21 dezembro 2011

Executivo cede lote urbano para Associação Prazer de Viver

Foto: Pato Roberto
No último domingo, dia 18, o grupo de idosos Prazer de Viver, do Bairro Glória, que há 14 anos atua no município, e atualmente conta com cerca de 110 associados, promoveu um almoço festivo para associados e comunidade.
Estiveram presentes no evento, o prefeito municipal, Olívio José Casali; presidente da Câmara de Vereadores, Ivo Novotny; vereador Gilson Grando;  vice-presidente do PMDB, Alceu Stein; secretário de Habitação e Urbanismo, Moacir Carvalho; diretor de Marketing, Pato Roberto; presidente da Associação, Arnaldo Sivers; vice-presidente, Anibaldo Kaddats; equipe diretiva e comunidade.
Na oportunidade, foi entregue para a Associação Prazer de Viver uma cópia do Projeto de Lei Nº 67/2011, que caracteriza o Termo de Cessão de Uso de uma fração de terras de 1.054,05 m2 para a entidade, para uso durante 20 anos.
Emocionado, Arnaldo Sivers agradeceu o empenho do Executivo, que de forma dinâmica tomou as medidas necessárias para a cedência destas terras à Associação. “No início de outubro uma comitiva do nosso grupo visitou o prefeito, juntamente com o presidente do Legislativo, e colocamos da necessidade de construir uma ampla sede para encontros do grupo e para a realização de eventos. Fomos muito bem recebidos e o prefeito designou o secretário de Habitação e Urbanismo para agilizar este pleito”, destaca.
Em uso da palavra, o prefeito Casali salientou que este Projeto de Lei foi uma oportunidade de colaborar com a Associação Prazer de Viver, que tem em sua grande maioria a 3ª geração da imigração Alemã e Italiana, e que tanto já contribui para o desenvolvimento de Três de Maio, e, ainda possuí muitas experiências para serem repassadas aos jovens.
O terreno em questão se localiza na Área Institucional do loteamento nº 2, da quadra 247, do Bairro Planalto, e irá servir para para erigir um imóvel da sede social, onde serão realizadas as reuniões, encontros e os entretenimentos programados, já que até o momento, a Associação vem realizando suas promoções em prédio alugado. Este Projeto de Lei foi apreciado na última Sessão da Câmara de Vereadores, dia 19, e foi aprovado por unanimidade.
Conforme o prefeito Casali, Executivo e Legislativo estão de parabéns, pois atendendo este pleito, está se resgatando uma melhor qualidade de vida direcionada ao lazer, entretenimento e cultura para o cidadão tresmaiense.
Arnaldo já adianta que a Associação não possuí muito dinheiro em caixa, mas a comunidade já está auxiliando com material de construção, então assim que tudo estiver regulamentado, os associados já querem iniciar a obra. “Queremos construir nossa sede própria para ter um lugar mais amplo para realizar nossas atividades, a fim de oferecer melhores condições à comunidade, prezando pela boa qualidade e satisfação nos eventos que promovemos”, enfatiza.

Tarde de Campo voltada à produção leiteira

Os organizadores do evento agradecem as famílias que  
se fizeram presentes
Realizou-se em São José do Inhacorá mais uma tarde de campo voltado a produção leiteira. O evento ocorreu na propriedade da Família de Waldomiro Thomaz e foi organizado em conjunto com a  Secretaria Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente e Emater/RS-Ascar  com o apoio das demais entidades parceiras. 
O destaque da primeira palestra, ministrado pelos Técnicos Sérgio e Mauro, versou sobre a instalação correta e manejo da grama tifton 85, adubação de reposição e controle de pragas.  A segunda palestra, ministrada pelo Veterinário Tarciso relacionou-se ao aspecto sanitário do rebanho quando manejado em sistema do pastoreio rotativo sobre perenes.
O segundo momento do evento contou com a presença do técnico Daniel, representante regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, que versou sobre os programas estaduais voltados a irrigação, cooperativismo e produção leiteira. 
Os organizadores do evento agradecem as famílias que se fizeram presentes e reforçam a disposição das equipes técnicas para um constante diálogo com objetivo de continuar progredindo em produtividade e principalmente na redução da penosidade. 

