16 novembro 2013

Presos do mensalão chegam ao Complexo da Papuda

Os presos seguiram diretamente para o presídio da Papuda
(Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil)
Os nove condenados do Mensalão que chegaram a Brasília no final da tarde de sábado foram encaminhados diretamente para a penitenciária da Papuda, apesar dos protestos de advogados, que consideram a decisão um constrangimento ilegal para os condenados a regime semiaberto.

José Dirceu, José Genoino, Marcos Valério, Cristiano Paz, Kátia Rabello, Ramon Hollerbach, Simone Vasconcelos, Romeu Queiroz e Roberto Salgado, que vieram de São Paulo e Minas Gerais, se uniram a Delúbio Soares e Jacinto Lamas, que se entregaram na capital federal.

O grupo chegou por volta de 19h, em um avião da Polícia Federal, e foi retirado do hangar especial no aeroporto de Brasília em uma van branca, acompanhada de escolta policial.

Inicialmente, havia a informação de que seriam levados para a Superintendência da PF, mas por falta de espaço no local, que hoje abriga apenas presos que vão prestar depoimento, foram levados diretamente para a ala federal da Papuda. ê lá que está também o deputado federal Natan Donadon, condenado a 13 anos de prisão formação de quadrilha e peculato.

Os presos ficarão à disposição da Vara de Execuções Penais Distrito Federal até que a Justiça determine o local definitivo de cumprimento da pena. Até agora, no entanto, o juiz responsável, Ademar de Vasconcelos, não recebeu nenhum pedido do Supremo Tribunal Federal.

— Não tenho nenhuma informação do STF ainda, não recebi nada, não estou sabendo de nada — disse o juiz ao Estado.

Segundo Vasconcelos, o próprio STF pode fazer a execução penal. No entanto, nos pedidos de prisão, o presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, pediu que os presos fiquem à disposição da PF até que a vara do DF determina o seu local de cumprimento da pena.

Espera-se que o ofício chegue à Vara na segunda-feira. Parte dos presos, aqueles que cumprirão a pena em regime fechado - o publicitário Marcos Valério, por exemplo — ficarão na Papuda.

Os condenados em regime semiaberto deverão ser levados par o Centro de Progressão Provisória (CPP), fora do complexo, em uma área mais central de Brasília. Dos 12 mandados de prisão expedidos, 11 foram cumpridos. O ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato está foragido. Em carta, o réu informou que está na Itália, onde irá tentar obter um novo julgamento.

Missão cumprida: Palmeiras vence o Boa Esporte e conquista a Série B

Felipe Menezes comemora o gol marcado ainda no primeiro
tempo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O acesso era obrigação. O título, também. Depois de confirmar o retorno à elite do futebol brasileiro na 32ª rodada, o Palmeiras conquistou neste sábado, após vitória por 3 a 0 sobre o Boa Esporte, no Pacaembu, pela 36ª rodada, o bicampeonato da Série B. Mas o clima, como era de se esperar, não foi de muita euforia.

Pelo contrário. Sem lotar o estádio, o torcedor palmeirense apoiou, sim, mas parecia fazer questão de não comemorar como título a conquista de mais uma Segundona (já havia ganhado uma em 2003). Só explodiu mesmo nos gols. Foram poucos aqueles que gritaram “é campeão”. E mesmo assim, timidamente. O hino é que foi cantado com mais emoção.

Ao final, os jogadores chamaram a atenção pela comemoração no campo, levando uma faixa de agradecimento ao torcedor: "Obrigado pelo apoio incondicional."

Do outro lado, o mineiro Boa Esporte foi contagiado pelo clima morno da partida. Quando ainda estava 0 a 0, o time até mantinha (remotas) chances de alcançar o acesso. Mas depois dos gols palmeirenses, o ritmo caiu drasticamente. A comemorar, apenas a permanência na Série B para 2014.

