24 maio 2012

Porto Mauá: Nível do Rio Uruguai cada vez mais baixo

A travessia de balsas é realizado normalmente, pois o trajeto
é realizado onde o nível das águas é mais profundo
Na terça-feira, 22 de maio de 2012, voltou a baixar o nível das águas do rio Uruguai em Porto Mauá. Na quarta-feira, 23, foi mais acentuado do que os níveis registrados nos dias 9 e 26 de abril e de 16 de maio. Na quinta, 24, continuou baixando. Este nível do rio se assemelha ao ocorrido em 1979.

 Em Volta Grande, distante em torno de 8 km da cidade de Porto Mauá, as pedras do leito do rio estão fora da água em certos lugares até um metro de altura, formando diversas piscinas (poças) naturais, formando pequenos córregos e cachoeiras por entre as pedras.

É possível caminhar da costa do Brasil até na Argentina, por cima das pedras, sem molhar os pés, basta apenas atravessar com caico (embarcação) o canalão que possui largura aproximada de 15 metros e em torno de 10 de profundidade nesta localidade.

Para se chegar na principal ilha de Porto Mauá, defronte aos pavilhões da Festa dos Navegantes, não se molha sequer os joelhos das pernas, pois a profundidade do rio atinge em torno de 30 cm. Entre a ilha e a costa da Argentina apareceu uma pedra enorme que não era visível desde 1979.

Em Volta Grande, a largura do rio em linha reta é de 770 metros, para atravessar a pé deve-se caminhar transversalmente em torno de 1.000 metros por cima das pedras do leito do rio.

Em 1979, era possível conseguir caminhar em linha reta por cima das pedras do leito do rio, sendo apenas o canal o obstáculo para efetuar a travessia a pé.

A travessia de balsas é realizado normalmente, pois o trajeto é realizado onde o nível das águas é mais profundo.

Três de Maio: Ex-aluna da SETREM é selecionada para o Santander Top China 2012

Giovana ficará três semanas na China
com tudo pago 
Giovana Esther Zucatto, que formou-se no Ensino Médio da SETREM em 2010, e atualmente é acadêmica do Curso de Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio de Grande do Sul (UFRGS), foi selecionada para o Programa Top China do Santander Universidades.

Sempre buscando engrandecer seu currículo e enriquecer culturalmente, não será a primeira vez que Giovana se instruirá no exterior, pois quando estudava na SETREM, participou de um intercâmbio cultural na Alemanha, através do projeto ‘Escolas: Uma Parceria para o Futuro’, convênio entre a SETREM, Instituto Goethe e Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.

Apesar da correria com o visto e demais papeladas, a acadêmica está ansiosa pela viagem, prevista para o dia 5 de julho, pois na China participará de três semanas de atividades, divididas entre as cidades de Pequim e Shangai, nas respectivas instituições de Peking University e Shanghai Jiao Tong.

Giovana destaca que a edição 2012 do Programa manterá o tema “Urbanismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade”, e junto com ela, mais cinco pessoas, entre acadêmicos e docentes da UFRGS, participarão do intercâmbio com o apoio integral do Santander Universidades para deslocamentos, visto, hospedagem, alimentação e seguro.

O Programa Top China é uma Iniciativa pioneira do Santander Universidades para promover o intercâmbio entre Brasil e China, a fim de debater temas de interesse global.

Geral: Prorrogada vacinação contra a gripe


O Ministério da Saúde prorrogou para 1º de junho o encerramento da 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe. O prazo foi ampliado em uma semana, já que terminaria nesta sexta-feira (25), para possibilitar que mais pessoas sejam imunizadas contra a doença.

De acordo com o governo, até esta quinta-feira (24) 15,8 milhões de brasileiros foram vacinados, o equivalente a 65,5% da meta da campanha, que pretende atingir 24,2 milhões de pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças que tenham entre seis meses de vida e dois anos, além de gestantes e indígenas.

Dos que já receberam a vacina, os idosos são maioria (10,7 milhões). A dose trivalente imuniza contra gripes sazonais e a influenza A (H1N1), popularmente conhecida como "gripe suína", e é distribuída gratuitamente nos 34 mil postos de saúde de todo o país
A mesma vacina também pode ser encontrada em laboratórios particulares, onde podem recorrer as pessoas fora do grupo priorizado pela campanha. Nestes locais, a vacina pode ter grande variação de preço, de R$ 50 a R$ 119.
Abaixo, tire suas dúvidas sobre a vacina e sobre gripe com informações do Ministério da Saúde e da coordenadora de imunizações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Helena Sato.

Em Três de Maio cerca de 70% do público-alvo formado por 4.785 pessoas foi imunizado em Três de Maio.

A vacina está disponível nos postos de saúde para idosos acima de 60 anos, gestantes (em qualquer período) e crianças entre os seis meses e menos de dois anos. Mas atenção: na Unidade Central as doses acabaram desde ontem porque a campanha foi aberta para pessoas com doenças crônicas.

