03 novembro 2013

Cinco sobreviventes do acidente em Passo Fundo seguem em estado grave e dois são liberados do hospital

Coletivo saiu da pista em uma curva da ERS-135
(Foto: Diogo Zanatta / Especial)
Cindo dos 33 feridos no acidente envolvendo um ônibus que caiu de um barranco em Passo Fundo, no Norte, seguem internados em estado grave. Outros dois foram liberados.

Marlova Dartora e Iara Machado estão na UTI do Hospital da Cidade, e Sérgio Lissani, Sidnei Mioranza e Kátia Farina na CTI do Hospital São Vicente de Paulo. Kátia é mãe do adolescente Bruno Farina, de 14 anos, que morreu no mesmo acidente.

Outros dois passageiros, João Neves Pain, 50 anos e Ana Cláudia Orlando, 26 anos, e a guia turística do coletivo, Maria Jurema Borges Vieira, 59 anos, também morreram no local.

Dois dos passageiros que estavam em estado estável no Hospital São Vicente de Paulo foram liberados: Gregori Ribeiro, 19 anos, e Lais Bressiani, 37 anos. Ambos são moradores de Veranópolis.

Inter perde para o Atlético-PR e chega ao quinto jogo sem vitória na temporada

Inter tropeçou mais uma vez no Campeonato Brasileiro
(Foto: Felipe Gabriel / Agência Lancepress!)
Em uma partida em que apenas um time ainda tem pretensões na temporada, a lógica prevaleceu na Vila Capanema, neste domingo, em Curitiba. Apático, sem inspiração coletiva e com desempenhos individuais desastrosos, o Inter de Clemer foi derrotado pelo Atlético-PR de Vagner Mancini, gol do ex-colorado Dellatorre, e, além de cair uma posição na tabela, acende o sinal vermelho no calendário do Brasileirão.

O conjunto do Inter não fez um primeiro tempo ruim naquele que foi o quinto jogo em sequeência sem vitória. O problema ficou por conta das individualidades. Principalmente, defensivas. Os primeiros minutos foram, como habitual, de sustos e sofrimento para o torcedor. Aos 12, o Atlético-PR já anotava um gol anulado e uma bola na trave. Jackson e Alan, desentrosados, protagonizavam cenas de programas humorísticos de segunda linha. Kleber deixava uma avenida pelo lado esquerdo — e por ali os jogadores de Vagner Mancini criavam suas principais jogadas. Airton era facilmente envolvido, ora por Paulo Baier, ora por Everton, ora por João Paulo...

A primeira bola de perigo do Inter ocorreu aos 15 minutos. Alex buscou Scocco na entrada da área, a zaga afastou e Airton chutou por cima. Sete minutos mais tarde, foi a vez de Jorge Henrique testar Wéverton em chute de fora da área. E, a partir daí, o Atlético-PR fez o mesmo que há 11 dias, na disputa pela vaga na semifinal da Copa do Brasil: se fechou e apostou na velocidade Everton e Éderson. A tática deu certo e, aos 44 minutos, Dellatorre abriu o placar após cruzamento da direita e o zagueiro Jackson esticar-se todo e não alcancar para afastar.

Jogadores saíram rápido para o vestiário, semblantes sérios. D'Alessandro bateu boca com Paulo Baier, os jogadores do Atlético-PR ironizavam as investidas do argentino. Ao ser questionado sobre o motivo da discussão, o capitão resumiu com a frase conhecida ao longo da temporada:

— Jogamos melhor.

Bastidores da queda de Jango serão tema de audiência pública em Porto Alegre

Túmulo em São Borja guarda restos mortais de Jango
(Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS)
Bastidores da queda de João Goulart, a tensão política com as reformas de base em 1964 e histórias do exílio do presidente deposto pelos militares serão contadas em uma audiência pública a partir das 19h de segunda-feira na Câmara de Vereadores da Capital. São as memórias do ex-ministro Waldir Pires, membro do primeiro escalão do governo Jango.

Organizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência (SDH) e pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), o encontro serve como etapa preparatória da exumação do líder trabalhista.

No próximo dia 13, em São Borja, peritos brasileiros e estrangeiros removerão os restos mortais de Jango na tentativa de esclarecer se ele morreu de causas naturais ou se foi envenenado no exílio, em dezembro de 1976.

