09 fevereiro 2012

Apesar da retranca peruana, Inter vence Juan Aurich por 2 a 0 no Beira-Rio

Confira fotos da partida no Beira-Rio
Os primeiros três pontos do Inter em busca do tricampeonato da Libertadores foram suados. Não pelo que o Juan Aurich produziu na partida, mas pela retranca que os peruanos estavam dispostos a fazer em Porto Alegre. Com Oscar e Dátolo, o time de Dorival Júnior fez 2 a 0 no Beira-Rio e agora volta seu pensamento para o Gauchão — quando enfrenta o Caxias, domingo, no Centenário.
O jogo começou com muitas faltas. O Juan Aurich revezava jogadores e batia em D'Alessandro. O uruguaio Liber Prudente levava tudo na conversa, irritando os cerca de 30 mil torcedores que estavam na arquibancada e os atletas colorados. Índio, Damião e o próprio D'Alessandro cobravam cartões do árbitro, que insistia em deixar o jogo correr.
Acontece que o Juan Aurich veio do Peru disposto a empatar. Fechadinho, não dava espaços ao Inter. As melhores jogadas do Inter seriam pela esquerda, com Kleber, Dagoberto e D'Alessandro. Mas uma defesa bem postada não permitia que a bola chegasse com qualidade para o arremate de Leandro Damião.
Os jogadores do Inter insistiam em trocar passes perto da área e erguiam a bola para Damião, pelo alto. Com isso, a redonda era facilmente afastada pela defesa peruana. Aos 20 minutos, uma jogada de perigo: D'Alessandro cruzou da esquerda, Oscar cabeceou para trás e encontrou Bolatti, mas o argentino chutou por cima do gol de Penny. Era a bola ganha que o Inter precisava para se inflar e partir para o ataque.
Como a bola não chegava pelo alto, partiu de Oscar a jogada individual e abrir o placar no Beira-Rio aos 24 minutos. O garoto, com personalidade, entrou pela intermediária peruana com a bola dominada e o defensor deu-lhe alguns segundos antes do primeiro bote. Tudo o que era preciso: o meia passou para Damião. O atacante colorado fez o pivô no maior estilo futebol de salão, prendeu o zagueiro e rolou para a batida de Oscar. A bola rolou limpa, sem chance para o goleiro Penny, no canto esquerdo.
O camisa 16 correu para a torcida, veias da garganta saltadas. Apontava para o distinvo e para o chão repetidas vezes, como se dissesse à torcida "eu vou ficar aqui". Era o recado do craque ao São Paulo, que venceu na Justiça paulista o imbróglio que vem desde 2009 e, na quarta-feira, dizia aos quatro ventos que teria o jogador de volta ao Morumbi.
Ritmo de treino no Beira-Rio
O segundo tempo do Inter começou morno. Apesar de estar em vantagem no placar, o time de Dorival Júnior jogava sem velocidade e trovava passes de um lado a outro do campo. Os peruanos continuavam apostando na porrada. Logo aos sete minutos, D'Alessandro, o mais caçado, foi derrubado na entrada da área. O argentino fez a cobrança, nas mãos de Penny. Quatro minutos depois, Oscar, o melhor da partida, bateu forte de fora do área. A bola passou raspando a trave de Penny.
Aos 15 minutos, Leandro Damião fez a jogada mais plástica da etapa final. Em troca de passes com Dagoberto, o camisa 9 colorado chutou firme, buscando o ângulo de Penny, por cobertura. O goleiro peruano foi obrigado a fazer uma Penny manda para a linha de fundo. Dois minutos depois, foi a vez de D'Alessandro testar o arqueiro adversário. Penny fez nova defesa e passou a ser o destaque do Juan Aurich na partida.
As constantes chegadas ao ataque incendiaram o Beira-Rio. Sob os gritos de "vamo, vamo, Inter", a equipe colorada parecia estar em um trabalho de conclusões a gol. O Juan Aurich, que desde o primeiro tempo jogava com um a menos devido à expulsão de Ortiz, apenas se defendia. D'Alessandro, Damião, Dagoberto, Bolatti testavam Penny de todos os lados, pela intermediária, de cabeça. Até mesmo Guiñazu, que pouco chuta a gol, consagrou o goleiro do Juan Aurich aos 32 minutos.
Dorival Júnior colocou, então, o meia Dátolo e o garoto João Paulo. A retranca peruana seguia, mas o garoto mandou uma bomba. Penny largou e o argentino, que já havia feito um gol no Gre-Nal, marcou novamente: 2 a 0 para o Inter. Estava decratada a primeira vitória colorada. Os primeiros três pontos do Inter na busca pelo tricampeonato da Libertadores da América.

