21 novembro 2013

PM's de Três de Maio são treinados para atuar na Patrulha Maria da Penha

A Patrulha Maria da Penha será instalada em Santo Ângelo
até junho de 2014 (Foto: Fábio Ritter)
A Patrulha Maria da Penha será instalada em Santo Ângelo até junho de 2014, além de Ijuí, Cruz Alta e Santa Rosa. Policiais militares desses municípios, e mais São Luiz Gonzaga e Três de Maio, estão fazendo curso de capacitação na sala de aula do 7º RPMon.

O conteúdo possibilita a sensibilização dos servidores e servidoras no trato com mulheres vítimas de violência, além de aprofundar conhecimentos sobre a Lei Maria da Penha e a rede de serviços para acolhimento e atendimento. A Patrulha trabalha no pós-delito, garantindo o cumprimento das medidas protetivas judiciais. Em todos os casos atendidos até agora, em que o agressor tentou voltar para agredir a mulher, ele acabou preso em flagrante, o que representa uma eficácia de 100%.

Para o comandante do 7º Regimento de Polícia Montada (RPMon) de Santo Ângelo, Jacob Pinton, a patrulha é bem-vinda pois, só naquele município, são atendidos 100 casos de violência doméstica por mês. “Esse número deve ser maior, mas muitas não registram ocorrência por medo. Com a Patrulha Maria da Penha, esperamos reverter esse medo, que as mulheres se sintam protegidas e com coragem de denunciar”, afirmou.

Após 48h desaparecido, homem sobe barranco de 30m e passa bem no RS

Horácio Bittencourt (esquerda) é cantor evangélico e
sobreviveu após 48h desaparecido (Foto: Arquivo Pessoal)
Desaparecido cerca de 48h antes, um homem de 39 anos foi encontrado nesta quinta-feira (21) às margens da BR-287 após subir se arrastando por 30 metros de um barranco com o fêmur quebrado e diversas escoriações. Antonio Horácio Bittencourt havia caído no local na terça (19) após aquaplanar próximo ao km 307, em São Pedro do Sul, na Região Central do Rio Grande do Sul. Abatido, mas sem risco de vida, o cantor evangélico se recupera de uma cirurgia e agradece por estar vivo.

Horácio, como é chamado pelos familiares, voltava de Caxias do Sul, na Serra, para Santiago, município onde mora. São mais de 400 km de viagem. Por causa da forte chuva que caía na rodovia por volta das 13h de terça-feira, o homem perdeu o controle do veículo e capotou em uma área de difícil acesso. Desacordado, permaneceu no local até a quarta-feira (20) de manhã, quando retomou a consciência.

Sem notícias, os seis filhos e a esposa grávida de nove meses iniciaram uma campanha em busca de Horácio. A Polícia Rodoviária Federal recebeu o chamado no mesmo dia do acidente e, ao lado de outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros, iniciaram as buscas.

Carro ficou escondido entre folhagens de barranco em
São Pedro do Sul, RS
(Foto: Franciele Volpato/Jornal Águas da Serra)
"Ele voltava de um congresso evangélico na Serra. A gente levou um susto, ficava pensando onde estaria, sem conseguir dormir", relembra a filha Jessica Bittencourt, de 20 anos.

Segundo ela, o pai quebrou o fêmur e conseguiu subir se arrastando pelos 30 metros do barranco apenas nesta quinta-feira. Já à beira da estrada, pediu ajuda para outros motoristas que chamaram uma ambulância. "Encaminharam ele para o Pronto Atendimento de São Pedro do Sul, mas transferimos para Santiago, para ficar perto da gente", conta Jessica.

Agora, Horácio se recupera e aguarda o acontecimento de mais um milagre. Nesta quinta-feira (22) nascerá seu sétimo filho no mesmo hospital em que está internado.

Acidente de trânsito em Vista Gaúcha deixa duas pessoas feridas

Pajero foi parar atrás da Praça Adolfo Eno Braucks
(Foto: Portela Online)
Motorista perde controle, passa sobre canteiro central, atinge outro veículo e despenca de 5 metros de altura

Um acidente de trânsito ocorrido no início da tarde desta quinta-feira, 21 de novembro, no centro da cidade de Vista Gaúcha, deixou duas pessoas feridas.

O motorista de uma Pajero Branca, de 80 anos, e o carona do veículo, foram socorridos pela ambulância do município e encaminhados para o hospital local.

Os dois veículos são de Vista Gaúcha (Foto: Portela Online)
Segundo a Brigada Militar (BM), o motorista da Pajero perdeu o controle do veículo, atingiu um Fiat Pálio que vinha na direção contrária e foi parar atrás da Praça Adolfo Eno Braucks, atrás do museu municipal. O veículo despencou de uma altura de aproximadamente 5 metros.

Conforme a BM, o motorista alega ter pisado no acelerador ao invés do freio.

O motorista do Pálio nada sofreu além do susto. Ambos os veículos tem placas de Vista Gaúcha.

Detento de Santa Rosa utilizava celular para acessar a internet de dentro da prisão

Detento usava um celular para se conectar as redes sociais
(Imagem: Reprodução RBS TV)
Em Santa Rosa o detento Rubens Antônio Riske, usava o celular para publicar mensagens em uma rede social, a ousadia era tanta que ele chegava a tirar fotos dele mesmo dentro da cela e compartilha-las pela internet.

As grades não foram limite para o homem que aparece nas fotos condenado a sete anos e seis meses em regime fechado por posse de drogas, furto e roubo, Rubens de 30 anos, com um celular que entrou ilegalmente no presídio, se fotografava dentro da cela e postava mensagens na rede social.

