17 abril 2009

O transito em Três de Maio, as mudanças e o que ainda poderá ser feito

A Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo comandada pelo Guido Cassol, tem tido papel importante nos últimos dias visando uma melhora significativa no fluxo de veículos em nossa cidade.
Recentemente foi concluida a rótula na esquina das ruas Horizontina e Matogrosso, modificando e educando o transito naquele local. Mas é importante que os motoristas fiquem atentos, ali tem uma rótula, e rótula é transito rotativo com preferência para quem chega primeiro. As manifestações são na grande maioria favoráveis as mudanças.
Também em reunião ainda esta semana, entre a Secretaria de Habitação e Urbanismo e o Conselho Municipal de Transito, ficou decidido que serão criados mais 4o espaços para estacionamento de motos ao longo da Av.Uruguai, principal avenida de de Três de Maio.
Muitas idéias surgem diáriamente da população, e uma delas que deverá ser levada ao Conselho de Transito para debater com a Secretaria de Habitação e Urbanismo, é a de fechar os retornos hoje existentes nas esquinas da Av.Uruguai com as ruas Minas Gerais e a Travessa Praça da Bandeira, visto as dificuldades que se tem para manobrar veículos nestes locais citados.
Mas, como dizem, nem tudo é perfeito e os ajustes estão sendo feitos gradativamente, e o que tem chamado a atenção da comunidade três-maiense que tem se manifestado de forma contraria, é a abertura que se fez na Av.Alberto Pasqualine a menos de 50 metros da rótula práticamente em uma curva da avenida.
Pelas informações que obtivemos com o Secretário Guido Cassol, teria sido uma solicitação protocolada por um empresário e prontamente atendida pela Secretaria de Obras, mas que no momento de realizar o serviço não teria se dado conta que teria a necessidade da autorização do Conselho Municipal de Transito, que aliás, não foi nem consultado, órgão que existe exatamente para isso, ou seja, para avaliar as possíveis modificações do transito.
Mas também, como disse o próprio secretário, nada que não possa ser reavaliado.