HSVP assina contrato da Bucomaxilofacial

Momento da assinatura do contrato (Foto: HSVP)
Desde 2004 o Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, pertencente a Rede Verzeri, busca a referência em Bucomaxilofacial. Procedimento este que com certeza acrescenta mais qualidade nos seus serviços e resolutividade. No ano de 2004 abriu se um processo, junto ao Estado, de solicitação de credenciamento nessa especialidade na média e alta complexidade. Após passados vários anos idas e vindas desse processo somente em 2011, as tratativas foram reiniciadas com uma audiência em abril, juntamente com o secretario estadual de Saúde Ciro Simoni e o delegado da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, Antônio de Paula, a partir de então esse processo começou a andar e pegar força em toda a região.
No dia 6 de fevereiro, a Irmã Denise Miranda, diretora geral e Gelson Schneider, gerente de atendimento ao cliente, estiveram em Santa Rosa, para assinar o contrato da Bucomaxilofacial, na 14ª Coordenadoria de Saúde, na presença do delegado Antônio de Paula. Uma proposta de plano operativo foi executada ao Estado a qual foi aceita pelos 22 municípios da região e consequentemente acatada pelo Estado, culminando na assinatura do presente termo aditivo a contratatualização do HSVP. A partir do momento em que esse termo for publicado no Diário Oficial o hospital está apto a fazer os atendimentos da região, para o sistema único de saúde. Sendo eles: consultas, procedimentos ambulatoriais, cirúrgicos de internação bem como alguns exames que estão dentro do plano operativo como raio X, para detectar fraturas e tomografias computadorizadas.
“Por muitos anos o HSVP pagou para fazer atendimentos gratuitamente, sem receber e sem contrato, para poder dizer para a comunidade regional que se tinha toda a infraestrutura e condições para fazer esse tipo de procedimento.” relata Amarildo Dall’Ago.
Até o presente momento nenhum hospital da região tinha o serviço de Buco Maxilo Facial, oferecido para o SUS. Deve se lembrar que cada paciente deve ser encaminhado ao HSVP pela Coordenadoria Regional de Saúde.
A Direção da Instituição está muito satisfeita em poder oferecer a comunidade mais uma especialidade, a Bucomaxilofacial.

