30 maio 2010

Colisão entre um carro e uma carreta mata homem em Santa Rosa

Um homem morreu na manhã deste domingo em uma colisão entre um Volkswagen Logus e uma carreta, na Avenida Tuparendi, no Bairro Glória, em Santa Rosa.

Segundo o Corpo de Bombeiros, com o choque o automóvel foi parar dentro de um estabelecimento comercial.

O condutor do Logus, Alexandre Bortoli, de 32 anos, morreu no local.

"O vazamento de petróleo é tão enfurecedor quanto doloroso", diz Obama

O vazamento de petróleo no Golfo do México, que a British Petroleum (BP) admitiu hoje que não conseguiu deter com uma injeção de lodo pesado, é "tão enfurecedor quanto doloroso", afirmou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Em comunicado depois que a companhia petrolífera admitiu seu fracasso e declarou que começará agora um método diferente para tentar deter o vazamento, Obama disse que "está claro que não funcionou" a injeção de lodo e as autoridades federais ordenaram à companhia o fim dessa operação.
O presidente americano adverte que o método que vai ser usado agora "não tem riscos, mas ainda nunca foi tentada". A medida, que demorará quatro dias para ser posta em funcionamento, consiste em serrar com submarinos-robô os encanamentos.
O procedimento, destacou Obama, será "difícil e demorará vários dias" para poder ser aplicado, sem que também não tenha garantias de sucesso. No entanto, assegurou, as autoridades federais "não retrocederão" até ter conseguido a completa limpeza da maré negra e o fim do vazamento.
Qualquer solução à qual se chegue por enquanto seria temporária. A solução definitiva só vai vir daqui a dois meses, tempo necessário para concluir a perfuração, já em andamento, de um novo poço para substituir o estragado. Enquanto isso, os especialistas do governo calculam que já vazaram no Golfo no mínimo 68 milhões de litros de petróleo.

Produtores de Porto Mauá participaram de Dia de Campo em Augusto Pestana

No dia 27 de maio de 2010, os produtores Carlos Perin, Giovani Martins, Jairo Warmbier, Irineu Cielo, acompanhados do técnico da Secretaria de Agricultura,Rafael Britske, estiveram presentes num dia de campo sobre “a cultura do amendoim” no município de Augusto Pestana.
Durante o dia foram visitadas três estações que abordaram os seguintes temas:
- Plantio, colheita e despenca: Como maior parte do cultivo daquele município é mecanizado houve demonstração prática do funcionamento das máquinas.
- Qualidade do grão: Foram apresentados os métodos de classificação do grão, debulha além do processo de secagem em secadores que utilizam a energia solar.
- Agroindustrialização: Assim como a produção se expandiu, junto com ela foram se instalando as agroindústrias familiares, onde a produção de melado é voltada para fabricação de rapadura, além de diversos derivados do amendoim.
O encerramento foi dado na Casa Recanto da Produção, onde os produtores levam seus produtos para comercialização.

Texto: Rafael Britske

Grêmio empata com o Flamengo no Maracanã pela quinta rodada

Não foi na quinta rodada que o Grêmio conseguiu a primeira vitória fora de casa no Brasileirão. O Tricolor empatou com o Flamengo em 1 a 1 neste sábado, no Maracanã. Petkovic balançou as redes para o time da casa, enquanto Rodrigo fez o gol gremista.
Com esse resultado, o Grêmio foi a cinco pontos e é 12º colocado na tabela. Já o Fla tem seis e ocupa a 11ª posição.
Adilson deu lugar a Fernando e Hugo saiu para a entrada de Bergson. Mesmo com as mudanças, o placar não se alterou. As equipes abusaram de errar passes e o jogo ficou no 1 a 1.