06 julho 2012

Três pessoas morrem em acidente na BR-386, em Triunfo

Colisão frontal entre dois carros resultou na morte de três
pessoas em Triunfo Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS
Uma colisão frontal entre dois carros resultou na morte de três pessoas em Triunfo, na Região Carbonífera. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas foram identificadas como Albino Hiegni, 58 anos e Orindes Beatriz Hiegni, 54 anos, casal, pais do motorista de um dos veículos, e Kajandry Santos Schaidhauer, 24 anos, condutor do outro automóvel.

A colisão ocorreu no km 388 da rodovia Tabaí-Canoas (BR-386).

São Luiz Gonzaga: Repercute o caso da prisão de ex-prefeito, ex-jurídico e ex-secretário do município

“Ao invadir o escritório de Cláudio, o promotor jogou
por terra toda a operação”, afirma advogado de Vicente
Em entrevista ao programa Olho Vivo desta quinta-feira (05), o advogado de defesa de Cláudio Cavalheiro e Vicente Diel, Leudo Costa, comentou o processo que envolve seus clientes. Ele defendeu sua posição, alegando que o Ministério Público executou um ato político ao realizar as prisões do ex-prefeito, ex-assessor jurídico e ex-secretário de obras.

Para Leudo, esta é uma tentativa de cercear a autonomia das cidades para tratar seus recursos naturais. Assim, essa seria uma briga pelo poder de tratamento e distribuição de água. Ele classifica como irresponsabilidade a entrada nos agentes na casa de Cláudio Cavalheiro, invadindo seu escritório e violando os documentos de seus clientes: “Ao invadir o escritório de Cláudio Cavalheiro, o promotor jogou por terra toda a operação”, declara.

Outro ponto ressaltado pelo defensor é o momento em que foi realizada a prisão: exatamente dois dias antes da homologação da candidatura de Dilamar Batista. Leudo acredita que isso é prova de que a prisão foi um ato político, pois seus clientes não cometeram nenhum crime. Ele salienta ainda que o processo é tão frágil que já foram negados dois pedidos de habeas corpus. “Se, como disse o delegado, as escutas foram feitas a partir de outro processo, foram, possivelmente, sem autorização e provas feitas a partir de escutas de ligações sem autorização não podem valer para esse processo”, enfatiza o advogado de defesa.

Ele ainda criticou o horário da prisão e o destaque dado pela imprensa estadual para a operação. "Não precisava de todo esse circo, isso é uma jogada política do Ministério Público", finaliza.

Dinamárcia disse que MP está tranquilo em relação como
efetuaram a operação Guarani
Em resposta as acusações feitas pelo advogado Leudo Costa, defensor do Cláudio Cavalheiro e Vicente Diel, a promotora Dinamárcia Maciel de Oliveira afirmou, em entrevista à Rádio São Luiz, que todas as ações realizadas na operação Guarani foram legais.

A promotora enfatizou que todos os atos efetivados tiveram respaldo de mandados judiciais, iniciando pela interceptação telefônica revelada em outra investigação, esta por tráfico de drogas. “Não temos nenhum interesse em nos arredar da legalidade, pois somos fiscais da lei, então nosso trabalho só pode ser pautado dentro da legalidade”, confirmou. Ela explicou que o uso do diálogo captado dentro da outra investigação foi autorizado pela justiça. Desde o início esteve a par de todas as ações o juiz André de Oliveira Pires e após sua substituta, juíza Gabriela Dantas Bobsin.

O ex-assessor jurídico da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, Cláudio Cavalheiro, preso na operação Guarani nesta segunda-feira (02), teve sua prisão temporária prorrogada por mais cinco dias.

O advogado foi preso juntamente com o ex-prefeito, Vicente Diel e o ex-secretário de Obras, Dilamar Batista, em acusação de fraude em licitação da água e esgoto.

Vicente e Dilamar receberam o alvará de soltura ao meio dia desta sexta, encerrando a prisão temporária de 5 dias.

Interpol captura foragido do presídio de Três Passos

Na tarde de 11 de abril de 2007, o argentino foi preso no
interior de Crissiumal com 388 quilos de maconha
Procurado desde o dia 2 de junho de 2007 por tráfico de drogas, nesta semana a polícia internacional capturou na Argentina o traficante Carlos Alberto da Costa, 46 anos. Na noite desta quarta-feira, 04, agentes da Interpol apresentaram o foragido, conhecido como El Camaléon, à penitenciária de Três Passos, onde permanecerá à disposição da justiça.

