07 janeiro 2011

Morre criança atingida por fogo de churrasqueira em Tenente Portela


Início de ano trágico para 
família portelense
Morreu no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Passo Fundo, às 15h10 desta sexta-feira, 7 de janeiro, Kelvin de Oliveira Canabarro, vítima de um acidente doméstico em 1º de janeiro.
Conforme a Assessoria de Comunicação do HSVP o menino sofreu queimaduras de 3º grau em 30% do corpo comprometendo principalmente as vias aéreas da criança.
Muita abatida aguardando a chegada do corpo do neto no Salão da Comunidade do Bairro Modelo, Maria Herta de Oliveira conta que estava junto no momento do acidente e que seu desejo era de estar no lugar do neto. Dona Maria diz que o fato aconteceu por volta das 11h de sábado, 1º dia do ano de 2011, na residência dos pais de Kelvin, no Bairro Caxambu.
Entenda o caso:
Kelvim tinha um ano e três meses de
idade
Conforme informações de um dos tios de Kelvin, Reginaldo de Lima, o pai do menino, o servidor municipal, Claudir Canabarro de 32 anos, pretendia atear fogo no carvão para assar o churrasco para o almoço de sábado, 1º de janeiro. Ao jogar gasolina, que é um combustível altamente inflamável, na churrasqueira houve uma pequena explosão e o menino que estava próximo acabou sendo atingido. O menino foi socorrido e encaminhado para o Hospital Santo Antônio e devido a gravidade das queimaduras transferido para o Hospital Santo Vicente de Paulo em Passo Fundo, onde veio a falecer.
O corpo de Kelvin esta sendo transladado de Passo Fundo para Tenente Portela e deverá chegar ainda na noite desta sexta-feira. Os atos fúnebres serão realizados no salão da comunidade do Bairro Modelo.

Salva vidas serão promovidos por ato de bravura

Salva vidas serão promovidos por ato de
bravura
Foi aberto, nesta sexta-feira, o processo para que os  seis salva-vidas que socorreram três jovens em Tramandaí, durante sua folga, à noite e sem equipamentos, na terça-feira, sejam promovidos por ato de bravura. Sérgio Müller, de 41 anos, Marcelo Luiz Freitas Leite, de 38 anos, Leandro Godoy dos Santos, de 41 anos, Cassius Elias Arejano Pires, de 31 anos, Adriano dos Santos Vargas, de 40 anos, e João Carlos de Souza, de 42 anos, foram recebidos no Palácio Piratini, em Porto Alegre, nesta tarde, e homenageados pelo governador Tarso Genro.
O soldado Patrick Amaral Nunes, que levou cinco tiros (dois deles pegaram no colete de proteção) numa tentativa de assalto a um supermercado Rissul, em Canoas, no dia 31 de dezembro, foi promovido. Eles ganharam Estrela de Reconhecimento no Grau Bronze, honraria da Brigada Militar, durante cerimônia no Salão Negrinho do Pastoreio.
"A capacidade de vocês orgulha a todo nosso governo e a todo o Estado do Rio Grande do Sul. Fizemos questão de realizar esse ato para exibir à comunidade gaúcha não só o ato de vocês, mas os valores que a Brigada Militar representa", declarou Tarso. O governador entregou primeira medalha ao sargento Leandro Godoy dos Santos. O policial bateu continência e Tarso o cumprimentou batendo continência.

Grêmio cancela festa para a chegada de Ronaldinho

Presidente gremista prometeu demitir o
responsável pela organização da festa
A festa armada pelo departamento de marketing do Grêmio para o anúncio da contratação de Ronaldinho foi cancelada pelo presidente Paulo Odone, no início da tarde desta sexta-feira.
Questionado pelos jornalistas de plantão no Estádio Olímpico sobre as caixas de som colocadas no gramado, Odone se irritou.
"Mandei retirar tudo, e vou tirar o responsável por isto também", disse o presidente, visivelmente alterado.
Além do palco montado no centro do gramado do estádio, muitos torcedores circulavam em volta do Olímpico esperando o momento da apresentação do jogador.
Para a apresentação, os músicos Humberto Gessinger, ex-vocalista da banda Engenheiros do Hawaí, e Renato Borguetti teriam sido contatados para tocar algumas músicas.
A direção gremista segue afirmando que ainda não acertou a contratação de Ronaldinho, porém o anúncio por parte dos dirigentes tricolores deve acontecer nas próximas horas.

