02 janeiro 2011

Definidas as primeiras viagens de Dilma ao exterior

Definidas as primeiras viagens de Dilma ao
exterior 
As primeiras viagens internacionais da presidente Dilma Rousseff serão para a Argentina, o Uruguai, os Estados Unidos e a China. Dilma também pretende ir ao Peru e à Bulgária, mas as datas ainda estão sendo fechadas pelos ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. A China foi incluída por ser um dos principais parceiros comerciais do Brasil.
Pela manhã, Dilma se reuniu com o presidente do Uruguai, José Mujica, no Palácio do Planalto. Na conversa, ela reafirmou ao colega uruguaio o compromisso de manter a cada três meses encontros bilaterais – iniciativa implementada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ontem, Dilma conversou com a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, por cerca de 15 minutos durante a fila de cumprimentos, no Planalto. Logo depois das eleições, assessores de Dilma e do presidente norte-americano, Barack Obama, acertaram uma reunião entre ambos para o primeiro semestre deste ano. Os temas do encontro vão desde uso de energia limpa até direitos humanos.
Na tarde de hoje, Patriota se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timermann. Ele entregou a Dilma uma carta da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, na qual trata do compromisso de ratificar as relações bilaterais.
No dia 31, Dilma se reuniu com o primeiro-ministro da Bulgária, Bokoy Borissov. Na ocasião, ele convidou a presidenta da República a visitar o país de origem da família de seu pai – Petar Rousseff. A ideia é que a visita ocorra a partir de junho.

Dupla de assaltantes rende porteiro e rouba hotel em Passo Fundo

Hóspedes não perceberam a rápida ação dos 

criminosos

Uma dupla de assaltantes rendeu o porteiro de um hotel e roubou cerca de R$ 3 mil do estabelecimento durante a manhã deste domingo em Passo Fundo. A polícia investiga o caso, mas ainda não tem suspeitos do crime.
De acordo com a polícia, o recepcionista do hotel Planatur, José Edemar Pens Krugel, de 33 anos, chegou ao local para trabalhar por volta das 5h55min deste domingo, substituindo o recepcionista do turno da noite. Ele arrumava as mesas para o café da manhã, quando ouviu batidas na porta. Dois homens pediram se havia vagas para hospedagem e no momento em que o porteiro ia verificar no balcão de atendimento, foi rendido pelos bandidos.
Os assaltantes não usavam toucas nem luvas, apenas ordenaram que o recepcionista ficasse com a cabeça baixa. Ele foi levado ao banheiro por um dos criminosos, enquanto o outro pegava o dinheiro. Krugel teve mãos e pés amarrados com fita e fios de luz e, em sua boca, uma mordaça foi improvisada com uma toalha.
Os assaltantes abriram o caixa de onde retiraram cerca de R$3 mil. O proprietário do hotel estava em viagem de férias e por isso ainda não foi feito o levantamento do conteúdo do cofre, que também foi roubado.
Krugel só foi solto quando um colega chegou para o trabalho por volta das 7h. Os hóspedes não perceberam a rápida ação dos assaltantes. Não há sistema de segurança com câmeras no local.

Acidente mata idosa em São Martinho, no noroeste do Estado

Confira os acidentes com
morte em 2011 e em 2010 no RS:
No noroeste do Estado, uma colisão entre dois veículos deixou uma pessoa morta, às 4h30min deste domingo, no km 67 da rodovia que liga São Martinho a Campo Novo (ERS-210). Iracema Amélia Heinrich, 63 anos, era passageira de um Corsa, com placas de Jaraguá do Sul (SC). Os outros três ocupantes do veículo não se feriram com gravidade. 
O motorista do Clio, com placas de Três Passos, Alessandre Dill, 23 anos, foi encaminhado com ferimentos ao Hospital de Caridade de Três Passos.

'Volto para casa com sensação de dever cumprido', diz Lula no ABC

Palco foi montado perto do prédio onde mora Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na noite deste sábado (1º), que deixa a Presidência com a sensação de "dever cumprido". "Volto para casa com a cabeça erguida e a sensação de dever cumprido. Durante muitas décadas eu fui vítima de preconceito, e de muito preconceito”, disse Lula a uma plateia de admiradores e correligionários.
Lula discursou em São Bernardo do Campo (SP), seu berço político, onde foi recebido com festa após deixar Brasília, onde transmitiu o cargo para a presidente Dilma Rousseff.
“A partir de agora o Brasil é outro”, disse ele. O ex-presidente afirmou que, depois de 8 anos de governo, quer descansar por 20 dias para pensar no que quer fazer. Ele também disse que o fato de sair da Presidência não significa que vá sair da política. “Quando a Dilma me convocar, estarei sempre à disposição”, disse. Ele destacou que é com orgulho que deixa o mandato com aceitação maior do que no começo do governo.
No discurso, Lula teve sede e pediu água. Como a organização demorou a achar, ele brincou com sua nova condição de ex-mandatário do país. ”Quando eu era presidente, não costumava pedir água. Porque tinha sempre um copinho”, disse.
Quando afirmou que seria breve nas palavras desta noite, Lula justificou que as últimas semanas foram “sofridas, de choradeira, de emoções e de muitas lágrimas”. Disse, então, que não queria correr o risco de voltar a chorar.
O ex-presidente agradeceu ao senador José Sarney (PMDB), que participou do evento e foi alvo de vaias da plateia. Lula lembrou que há 4 anos Sarney disse que gostaria de levá-lo até a porta de seu apartamento, justamente o local onde aconteceu o evento.
“Descobri um homem de grande densidade humana e generoso. O que me trouxe aqui foram os caminhos da amizade e do reconhecimento”, disse Sarney.
Lula discursou por cerca de 12 minutos e terminou sua fala por volta das 23h20. O ex-presidente fez o percurso do palco até seu prédio, de cerca de 30 metros, cercado de admiradores .