Nutrição por sonda do Hospital Vida & Saúde é referência regional

O processo para esse cadastramento já está em andamento 
Nutrição adequada e sem riscos de contaminação. Assim funciona o sistema de Nutrição Enteral para os pacientes do Hospital que necessitam de alimentação por sonda. O Vida & Saúde é referência na região, sendo o único hospital a realizar a nutrição enteral(sonda) em sistema fechado.
Há 4 anos, a nutrição por sonda, no Hospital, era artesanal, ou seja, preparada a base de alimentos(in natura), ou com pó, necessitando assim de diluição na água ou no leite. Em 2008, a alimentação por sonda passou a ser industrializada, em sistema de nutrição enteral aberto. A alimentação era então em forma líquida, mas ainda necessitava de manipulação. Em 2011, o Hospital Vida & Saúde investiu ainda mais na qualidade desse procedimento e implantou o sistema de nutrição enteral fechado. Essa é uma dieta industrializada, pronta para uso, acondicionada em recipiente fechado, não precisando de nenhum tipo de manipulação. A administração deste tipo de dieta, sem manipulação direta para o preparo, protege o alimento de contaminações por microorganismos, diminui o risco de diarréia, infecções respiratórias e a necessidade do uso de medicação. “A desnutrição, freqüente em pacientes hospitalizados, deve ser prevenida e tratada, pois o estado nutricional prejudicado aumenta o risco de complicações e piora a evolução clínica dos pacientes. Portanto, a terapia nutricional constitui parte integrante do cuidado do paciente durante a internação hospitalar”, destaca a nutricionista responsável, Sabrina Dal Molin.
Com o sistema de nutrição enteral fechado o paciente tem uma melhora significativa de seu estado nutricional, acelerando o processo de recuperação e consequentemente reduzindo o tempo de internação. De acordo com a Drª Kátia Della Pasqua as melhoras não param por ai, “O resultado está sendo muito positivo. Além de todos esses benefícios, ainda diminuímos o risco de complicações e de infecção”. Para realizar essa implementação foi necessário que o Hospital investisse em uma Equipe Multidisciplinar de Terapia Enteral(EMTN), com 1 farmacêutica, 3 enfermeiros, 2 nutricionistas e 1 médica.
E para 2012 a equipe busca o credenciamento pelo SUS. Hoje o Hospital tem que custear a nutrição enteral do paciente do Sistema Único de Saúde. O processo para esse cadastramento já está em andamento.
E para qualificar ainda mais esse sistema, a Drª Kátia Della Pasqua e a nutricionista Sabrina Sangoi Dal Molin estão realizando há 1 anos uma Especialização na área. E por ser referência e pioneiro na região, na implantação desse sistema, vários Hospitais estão vindo buscar informações no Vida & Saúde sobre o procedimento de nutrição enteral fechado.

Sandra Padilha assume a Prefeitura de Santa Rosa

Sandra comanda o Executivo até o dia 16
Desde a segunda-feira, 6 de fevereiro, Sandra Padilha, até então vice-prefeita, assumiu o Executivo de Santa Rosa. Sandra afirma que as obras e ações do Programa do Governo estão em pleno desenvolvimento.
_Já nos reunimos com os secretários das diferentes pastas com vista a darmos prosseguimento e devidos encaminhamentos aos trabalhos previstos_destacou Padilha.
Ela permanece no cargo até o próximo dia 16, quando o Prefeito Orlando Desconsi retornará de férias.

