25 julho 2009

José Alencar está bem e conversa normalmente, diz boletim médico

O vice-presidente da República, José Alencar, encontra-se "disposto e conversando normalmente" um dia após ser internado para a realização de uma nova cirurgia no hospital Sírio-Libanês, informa o boletim médico divulgado no começo da tarde deste sábado. Segundo a nota, todos os sinais vitais de Alencar estão preservados, e ele deverá permanecer internado hoje na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O vice-presidente foi submetido nesta sexta-feira a uma cirurgia para tratamento de obstrução do intestino grosso, decorrente de nódulos tumorais. O procedimento cirúrgico foi realizado pelos médicos Raul Cutait e Ademar Lopes. Esta foi 15ª cirurgia para combater o câncer contra o qual Alencar luta há 12 anos. Além dos dois médicos, o vice-presidente está sob os cuidados dos doutores Paulo Hoff e Roberto Kalil Filho.
Informações extraoficiais dão conta de que Alencar teria recebido um telefonema nesta manhã do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outra informação não oficial é de que os médicos já teriam retirado a sonda gástrica, colocada durante a cirurgia para remover resíduos da operação. O vice-presidente deve ficar internado no hospital Sírio Libanês por, pelo menos, mais uma semana.

Aprovado zoneamento agrícola para culturas de girassol, sorgo granífero e soja

As portarias que autorizam o zoneamento agrícola para as culturas de girassol e soja, em São Paulo, e sorgo granífero no Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Minas Gerais foram publicadas, nesta quinta, dia 15, no Diário Oficial da União (DOU).
O zoneamento agrícola identifica, para cada município, a melhor época de plantio das culturas, por meio de análise de séries climáticas históricas de, no mínimo, 15 anos do ciclo das cultivares e tipo de solo. O objetivo é minimizar os riscos de ocorrência de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas.
As portarias que divulgam o zoneamento informam também as cultivares indicadas por Estado, conforme dados encaminhados por seus fornecedores à Coordenação-Geral de Zoneamento Agropecuário da Secretaria de Política Agrícola (SPA). As cultivares devem ter o Registro Nacional de Cultivares (RNC) do Ministério da Agricultura.

Casal passa lua-de-mel dentro do carro para esperar neve em Santa Catarina

Os recém-casados Bruno Rodrigues Dalpias Cabral, de 25 anos, e Priscila Pires Dalpias Cabral, de 23 anos, decidiram passar a lua-de-mel dentro do carro na Serra Catarinense. A intenção do casal era ver a neve, já que as temperaturas no Sul do Brasil despencaram nos últimos dias. A mínima em São Joaquim chegou a 5,8ºC nesta sexta-feira.
Bruno e Priscila subiram ao altar no dia 18 de julho, em Porto Alegre, e decidiram curtir a lua-de-mel em São Joaquim.
Na quinta-feira, por volta das 20h, o casal estacionou o carro, todo decorado com corações, palavras como "recém-casados" e cheio de cobertores, na Praça João Ribeiro, no Centro, da cidade. O termômetro de rua no local marcava 6ºC, motivo para Bruno e Priscila registrarem o momento com fotos. Seis horas depois, a temperatura já estavam em -4ºC. Porém, a neve não deu o ar de sua graça.
Em Três de Maio, às 5h da manhâ de hoje, o termômetro de rua localizado na Praça Henrique Becker Filho, marcava temperatura negativa de -4ºC.