04 dezembro 2012

ACIs denunciam: Falta logística para acompanhar o desenvolvimento na Fronteira Noroeste

Obras como a ERS 305 estão inacabadas estagnando o
desenvolvimento
Uma conclusão preocupante e que poderá deflagrar uma grande mobilização das entidades de classe do comércio, indústria e serviços da região Fronteira Noroeste, pressionando o Governo do Estado para a urgente execução de quase uma dezena de obras de pavimentação, que forçam a estagnação do desenvolvimento e perda de competitividade logística no comparativo com outras regiões, na atração dos investimentos privados.

Reunidos em Tucunduva no último dia 22, presidentes das ACIs de Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Candido Godói, Dr. Mauricio Cardoso, Horizontina, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi, juntamente com a Agência de Desenvolvimento da Grande Santa Rosa e o vice-presidente regional da Federasul Rubi Artus, analisaram um documento da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado, encaminhada à Federasul, quando questionada sobre a situação das obras rodoviárias no Estado.

No documento o Deputado Federal Beto Albuquerque, ainda no cargo de Secretário do Estado da pasta, apresentou detalhamento das obras em andamento, paralisadas, projetadas e as sem previsão de execução. O relatório, quando alega falta de projetos ou recursos,  colide com afirmações feitas pelo Governador Tarso Genro  quando da Interiorização do Governo do Estado na região, enfatizando que existe recursos para a realização de tais obras, em outras palavras, que não falta dinheiro.

Entre as obras que deixam o desenvolvimento regional estagnado ou perdendo espaço para outras regiões está classificada entre as principais, a ERS 305, trecho Horizontina-Crissiumal, cujo investimento previsto é de R$ 14,7 milhões. A obra está paralisada, aguarda aditivo de preços novos para a garantia de continuidade. Teve a retomada anunciada, mas não possui complexo de britagem ainda funcionando nem pedreira instalada e a empresa retirou-se da obra, pois busca a repactuação de valores.    Outras obras que travam o desenvolvimento regional:

ERS/520 – Inhacorá – Acesso a Alegria (paralisada)
ERS/472 – São José do Inhacorá BR/472(ritmo muito lento falta licitar pontes)
ERS/344 – Contorno de Santa Rosa – Duplicação(fase de projeto)
ERS-344 – Santa Rosa – Santo Ângelo(revitalização anunciada e não realizada)
ERS/575 – Porto Vera Cruz – ERS/472(paralisada)
ERS/162 – Santa Rosa – Guarani das Missões(sem projeto)
ERS/165 – Cerro Largo (Vila São Francisco) – Cândido Godói(sem projeto)
ERM – Campina das Missões – Salvador das Missões(sem projeto)
VRS/867 – Senador Salgado Filho – Giruá (Em andamento)

Morre segunda vítima do acidente em Tiradentes do Sul

Carro em que os dois jovens viajavam ficou totalmente d
estruído (Foto: Trespassos News)
Morreu no início da noite de segunda-feira, 3, o jovem trespassense Leonardo Raul Fonseca, de 13 anos, que se encontrava internado na UTI do Hospital de Caridade de Três Passos desde o dia 1º de dezembro.

Leonardo Raul Fonseca encontrava-se em estado gravíssimo em decorrência do acidente de trânsito ocorrido no início da noite daquele dia, em Tiradentes do Sul, quando morreu a caminho do hospital o motorista Cleiton Elias Dissen, de 22 anos, após colidir o carro em que viajavam com um poste.

O adolescente era estudante do Ensino Fundamental no I. E. E. Érico Veríssimo, em Três Passos. Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária da Funerária Schineider e será sepultado às 18h de hoje no cemitério de Padre Gonzales.

São José do Inhacorá esteve representado IX Seminário Internacional da Primeira Infância

O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro
Aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro o do IX Seminário Internacional da Primeira Infância onde esteve participando mais de 1,6 mil pessoas no Salão de Atos da PUCRS, em Porto Alegre, atividade que faz parte da Semana Estadual do Bebê.

Nesta edição, o seminário propôs o tema "Territórios da Primeira Infância- contextualizar o cuidado e cuidar de cada contexto: desafios para protagonizar a história de cada criança".

Na solenidade de abertura, foi realizado a entrega do Prêmio Salvador Célia- Modalidade Concurso Fotográfico. O prêmio é uma homenagem ao médico Salvador Célia, reconhecido psiquiatra infantil, que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças. A premiação concedida em modalidades distintas para sete visitadores do PIM e para sete Equipes da Estratégia de Saúde da Família.

