15 julho 2010

Maconha é apreendida em Alecrim

Em um fundo falso, uma caminhonete D-20 transportava 115 quilos de maconha, em Alecrim, na fronteira noroeste com a Argentina. A droga foi encontrada na manhã de hoje, em uma abordagem da Polícia Civil e da Brigada Militar, no interior do município. Um homem de 35 anos, que dirigia o veículo, foi preso. Ele era investigado havia cerca de três meses.
A maconha estava escondida entre os bancos e a carroceria, distribuída em 111 tijolos. A droga pode ter vindo do Paraguai e entrado no Estado pela Argentina. Alecrim é considerado um dos pontos de igresso de drogas no Rio Grande do Sul. O destino da maconha seria a região metropolitana, onde mora o traficante. Ele está sendo ouvido na delegacia de polícia da cidade e deverá ser levado ao Presídio de Santo Cristo.

Justiça de Minas recebe pedido de habeas para Bruno

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) confirmou na manhã de hoje o recebimento de um pedido de habeas corpus para o goleiro Bruno Fernandes Souza. O atleta está detido temporariamente no presídio de segurança máxima Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ele é suspeito de envolvimento no desaparecimento da modelo Eliza Samudio, que tentava provar na Justiça que o goleiro é o pai do filho dela, de quatro meses.
De acordo com o TJ, o pedido de habeas corpus foi distribuído na noite de ontem em Contagem, mas ainda não foi encaminhado ao juiz para ser analisado. Procurado, o advogado de defesa do jogador Ércio Quaresma não foi encontrado. Também ontem, o advogado Marco Antonio de Siqueira pediu o relaxamento da prisão do primo do goleiro Sérgio Rosa Sales, de 22 anos, que também está sendo investigado por suspeita de envolvimento no crime. Ele está detido no Centro de Remanejamento de Presos São Cristóvão, em Belo Horizonte.
Ontem, uma busca da Polícia Civil localizou vestígios de sangue humano em um quarto na residência do sítio do goleiro, em Esmeraldas, também na região metropolitana de Belo Horizonte. O cômodo foi apontado por Sales como um dos locais em que Eliza foi mantida em cativeiro antes de ser executada. O suposto sangue foi localizado em um colchão. De acordo com a delegada Alessandra Wilke, peritos encontraram também fios de cabelo na casa. O material recolhido passará por análise e exame de DNA, que poderá comprovar se são da ex-amante de Bruno.

Meteorologistas confirmam registro de neve em Santa Catarina

Meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) confirmaram o registro de neve por volta das 10h desta quinta-feira em Luzerna, no Meio-Oeste de Santa Catarina.
O fenômeno, inédito no ano, teria ocorrido por cerca de 15 minutos na localidade de Limeira, no interior do município, com intensidade fraca.
Mesmo assim, teria sido possível ver o acúmulo de neve na superfície. Conforme os especialistas do Centro de Informação de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), da Epagri, a possibilidade de novos registros de neve persiste até o próximo domingo no Planalto Sul e Norte, Meio-Oeste e Oeste Catarinense.
Como há a previsão de frio rigoroso e o índice de umidade no ar continuar elevado por causa do tempo instável no período, pode ocorrer nas partes mais altas destas regiões o registro de neve ou de "chuva congelada", que ocorre quando pingos d´água congelam quando em contato com a superfície.