Na tarde de 11 de abril de 2007, o argentino foi preso no interior de Crissiumal com 388 quilos de maconha. A droga, distribuída em 426 tijolos, estava em uma caminhonete Ranger, com placas do país vizinho. Até então essa era a maior apreensão de drogas efetuada na Região Celeiro.

O traficante, na época, residia na cidade de Dois de Maio, situada a cerca de 50 quilômetros de El Soberbio, onde era comerciante, proprietário de uma rádio cultural e político. Ele revelou que a maconha era proveniente do Paraguai e que era a terceira vez que trazia drogas para o Brasil. Os 388 quilos de maconha seriam entregues a traficantes de Três Passos, que posteriormente distribuiriam a droga na região de Porto Alegre.

Na tarde de 2 de junho de 2007, o traficante foi baleado próximo à Alfandegaria Argentina, em El Soberbio. Na primeira versão, ele afirmou que fugiu da polícia brasileira e foi baleado por seus comparsas, em solo argentino. No dia seguinte, disse que foi baleado por um delegado de polícia brasileiro quando se realizavam diligências na Argentina. El Camaléon insinuou que policiais gaúchos seriam coniventes om o tráfico de drogas e estariam interessados em sua morte. Essas versões foram publicadas no jornal "PrimeiraEdición", de Posadas.

Em entrevista à uma rádio local, no dia 5 de junho de 2007, o então delegado de polícia regional Jorge Luis Soares revelou que o argentino saiu do presídio, com autorização judicial, para participar nos dias 1º e 2 de junho de uma diligência policial, em solo brasileiro, relacionada ao crime cometido no dia 11 de abril. O traficante teria concordado em colaborar com as investigações, prometendo indicar locais por onde a droga passou para o lado brasileiro e identificar pessoas envolvidas. O delegado Alexandre Augusto Wegner, responsável pelo caso, de dirigiu até Porto Soberbo com o preso e dois policiais. Para prosseguir as diligências, eles atravessaram o Rio Uruguai de canoa até El Soberbio, quando El Camaléon teria teria agredido o policial. Mesmo caído, o delegado teria efetuado três disparos contra o traficante, acertando-lhe um trio no pescoço. Alexandre Wegner retornou ao Brasil e comunicou o fato à Delegacia de Polícia Regional.

Jorge Luiz Soares, na entrevista, admitiu que o colega agiu de forma ilegal ao ingressar na Argentina sem autorização judicial. "O delegado pode ter cometido um erro, mas sua idoneidade é incontestável", afirmou.

São Valentim do Sul: Vaca dá à luz terneiros quadrigêmeos

Criador (E) e técnico agrícola com a mãe e os filhotes
(Foto: Neiton Bittencourt Perufo/Divulgação/Emater)
Um nascimento surpreendeu os donos de uma propriedade rural em São Valentim do Sul, Região Nordeste do Rio Grande do Sul, nesta semana. Uma vaca deu à luz terneiros quadrigêmeos, três machos e uma fêmea. Segundo o criador, Alceu Franceschina, o animal já havia tido filhotes gêmeos em um parto anterior.
O agricultor dono da vaca da raça Jersey, que é aposentado e mora no distrito de Santa Bárbara, não tem a atividade leiteira como fonte de renda e produz apenas para o consumo da família. Conforme ele, os terneiros nasceram de parto natural na quarta-feira (4).

O veterinário da Emater do município, Rui Rotava, diz que a inseminação do animal foi feita pelos técnicos da prefeitura e os filhotes nasceram com 260 dias, 10 antes do tempo normal. Cada animal pesa em torno de 25 quilos um pouco abaixo do normal, que varia de 30 a 50 quilos. No entanto, são saudáveis e não precisaram de nenhuma intervenção.

Três de Maio/Região: Chuva antecede o frio do fim de semana

Na região as precipitações chegam aos 80 milímetros
(Foto: Paulo Marques)
A mudança tempo que estava prevista desde o início da semana veio na noite desta quinta-feira. Em Três de Maio, a chuva chegou de maneira acanhada por volta das 22h 30min e choveu, praticamente, até o meio-dia desta sexta-feira. E o tempo segue instável na tarde de hoje. O bloqueio atmosférico que favoreceu dias de calor no fim de junho e no início de julho foi rompido e uma frente fria avança para a região Noroeste.