Aos 87 anos, Pires é vereador em Salvador. Ex-governador da Bahia, ministro nos governos Sarney (Previdência) e Lula (CGU e Defesa), foi consultor-geral da República de Goulart — posto equivalente ao atual ministro da Advocacia-Geral da União. Pela natureza do cargo, Pires despachava quase todos os dias com Jango no Palácio do Planalto. Acompanhou a tensão dos últimos dias que antecederam a queda do gaúcho e sua posterior ida para o exílio.

— Fui um dos últimos a deixar o Planalto, escondido na madrugada. Só reencontrei o Jango no Uruguai. O presidente evitou que o Brasil vivenciasse uma guerra civil — afirma Pires.

Passados quase 50 anos do golpe militar, o ex-ministro apoia a decisão do governo federal em exumar Jango, forma de tentar retirar as dúvidas sobre o suposto envenenamento.

— Com o sistema de perseguição armado pela ditadura, não duvido que Jango tenha sido envenenado — diz.

Além de Pires, também palestram na audiência pública a socióloga e feminista Lícia Peres e familiares do líder trabalhista — outra audiência deve ocorrer na próxima semana em São Borja.

— Os encontros se inserem no que chamamos justiça de transição. É a capacidade de refletirmos sobre os atos realizados nos períodos de ditadura. É um aprendizado — diz a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que deve participar da audiência de hoje.

Neto do ex-presidente e advogado do instituto que leva o nome do avô, Christopher Goulart reforça a importância de reunir representantes dos movimentos sociais, em especial jovens, para recuperar o legado de Jango, como a defesa das reformas de base.

A família também acompanha a definição dos detalhes da exumação, coordenada pela Polícia Federal. Depois de abrir o jazigo da família Goulart, em São Borja, peritos levarão o corpo para Brasília, onde serão realizados exames antropológicos e de DNA. Já os testes toxicológicos serão feitos em laboratórios no Exterior. Não há prazo para divulgação dos resultados nem certeza se os laudos serão conclusivos.

Assista um vídeo com uma entrevista da viúva de Jango:

Lomba segura pressão na Arena, e Grêmio e Bahia empatam sem gols

Bahia soube segurar o Grêmio na Arena
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
A roupa mudou, a amarga rotina… não. Com novo uniforme, todo preto, o Grêmio fiocu no 0 a 0 com o Bahia neste domingo, na Arena, pela 32ª rodada do Brasileirão. Assim, chegou ao quinto jogo sem vitória, somando Nacional e Copa do Brasil. Sobraram tentativas. Mais de 23 finalizações, 20 escanteios e um duelo zerado graças a Marcelo Lomba, de atuação brilhante em Porto Alegre, levando em seus braços um outro time que também perdeu o rumo dos triunfos - não o faz há cinco rodadas.

O resultado não afasta o Grêmio do G-4, está com 54 pontos, mas deixa a equipe de Renato Gaúcho em momento turbulento justamente numa semana decisiva. Na quarta, precisa fazer dois gols de diferença contra o Atlético-PR na Copa do Brasil e, no outro domingo, desafia o líder Cruzeiro no Mineirão, no retorno ao Nacional. Embora comemorado pelos baianos, o pontinho ganho no Sul não alivia o temor do Z-4. É o 16º, à beira do caos, com 38 pontos. No sábado, receberá o Atlético-MG, na Fonte Nova.

"As viagens eram terapia para ela", diz colega de trabalho de vítima de acidente com ônibus

Jurema Borges Vieira, 59 anos, era solteira e não tinha filhos
(Foto: Reprodução)
A Escola Estadual Onze de Agosto, de Nova Prata, não abrirá as portas nesta segunda-feira em luto por uma das suas funcionárias mais queridas. Maria Jurema Borges Vieira, 59, trabalhava na instituição há 19 anos e era conhecida pela alegria e espontaneidade.

Solteira e sem filhos, Jurema era natural do município. O trabalho na escola era sua principal função e sustento. Ela até se aventurou como confeiteira por algum tempo, mas achou na paixão por viajar uma forma de melhorar a renda.

— Ela morreu fazendo o que gostava, as viagens eram terapia para ela — disse a colega de trabalho Sandra Márcia Galli Magoga, 45.

Jurema tinha curso superior em Ciências Econômicas e era, segundo as amigas, muito próxima da família, especialmente, dos sobrinhos. Na escola tinha a função de fazer livro-ponto, matrículas e rematrículas, cuidava dos históricos e transferências. O lado carismático e festeiro garantiu a secretária o título de “rainha das festas de integração”.