Cambará registra menor temperatura do Estado em 2010

O município de Cambará do Sul, no Nordeste do Estado, registrou a menor temperatura desde o início do ano na madrugada desta quinta-feira: -4,4ºC, segundo a MetSul Meteorologia. Em Vacaria, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou a mínima de -3,5ºC; em São José dos Ausentes, -2,1ºC. Em Farroupilha, na Serra, a temperatura chegou a -2,8ºC; em São Marcos, na mesma região, a -1,9ºC. Em Quaraí, na fronteira com o Uruguai, o Inmet marcou -1,7ºC.
Chuva
A partir de amanhã, a temperatura sobe em todo o Sul do Brasil. O ar polar continua sobre a Região, mas há expectativa de um grande aumento da nebulosidade já na noite de hoje. As nuvens vão impedir o maior resfriamento do ar na próxima madrugada. Amanhã ainda deve gear no centro-sul do Rio Grande do Sul, onde a madrugada e o amanhecer devem ocorrer praticamente sem nuvens, o que acelera o resfriamento.
Mortes
Pelo menos oito pessoas já teriam morrido vítimas do frio intenso que atinge o Sul do Brasil e da América Latina. Em Passo Fundo, um morador de rua foi encontrado perto de uma marquise do prédio do posto de saúde da vila Petrópolis na terça-feira. No Paraná, um um homem de 40 anosmorreu em frente a um bar na madrugada de ontem e o pronto-socorro de Mandaguari confirmou hipotermia. Em Livramento, um uruguaio foi encontrado morto em uma residência vestindo apenas uma calça e jaqueta.
Na Argentina, um homem de 50 anos que dormia na rua na Cidade de La Plata, capital de Província de Buenos Aires, foi encontrado morto ontem, de acordo com o Clarín. Fontes policiais informaram que a vítima dormia em um estacionamento próximo a uma estação de trem.
Já em Rocha, no Uruguai, um homem de 46 anos morreu de hiportemia na manhã de ontem, segundo o El País. A vítima foi encontrada em uma praça no centro da cidade fronteiriça. No mesmo dia, a polícia paraguaia informou que outro homem também teria falecido em consequência das baixas temperaturas. Na Bolívia, dois bebês morreram, segundo o jornal Los Tiempos.

Sicredi estreia nova campanha institucional “Seja dono desta força” revela a dimensão do Sicredi

No dia 15 de julho, quinta-feira, o Sicredi estreia a sua nova campanha institucional: Seja dono desta força. A campanha enfatiza a dimensão do Sicredi como instituição financeira forte, sólida e que cresce a cada dia.
“A campanha marca uma nova fase na comunicação da instituição. A estratégia para a marca é a de gerar identificação com as pessoas que desejam e aspiram crescer – e trabalham juntas para conseguir isso. É para estas pessoas que existe o Sicredi, um sistema de cooperativa de crédito, e é isto que está sendo salientado na campanha”, destaca Roberto Zanardo, superintendente de Comunicação e Marketing do Sicredi.
Outro diferencial que a campanha reforça é que por ser um sistema de crédito cooperativo, os recursos administrados pelo Sicredi permanecem na sua região de origem, fomentando a economia e a comunidade local.
O mote da campanha é a força e a energia gerada por um elemento vivo da natureza, o vento, que ao impulsionar o cata-vento, símbolo da marca do Sicredi, estabelece a metáfora de crescimento, impulso e movimento.
A estratégia de mídia conta com programação em TV com comercial de 2min e versões de 1min e reduções de 30, além de mídia externa, anúncios para jornais e revistas, spots para rádio e um enxoval completo de peças de merchandising para as unidades de atendimento.
Neste dia 15 de julho, também estreia o hotsite da campanha: www.sejadono.com.br.
Sobre o Sicredi:
O Sicredi é um conjunto de cooperativas de crédito presente em 10 estados brasileiros, com mais de 1.100 pontos de atendimento e 1,6 milhão de associados. Através das 128 cooperativas de crédito do Sicredi, pessoas físicas ou jurídicas podem ter acesso a produtos financeiros como conta corrente, cartão de crédito, investimentos, seguros, além de facilidades como caixas eletrônicos e serviços pela Internet. A principal diferença em relação aos bancos convencionais é que, em vez de clientes, o Sicredi tem associados. São todos donos do negócio, que crescem junto com suas cooperativas e saem ganhando sempre que usam os produtos e serviços, pois os resultados de uma cooperativa de crédito são repassados aos seus associados, proporcionalmente ao volume de suas operações.