Dois formandos da SETREM receberam o Prêmio Destaque Universitário em Informática do SEPRORGS

Alisson Schaurich, do curso de Tecnologia em Redes de
Computadores
Alisson Schaurich, do curso de Tecnologia em Redes de Computadores, e Priscila Guarienti, de Sistemas de Informação, foram homenageados
O Prêmio Destaque Universitário em Informática, entregue pelo Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (SEPRORGS), homenageia os acadêmicos dos principais Centros de Ensino do Estado. No último final de semana, dois estudantes da SETREM receberam essa certificação em Três de Maio. A entrega do Prêmio foi feita pelo diretor regional do Sindicato, Ildo Corso.
Na sexta-feira (16), o formando do curso de Tecnologia em Redes de Computadores da SETREM, Alisson Luis Schaurich, foi o homenageado. “Receber o Prêmio é muito motivador e estimula a busca constante pelo conhecimento. Foi uma surpresa esta homenagem, já que o curso de Tecnologia em Redes de Computadores possui acadêmicos extremamente dedicados e o nível de conhecimento técnico é altíssimo”. Para Alisson, são iniciativas como essa que auxiliam na divulgação do trabalho da Tecnologia da Informação (TI) e agregam valor ao profissional que está entrando no mercado de trabalho. “Este reconhecimento, seja particular e coletivo, não deve ser considerado um objetivo, mas sim, parte do resultado de um bom trabalho”, destaca.
Priscila Guarienti, de Sistemas de Informação, foram
homenageados
A formanda do curso de Sistemas de Informação da SETREM, Priscila Guarienti, recebeu o Prêmio Destaque Universitário em Informática do SEPRORGS no sábado (17). “Acredito que foi resultado da minha dedicação e da excelência da SETREM no que se refere à Coordenação do curso, Corpo Docente e base curricular”, enfatiza Priscila. Além de homenagear o estudante, a premiação objetiva agregar valor à futura carreira profissional e registrar o reconhecimento das empresas do setor de TI.

Alunos da AABB Comunidade entregam mimo para o prefeito

Foto: Pato Roberto
Na manhã de hoje, 20, alunos do Programa AABB Comunidade, acompanhados da coordenadora, Marlene Schafer, e do professor de música, Jurandir de Oliveira, visitaram o gabinete do prefeito municipal, Olívio José Casali, para realizar uma apresentação natalina.
Na oportunidade, os alunos cantaram a música 'Marcas do que se foi' e a aluna Tatiane Lopes, que integra o Conselho do Programa, entregou um mimo para o prefeito Casali.
O prefeito Casali destacou que os alunos do Programa AABB Comunidade são um exemplo para sua geração, dedicados e comprometidos com as atividades que desenvolvem, e que recebem inúmeros aplausos em todas suas apresentações.
 A coordenadora Marlene agradeceu pela recepção e pelo apoio do Executivo nas atividades desenvolvidas pelo Programa e destacou como se sente feliz em estar à frente deste projeto e conviver com estas crianças.
O prefeito Casali disse estar sensibilizado com a visita e desejou um Feliz Natal, Próspero Ano Novo e que em 2012 o Programa AABB Comunidade continue desenvolvendo este excelente trabalho social.