Em Três de Maio, Alegria, Independência e São José do Inhacorá a chuva foi bem distribuída e até o início da manhã foram registratros em várias localidades da região de 60mm até 80mm de precipitações. Depois da chuva, a previsão é que a temperatura caia e o frio que vinha se limitando à fronteira com o Uruguai deve avançar mais para Norte. A parte mais intensa da massa de ar polar chega no fim de semana e o sábado será gelado o dia todo, com chuva e vento ainda em parte do Rio Grande do Sul.

Na manhã desta sexta-feira (06), o pluviômetro da Rádio Colonial AM já apontava 65 milímetros.

Santa Rosa: Paciente internado no Vida & Saúde está com Influênza A H1N1

O paciente tem 46 anos e é residente em Erechim
Em nota oficial no final da manhã desta sexta-feira (06), o Hospital Vida & Saúde informa que foi confirmado, na manhã de hoje,  pelo Laboratório LACEN, que um paciente internado na UTI da Instituição está com Influênza A H1N1.

O paciente tem 46 anos e é residente de Alecrim. Quando ele foi internado no Hospital já estava fora do período de transmissão, por isso seu estado é estável.

Agora é oficial: Inter anuncia a contratação do uruguaio Diego Forlán

Diego Forlán já vestiu a camisa do Inter
(Foto: Divulgação / Site Oficial do Internacional)
Agora é oficial. O uruguaio Diego Forlán é o novo reforço do Inter. O clube gaúcho anunciou nesta sexta-feira, em nota oficial, a contratação do meia-atacante, escolhido o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010. Segundo a publicação no site do Colorado, o jogador firmou contrato de três anos e chegará a Porto Alegre na tarde deste sábado.

Ainda na Itália, o empresário Jorge Baidek havia confirmado a negociação e a rescisão com o Inter de Milão.

- Eu sempre fui otimista sobre este acordo. Hoje viajamos a São Paulo e sábado estaremos em Porto Alegre.

Forlán chegua a Porto Alegre na tarde deste sábado. A direção ainda não confirma a presença do jogador na partida contra o Cruzeiro, às 18h30m, no Beira-Rio. No Inter, o astro uruguaio receberá um dos maiores salários do clube. Seus vencimentos girarão em torno de R$ 415 mil mensais. Para bancá-lo, o Inter contará com a ajuda de parceiros e desenvolverá um plano de marketing para explorar a marca do uruguaio, nos moldes do que o Santos faz com Neymar e o próprio clube gaúcho fará com D'Alessandro, com a marca D'Ale 10.

Detalhes da negociação

A aproximação entre Inter e Forlán começou há pouco mais de 30 dias. O vice de futebol colorado Luciano Davi e o diretor executivo Fernandão se reuniram com o meia-atacante no Uruguai e apresentaram oficialmente o interesse do Inter. Por se tratar de um jogador com salário elevado, o clube gaúcho condicionou a vindo de Forlán a sua desvinculação da Inter de Milão.

As tratativas esfriaram durante a primeira quinzena do mês de junho e voltaram a se intensificar há cerca de 10 dias, quando o Inter recebeu a informação de que o uruguaio conseguiria sair do clube de Milão sem custos. A partir daí, o Inter formalizou uma proposta, que foi aceita pelo meia-atacante.

Com o aval de Forlán, o Inter designou o empresário Jorge Baidek para intermediar a negociação e enviou a Milão o advogado Daniel Cravo para redigir o contrato do jogador. Após realizar exames médicos, o jogador rescindiu nesta sexta-feira com a Inter de Milão, assinou com um novo Inter e virou uma das maiores contratações da história do futebol brasileiro.

Quem é Forlán?

Nome: Diego Forlán
Data de nascimento: 19 de maio de 1979 (33 anos)
Clubes: Independiente, Manchester United, Villareal, Atlético de Madrid e Inter de Milão
Títulos: Campeão Inglês (2002/2003), Copa da Uefa (2010), Supercopa da Uefa (2010), Copa América (2011)
Títulos individuais: Chuteira de Ouro (maior artilheiro da Europa), Artilheiro do Campeonato Espanhol (2004/2005 e 2008/2009), artilheiro da Copa do Mundo de 2010 e melhor jogador da Copa do Mundo de 2010

Três de Maio: Acidente com danos materiais na manhã desta sexta-feira

O acidente ocorreu na esquina da Av.Santa Rosa com a 
rua Padre Cacique (Foto: Paulo Marques)
Um acidente por volta das 11h desta sexta-feira (06), envolveu dois automóveis na esquina da Av. Santa Rosa com a rua Padre Cacique no centro da cidade.