DP de Horizontina está há quatro meses em local provisório

Quase quatro meses depois de ter sido danificado por um vendaval, o prédio da Polícia Civil continua interditado em Horizontina.
Como parte da cobertura foi danificada pelo vento em 22 de março, o prédio está fechado para obras, que ainda não começaram. Os policiais estão utilizando um prédio cedido pela Associação Comercial e Industrial de Horizontina.
A reforma do prédio está estimada em R$ 124 mil e incluirá, além do conserto da cobertura e do forro, a renovação da instalação elétrica, dos pisos e da pintura. A recuperação da delegacia já estaria dentro de um programa de recuperação de prédios, antes do temporal.
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual das Obras Públicas informou que o projeto de reforma da delegacia já está pronto e foi encaminhado para o Departamento de Administração Policial.

Em 45 minutos, Inter goleia Guarani por 3 a 0

No primeiro jogo oficial com Celso Roth no comando, o Inter recomeçou o Brasileirão com vitória, nesta quarta-feira. No estádio Brinco de Ouro, o Colorado bateu o Guarani por 3 a 0. O triunfo faz a equipe pular para 10 pontos na competição, ultrapassando o Grêmio e ingressando na zona de classificação à Copa Sul-Americana. Na próxima rodada, domingo, o Inter recebe o Ceará, no Beira-Rio.
Primeiro tempo fraquíssimo
As duas equipes protagonizaram um primeiro tempo marcado por muitas limitações técnicas. Com passes laterais, nem Guarani – que ocupava as primeiras posições do Brasileirão – nem Inter – semifinalista da Libertadores – apresentaram bom futebol.
Diante da instabilidade inicial colorada, Celso Roth ainda se viu obrigado a fazer uma modificação com menos de 25 minutos. Ele sacou Wilson Mathias, que levou cartão amarelo logo aos 3 e seguia cometendo faltas fortes no adversário. Glaydson ganhou mais uma chance. Mas não seria ele a corrigir os problemas na meia cancha, que, com D'Alessandro e Taison, errava muitos passes.
O meia argentino, aliás, dominou duas bolas na grande área. Na primeira, com o gol livre, tentou cruzar para Alecsandro e desperdiçou o lance. Na segunda, se atirou no gramado e contou com a sorte para não levar o cartão amarelo por simulação. Da parte ofensiva do Inter, foi só. Do outro lado, o Guarani cercou, mas não conseguiu furar a defesa. Na melhor oportunidade da etapa inicial, Ricardo Xavier, livre na área, chutou para fora, em um lance que se fosse na Copa, a Jabulani levaria a culpa, aos 39.
Segundo tempo melhor
Depois do fraco primeiro tempo, Roth passou orientações precisas no vestiário. O Inter voltou melhor para os últimos 45 minutos e dominou o jogo, mandando o time da casa para o campo de defesa.
O gol colorado começou a tomar forma aos 8. D'Alessandro fez boa jogada na esquerda, pelo fundo, e rolou para Sandro. O volante acertou um chute violento, porém Douglas conseguiu espalmar para escanteio. O lance serviu de prenúncio para dali a cinco minutos. Na nova chance, Kleber foi à linha de fundo e cruzou para Sandro. Dessa vez, a bola estufou as redes.
O gol animou o Inter e desesperou o Bugre, que tentou fugir para o ataque deixando espaços generosos atrás. Taison agradeceu e passou a correr mais, depois de um discreto primeiro tempo. Diante desse cenário, Roth mandou Andrezinho a campo. E pelos pés do meia começou o segundo gol. Aos 26, ele se livrou da marcação e chutou. Douglas deu rebote, e Alecsandro só teve o trabalho de ampliar o marcador: 2 a 0.
A partir daí, o Guarani tentou impôr uma pressão. No entanto, o Inter se mostrou seguro e não permitiu a reação. Quando a defesa falhou, aos 34, Mazola recebeu livre na cara de Pato Abbondanzieri. Ao invés de chutar, já quase na pequena área, ele rolou para ninguém e jogou fora a oportunidade de descontar.
Os donos da casa não se entregaram e seguiram na busca do gol de honra. Nos minutos derradeiros, quando a equipe paulista dava mostras que conseguiria, veio o golpe final. Em rápido contra-ataque, Taison venceu o zagueiro na corrida e fuzilou o goleiro, no último lance do jogo.

