30 dezembro 2009

"A Invasão do Alegrete" abre a programação 2010 dos Curtas Gaúchos na RBS TV

A rivalidade entre Alegrete e Uruguaiana é tema de A Invasão do Alegrete, produção que abre a programação 2010 do projeto Curtas Gaúchos, na RBS TV. No ar às 12h25min deste sábado, em alta definição, o projeto de Diego Muller mostra a disputa entre as duas cidades de uma maneira irreverente.
— Após a instalação do primeiro telefone público na cidade, dois gaúchos de Uruguaiana, decidem ligar para Alegrete e passar um trote: 'Uruguaiana vai invadir o Alegrete' — explica o diretor Diego Muller.
O filme ganhou os kikitos de melhor roteiro e melhor ator na Mostra Nacional do 37º Festival de Gramado e o prêmio de melhor roteiro na Mostra Gaúcha/Prêmio Assembléia Legislativa 2009.
A Invasão do Alegrete tem no elenco Miguel Ramos, Felipe de Paula, Marcos Barreto, João França, Nelson Diniz, Sirmar Antunes, Danny Gris, Nadya Mendes, Artur Pinto e Marcos Suhre. O roteiro é de Davi Pires e Diego Muller. A fotografia é de Juliano Lopes, arte de Eduardo Antunes e música de Pirisca Grecco.

Histórias para ler antes de pegar a estrada neste feriadão

Socorristas relembram tragédias e dão recado a condutores

Antes de pegar a estrada para o feriadão de Ano-Novo, leia os conselhos e as histórias de socorro contadas pelos quatro homens desta reportagem. Ou melhor: aprenda com eles.
Socorristas acostumados a agir em acidentes, eles ensinam pela sua experiência como o simples ato de trocar um CD pode ser fatal. Como uma curva malfeita pode interromper um feriado. Ou como o uso do cinto de segurança pode salvá-lo. Eles não têm lições teóricas para dar. Falam da vida real, de quem ouve o grito de mães desesperadas que perderam um filho, de quem testemunha latinhas de cerveja espalhadas ao redor de dois cadáveres. Eles não querem assustar ninguém. Só querem que motoristas e passageiros dos 185 mil veículos que devem se dirigir ao Litoral entre hoje e amanhã possam chegar com tranquilidade. Para que esse seja, de fato, um Feliz Ano-Novo.
Apenas em rodovias federais, que fará a fiscalização durante a Operação Fim de Ano com 650 policiais e 76 bafômetros em todo o Estado, 120 mil veículos devem se deslocar ao Litoral. Nas estradas estaduais, a expectativa é de que 65 mil veículos rumem para as praias, vigiados por 168 policiais e 38 bafômetros integrantes da Operação Golfinho. A mobilização é para que todos voltem.