17 outubro 2012

Aloísio ofusca He-Man, Figueirense vira no final e deflagra crise no Inter

Colorado Fred teve outra boa atuação no Beira-Rio
(Foto: Edu Andrade / Agência Estado)
O He-Man desencantou depois de nove jogos, mas quem brilhou foi Aloisio. O atacante do Figueirense marcou duas vezes numa incrível virada dos catarinenses sobre o Inter no Beira-Rio, na noite desta quarta, pela 31ª rodada do Brasileirão. O time de Fernandão vencia por 2 a 1 até os 42 minutos do segundo tempo. Ali, levou o gol de empate e acabou sofrendo o terceiro aos 44. O 3 a 2 contra, jogando em casa, aprofunda a crise do Inter, que já havia perdido para o lanterna Atlético-GO, no sábado.

As cinco alterações promovidas por Fernandão, que chegou a colocar cargo à disposição após a derrota para o Atlético-GO, não surtiram o efeito desejado pelo técnico (inclusive deixando os medalhões Kleber e D'Alessandro no banco) e o time repetiu os erros apresentados no decorrer do Nacional, como as bobeadas da zaga e o abuso de jogadas aéreas. Já o Figueirense reacende a chama de tentar escapar do rebaixamento.

Com o resultado, o Inter, ainda sexto colocado, tem 45 pontos. Na próxima quarta-feira, dia 24 de outubro, o time de Fernandão enfrenta o Vasco em São Januário, às 20h30m.
O Figueirense vai a 28 pontos e ganha uma posição, é o 18º. No mesmo dia, mas às 22h, os catarinenses recebem o Botafogo no Orlando Scarpelli.

Atividades beneficiam a toda comunidade

Principais erros na alimentação foram esclarecidos durante as
orientações nutricionais (Fotos: DM3 Assessoria)
Orientações nutricionais, verificação da pressão arterial e testes de glicose foram oferecidos gratuitamente à população na segunda e terça-feira

Valorizando o Profundo Respeito pela Vida, o Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio promoveu, na segunda-feira, 15, e na terça-feira, 16, atividades que beneficiaram seu quadro de colaboradores e a toda comunidade. Fazendo parte das comemorações dos 76 anos do HSVP, profissionais ficaram em frente à Instituição oferecendo orientações nutricionais, verificação da pressão arterial e testes de glicose.

A grande importância dos serviços oferecidos à população nestes dois dias foi evidenciada pelas mais de 300 avaliações realizadas. “O resultado da ação foi um sucesso de participação do público, pois foram realizadas 45 orientações nutricionais, 67 testes de glicose e 189 verificações da pressão arterial”, comemora Paulo Cesar Pich, Gerente Assistencial do HSVP.

Pela qualidade de vida
Mais de 150 pessoas realizaram a medição da pressão arterial
O exame de glicemia é realizado para medir a quantidade de glicose no sangue no momento da coleta, sendo usado para detectar hiperglicemia e hipoglicemia, ajudando no diagnóstico de diabetes. Manter os níveis de glicose no sangue dentro da normalidade é fundamental por vários motivos, entre eles para que a pessoa se sinta bem, aumente sua disposição, tenha qualidade de vida e retarde ou impeça as complicações cardíacas, renais, vasculares e neurológicas. Por isso, é extremamente importante realizar os testes para o controle, pois ele dá um indicativo que indica como proceder para o equilíbrio da glicemia no dia a dia.

Colisão entre carro e moto mata uma pessoa na BR – 285, em Ijuí

Renato estava na carona da moto (Foto: PRF de Ijuí)
Um acidente no trevo da BR – 285 com a ERS – 155, perímetro urbano de Ijuí, envolvendo uma motocicleta e um automóvel, causou a morte de Anderson Renato de Araújo Moraes, 22 anos, na madrugada desta quarta-feira, 17/10.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima estava na carona de uma motocicleta, conduzida pelo mototaxista Beto de Campos, 33 anos, internado no Hospital de Caridade, em estado grave.

Ainda segundo a PRF, a moto foi atingida por um Ford Fiesta, às 2h30, dirigido por Marcelo Rosa Gobbo Geiger, 39 anos, ileso.

A colisão teria ocorrido quando o motorista do Fiesta não percebeu a aproximação da motocicleta ao cruzar a BR – 285, saindo da RS - 155.  Os motociclistas voltavam do Parque de Exposições, pela BR, local para onde se dirigia o motorista do carro.

