28 setembro 2009

Ver. Lírio Roque da Rosa contesta possível Decreto Lei do prefeito três-maiense

Na noite desta segunda-feira (28), os vereadores três-maienses estiveram reunidos na Sala de Sessões da Câmara de Vereadores, para a realização da 34ª Sessão Ordinária.
Os vereadores votaram e aprovaram duas homenagens, uma delas de autoria do ver. Luiz Fernando Cereser do PP, para que seja realizada uma Sessão Solene em homenagem aos 40 anos da Certhil. Está sessão deverá ser realizada dentro da programação festiva da cooperativa que comemora seu aniversario no próximo dia 23 de novembro. A outra homenagem, também da Bancada Governista, dará o titulo de Cidadão Três-maiense ao Senhor João Eduardo Reymond.
Na tribuna, ficou marcado na noite, o pronunciamento do ver. Lírio Roque da Rosa do PMDB, o qual já a alguns meses vem contestando o fato de o diretor de comunicação da prefeitura, trabalhar pela manhã no setor junto ao Palácio Municipal, e a tarde exercer sua profissão em uma emissora de rádio em Horizontina. Lírio, disse ter recebido do ver. Cereser que é o Líder do Governo Municipal, documentos nos quais dizem que a situação é legal, mas que ainda ser ter lido na integra, em uma rápida analise antes de seu pronunciamento, verificou a existência de um Decreto Lei assinado pelo prefeito Casali, dizendo que os diretores e outros, podem exercer outras atividades desde que compensem os horários a noite e nos finais de semana. O ver. Lírio contesta, e destaca a existência de uma lei onde diz que o referido diretor no caso, deva cumprir 40 horas semanais.
Para fechar, o “ver. Negrão”, diz estranhar o que segundo ele foi informado, que o prefeito Casali tenho viajado para receber a ambulância do Governo Estado neste terça-feira, destinada ao Corpo de Bombeiros Misto de Três de Maio, sem ter convidado a representatividade da instituição.

Foram empossados os membros do Comitê Setorial do Leite

O Programa Produtividade e Qualidade do Setor Lácteo 2010-2020, empossou no último dia 24 de setembro, os membros integrantes do Comitê Setorial do Leite. O programa de incentivo ao setor lácteo vem sendo puxado pela administração municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Funcap, cooperativas, sindicatos e instituições comunitárias, o chamado Conselho de Parceiros.
Foram empossados Hélio Franciscato, na vice-coordenadoria geral do Comitê Setorial do Leite. O Comitê Técnico de Produção de Leite será ocupado por Pablo Jonas Salazar; Eliseu Roberti ocupará o Comitê Técnico Industrial e Neri Schroer, o Comitê Técnico de Comercialização. Está aberta a vaga do Coordenador Geral do Comitê, que deverá ser indicado nos próximos dias,
O Programa Produtividade e Qualidade do Setor Lácteo, que tem metas ousadas, está sendo desenvolvido em várias etapas, das quais cinco já estão realizadas, faltando nove etapas a serem executadas, com implantação – a última etapa – a partir de janeiro de 2010.
“Os resultados esperados do Programa Produtividade e Qualidade do Setor Lácteo são: evitar o êxodo rural, aumentar a produtividade do leite, profissionalizar o produtor de leite e aumentar a receita dos produtores”, sentenciou Onírio Metzka, diretor-executivo da Funcap. O programa tem amplitude de uma década, devendo desenvolver-se entre 2010-2020. A partir de agora, os diversos comitês começam a desenvolver suas atividades, buscando os objetivos traçados.
Foto: Pato Roberto

Setembro registrou mais do que o dobro da chuva esperada para o mês

A nova onda de temporais que fustigou o Rio Grande do Sul durante o final de semana trouxe vento, granizo, chuvarada, deixou um morto e dois desaparecidos, destelhou casas e fez com que setembro registrasse mais do que o dobro da chuva esperada para o mês. A Defesa Civil gaúcha havia recebido, até a noite de ontem, relatos de estragos em pelo menos 11 municípios devido principalmente à queda de pedras de gelo e a inundações.
Reforçada pelo encontro de uma massa de ar quente que veio do Norte e com um ar mais frio que se encontrava sobre o Estado, a instabilidade atmosférica formou grandes nuvens que desabaram na forma de água e gelo da noite de sábado até a manhã de ontem. Santa Catarina também foi atingida pelo mau tempo – tempestades de granizo atingiram pelo menos 15 cidades e 6 mil pessoas.
Os relatos mais dramáticos da fúria climática, porém, vieram da região serrana. Natural de Canela, Rodrigo Monteiro dos Santos, 38 anos, caiu em uma armadilha ao tentar atravessar uma ponte em uma via de chão batido que dá acesso à Cascata do Caracol e morreu. Como a água já cobria a estrutura, o motorista teria errado o caminho e caído no leito do rio. Outros dois homens viveram momentos de desespero esperando resgate sobre a cabine de um caminhão já quase submerso, no limite entre Canela e São Francisco de Paula, mas foram arrastados pelo aguaceiro antes de serem alcançados pelos bombeiros (leia na página 6).
Segundo Cléo Kuhn, da Central de Meteorologia, o clima segue o padrão demonstrado já no final de agosto por influência do fenômeno El Niño (aquecimento das águas do Pacífico).