Clóvis Cargnin é reeleito presidente da ACI

O atual presidente, Clóvis Cargnin foi reeleito
Em assembléia geral ordinária, a ACI de São José do Inhacorá, realizou junto a sala de reuniões da Prefeitura Municipal, no dia 14 de dezembro, com início as 19h30min, a reunião anual conforme rege o Estatuto Social da Entidade que teve como pauta em seu edital a apresentação do relatório de atividades da gestão 2011 e relatório financeiro, eleição e posse da nova diretoria para o biênio 2012-2013 e assuntos gerais.
O atual Presidente deu por aberto os trabalhos que contou com um bom número de associados e, também teve a participação do prefeito municipal em exercício e empresário e representante da Secretaria Municipal de Planejamento e Comunicação.
De imediato, convidou a secretária que fez a leitura do edital de convocação. Seguindo os trabalhos, o tesoureiro da entidade, Sr. Cleber Zingler, explanou o relatório de atividades e a prestação de contas. Em ato contínuo, foi encaminhado o processo de eleição da nova diretoria, onde foi apresentada uma única chapa, assim constituída:
Presidente: Clóvis José Cargnin
Vice-Presidente: Geraldo Nicolau Recktenwaldt
1º Secretária: Liane Reidel
2º Secretária: Leonice Maria  Kunz
1º Tesoureiro: Cleber Zingler
2º Tesoureiro: Luiz Carlos Beuren
Conselho Fiscal Titular:
Micheli Meyer, Rodrigo Graef, Luciano Roberto Auth.
Conselho Fiscal Suplentes:
Nestor Dapper, Milton Antônio Alflen, Mauri Antonio Braud.
Diretor do Agronegócio:
Marçon Welter
Diretor de Patrimônio e Eventos:
Fábio André Nonenmacher
Diretor de Indústria, Comércio e Serviços:
Vianei André Both
Foi apresentada uma única chapa que foi posta em votação, e recebeu a aprovação unânime dos presentes. Logo após, foi empossada a diretoria eleita para os próximos 02 anos a qual terá a incumbência de conduzir os trabalhos. 
O presidente reeleito, Sr. Clóvis José Cargnin, fez uso da palavra, agradecendo o apoio recebido, bem como o empenho de cada associado demonstrado neste primeiro ano de atividades desta Entidade. E assim, pediu aos associados para que os mesmos envidassem esforços para o desenvolvimento e bom andamento de suas empresas, fortalecendo o comércio e indústria através da ACI, bem como o município de São José do Inhacorá. 
O Responsável pelo Setor de Planejamento, Sr. Eliseu Schenkel, manifestou-se positivamente quanto a organização desta Entidade para  agregar  desenvolvimento no ramo de cada um, bem como gerar emprego e renda, fortalecendo os cofres públicos municipais através de valor adicionado que retornará à comunidade em forma de benefícios. Frisou também, da parceria financeira que o município fará com a ACI para poder desenvolver suas atividades inerentes à área, citando aqui, e em especial, a participação em feiras regionais, estaduais e nacionais, bem como na organização de eventos locais. 
O presidente agradeceu a presença de todos e convidou-os para uma confraternização desejando uma Feliz Natal e um venturoso Ano Novo.

IMAMA realiza oficinas de conscientização

IMAMA realiza oficinas de conscientização
Foto: Ramone Pacheco
Neste mês de dezembro, o Núcleo de Conscientização do Instituto da Mama (IMAMA), de Três de Maio, promoveu mais duas edições do mutirão “Mulher, previna-se”, que tem o intuito de enfatizar a importância da conscientização sobre o câncer de mama.
No dia 6, a oficina de conscientização foi realizada para as pessoas atendidas pela unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Viva Bem, do Bairro Promorar, que iniciou com um pronunciamento da enfermeira Leila Johner, agradecendo pela presença de todos.
O Secretário de Saúde, Valdemar Fonseca, enfatizou que o trabalho do IMAMA é de grande valia para o município e está alcançando uma grande repercussão. Em seguida o educador físico, Cleiton Felipe dos Santos, destacou a importância de manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, e realizou alguns alongamentos com as mulheres presentes.
A coordenadora do Núcleo de Três de Maio, Elizabeth Caraffa, e as voluntárias do IMAMA abordaram as atividades da instituição, aspectos da anatomia da mama, tipos de câncer de mama, fatores de risco, a importância de ter uma vida saudável e como realizar corretamente o autoexame.
Para finalizar, a vitoriosa Inês Redel deu seu depoimento de como foi enfrentar o câncer de mama e em seguida a 'mamamiga' circulou pelas participantes. A atividade contou com a participação de 115 mulheres e foi realizada na quadra de esportes ao lado da ESF Viva Bem.
Já no dia 15, a oficina de conscientização foi realizada em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e incluiu mulheres beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Na oportunidade, a coordenadora do CRAS, Carla Lisiane Sonza, destacou que este evento é um diferencial e para todas as participantes aproveitarem esta oficina tão educativa.
As atividades iniciaram com Elizabeth realizando uma introdução do IMAMA, destacando que atua para promover, manter e restabelecer a saúde da mama para erradicar esta doença que ameaça a vida mas possuí 95% de chances de cura se diagnosticada precocemente. Em seguida as voluntárias se apresentaram e iniciaram a oficina de conscientização.
Posteriormente à parte teórica da atividade, a vitoriosa Lorida Barassuol relatou sua experiência de como foi superar as dificuldades da doença, destacando que sempre teve muita força de vontade. 
Paralelamente ao depoimento, a 'mamamiga' circulou pelas participantes para ser apalpada em seus quatro diferenciados pontos, para que se possa comparar a parte da mama normal com as outras três, que possuem nódulos de diferenciados tamanhos.
Para finalizar o evento, foi realizada uma atividade laboral coordenada pelo educador físico Alexandre Bohn, e em seguida foram sorteados brindes entre as participantes e servido um lanche. A atividade ocorreu na Casa da Cidadania e contou com a participação de mais de 50 pessoas.