Jornalista é presa por ajudar quadrilha de traficantes no Paraná

"Faz dias que não dá homicídio. A cidade está 
muito parada", disse a jornalista a um 
criminoso
A Polícia Civil de Campo Mourão (PR) prendeu nesta quinta-feira 17 pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas. Entre os detidos está uma jornalista da Rede Record, que seria amante de um dos traficantes e repassaria informações conseguidas com a polícia em razão do trabalho profissional.
— Ela passava essas informações privilegiadas para a quadrilha — disse o delegado José Aparecido Jacovós. Outras duas pessoas, entre elas um advogado, estão foragidas.
A jornalista Maritania Forlin, 28 anos, tem um programa de variedades, em produção independente, transmitido pela Rede Independência de Comunicação (RIC), afiliada da Rede Record no Paraná. Ao ser presa pela manhã, em sua casa, ela negou qualquer participação no auxílio ao tráfico. Segundo Jacovós, ela disse apenas que mantinha relacionamento amoroso com Gilmar Tenório Cavalcanti, apontado como chefe da quadrilha, também preso. Ele já tinha outras passagens pela polícia. O delegado disse que há gravações de áudio que comprovariam o envolvimento dela.
— Quando precisava de algum usuário de droga para entrevistar no programa ligava para ele, que lhe indicava alguém e passava a ser produtor. Vamos interrogá-la e apresentar os áudios para que confirme se a voz é dela — disse o delegado.
A edição eletrônica do jornal O Globo publicou a transcrição de gravações telefônicas, feitas com autorização da Justiça, que mostram uma conversa de Maritânia com um criminoso.
— Eu fui levar o Chinês para fazer um 'corrinho' hoje, entendeu? - diz o homem.
— Hoje? - pergunta a repórter.
— É, lá na vila candida, pegar o cara, não achamos o cara.
— E ia apagar o cara?
— Vai.
— Você tem que fazer o serviço e depois me liga: acabamos de fazer o negócio. Faz dias que não dá homicídio. A cidade está muito parada.
— Mas vai ter homicidinho logo para vocês. Não demora não.
— Ai, ai, ai...
— Tá proximo.
A gravação foi feita em outubro passado. Durante a operação, que recebeu o nome de Vila Mendes, por ser o local onde a quadrilha atuava, foram apreendidos cinco veículos, 40 quilos de maconha, R$ 28 mil e armas. A investigação começou há três meses, após a morte de um rapaz de 19 anos, em razão de uma dívida com a quadrilha.
O diretor de jornalismo da RIC informou que a repórter era contratada por uma empresa terceirizada e foi demitida há três meses, por remanejamento de equipe. Ele informou que não tinha conhecimento das denúncias. O advogado de Maritânia diz que não comenta o assunto porque ainda não teve acesso ao inquérito.
Em 2009, o ex-deputado e jornalista Wallace Souza foi preso e teve o mandato cassado por suspeita de encomendar mortes para exibi-las em seu programa de televisão no Amazonas. Souza morreu em julho de 2010, vítima de uma parada cardíaca.
>> Assista à reportagem do Jornal da Globo

Especialista ensina como cuidar da pele que ficou vermelha após pegar muito sol

Danos provocados à pele são irreverssíveis, por isso
tome sol com moderação
Lidia Fontericeta, 58 anos, saiu de Buenos Aires para aproveitar a praia de Balneário Camboriú, mas não contava que o vacilo num dia nublado ia atrapalhar o passeio. Ela passou um dia sem usar o protetor solar. No dia seguinte, o corpo inteiro estava todo vermelho e com uma forte sensação de ardência. A presidente da Sociedade Catarinense de Dermatologia (SBD-SC), Sílvia Schmidt, ressalta que são essas queimaduras agudas são relativamente comuns nessa época e que elas aumentam o risco de câncer de pele.
A turista argentina lembra que dois dias depois da queimadura ainda sentia dor. O alívio vinha apenas quando passava creme pelo corpo. A combinação com o ar-condicionado ligado no máximo permitia uma noite de sono quase tranquila.
As queimaduras, no entanto, não impediram Lidia de voltar à praia. Ela justifica que tem pouco tempo férias e garante que agora passa protetor solar constantemente.
A turista afirma que sempre se cuida, mas argumenta que foi iludida por um dia de nuvens. Pensou que não aconteceria nada, mas quando chegou em casa veio o espanto. Ao tirar o maiô, a diferença entre as marcas brancas e a vermelhidão da pele escancarou a situação.
Segundo a presidente do SBD-SC, os danos provocados por este tipo de acidente são muito maiores do que a exposição contínua ao sol. Além disso, não há um remédio eficaz contra o desconforto causado por esse tipo de lesão. O que há são medidas paliativas para melhorar o processo de recuperação da pele. Portanto, ressalta a especialista, o melhor mesmo é prevenir o problema evitando o sol entre as 10h e as 16h e, mesmo em horários permitidos, usar sempre protetor solar, boné, camiseta e calçados.
Abaixo, confira algumas dicas de Sílvia para aliviar o sofrimento em caso de uma vermelhidão:
:: prefira banho de água fria e corrente no primeiro dia, pois ajuda a diminuir a dor. Evite banhos quentes porque eles estimulam a sensação dolorosa;
:: passe muito hidratante. Pode ser creme comum para o corpo encontrado em farmácias e supermercados;
:: quando a dor for muito intensa ou aparecer bolhas, consulte um médico. Ele vai avaliar a necessidade de receitar um anti-inflamatório;
:: se for à praia nesse estado, use camiseta, boné e aplique bloqueador solar constantemente;
:: jamais passe pasta de dente na pele queimada;
:: Uma dica é recorrer a uma mistura usada antigamente para aliviar assaduras de bebês, a chamada pasta d’água. A receita é jogar água num recipiente, colocar maizena e passar a solução no ferimento.