— Ela era bem-humorada, brincalhona e adorava viajar — lembrou a vice-diretora Marines Fochesato Dall’Agnol, 52.

As viagens com a empresa de turismo Vivan Tur aconteciam semanalmente, apenas nos finais de semana e, normalmente, eram para o Paraguai. A função de Jurema nas viagens era de guia de turismo. Ela também gostava de fazer os lanches e de indicar as melhores lojas do Paraguai para os clientes.

— A Jurema deixou o legado dela: a alegria. Estava sempre disposta, com alto astral — completou a diretora Salete Mançardo Vivan, 48.

Uma sobrinha da secretária estava no ônibus e não corre risco de morte. A família está em Passo Fundo.

Comerciante de Veranópolis morta em acidente fez aniversário no sábado

Ela havia aberto uma loja de presentes há dois meses
(Foto: Reprodução)
A comerciante Ana Cláudia Orlando completou 27 anos no sábado, um dia antes do acidente que vitimou ela e outras três pessoas em Passo Fundo, na manhã deste domingo. Ela havia aberto uma loja há dois meses em Veranópolis. Era a segunda vez que viajava para o Paraguai, com o objetivo de trazer produtos para revender na loja nova, segundo o marido, Francisco Silva, 30 anos.

Natural de Maximiliano de Almeida, Ana Cláudia se mudou para Veranópolis há seis anos, quando se casou com Francisco, que é assistente de operações em uma empresa da cidade. Eles não tinham filhos. Além do marido, ela deixa uma irmã mais nova e os pais, que moram em Maximiliano.

— Era uma pessoa de personalidade forte, muito responsável, que gostava de passear e viajar — descreve Francisco.

Ela viajou com a cunhada, Maria do Carmo da Silva Ribeiro, e o sobrinho, Gregori Ribeiro. Eles estão em observação no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo.

Ana Cláudia vai ser velada e sepultada na cidade natal. O corpo deve ser liberado pelo Departamento Médico Legal de Passo Fundo até as 21h.

Bruno Farina é uma das vítimas do acidente com ônibus que vinha do Paraguai

Bruno Farina era estudante do Colégio Agrícola de
Veranópolis (Foto: Arquivo Ppessoal / Divulgação)
O garoto Bruno Patrick Cordain Farina, 14 anos, está entre as vítimas do acidente com um ônibus que aconteceu na manhã deste domingo, na ERS-135, em Passo Fundo, e deixou quatro mortos. O veículo vinha do Paraguai e caiu num barranco. Bruno viajava com a mãe, a sacoleira Kátia Farina, que está em estado grave. Ele faria 15 anos nesta segunda-feira.

De acordo com a tia de Bruno, Mauren Farina, 37, mãe e filho embarcaram ao Paraguai na noite da última sexta-feira para comprar presentes de Natal.

O adolescente era estudante do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Agrícola de Veranópolis, no qual ingressou em 2013. Ele gostava de andar de longboard e de viajar de caminhão com o pai, que é proprietário de um posto de combustível.

— Ele era um anjinho, adorava ouvir música no radinho dele, adorava andar de bicicleta. Estava começando a vida dele agora. Ele era especial, um cara que não pensava mal de ninguém, só tinha amigos, súper família — lamenta a tia.

Bruno era o neto mais velho dos sete que compunham a família, toda de Veranópolis. O adolescente ainda tinha um irmão mais novo.

O corpo de Bruno Farina deve chegar a Veranópolis apenas no início da noite.

"Foi a primeira e última viagem dele pro Paraguai", diz irmão de vítima de acidente com ônibus em Passo Fundo

Aposentado era natural de Santa Catarina, mas morava há
13 anos na Serra gaúcha (Foto: Reprodução)
A comunidade de Nova Prata está mobilizada pelo acidente com o ônibus de turismo que vitimou pelo menos dois moradores da cidade. João Neves Pain, 49 anos, foi a primeira vítima identificada. O aposentado era natural de São Domingos, em Santa Catarina, mas morava há 13 anos na Serra gaúcha.

Segundo o irmão dele, Gilberto Pain, o convite da viagem veio por amigos da cidade.

— Ele não é muito de viajar, mas como tinham muitos conhecidos que iriam, resolveu aproveitar. Foi a primeira e última viagem dele pro Paraguai. Não sabemos ao certo o que aconteceu. A ficha não caiu direito ainda — desabafa Gilberto.