Polícia encontra vestígios de sangue em sítio de Bruno

A Policial Civil de Minas Gerais informou nesta tarde, durante entrevista coletiva, que foram localizados vestígios de sangue em uma cama no sítio do goleiro Bruno. Segundo a Delegada Alessandra Wilker, o material será analisado para determinar se é de Eliza. No local também foram recolhidos fios de cabelo, que serão comparados.
— Nós localizamos vestígios de sangue humano num colchão. Aguardamos os exames de DNA para saber se são da Eliza ou não — relatou a delegada.
A polícia também registrou um boletim de ocorrência em função de uma alteração no local investigado. Segundo a Delegada Alessandra Wilker, ao chegar no sítio do goleiro nesta quarta-feira, a polícia verificou que alguns objetos estavam em lugares diferentes dos que tinham sido deixados à noite passada.
Na tarde desta quarta-feira, equipes fizeram buscas na casa do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, em Vespasiano (MG). No imóvel, policiais relataram sentir odor forte e encontraram paredes ocas, que passaram por vistoria.
Bruno, Bola e outros quatro suspeitos do crime estão presos na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem.

"Pressão aqui é natural", desconversa Silas

O empate na reestreia do Brasileirão, e em casa, deixa Silas em situação pouco confortável no Grêmio. Mesmo assim, o treinador revelou em entrevista coletiva após o empate em 1 a 1 com o Vitória que “não existe momento sem pressão no Grêmio” e que, por isso, não avalia se tem créditos com o torcedor ou com a direção por causa do primeiro semestre.
“Pressão aqui é natural. Não existe momento sem pressão e é bom que os jogadores se acostumem com isso”, avisa o técnico. Apesar de afirmar que não pode ficar “reclamando do que não tem”, Silas argumentou que não tem sido nada fácil comandar um time com “ausências de atletas em cima da hora”.
Nesta quarta, o técnico se referia a Douglas, afastado do grupo por amigdalite, e Leandro, que sentiu a parte de trás da coxa e saiu chorando ainda no início do primeiro tempo. “O grupo treinou com eles no meio-campo. São jogadores que pensam da linha do meio para a frente. Nada do que a gente esperava aconteceu, por isso acho importante o time não ter se perdido”, argumentou.
Momentos seguintes, o técnico se contradisse e afirmou que nem Douglas nem Rochemback, que cumpria suspensão, fizeram falta. “São jogadores importantes e já estarão de volta no domingo. Mas eles não fizeram falta porque nós tivemos oportunidades de gols. Fizemos mais pressão no segundo tempo e não conseguimos fazer o segundo”, lamentou o técnico, que classificou o gol tomado como “um lance isolado”.
Até o momento, o time conquistou apenas nove dos 24 pontos disputados. Foram oito partidas, duas vitórias, três empates e três derrotas. O êxito nesta quarta, sobre o Vitória, seria benéfico não somente para melhorar a posição na tabela como também para aliviar um pouco a pressão sobre o treinador, que vem de campanha irregular em uma série de amistosos.
O treinador que havia previsto conseguir dez pontos nas próximas quatro partidas terá agora que reformular sua previsão. Como desperdiçou dois pontos em casa, a equipe terá que vencer o Grêmio Prudente, no interior de São Paulo, ou o Cruzeiro, em Minas Gerais.
“Vamos buscar os pontos perdidos”, avisou o treinador. Resta saber se o time vai corresponder em campo.