Com grupo reformulado, São Luiz acredita na classificação para a segunda fase do Gauchão Coca-Cola

Beto Campos foi recontratado pelo São Luiz
de Ijuí
A meta do São Luiz no Gauchão Coca-Cola, torneio que se inicia dia 17 de janeiro, já está definida. A prioridade do time de Ijuí é melhorar a sétima colocação obtida no campeonato do ano passado. O clube, que recontratou o treinador Beto Campos, mudou quase todo o elenco. Do grupo que disputou o campeonato em 2010, restaram apenas cinco atletas de um total de 28 que compõem o plantel rubro.
– O grupo já está fechado. É claro que pode ocorrer uma situação ou outra no decorrer do campeonato, mas, a princípio, devemos ir com estes atletas – declarou Beto Campos, técnico do São Luiz.
Em 2010 Eraldo foi o principal nome da equipe, marcando 10 gols - terceiro artilheiro do certame. Mas, agora, o técnico espera ver um desempenho mais homogêneo do conjunto. Apesar do otimismo em relaçáo a um desempenho melhor neste ano, prevê, porém, muitas dificuldades na estreia contra o Juventude. Isso porque, disse Campos, o time de Caxias, que começou antes dos outros os treinamentos para o campeonato com vários amistosos, já tem um estilo de jogo definido: 
– Mas esperamos ir a Caxias buscar pontos.
Beto Campos aponta o seu grupo - o 1 - como o mais difícil. Vê o Inter como o grande favorito, mas enaltece os investimentos realizados por Caxias e Novo Hamburgo: 
– O São Luiz corre por fora em busca de uma das vagas. Confio na classificação.

Município de Giruá dá exemplo no combate à dengue

Quem não colabora pode ser multado
no valor de R$300,00
Três anos depois de protagonizar uma epidemia de dengue no Rio Grande do Sul, Giruá não registrou nenhum caso da doença em 2009 e 2010.
Mas a notícia que realmente impressiona é a redução do índice de infestação do mosquito transmissor da doença, de 10% para 0,54%, ou seja, o município praticamente zerou os focos do mosquito, estando abaixo do limite máximo determinado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. O resultado deve-se principalmente aos mutirões de limpeza de pátios e terrenos, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Calai Ferraz.
Desde 16 de novembro as equipes estão percorrendo os 17 bairros da cidade. Além do recolhimento de objetos e recipientes propícios à criação e reprodução do mosquito aedes aegypti, os agentes também estão orientando a população sobre a importância de manter pátios e terrenos limpos.
Quem não colabora pode ser multado no valor de R$ 300,00.

Mais de 100 kg de peixe foram apreendidos na BR-285

Carga continha espécies piava, patí e dourado, 

ameaçado de extinção no Estado

A Brigada Militar apreendeu uma carga de peixes na BR-285, próximo a São Luiz Gonzaga, na madrugada desta sexta-feira.
Por volta de 3h da manhã, os policiais tentaram abordar uma caminhonete. O motorista fugiu e alguns quilômetros depois capotou o veículo.
Dentro do carro estavam 120 kg de peixes das espécies piava, patí e ainda dourado, ameaçado de extinção no Rio Grande do Sul. Também foram apreendidos 15 kg de carne de gado.
Não há pistas do motorista. A carga foi encaminhada à polícia ambiental.

