenário da Câmara de Vereadores, à audiência pública para tratar da elaboração e realização do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB de Três de Maio. A audiência foi destinada para a apresentação e discussão dos projetos e das propostas da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan para a prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, através de contrato do PMSB, de acordo com a Lei Federal número 11.445/2007.

 Na oportunidade, a administração municipal e a Corsan apresentaram e discutiram com a população três-maiense a minuta do contrato para a concessão de serviços de saneamento básico no município. A mesa da audiência foi composta pelo prefeito Olívio José Casali, presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vanin Trage, superintendente regional da Corsan, Adilson Stefen, gerente do escritório da Corsan local, Adelar José Scherer e pelo secretário de Planejamento e coordenador do PMSB, Leonardo Casali.

Ao fazer uso da palavra, o presidente do Poder Legislativo, Fernando Vanin Trage, disse que estava muito feliz pela iniciativa que o chefe do Poder Executivo Municipal tomou de inicialmente aprovar, em audiência pública, o Plano Municipal de Saneamento Básico, que posteriormente também foi aprovado pela Câmara de Vereadores. Acrescentou que o passou seguinte do prefeito foi convocar a audiência pública para tratar sobre a minuta do contrato com a Corsan, que presta bons serviços no município há 43 anos. “Enfrentamos, infelizmente, mais de seis meses de estiagem. O que nos chamou a atenção é de que, os municípios que a Corsan detém a concessão, não enfrentaram problemas com o abastecimento de água. Por isso, eu considero de fundamental importância a iniciativa de que o município de Três de Maio continue sendo atendido pela Companhia Riograndense de Saneamento”, afirmou.

Com a aprovação da minuta pela comunidade, na quinta-feira, o projeto de renovação do contrato de concessão passará pela Câmara de Vereadores, onde o mesmo será analisado e votado. Os principais objetivos do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB abrangem quatro eixos básicos. São eles: água, esgoto sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana.

Santa Rosa: Tribunal de Contas do Estado indefere pedido de liminar de suspensão de obras de recapeamento asfáltico

O pedido objetivava a suspensão das obras de
repavimentação asfáltica em diversas ruas de Santa Rosa
Foi publicada nesta quinta-feira, 14, no Diário Oficial a intimação da decisão do indeferimento dos pedidos cautelares solicitados pelo Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado. O pedido objetivava a suspensão das obras de repavimentação asfáltica em diversas ruas de Santa Rosa, bem como os respectivos pagamentos às empresas vencedoras da licitação para execução dos serviços.

Segundo o Procurador Geral do Município, Tiaraju Thorstenberg de Andrade, tal decisão está alicerçada nos argumentos produzidos pela Defesa do Município de que havia equivoco na interpretação sobre os fatos e os argumentos apresentados na representação. “A defesa se fundamenta em que estão corretos os procedimentos administrativos realizados, que culminaram na realização das obras aguardadas há muito tempo pela população”, afirmou.

Tiaraju afirma ainda que, em função desse conjunto de argumentos o Relator Conselheiro, Algir Lorenzon, decidiu por não conceder a medida, uma vez que entendeu pela inexistência dos elementos necessários para a autorização de excepcional medida cautelar nos moldes requeridos. “Ainda, o relator não vislumbrou grave lesão ou dano ao patrimônio público. Apenas, solicitou a instauração de uma inspeção especial com o objetivo de averiguar todos os fatos que envolvem a presente situação, acatando também a manifestação do município para que a mesma fosse realizada”, comentou Tiaraju.

Para o Prefeito Orlando Desconsi, “esta decisão respalda a tese em que o município defende, ou seja, que estamos dentro da Legalidade e executando obras fundamentais para o município que teve competência para cobrar da CORSAN o dano causado ao município”, afirmou.

Os recursos do recapeamento são referente ao Termo de Cooperação Técnica, do Contrato de Programa para Prestação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgoto, assinado entre a Prefeitura Municipal de Santa Rosa e a CORSAN.

Desde o dia 30 de março, quando foi assinada ordem de início para o recapeamento asfáltico em algumas ruas da cidade, as obras não pararam em Santa Rosa. As empresas vencedoras da licitação, Carpenedo e Cia Ltda. e Enphase Pavimentações Ltda., ambas de Santa Rosa, estão a cada dia cumprindo com o contrato estabelecido e inclusive já receberam parte do pagamento.