O condutor de um Fiat Uno, David Loureiro de Mello, ao sair do estacionamento em frente a uma clinica de fisioterapia, conduzia o automóvel em conversão a esquerda para entrar na rua Padre Cacique em direção ao centro da cidade, momento em que bateu na lateral direita de um Vectra que era conduzido por Carlos Ricieri Retore, no sentido bairro – centro. Com o impacto, automóvel Vectra subiu no canteiro central da avenida.

Os policiais da Brigada Militar, atenderam o acidente que resultou apenas em danos materiais.

Três de Maio: HSVP recebe turma de estagiários de escola técnica de Santo Augusto

Na oportunidade foi apresentado o Histórico do HSVP 
Fomentar parcerias e acreditar no potencial da região. Com este pensamento o Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio abre as portas de sua instituição para receber diversos alunos de educandários de toda região. Na quarta-feira (27) o HSVP recebeu a visita de 36 alunos do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Senador Alberto Pasqualini de Santo Augusto, os quais irão realizar estágio obrigatório conforme a Lei 11.788/2008.

Na oportunidade foi apresentado o Histórico do HSVP, bem como de que forma estão organizadas as Filhas do Sagrado Coração de Jesus. A ocasião serviu também para prestar orientações referentes às Normas e Rotinas de funcionamento do HSVP. Ainda foi entregue os crachás para os alunos e para a Supervisora.

Além dos alunos da Escola Senador Alberto Pasqualini, o HSVP também é campo de estágio para alunos do SEG – SISTEMA EDUCACIONAL GALILEU de Santa Rosa e Acadêmicos de Enfermagem da SETREM. Com ações como esta o HSVP firma-se cada vez mais como uma referência macro regional não só no atendimento, mas como prestadora de serviços ao sistema educacional.

Escolas de São Borja, RS, podem antecipar férias para evitar gripe A

Órgãos de saúde traçam nova estratégia para combater
avanço da doença  (Foto: Reprodução RBS TV)
Embora o governo ainda não considere uma epidemia, o número crescente de casos confirmados de gripe A no Rio Grande do Sul causa preocupação entre a população. Segundo reportagem do RBS Notícias, algumas escolas do interior do estado estão cogitando antecipar as férias de inverno para evitar a contaminação entre os alunos. Até agora, 15 pessoas já morreram no estado em 2012 em decorrência da doença.

Em São Borja, na Fronteira Oeste, as escolas da rede estadual podem antecipar o início das férias de inverno para a próxima segunda-feira (9). A proposta foi aprovada nesta quinta (5) durante reunião entre membros da 35ª Coordenadoria Regional de Educação, da prefeitura local e dos órgãos de saúde, mas ainda depende de autorização da Secretaria Estadual de Educação. O órgão aguarda posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta sexta-feira (6) antes de autorizar os CREs a deliberarem.

Em Porto Alegre, houve confusão nos postos de saúde em relação a vacinação. Algumas unidades estavam vacinando pessoas fora dos grupos de risco. Depois, a prefeitura informou que vai reforçar a orientação de limitar as doses para gestantes, crianças de seis meses a dois anos, idosos, doentes crônicos e profissionais de saúde, incluídos no grupo de risco.

As regras são as mesmas para a maioria dos municípios, menos para as cidades que já atingiram a meta, como Cruz Alta, no Noroeste. Nesta quinta-feira, secretários de saúde e representantes de hospitais se reuniram para definir ações na região, que registra o maior número de casos de gripe A – 11 só em Cruz Alta e outros 12 nos demais municípios.

á que não há doses suficientes da vacina para toda a população, a estratégia agora é reforçar o tratamento. A SES diminuiu as exigências para solicitar o antiviral Oseltamivir, conhecido como tamiflu e indicado para o combate ao vírus H1N1. Basta apresentar a receita do médico para receber o medicamento. A mudança faz parte da nova estratégia para combater o avanço da doença.
“Não esperem que tomando um chazinho, tomando um comprimidinho em casa que vá resolver. No início da síndrome gripal, com febre acima de 38 graus, recomenda-se usar a medicação. Tem em abundância, está à disposição da população, e é gratuita”, declarou o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, durante entrevista coletiva.

Segundo o secretário, cerca de 500 mil unidades do remédio estão disponíveis em postos de saúde, hospitais e farmácias públicas de todo o estado. A SES também anunciou que mais 100 mil doses da vacina contra a gripe A devem chegar nos próximos dias, além das 500 mil já repassadas pelo Ministério da Saúde. Para o ano que vem, os governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná vão pedir ao ministério que antecipe para março o início da campanha de imunização.