Jovens gastam pouco com atividades esportivas

Gastos com bares, restaurantes e fast food 
têm maior preferência do que o esporte 
entre as atividades de lazer
A busca pelo corpo perfeito nem sempre passa pela prática de esportes para a galera mais jovem. Se considerado também o estilo de vida saudável, o público com idade entre 18 e 25 anos investe pouco em atividades deste tipo. Nos gastos com o lazer, por exemplo, apenas 12% cita o esporte como item de consumo.
O resultado da pesquisa realizada pela agência Namosca (especialista em comunicação e marketing jovem) diminui a perspectiva de mudanças de hábitos em curto prazo do público brasileiro, que segundo pesquisa recente do IBGE já tem metade dessa população acima do peso.
Outro fator que corrobora com o aumento de peso são os gastos com bares (51%), restaurantes (37%) e fast food (36%) terem maior preferência entre as atividades de lazer. Os gastos nas horas vagas envolvem 16,26% da renda desse público e, na maior parte, são destinados a atividades sociais e de entretenimento.
Os números foram obtidos por meio de uma pesquisa realizada pela agência Namosca com 729 estudantes das principais universidades do país nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.

Estado terá temporais com risco de granizo até domingo

Estado terá temporais com risco de granizo 
até domingo 
Desde a virada do ano, chove todos os dias no Rio Grande do Sul. Para esta sexta-feira, sábado e domingo, estão previstos novos temporais com risco de granizo e vento, acompanhando a chuva que deve ser forte.
Com parte do Estado sob estiagem, chuva é algo a se celebrar, mas o problema é que, novamente, serão pancadas em pontos isolados. Pode chover muito em parte de uma cidade e não cair uma gota na outra.
Pelos dados do Sistema Metroclima da Prefeitura, que tem 15 pontos de medição em Porto Alegre, nos primeiros cinco dias do mês choveu 31,7 milímetros no bairro Glória, mas só 0,2 milímetro no Sarandi.
Nesta sexta, 12 cidades afetadas pela seca se reúnem com representantes do governo do Estado, Emater e Defesa Civil no Palácio Piratini.
A massa de ar quente e úmido que cobre o Estado e o cavado, área de menor pressão atmosférica sobre o Sul do Brasil, mantêm a atmosfera instável em parte do território gaúcho. O sol, novamente, aparece em todas as regiões, mas da tarde para a noite se formam nuvens carregadas que devem trazer pancadas de chuva e temporais para pontos isolados.
Espera-se para esta sexta que a instabilidade na segunda metade do dia se concentre mais no Norte do Estado e entre a Serra, o Litoral Norte e a Grande Porto Alegre.
As pancadas continuam pontuais e podem causar transtornos. Onde há maior escassez de água, o cenário apenas piora. Nas regiões menos afetadas, sobretudo na Metade Norte, as precipitações mantêm a tendência, mas alguns pontos isolados logo podem enfrentar estiagem localizada.

Flagrantes de embriaguez ao volante aumentaram em 19% no RS em 2010

Maior número de bafômetros auxilia na
fiscalização do trânsito
Instituída com a meta de tirar de circulação motoristas que dirigem embriagados nas estradas brasileiras, a Lei Seca no trânsito atingiu o pico de autuações no território gaúcho.
Um balanço divulgado pelos órgãos de trânsito mostra que, em 2010, cresceu em 19% o número de autuações por embriaguez nas estradas do Rio Grande do Sul em comparação com o ano anterior.
No ano passado, foram flagrados pelos bafômetros pelo menos 4.083 motoristas em todo o Estado. A quantidade é 19% superior à registrada em 2009, quando 3.429 foram multados por beber e dirigir. Se comparado com 2008, ano em que o país adotou maior rigor ao álcool no volante, o saldo de 2010 é ainda maior: 83% a mais.
O aumento mais expressivo foi observado nas vias urbanas da Capital, onde a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou 60,2% mais flagrantes em 2010 em relação ao ano anterior. O número real de autuações é maior porque os dados não incluem registros de vias urbanas dos municípios, com exceção da Capital.
À frente do Comando Rodoviário da Brigada Militar, o coronel Edar Borges Machado atribui o crescimento dos flagrantes a três fatores. Ele avalia que há mais fiscalização nas vias, mais equipamentos para atestar a embriaguez e ainda persistem as condutas irresponsáveis de alguns motoristas.
— Nas nossas estatísticas, observamos que a maioria dos acidentes é ocasionada por embriaguez, excesso de velocidade e ultrapassagens em local indevido. Centramos esforços nessas condutas e isso resultou em mais autuações — explica o coronel Borges.
Nas rodovias estaduais, pessoas que observarem condutas indevidas de outros motoristas são orientadas a informar a situação de risco pelo telefone 198, de qualquer telefone.
O inspetor Jorge Nunes, chefe do Núcleo de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal no Estado, analisa que, além do reforço da fiscalização, foi ampliado o número de bafômetros nos últimos anos. Em 2008, eram 33 aparelhos nas rodovias federais. Atualmente, o número é de 143.