Projeto que cria Microrregião Celeiro aguarda sanção do governador

Zilá acredita que o PLC será sancionado sem dificuldades
pelo governador 
Com a aprovação do Projeto de Lei Complementar 48/2012, de autoria da deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB), 21 municípios passarão a fazer parte da Microrregião Celeiro. O PLC foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa. A matéria segue para sansão do governador. Com a criação da Microrregião serão implementadas ações articuladas entre Estado, prefeituras e diferentes entidades da comunidade, visando o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Zilá acredita que o PLC será sancionado sem dificuldades pelo governador. A parlamentar explica que a primeira proposta vetada anteriormente por Tarso passou por mudanças sugerida pelo próprio Executivo estadual. Por essa razão, a expectativa agora é positiva. “A matéria foi discutida com o governo antes de ser novamente apresentada aos deputados”, ressalta.

A parlamentar acredita que a Microrregião servirá para estabelecer a convergência de iniciativas promovidas de maneira isolada pelo poder público e pela iniciativa privada. “Procuramos unificar o trabalho na tentativa de criar condições mais favoráveis ao desenvolvimento da região. Precisamos gerar mecanismos que facilitem a atração de investimentos”, conclui.

A Microrregião Celeiro contará com um Conselho Deliberativo formado por prefeitos, presidentes das Câmaras Municipais, representantes do governo do Estado, integrantes de instituições de ensino superior e membros da comunidade. Entre suas atribuições, os conselheiros terão que identificar as prioridades da região para a incorporá-las aos planejamentos do Estado e das cidades.

Polícia encontra suposto namorado de Cíntia Luana Ribeiro de Moraes na Argentina

Luana, como é conhecida, saiu de casa com 14 anos 
Depois da denúncia de que Cíntia Luana Ribeiro de Moraes, de Três Passos, desaparecida desde 13 de julho do ano passado, teria sido vista na Argentina, a Polícia Civil esteve no município de Colônia Aurora em Misiones na última terça-feira em busca da adolescente.

Luana, como é conhecida, saiu de casa, no município do Noroeste, com 14 anos, grávida de sete meses, para encontrar com o suposto pai da criança, um homem casado, de 27 anos. A promessa que fez à mãe era de retornar em 20 minutos, mas nunca mais voltou.

A delegada Caroline Bamberg Machado chefia as investigações e participou pessoalmente das buscas no país vizinho. Lá, encontrou um adolescente de 17 anos que afirma ter sido namorado de Luana. Ele diz tê-la conhecido num baile no município há cerca de três meses, quando Luana teria dito que morava na zona rural de Colônia Aurora com a mãe, uma mulher que não é Ivone Moraes, a verdadeira mãe dela. Eles teriam trocado telefones e se visto algumas vezes. A menina nada comentou sobre o filho, que hoje teria nove meses.

Outras pessoas confirmaram à delegada terem visto Luana neste baile e circulando por Colônia Aurora. A equipe da Polícia Civil esteve no local onde a adolescente estaria morando, mas não a encontrou. Luana teria dito ao namorado que não pretende voltar ao Brasil, em razão de problemas familiares.

_ Estou quase convencida de que Luana está viva. A imprensa local e a polícia argentina foram avisadas, têm as informações sobre a menina, mas é muito difícil localizar uma pessoa que não quer ser encontrada_ comenta a delegada.

Até o momento, a polícia trabalha com três hipóteses para o caso: homicídio, cárcere privado e fuga por conta própria. Nos próximos dias, os próximos passos da investigação devem ser definidos.

Três de Maio: CRAS realiza curso de processamento de frutas

As atividades foram realizadas na Casa da Cidadania e
contou com a participação de 13 mães beneficiárias do
Programa Bolsa Família
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) promoveu Curso de Processamento de Frutas, dos dias 11 à 13 de junho, totalizando 24 horas.  Foi administrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), através da professora Isabel Cenedese.

Segundo a coordenadora do CRAS, Carla Lisiane Sonza, o curso foi proporcionado para adquirir conhecimento e contribuir para a renda e a qualificação doméstica de cada uma.