Início das Pré Assembleias da COTRIMAIO

Reuniões de Núcleos tiveram excelente participação do quadro social
Com o objetivo de levar as informações sobre o ano de 2011, e as perspectivas para 2012 a Diretoria da COTRIMAIO começa na próxima semana as pré assembleias da cooperativa que antecedem a AGO marcada para 14 de março do corrente.
A Análise dos resultados obtidos no ano de 2011 dá a certeza de que a cooperativa escolheu o melhor caminho. Programas como Premio Biodiesel, onde foram repassados expressivos valores beneficiando o quadro social, os recordes de comercialização de contratos futuros, o desenvolvimento de ferramentas adequadas para qualificar ainda mais os produtos e serviços e a maior aproximação entre a Cotrimaio e seus associados, foi a cooperativa quem oportunizou tudo isso.
O Diretor Presidente da Cotrimaio, Amilton José Dotto, destaca os principais projetos que serão concluídos em 2012, são eles, a abertura de um novo e moderno supermercado no município de Dr. Maurício Cardoso para melhor atender os associados e clientes no centro da cidade e o Programa Procap-Agro, que visa a capitalização e o fortalecimento da cooperativa. “A agricultura sempre teve atenção especial, e para isso haverá sempre determinação de toda a equipe para disponibilizar tecnologias, melhorar o resultado da atividade e também receber a produção", relatou o Dirigente.
No mais, o convite para as Pré Assembleias que serão realizadas conforme o cronograma abaixo:
ASSEMBLEIAS 2012
DATA HORÁRIO LOCAL FILIAL
17/02/12
Sexta-feira 10:00 CTG Epopéia Farroupilha - Humaitá
20/02/12
Segunda-feira 11:00
19:30 Fortaleza Futebol Clube
Clube Recreativo Pejuçarense - Fortaleza dos Valos
- Pejuçara
23/02/12
Quinta-feira 10:00
19:30 Salão Comunidade Católica
Comunidade Evangélica - São Caetano
- Horizontina
24/02/12
 Sexta-feira 10:00 CTG Estância da Saudade - Crissiumal
27/02/12
Segunda-feira 10:00
19:30 Centro Social Evangélico
Salão Paroquial Católico - Vila Cascata
- São José do Inhacorá
28/02/12
Terça-feira 10:00 Salão Paroquial - Tiradentes do Sul
29/02/12
Quarta-feira 10:00
19:30 CTG Sentinela do Rio Grande
CTG Tropeiros do Buricá - Independência
- Três de Maio
01/03/12
 Quinta-feira 10:00 CTG Querência Alegre - Alegria
02/03/12
Sexta-feira 10:00
15:00
19:30 Auditório- Ginásio da Escola Brasilina Abreu Terra
Auditório da Cotrimaio
Salão Paroquial Católico - Boa Vista do Incra
- Cruz Alta
- Boa Vista do Cadeado
05/03/12
Segunda-feira 10:00
19:30 AABB
Salão Comunitário - Palmeira das Missões
- Esquina Araújo
07/03/12
Quarta-feira 10:00
19:30 Salão Paroquial Católico
Salão de Esquina Palmeiras -Sede Nova
-Boa Vista do Buricá
12/03/12
Segunda-feira 19:00 Salão  Comunidade Evangélica - Dr. Maurício Cardoso
ASSEMBLÉIA GERAL
14/03/12
Quarta-feira 14:00 CTG Tropeiros do Buricá - Três de Maio

Grêmio vira sobre o Ypiranga no último minuto em Erechim

Marcelo Moreno mais uma vez se destacou marcando gol 
(Foto: Edson Castro/Futura Press)
Mesmo reprisando os erros e problemas apresentados nos jogos anteriores, o Grêmio conseguiu vencer o Ypiranga por 2 a 1, de virada, na noite desta quarta-feira, pela sexta rodada da Taça Piratini - o primeiro turno do Campeonato Gaúcho. A partida foi disputada no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, região norte do estado.
Com o resultado, o Grêmio sobe para dez pontos, chegando provisoriamente à terceira colocação do Grupo 2. A equipe da capital foi beneficiada pela derrota do Cerâmica (sete pontos) de virada para o São Luiz, e a pela decisão judicial que retirou do Cruzeiro-Poa seis pontos, rebaixando-o para cinco no total. O Ypiranga tem apenas dois, na vice-lanterna do Grupo 1.
Rodrigo Jesus marcou para o Ypiranga no primeiro tempo; Marcelo Moreno e Douglas Grolli viraram na etapa final. Pela sétima rodada - a penúltima da fase classificatória - o Grêmio recebe o Santa Cruz no Estádio Olímpico, sábado, às 21h. O Ypiranga visita o Cerâmica em Gravataí, domingo, às 18h.

Prefeito Colato e deputado Classmann garantem verba para a Feintech 2012

Comitiva de Horizontina teve todo apoio do Dep.Classmann
Acompanhado pela assessoria parlamentar do líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, o prefeito de Horizontina, Irineu Colato (PP), garantiu o incentivo de R$ 30 mil para a realização da quarta edição da Feira de Tecnologia - Feintech 2012. O grupo foi recebido pelo presidente do Banrisul, Tulio Zamin, e contou com a presença do assessor Oseias Friske, das soberanas e do presidente do evento, Dionir Bianchi, em encontro realizado na sede do banco, na tarde desta quarta-feira (08/02). A Feintech reúne as potencialidades do município no setor e já referência na região Noroeste e acontece de 28 de fevereiro a 4 de março, no Parque Municipal de Eventos.
"Apoiar estas inciativas é fundamental para a diversificação nos municípios e Horizontina está de parabéns por este evento que também possui reconhecimento internacional", afirmou o deputado Classmann.