Pain era casado com Ivete Pain e tinha dois filhos, Jonas e Everton. Apenas Pain estava no ônibus. Ainda de acordo com os familiares, o aposentado quis viajar mais para aproveitar o passeio, do que fazer compras no país vizinho.

Segundo Gilberto, o irmão era pacato. Gostava de assistir a jogos de futebol e, às vezes, disputava uma partida de várzea. Ele faria 50 anos no próximo dia 18. Além da mulher e filhos, Pain deixa também sete irmãs e um irmão.

A previsão da funerária é de que o corpo do aposentado chegue à Serra entre 20h e 23h. Ele será velado na Igreja de São Cristóvão. Não há previsão de horário para o sepultamento.

O corpo da outra moradora da cidade, a professora e guia turístico Maria Jurema Borges Vieira, 54, também será velado na mesma igreja e segue igual estimativa de horário.

Segundo as primeiras informações da Brigada Militar, pelo menos quatro pessoas morreram - dois homens e duas mulheres - e pelo menos 34 ficaram feridas. Os outros dois mortos são: Bruno Farina, de 14 anos, morador de Veranópolis e Ana Cláudia Orlando, 27, também de Veranópolis.

O veículo, com placas de Nova Prata, teria caído de um barranco, no km 2, que tem entre 25 e 30 metros. O acidente ocorreu por volta das 8h deste domingo. Um motorista que passava pelo local avistou à cena e avisou à polícia.

Empresa divulga lista de passageiros de ônibus que caiu em barranco em Passo Fundo

Coletivo saiu da pista em uma curva da ERS-115
(Foto: Fernanda da Costa / Agência RBS)
A empresa Turis Prata divulgou na manhã deste domingo a lista com os nomes de 36 passageiros e dois motoristas do coletivo que voltava do Paraguai rumo a Nova Prata, quando caiu de um barranco de cerca de 30 metros, matando quatro pessoas e deixando 34 feridos.

Informações preliminares dão conta de que 28 pessoas deram entrada no Hospital São Vicente de Paulo e outras 10, no Hospital da Cidade, ambos em Passo Fundo, somando 38 feridos.

A empresa informa ainda que houve uma parada do ônibus em Passo Fundo e ainda não se sabe se houve, ali, alterações no número de passageiros. A assistente do coletivo, Maria Jurema Borges Vieira, seria a responsável pelo embarque e desembarque dos passageiros e teria a lista completa. Ela morreu no acidente.

Também foram confirmados, segundo a empresa, os óbitos de João Neves Pain e Bruno Farina.

Veja os nomes divulgados pela empresa:

Ana C. Orlando, Andre Giareta, Andreia Zardo _ Hospital da Cidade, Angeli Coser, Bruno P. C. Farina _ Óbito, Claudia M. Timbola, Erceli R. B. da Silva, Eveline Z. Giareta, Fabiane Moterle, Franciele Garda _ Hospital da Cidade, Franciele Zanon _ Hospital da Cidade, Gabriela B. Vieira, Gilmara Rigon, Gragari Ribeiro, Iara S. Machado _ Hospital da Cidade, Joao N. Paim _ Óbito, Katia Farina, Lais Bressiani, Maria da C. dos S. Ribeiro, Maristela Duz, Marlova Dartora _ Passa por cirurgia no Hospital da Cidade, Marta Vieira, Ortenila S. Machado _ Hospital da Cidade, Paulo H. da Silva, Rafaela S. Vargas, Rafela S. da Silva, Samuel Longhi, Tatiana M. Loch _ passa por cirurgia no Hospital da Cidade, Tatiane F. Ribeiro _ Hospital da Cidade, Wagner W. Bernardi, Valeria K. Mezaroba, Zaida de F. Souza, Sergio Bissani, Sidnei Mioranza, Maria Jurema Borges Vierira _Óbito, Rubia Segalim _ Hospital da Cidade, Motoristas: Vagner Barrea e Fernando Cappellari.

As investigações
A Polícia Civil informou na manhã deste domingo que vai recolher o tacógrafo do coletivo que caiu do barranco matando quatro pessoas na ERS-135, em Passo Fundo. Conforme a delegada plantonista do município, Carolina Goulart será investigada a possibilidade de o motorista estar acima da média da velocidade permitida no trecho do km 2 da rodovia, cuja velocidade determinada é 60 km/h.

Por volta das 11h se iniciou a identificação das vítimas. João Neves Pain, 50 anos, foi o primeiro entre os mortos a ser identificado, pois estava com a carteira de identidade no bolso, conforme a polícia.