Palmeiras e Boa Esporte ainda têm mais dois compromissos na Série B do Campeonato Brasileiro. O time de São Paulo encara o Ceará, dia 23, em Cuiabá, e a Chapecoense, dia 30, em Chapecó. A equipe mineira, por sua vez, recebe o Sport, no dia 23, e visita o Avaí, dia 30, em Florianópolis.

Também na tarde deste sábado, praticamente confirmada na Série A de 2014 após vencer o Paraná na última rodada, a Chapecoense não derrotou o Bragantino, mas garantiu o seu acesso para a elite do futebol brasileiro após empate em 1 a 1. A torcida, que estava ansiosa, pode soltar o grito que estava entalado na garganta: ‘Uh, é Série A!’. Os 9.565 torcedores da Chape que foram ao Estádio Índio Condá têm motivo de sobra para celebrar, já que o time entrou no campeonato, segundo a própria diretoria, pensando apenas em se manter na Segundona. Por sinal, este é o principal objetivo do Braga, pois o resultado deixou o clube perto do Z-4.

Armas e cocaína provenientes do Brasil são apreendidas em Santo Tomé

Foto: Portal Santo Tomé Hoy
Aproximadamente 300 quilos de cocaína pura, vinda do Brasil, foram apreendidos na tarde de ontem em Santo Tomé, na Argentina, cidade que faz fronteira com São Borja. A Gendarmeria Nacional Argentina ainda apreendeu quatro aviões e armas de diversos calibres. O destino e todo material seria Buenos Aires.

De acordo com o Gendarmeria, trata-se de uma quadrilha com ramificações na Argentina, Brasil e Peru que chegou a construir uma pista de pouso clandestina em Santo Tomé. Materiais vindos por terra também foram apreendidos.

A operação denominada "Escudo Norte", visa combater, na província de Corrientes, que faz divisa com Brasil e Paraguai, a entrada de armas e drogas com destino a Argentina.

Dentre os artigos presos, destacam-se algumas armas pesadas como canhões e fuzis.

Temporal destelha 100 casas em Coronel Bicaco

Foto: Perfil Benites Mateus - Divulgação Instagram
Um temporal atingiu o município de Coronel Bicaco na tarde desta sexta-feira, 15 de novembro. De acordo com a Defesa Civil do município, cerca de 100 casas foram destelhadas e muitas árvores derrubadas pela força dos ventos. Fachadas de estabelecimentos comerciais também foram arrancadas. O temporal ocorreu por volta das 18h.

Segundo o técnico da Defesa Civil, Leomar, cerca de três mil metros de lona já foram distribuídas. Conforme o técnico, a cidade foi o local mais atingido, mas há registros de danos também nas localidades Esquina Evangélica e Estância Velha.

Em Erexim o temporal causou estragos em uma feira que ocorre no município. A ventania provocou danos parciais em quatro estandes externos, rasgou uma lona lateral da praça de alimentação e virou um trator em exposição. Além disso, os dois grandes shows da mostra, que termina neste domingo, foram cancelados: os organizadores negociam para que Jota Quest e Paula Fernandes se apresentem em outra data no município.

Irmãos morrem após queda de poste em Carazinho

Conforme a Polícia Civil, um poste caiu e os fios ficaram
próximos ao pátio da residência da família
Dois irmãos identificados como Rudimar Castanho de Araujo de 40 anos e Osmar Castanho de Araujo de 42 anos morreram no final da tarde desta sexta feira (15), em decorrência da caída de um poste na rua Antônio Jorge Alto Feling no bairro São Sebastião em Carazinho.

O acidente aconteceu após o temporal que atingiu Carazinho no final de tarde de hoje. Segundo a Brigada Militar, os dois irmãos receberam uma forte descarga e foram eletrocutados após a caída de poste.

O Samu foi até o local, mas as vítimas não resistiram as descargas. A Polícia Civil também foi acionada.

A Eletrocar esteve no local para desligar o transformador, mas até a noite desta sexta não havia restabelecido a luz no bairro.