Panambi/Entre-Ijuís: Duas pessoas mortas a facadas nesta madrugada

Rafael Nunes Matos, assassinado no centro de Panambi,
na madrugada. Foto: Reprodução/PC
Um jovem de 19 anos foi morto a facadas na madrugada desta quinta-feira 24/05, no Centro de Panambi. Conforme a Brigada Militar, a vítima é Rafael Nunes Matos.

O crime foi registrado pela polícia, aos 30 minutos desta quinta-feira, 24, logo após um desentendimento entre Matos e outras três pessoas, na Rua Andrade Neves.

A vítima foi atingida por estocadas de faca na altura do pescoço e no rosto, morrendo em seguida.

A Polícia Civil aguarda as imagens das câmeras de segurança para identificar os autores do homicídio. Há suspeitos.

Entre-Ijuís

A outra morte provocada por facadas ocorreu na madrugada desta quinta-feira, 24, no interior do município de Entre-Ijuís.

Arnildo Roth da Silva, de 53 anos, foi assassinado por volta da 1h, na localidade de Cerra de Baixo. A Polícia Civil iniciou a tomada de depoimentos para identificar as causas e autoria do crime.

Três de Maio: Classificadas para o 6º O Rio Grande Canta o Cooperativismo

Comissão da Expo Terneira e diretores do Sescoop/RS
Foto: Paulo Marques
Divulgadas as músicas que vão participar da primeira eliminatória do Festival o Rio Grande Canta o Cooperativismo em Três de Maio. Em sua 6ª edição, o festival promovido pelo Sescoop/RS será realizado no dia sete de junho durante a 2ª Expoterneira no parque de exposições Germano Dockhorn a partir das 20h 30min.

A 2ª etapa será no dia 18 de agosto em Alegrete e a 3ª em 19 de outubro.

Na manhã desta quinta-feira, o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos anunciou de primeira mão na Rádio Colonial as músicas que passaram pela triagem.

Confira a lista:
Com União e com Trabalho
Ritmo: samba
Letra: Rafael R. Cardozo e Gérson Silva Souza / Música: Caio Martinez
Representando a Cooperativa Sicredi União Metropolitana de Porto Alegre

A Força que tem a Vida
Ritmo: mazurca
Letra: Rômulo Chaves / Música: Robledo Martins e Douglas Mendes
Representando a Cooperativa Sicredi Grande Palmeira de Palmeira das Missões

Alicerces 
Ritmo: vanera
Letra: Lisandra Azevedo Sarturi / Música: Sérgio Rosa
Representando a Cooperativa Cesma de Santa Maria

Milonga Cooperada 
Ritmo: milonga
Letra: Binho Pires / Música: Cristiano Quevedo
Representando a Cooperativa Sicredi Região Centro de Santa Maria

Além dos Sonhos 
Letra:João Quintana e Diogo Vidal dos Santos / Música: Vane Vieira e Feliciano Saucedo
Representando a Cooperativa Sicredi Itaquiense de Uruguaiana

Solução Inteligente 
Ritmo: vanera
Letra: Laurinho de Mattos, João Antunes e João Ribeiro / Música: Mário Seffrin
Representando a Cooperativa Sicredi União de Santo Ângelo

O Mundo Que Eu Vi
Ritmo: xote
Letra: Tatiana Lobo / Música: Jonas Demeneghi
Representando a Cooperativa Sicredi Nordeste de Rolante

Cooperativistas 
Ritmo: milonga
Letra: João Ribeiro e João Antunes / Música: Adilson Damião
Representando a Cooperativa Coopatrigo de São Luiz Gonzaga

Juntos
Ritmo: canção
Letra: Caine Teixeira Garcia / Música: Fábio Peralta
Representando a Cooperativa Sicredi Fronteira Sul de Bagé

Santa Rosa: Conselho Municipal da Juventude tem nova diretoria

Presidente do conselho
Nesta semana, o Conselho Municipal da Juventude fez escolha de nova comissão executiva devido aos conselheiros que ocupavam o cargo se desligaram do mesmo.

Na ocasião, o vice-presidente Luís Fernando Pias Júnior, assume a presidência do Conselho, tendo como vice-presidente Ivan Squinzani e secretárias Eduarda Feiden e Tatiane Ferreira Preischardt. O Conselho funciona desde 2011, e para este ano tem várias propostas em seu planejamento, as quais voltadas a Educação, Segurança Pública, Juventude Rural, Saúde e Trânsito.

O trabalho do Conselho Municipal de Juventude é desenvolvido através de comissões formadas dentro do conselho, que têm buscado parcerias com entidades para concretizar suas ações voltadas aos jovens do município. O planejamento do Conselho é organizado com embasamento na Conferência Municipal de Juventude que aconteceu em 2011, e trouxe inúmeras demandas da realidade juvenil.

“É uma honra e um privilégio assumir a presidência do CMJ, onde não medirei esforços para desempenhar um bom trabalho, o qual procurarei, com a colaboração de todos os membros que compõem o Conselho, dar continuidade ao brilhante trabalho desenvolvido pelos colegas que antecederam”, afirma o Presidente do Conselho, Luis Fernando Pias Júnior.