13 junho 2009

São Borja recebe relíquias de Jango

A partir de 6 de agosto, relíquias da trajetória de um dos ex-presidentes gaúchos estarão expostas em sua cidade natal, São Borja. O Memorial Casa João Goulart abre ao público as portas da casa onde Jango morou, na Avenida Presidente Vargas. Na mesma rua, fica também a casa onde viveu Getúlio Vargas.
São presentes recebidos por Jango em diferentes países, fotografias e pertences pessoais que revelam detalhes sobre o presidente deposto em 1964 pela ditadura militar. São objetos não somente da política, mas também da vida pessoal, cedidos em comodato pelo Instituto João Goulart, administrado pela família do ex-governante.
Construída em 1927, a sede do novo memorial foi tombada pelo Estado em 1994. Desde o ano passado, o local passa por reformas, que devem ser concluídas ainda este mês. Segundo Lúcia Silber, uma das responsáveis pelo projeto, com o fim das obras, julho será o mês da montagem da exposição.
– Vários móveis originais da época em que Jango morava na casa estão sendo restaurados e usaremos no mobiliário do museu. A maioria dos objetos que serão cedidos ainda está no Rio, com a família, e só deverá chegar ao Estado em julho – destaca.
Além do museu, a casa abrigará uma seccional do Instituto João Goulart, um café e uma loja com artigos artesanais da cooperativa Lã Pura e Favos do Sul. O local será administrado pela prefeitura de São Borja e pela Associação Amigos João Goulart, presidida pelo neto do ex-presidente, Christopher Goulart.
Materiais relativos a Jango que estavam no Museu da República e na Fundação Getúlio Vargas, no Rio, também serão removidos para o memorial em São Borja.