RS tem safra recorde e passa a ser o maior produtor de trigo do Brasil

Cultura injetou R$ 1 bilhão na economia do Estado em 2011
Os produtores gaúchos colheram 2.416.684 toneladas de trigo em 2011, a maior safra já registrada no Rio Grande do Sul. Com isso, o Estado passa a ser o maior produtor do grão do Brasil, superando o Paraná. De acordo com um levantamento da Emater/RS-Ascar, além da produção, a produtividade também foi recorde em 2011, atingindo a média de 2.746 quilos por hectare - 25,62% acima da estimativa inicial. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, durante uma coletiva de imprensa no escritório central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre.
A produção em 2011 é 13,30% superior a 2010, quando foram colhidas 2.132.973 toneladas. Segundo o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, 70% do trigo colhido vem da região Norte, mais precisamente de Erechim, Passo Fundo, Ijuí, Santa Rosa, no norte de Santa Maria e Lajeado e oeste de Caxias de Sul.
O presidente da Emater/RS, Lino De David, frisou que, além de produção e produtividade recordes, a safra se destacou pela qualidade do grão. Segundo ele, o trigo, como matéria-prima, injetou R$ 1 bilhão na economia do Estado em 2011. "Não podemos prescindir desta cultura."
Confira os números:
- Área plantada: em todo o Estado, o trigo ocupou uma área de 880.205 hectares, 10,64% a mais que em 2010 (795.580 ha). Duas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar ultrapassaram os 200 mil hectares - em Ijuí foram plantados 223.438 e em Santa Rosa 211.018 hectares.
- Produtividade: a produtividade média registrada em 2011 foi de 2.746 quilos por hectare. As regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul e Erechim tiveram as maiores médias - 3.024 quilos por hectare e 3.037 quilos por hectare, respectivamente.
- Produção: foram colhidos em 2011, 2.416.684 toneladas de trigo. O maior volume foi registrado nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Ijuí (603.952 t) e Santa Rosa (550.756 t), seguidas por Passo Fundo (546.673 t).

Proerd, o implacável

Na formatura da Escola São Francisco teve 19 alunos
Em Bento Gonçalves, nos dias 6, 7 e 8 teve o Seminário Estadual de Capacitação sobre Prevenção ao Uso de Drogas e Direitos Humanos. Promovido pela Assessoria de Direitos Humanos e pelo Núcleo de Projetos e Programas Especiais da BM, com incentivo dos governos estadual e federal, reuniu em torno de 400 proerdianos, PMs de todo o pampa, além de policiais uruguaios, mineiros e paranaenses convidados. Foco: o Proerd - Programa de Resistência às Drogas e à Violência - trabalho desenvolvido com crianças em idade escolar de várias faixas de idade.
A população de muitas de nossas cidades perguntam O resultado? Segundo pesquisa da Secretaria de Educação Municipal, 97% desses jovens não se envolveram com drogas. É ou não é de arrepiar? De vibrar?
A música do Proerd - e foi espetáculo à parte o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, dançando a coreografia ao lado do leãozinho - diz que é a solução. E é mesmo. A doutora Sueli de Queiroz, do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas, da Faculdade de Medicina da USP, provou que 95% das crianças da rede pública que tiveram aulas de Proerd não se envolveram com drogas. Combate eficaz. Se o grande problema das drogas é o usuário, antes mesmo do traficante, que só quer dinheiro fácil, sem o consumo se esvazia esse mercado.
Na formatura da Escola São Francisco teve 09 pais
Para orgulho gaúcho, somos referência internacional nessa luta. Durante o seminário, foi entregue o Certificado de Centro de Treinamento, conferido pelo D.A.R.E. Internacional, colocando o Rio Grande do Sul e a BM no top mundial dos aptos a capacitar e atualizar servidores engajados na prevenção do uso de drogas e violência nas escolas. E o Ministério da Justiça, com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, conferiu ao Proerd o diploma "Mérito pela Valorização da Vida 2011". Mais importante que isso é ver, como em Farroupilha, tantos jovens dizendo não às drogas, à violência. E sim ao seu futuro.