Conforme a empresa Turis Prata, proprietária do ônibus, 36 passageiros estavam à bordo, além de dois motoristas e um assistente. Os integrantes da equipe estariam entre os feridos, distribuídos em hospitais de Passo Fundo.

Com medo de ser executado assassino de mulher grávida se entrega em Santa Rosa

Silvana estava grávida de quatro meses
(Foto: Arquivo pessoal/Facebook)
O crime ocorreu no último dia 30 de outubro em Santa Rosa, quando um homem matou a tiros Silvana Caroline Neto Kopittke, 23 anos, em crime que pode estar ligado ao tráfico de drogas.

Na manhã deste domingo (03), Rosinei da Rosa Padilha, 29 anos, surpreendeu a polícia ao pedir socorro aos brigadianos que atenderam a uma ligação dizendo que o ele queria se entregar. Padilha disse aos policiais que quatro homens armados estariam no bairro Bom Retiro para mata-lo. Depois de ouvido na Delegacia de Polícia ele foi levado ao Presídio Estadual de Santa Rosa.

O elemento tinha contra si um mandado de prisão preventiva pela acusação de ser o autor dos dois disparos de arma de fogo que matou a jovem grávida de quatro meses, Caroline Kopittke, que era de Santo Ângelo.

Ônibus cai em barranco, deixa vítimas e dezenas de feridos em Passo Fundo

Motorista do ônibus perdeu o controle e caiu de um barranco
de 25 metros em Passo Fundo (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)
Um ônibus caiu em um barranco no início da manhã deste domingo (3) deixando pelo menos quatro pessoas mortas e cerca de 40 feridas no km 3 da ERS-135, em Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul. Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o motorista perdeu o controle do veículo por volta das 8h e caiu de uma altura de 25 metros. A polícia e os bombeiros estão no local.

Antes, a Brigada Militar havia informado que cinco pessoas haviam morrido na hora do acidente, mas corrigiu a informação dizendo que quatro pessoas morreram na rodovia. Das cerca de 40 pessoas que ficaram feridas, 23, até o momento, foram encaminhadas ao Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. O hospital ainda espera receber mais pacientes. Dez pessoas foram levadas para o Hospital da Cidade, também no município do norte gaúcho. Os estados dos feridos variam desde leves até gravíssimos, conforme os hospitais.

O ônibus voltava do Paraguai e ia em direção à cidade de Nova Prata, no interior do Rio Grande do Sul. O motorista perdeu o controle perto de uma ponte sobre trilhos, no km 3 da rodovia ERS-135. O local é de difícil acesso.

Local do acidente é de difícil acesso na ERS-135
(Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)
Conforme a empresa Turis Prata, proprietária do ônibus, o homem que estava dirigindo na hora do acidente está em estado de choque e não consegue explicar o que ocorreu. Representantes da empresa estão no local ajudando no resgate. Ainda conforme a Turis Prata, dois motoristas participavam da viagem.

Ladrões quebram vitrine para furtar em relojoaria no centro de Três de Maio

A vitrine da loja já foi concertada (Foto: Paulo Marques)
Na madrugada deste domingo (03), dois elementos quebraram uma vitrine da Classmann Jóias e Óptica localizada na Av. Uruguai, no centro de Três de Maio.

Segundo populares, os ladrões estavam em uma moto. Eles agiram rápido, e após quebrarem a vitrine não entraram na loja, mas levaram todos os relógios que estavam expostos no local.

A loja possui sistema de alarme monitorado, e logo em seguida o proprietário foi avisado, e a Brigada Militar foi acionada. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia, e a vitrine já foi concertada.

Homem fica ferido em saída de pista na ERS 342 em Três de Maio

O veículo capotou na lateral da rodovia (Foto: Divulgação)
Uma saída de pista foi registrada por volta das 23h30 deste sábado (02) na ERS 342, próximo ao trevo de entroncamento com a BR 472 em Três de Maio, localidade de KM 6.

Vanderlei da Silva, 39 anos, conduzia um automóvel VW Sanatana, no sentido Três de Maio-Horizontina e capotou o veículo. O condutor ficou ferido, sendo socorrido pelos Bombeiros e removido ao pronto atendimento do Hospital São Vicente de Paulo. Vanderlei, que é morador de Tucunduva, apresentava suspeitas de fratura no ombro direito.

A Brigada Militar de Três de Maio orientou o trânsito e fez os procedimentos de segurança do local até a chegada do Batalhão Rodoviário de Santa Rosa.