Diversas palestras foram realizadas no evento com presença de pessoas de renome Nacional e internacional como Marcela Aracena Alvares –  Universidade Católica do Chile palestrando  sobre Avaliação do Impacto de Programas de Visitação Domiciliar na Primeira Infância nos países da América Latina: contextualizando o cuidado.

Mesa redonda O Direito de Ser Criança sob Diferentes Perspectivas, A criança indígena: Projeto conviver para viver melhor da etnia kaingang, Jane Pillar SES/RS, A criança quilombola. Mírian Alves SES/RS. A criança com deficiência. Andréa Ast i Severo FADERS/RS.

Múltiplas Infâncias. Tâmara Soares SJDH/RS Moderador: Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente RS. Infância, Deficiência e Políticas Públicas, assim como muitas apresentações de experiências exitosas de cuidado, protagonizadas pelo PIM nos Territórios de todas as Macrorregião de Saúde.

Sandra del Rócio – Equador, com Diálogo intercultural para melhoramento da qualidade de atenção materna e neonatal na Atenção Primária em Saúde.  A Rede Cegonha no Rio Grande do Sul Fernando Anschau – SES/RS Moderador : Coordenação Estadual de Saúde da Mulher SES/RS, Brasil Carinhoso e Rede Cegonha : ações nacionais pela Primeira Infância, entre outros.

Estudantes do Curso Técnico em Vendas elaboram vitrines no município

Prática foi realizada na disciplina de Vitrinismo e
Comunicação Visual
Como uma das práticas da disciplina de Vitrinismo e Comunicação Visual, do Curso Técnico em Vendas da SETREM, os estudantes foram desafiados a elaborar vitrines com temáticas variadas nas lojas de Três de Maio.

A atividade foi idealizada com o professor Luciomar de Carvalho, que orientou os estudantes a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

No comércio de Três de Maio, os estudantes optaram pela ornamentação das vitrines das lojas: Três Passos, Da Luz Calçados e Flor de Lis.

O grupo que ornamentou a vitrine das Lojas Três Passos, composto por Angélica Lenhardt, Gisélica Cristina Almeida Oliveira, Joselaine Bitdinger Welzel e Omar Aldir Lutz, buscou dar um ar mais rústico à comunicação visual da empresa, utilizando galhos secos, bolas de isopor, flores natalinas, iluminação, espelhos e cones.

A vitrine da loja Da Luz Calçados foi montada por Ana Cláudia Coracini, Ana Paula Schäfer, Diego Kitaiski, Pablo Espindola, que utilizaram a temática do Natal, através de tons de dourado, vermelho, bege, utilização de Papai Noel e estrelas na cor dourada, para dar sincronia com os calçados.

O grupo que ornamentou a vitrine da loja Flor de Lis, composto por Bruna Martinelli, Daniela Martinelli, Kelly Dietrich, Luana Weizenmann e Mônica Megier, optou pela temática de Natal e Reveillon, representando o final do ano, utilizando taças, champagne sobre uma pequena mesa, correntes e bola com cristais reluzentes.

Para Luana Dupont Weizenmann, a oportunidade de confeccionar a vitrine trouxe uma experiência inexplicável, algo que somente é alcançado na prática. “Tivemos a oportunidade de aplicar ali todos os conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas, o que valeu muito a pena”.

O professor Luciomar parabeniza os grupos pelo belo desempenho obtido na composição das vitrines.

Caminhão carregado com iogurte cai de ponte na BR-377, no RS

Caminhão tombou em curva e caiu da ponte na BR-377
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Um caminhão que transportava uma carga de iogurte caiu de uma ponte no km 93 da BR-377, entre Ibirubá e Cruz Alta, no Noroeste do Rio Grande do Sul, por volta das 6h desta terça-feira (4). Segundo a Polícia Rodoviária Federa (PRF) de Cruz Alta, o veículo perdeu o controle em uma curva. O motorista teve escoriações e foi levado para o Hospital São Vicente de Paulo para atendimento.

Ainda de acordo com informações da PRF, a carga do caminhão ficou espalhada no local do tombamento, porém o trânsito não precisou ser bloqueado. O veículo tinha placas de Estrela e seguia de Esteio para Santo Ângelo.