Desde setembro Rubens cumpre pena no presídio de Santa Rosa, mas a data das postagens provam que ele também tinha celular e internet dentro do presídio de Santo Ângelo, onde estava interiormente.

Um homem que prefere não se identificar trabalha diretamente com os detentos e por isso garante que, “Existem bem mais pessoas que usam essas redes sociais, dentro das instituições penais praticamente todos tem acessos ao celular e uso de internet".

(Imagem: Reprodução RBS TV)
As revistas são rotina, mas a criatividade supera limites e o presídio de Santa Rosa tem um agravante, a casa prisional está na área urbana com várias residências em volta, e ai objetos são arremansados com frequência por cima dos muros, imagens do circuito de segurança mostram pessoas jogando objetos para dentro do presídio, normalmente com drogas ou aparelhos celulares.

A juíza Vanessa Lima Medeiros, lembra que se flagrado o presidiário é penalizado através de um processo administrativo disciplinar, após a reportagem da RBS TV, a juíza determinou uma revista na cela do detento, onde foram encontrados um telefone celular um chip e um cartão de memória, o material foi apreendido.

Mais de mil pessoas buscaram HSVP para doar sangue em 2013

Foto: Cleiton Roberto/DM3
O mês de novembro tem duas importantes datas comemorativas na área da saúde: o Dia Nacional da Hemoterapia (21/11) e o Dia Nacional/Internacional  do Doador de Sangue (25/11). Ao longo de 2013, até o final do mês de outubro, mais de mil pessoas procuraram o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio para participarem das campanhas de doação de sangue. O número de doadores chegou a 812, envolvendo doações no HSVP e no Hemocentro de Santa Rosa, em nome do Hospital.
Segundo Geovani Ricardo Kunz, enfermeiro responsável pela Agência Transfusional da Instituição, o número já supera o de 2012, em que foram realizadas 705 coletas. "Só nas campanhas realizadas no HSVP foram 531 doações, como por exemplo, no Grenal pela Vida e nos mutirões em parceria com o Rotaract e a SETREM. A colaboração de todos doadores e instituições parceiras foi fundamental", destaca.
 
A Agência Transfusional tem como um dos seus objetivos para o ano de 2014, conquistar doadores para a reposição de todo os hemoderivados que são utilizados no HSVP. "Até o presente momento estamos dentro da meta interna, e pela projeção, atingiremos com êxito este objetivo para o ano de 2013", exalta Kunz. Em nome do Hospital, ele agradece à comunidade três-maiense e regional, que tem sido solidária a esta causa tão justa e nobre, colaborando para que inúmeras vidas pudessem ser salvas.
"Deixamos um agradecimento especial também às empresas que contribuem para esta causa, oferecendo lanches para os doadores e almoço para os colaboradores do Hemocentro que vêm a Três de Maio realizar as coletas: Supermercado Benedetti, Cotrimaio, Certhil e Sicredi da DM3 Publicidade responsável pela comunicação e divulgação junto ao HSVP. Além disso, destacamos o importante papel dos jornais, rádios e sites que divulgam as campanhas da Instituição", agradece o enfermeiro. A previsão é que até o final do ano, o número de doadores ultrapasse 900 coletas.

Próxima campanha ocorre nesta terça-feira
O HSVP promove no dia 26 de novembro, terça feira, uma campanha de Doação de Sangue junto ao Hemocentro, em Santa Rosa. Um ônibus cedido pela Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio fará o transporte destes doadores ao Hemocentro, com saída prevista para às 08h, em frete do HSVP. O objetivo é atingir a captação de 23 doadores. As inscrições já estão abertas e vem ocorrendo junto à recepção da Emergência. Participe você também e faça parte desta ação, pois é através de um gesto simples, que podemos salvar muitas vidas.

Índios entram em conflito com agricultores e invadem área no Norte

Policiais tentaram acalmar os ânimos e mediar conflito entre
as partes (Foto: André Piovesan / Especial)
O conflito entre índios e agricultores por terras teve mais um capítulo nesta quarta-feira. Uma confusão generalizada ocorreu em Vicente Dutra, no Norte do Estado, em uma área que está em processo de demarcação.

A confusão começou após uma briga entre o porteiro do balneário turístico Águas do Prado — que está localizado em uma área em disputa — e um grupo de índios. Acuado pelos indígenas, o homem tentou entrar em uma viatura que passava pelo local, mas acabou apanhando do grupo. A viatura também foi depredada. O homem ficou ferido e os policiais o levaram para um hospital em Caiçara, mas, devido a gravidade das lesões, ele foi transferido para Frederico Westphalen.

Após a briga, os indígenas bloquearam a ERS-150 e decidiram invadir o empreendimento. Eles destruíram a portaria e atearam fogo em uma das 174 cabanas do local, normalmente ocupadas durante o verão. Uma família decidiu sair, com medo da invasão, mas outras permaneceram, mesmo com a presença dos índios.

Segundo informações do capitão Vicente Antonio Scartassini, subcomandante do 37º batalhão da Brigada Militar, como disputam as terras, os índios resolveram passar a noite na área.

— Ambas as partes acham que tem razão e fica sem um consenso, cada um acha que a terra é sua e nós ficamos no meio do conflito — diz o capitão.

Foi solicitada a presença da Fundação Nacional do Índio (Funai) para mediar o conflito, o que deve ocorrer nesta quinta-feira pela manhã.