Equipe médica do SAMU ainda tentou reanimar a vítima no local do acidente, mas sem sucesso.

SETREM é homenageada em Sessão Solene da Câmara de Vereadores

Instituição recebeu uma Placa Comemorativa pelos seus 90
anos de atuação (Foto: Ramone Pacheco)
Na noite de 15 de outubro, a Câmara de Vereadores realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 90 anos da SETREM.

O proponente da homenagem foi o vereador Ivo Novotny, que é vice-presidente da Mantenedora da SETREM.

Estiveram presentes no evento o presidente da mantenedora Hordi Felten; o diretor-geral da SETREM, Flávio Magedanz; vice-diretores, coordenadores e funcionários da Instituição; o prefeito municipal, Olívio José Casali; a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Maria Elena Naressi; vereadores, lideranças da comunidade e a imprensa.

Fizeram uso da palavra os vereadores: Fernando Trage, Ivo Novotny, Cleiton dos Santos, Alexandre Classmann, Delmar Mébius, Gilson Grando e Orlando Maier, sendo que todos enfatizaram a história, progresso e desenvolvimento da SETREM nestes 90 anos, e a importância da Instituição para Três de Maio e região.

O prefeito Casali destacou que foi o espírito de vanguarda e a busca de novas conquistas que possibilitou a SETREM chegar à reconhecida Instituição de Ensino que é hoje.

Em seguida o diretor Flávio e o presidente Hordi receberam uma Placa Comemorativa aos 90 anos da SETREM, que foi entregue pelo presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Trage, e pelo proponente da homenagem, vereador Ivo Novotny.

Em seu pronunciamento, o diretor Flávio agradeceu a homenagem e contou um pouco da história da SETREM, que nestes 90 anos buscou oferecer uma educação de qualidade, a fim de que os estudantes pudessem aplicar em suas vidas os ensinamentos repassados na Instituição. “Hoje a SETREM atua na Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação Profissional com oito Cursos Técnicos; Ensino Superior com nove Cursos; Extensão; Pesquisa e Pós Graduação nas áreas de Administração, Educação, Engenharia, Tecnologia da Informação, Saúde e Agronomia; possuí uma Clínica-Escola de Psicologia, Centro de Idiomas; Agroindústria; Escola Fazenda; Tambo de Leite; Laboratórios de Análises de Solos e Sementes; Projetos Sociais e é prestadora de serviços em diversas áreas”, salienta.

Conforme Flávio, com fé, esperança e amor, a SETREM busca fazer uma nova história olhando para frente, pois a melhor forma de construir o futuro é trabalhar no presente.

Previsão indica mescla de sol e nuvens no RS nesta quarta-feira

Em Três de Maio, o dia começou com céu claro e sol
brilhando forte (Foto: Paulo Marques)
O Rio Grande do Sul amanheceu com nuvens em algumas regiões nesta quarta-feira (17) e ainda há possibilidade de chuva fraca em pontos isolados, mas a nebulosidade se afasta nas próximas horas dando lugar ao sol na maior parte do estado. Mesmo assim, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) avisa que ainda podem ocorrer ventos fortes de 70 km/h a 90 km/h no Sul e no Leste.

As temperaturas máximas devem ficar próximas dos 30°C novamente durante a tarde. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana a previsão é de tempo seco e com sol. Os termõmetros devem alcançar 25°C.

O calor, no entanto, não deverá ser tão intenso como na terça-feira (16), quando em Campo Bom o Inmet registrou 33° em Campo Bom. No mesmo dia fez 29,9°C.

Para quinta-feira (18) a previsão não indica chuva. Novamente o estado deve ter uma mescla de sol e nuvens, com temperaturas amenas entre 13°C e 25°C.

Horário de Verão começa no dia 21 de outubro

Adiante o seu relógio em uma hora neste final de semana
A 42ª edição do horário de verão no Brasil começa a partir da zero hora do dia 21 de outubro de 2012. Por isso, os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal. O horário de verão terá duração de 119 dias, com o término à meia-noite do dia 16 de fevereiro de 2013.

O principal objetivo da medida é melhorar o aproveitamento da luz natural. Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18 às 21 horas. Na média, as pessoas chegam em casa a partir das 18 horas, início da noite.

Logo, uma das primeiras ações é acender a luz. Na mesma hora, entram em operação a iluminação pública e os luminosos comerciais, por exemplo. No período do horário de verão, as cargas das residências e de iluminação pública passam a operar após as 19 horas, quando o consumo industrial começa a cair.