Cotrimaio recebe troféu pelo 1º lugar no Prêmio Benefício ao Associado

Diretor Secretário Silceu Dalberto recebeu o troféu
A Cotrimaio foi homenageada na manhã da última sexta-feira (30/11) durante XV Seminário Gaúcho do Cooperativismo, na Universidade de Porto Alegre PUC/RS. O coordenador do projeto DAF e diretor secretário da Cotrimaio, Silceu Dalberto, recebeu troféu pelo 1º lugar na fase estadual do Prêmio Cooperativa do Ano na categoria Benefício aos Associados das mãos do Superintendente da Ocergs/RS, Norberto Tomasini.

A oitava edição do prêmio é comemorativa a 2012 - o Ano Internacional das Cooperativas. No total, foram inscritos 212 projetos de 138 cooperativas do Sistema OCB, de 20 unidades da Federação. Além da Cotrimaio foram homenageadas outras 05 cooperativas gaúchas nas categorias: Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Cooperativa Cidadã; Desenvolvimento Sustentável; Fidelização; Inovação e Tecnologia.
Segundo o presidente Vergílio Perius, o objetivo do prêmio, de reconhecer e homenagear o trabalho das sociedades cooperativas, passa pelas iniciativas de sucesso desenvolvidas pelo movimento. “Nossa intenção é valorizar essas iniciativas desenvolvidas pelo movimento e divulgá-las à população”, disse o dirigente.

Já o diretor Silceu Dalberto, agradece tanto ao sistema OCERGS/SESCOOP quanto à própria OCB por mais este reconhecimento – que é fruto, segundo ele, da participação decisiva do corpo diretivo, comitê gestor composto pelas entidades Setrem, Sicredi, Certhil, Emater, Funcap, Sindicado dos Trabalhadores Rurais, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Católica, Agricultores Familiares, Prefeitura Municipal de Três de Maio, Pré-Território Fronteira Noroeste/MDA, Unitec, Polo Universitário e Feira livre de Três de Maio, associados e colaboradores da Cotrimaio, que primam não apenas pela excelência no atendimento, mas também pelo retorno, na forma de ações, às comunidades nas quais a cooperativa está inserida.

O projeto DAF tem a missão de levar o cooperativismo para novas fontes de rendas, contribuindo para a sociedade em geral com opção de aquisição de produtos de qualidade, e mais, produtos fabricados pelas mãos dos nossos associados, viabilizando a produção e renda para a nossa região.

“Ano a ano percebemos e vivenciamos importantes conquistas e as inúmeras transformações econômicas e sociais que elas proporcionam nas regiões onde estamos presentes. Esta força cooperativista se faz com a união de nossos associados e colaboradores”, afirma Silceu.

Mulher acidentada na ERS 522, em Ijuí, morre no HCI

O carro ficou destruído (Foto: Cristian Rafael Silveira)
Morreu às 11h30 desta segunda-feira, 3/12, a dentista Janaina Raug Vieira, de 32 anos, vítima do acidente de trânsito ocorrido na noite deste domingo, 2/12, na ERS 522, trecho entre Ijuí e Augusto Pestana.

Jananina estava na UTI do Hospital de Caridade, com traumatismo craniano, entre outros ferimentos graves.

A vítima era passageira do Gol dirigido pelo seu namorado Aloísio Charlan Tschiedel, de 30 anos, estudante de engenharia elétrica da Unijuí, que morreu no local do acidente.

Colaboradores do HSVP participam de palestra sobre ergonomia

Fisioterapeuta falou sobre a necessidade da mudança de 
hábitos na vida pessoal e no ambiente de trabalho para
evitar o adoecimento
Colaboradores do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio participaram, na sexta-feira, 30, de uma palestra com a fisioterapeuta Luciane Sarturi Antes, pós-graduada em saúde do trabalhador, que teve com o tema a adequação ergonômica. Segundo a palestrante, falar em ergonomia em um hospital é diferente de falar sobre o assunto em um escritório, pois as tarefas em Instituições de saúde são diversas. Diante disso, a ideia é que os colaboradores introduzam hábitos saudáveis em suas vidas para minimizar os efeitos de seu trabalho cotidiano.

“A ideia é ressaltar o máximo possível à importância do uso dos equipamentos de proteção individual e coletivos. São fundamentais atitudes coletivas como a ginástica laboral e atividade física fora do ambiente de trabalho. Esta mudança de hábitos no ambiente de trabalho e na vida pessoal evita o adoecimento”, explica Luciane, indicando que um dos principais desafios é fazer com que o trabalhador queira participar destas atividades e se conscientize da importância de uma vida saudável, que passa pela atividade física e pelo cuidado permanente com postura.