Conforme a professora, Isabel Cenedese, no curso foram ensinadas técnicas de como armazenar frutas em compotas, fazer geleias, frutas em calda e cristalizadas. Ela ressalta que, as pessoas interessadas em participar do curso devem se informar na Casa da Cidadania.

As atividades foram realizadas na Casa da Cidadania e contou com a participação de 13 mães beneficiárias do Programa Bolsa Família. Todo material foi doado pela SMTCAS e as participantes tiveram a oportunidade de levar o que foi produzido para casa.

O grupo também recebeu orientações através do psicólogo do CRAS e equipe do CREAS, referente à Campanha de Erradicação do  Trabalho Infantil. Houve distribuição de folders a respeito da temática.

Três de Maio: Encontro reúne mulheres cooperativistas da região

Evento mais uma vez foi um sucesso e fez parte da
programação da 2ª Expo Terneira /Foto: Rosméri 
Demonstrar a potencialidade da liderança feminina de Três de Maio e região foi com esse objetivo que foi realizada na manhã dessa sexta-feira (08) durante a Expo Terneira em Três de Maio, um grande encontro com cerca de 1.500 mulheres locais e regionais, oriundas de todos os municípios da área de abrangência das cooperativas Cotrimaio, Sicredi Noroeste e Certhil.

O Encontro contou com diversas autoridades, entre as quais, José Zigomar Vieira dos Santos, gerente de Promoção Social do SESCOOP/RS, representando o presidente Vergílio Périus, o Secretário Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, o Dep. Ivar Pavan que representou o Governador Tarso Genro e Deputados Federais Henrique Fontana e Elvino Bohn Gass, que possibilitou reforçar o papel das mulheres dentro do sistema cooperativista, valorizando a força feminina.

Silceu Dalberto, presidente da feira e coordenador do projeto da Cotrimaio com as Mulheres, se pronunciou emocionado agradecendo a presença de todas as mulheres e destacou que dentro do cooperativismo também precisamos contar com o apoio e a abrangente visão feminina. “Para a satisfação das cooperativas, as mulheres associadas têm nos mostrado cada vez mais sua força, prova disso, é estarmos aqui reunidos neste dia tão especial”, afirmou.

Eventos como este, envolvendo mulheres, sejam associadas, esposas ou filhas de associados, são projetos realizados pela Cotrimaio a longa data. A cooperativa tem um trabalho forte com os jovens, mulheres, lideranças e associados. Este ano em função da feira e do Ano Internacional do Cooperativismo, foi realizado em conjunto com as Cooperativas Sicredi Noroeste e Certhil. O resultado foi excelente.

Esporte: Com gols no final, Palmeiras vence o Grêmio por 2 a 0 e encaminha vaga

Jogo da volta, que vai decidir finalista da Copa do Brasil, será
no próximo dia 21, em Barueri
Não adiantou surpreender e escalar Kleber. Lotar o Olímpico. E pressionar o rival do primeiro ao último minuto. Com uma estratégia cumprida à risca, o Palmeiras não só resistiu como venceu o Grêmio, fora de casa, na noite desta quarta-feira, no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil.

Os gols de Mazinho, aos 41, e de Barcos, aos 45 minutos do segundo tempo, determinaram o 2 a 0 e a grande vantagem para o jogo de volta, quinta-feira, dia 21, às 21h, na Arena Barueri. Agora, o Verdão avança com vitória e até com derrota por um gol de diferença. O Tricolor precisa ganhar por três ou por dois gols, a partir de 3 a 1, para enfrentar Coritiba ou São Paulo na decisão - os dois fazem o primeiro duelo nesta quinta, no Morumbi (o placar de 2 a 0 a favor do Grêmio leva a decisão da vaga para os pênaltis).

O quadro de bastante contraste não animou completamente os palmeirenses nem tirou o ânimo dos gremistas após a partida.

- O resultado foi muito importante, mas o jogo da volta será muito difícil - alerta Barcos.

- Foi um descuido, erramos. Mas não tem nada acabado ainda. Se eles marcaram dois gols aqui, a gente fazer dois gols lá também - projetou Fernando.

Antes, os times voltam ao Brasileirão. O Grêmio enfrenta Náutico, domingo, às 18h30min, nos Aflitos. O Palmeiras recebe o Vasco, no mesmo dia, às 16h, em Barueri.