20 abril 2011

Colisão entre carro e caminhão mata idoso em Guarani das Missões

Vítima foi arremessada para fora do
automóvel no km 640 da BR-392
Uma colisão entre um Fusca e um caminhão na tarde desta quarta-feira, no km 640 da BR-392, em Guarani das Missões, matou o idoso Daniel Jaskulski, 71 anos, em Guarani das Missões.
Conforme a Brigada Militar, o acidente ocorreu por volta das 16h. Ao tentar acessar a rodovia, o condutor do Fusca não teria visto que a carreta se aproximava. Jaskulski foi arremessado para fora do carro e morreu no local.

Novos casos de dengue foram confirmados na região

Reprodução RBS TV Santa Rosa
No mesmo dia que a Secretaria Estadual da Saúde confirmou quatro casos autóctones de dengue em Porto Alegre e um Alvorada (que se contaminou na Capital, no local de trabalho), subiu para 29 os casos de dengue em Santa Rosa. O município é o que registra maior índice da doença no Rio Grande do Sul. Além disso, na região, há nove ocorrências em São Luiz Gonzaga, dois no município de Três de Maio e um em Santo Cristo.
De acordo com o levantamento realizado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, foram notificados, este ano, 887 casos suspeitos de dengue. O Rio Grande do Sul registra ainda 46 casos importados de dengue, ou seja , contraídos em outros estados.
A distribuição dos casos notificados de dengue por município de residência incluindo confirmados (autóctones e importados) em 2011, no RS, é a seguinte:
Alvorada – um caso autóctone, Cachoeirinha – 2 casos importados do Ceará, Campo Bom – 1 caso importado do Ceará, Canoas – 1 caso importado, Carazinho – 2 casos importados do Paraná, Caxias do Sul – 1 caso importado, Estância Velha – 1 caso importado do Maranhão, Estrela – 1 caso importado do Rio de Janeiro, Frederico Westphalen – 1 caso importado do Rio de Janeiro, Guaíba – 1 caso importado do Pará, Ijuí – 2 casos importados do Pará e Ceará, Minas do Leão – 1 caso importado do Paraná, Montenegro – 1 caso importado do Rio de Janeiro, Novo Hamburgo – 3 casos importados do Ceará e Amazonas, Passo Fundo – 1 caso importado do Pará, Porto Alegre – 4 casos autóctones e 14 importados do Paraguai/CE, PE e BA, Rio Grande – 2 casos importados do Rio de Janeiro, Roca Sales – 1 caso importado do Paraguai, Santa Maria – 2 casos importados do Rio de Janeiro, Santa Rosa – 29 casos autóctones e 1 importado de Goiás, Santo Cristo – 1 caso autóctone, São Luiz Gonzaga – 9 casos autóctones e 2 importados do PA/MS, Três de Maio – 2 casos autóctones, Uruguaiana – 1 caso importado do Rio de Janeiro, Viamão – 3 casos importados de GO/RJ/MS, Vista Alegre – 1 caso importado do Maranhão

Evento reabre hoje a Sociedade Recreativa da linha Salto

Gaiteiros e violeiros da comunidade irão
tocar, enquanto os jogos acontecem
Nos últimos dias, o telefone da prefeitura de Santo Cristo não parou de tocar. Eram atletas, pessoas comovidas e autoridades da região buscando informações de como participar do evento Solidariedade Esportiva, que será realizado hoje, na linha Salto, em Santo Cristo.
Um mês e meio após a tragédia que matou mais de 20 integrantes da comunidade, em um acidente de ônibus no oeste catarinense, o salão da Sociedade Recreativa Tiradentes será oficialmente reaberto.
O apresentador do Globo Esporte e narrador dos principais eventos esportivos do estado, Paulo Brito, confirmou sua presença. Ele irá prestar sua homenagem à comunidade e mostrar que além de ser um bom narrador, também tem habilidades em campo.
Serão quatro jogos oficiais de futsal. Depois, a quadra será liberada para equipes que vierem de outros locais. Paralelamente, jogos de bocha, bolão e sinuca serão disputados.
Vários deputados e autoridades locais também irão prestar sua homenagem. Todas as localidades do interior de Santo Cristo organizaram-se em caravanas e estarão representadas na linha Salto.
As equipes de bolão, que costumavam jogar com o time da comunidade, estarão lá.
Gaiteiros e violeiros da comunidade irão tocar, enquanto os jogos acontecem.
Mais de mil pessoas são aguardadas no evento organizado pela Sociedade Tiradentes, prefeitura de Santo Cristo e RBS TV.

Lei que proíbe estrangeirismos não "deve pegar", alertam professores

Deputados aprovaram ontem legislação
que obriga tradução de palavras em outros
idiomas 
Crédito: Marcelo Bertani / Agência AL / CP
lei que obriga  a tradução de termos estrangeiros para o português, aprovada nessa terça-feira pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, está causando polêmica. A maior crítica ao projeto é quanto à viabilidade da medida. Os professores de português consultados pelo Correio do Povo, nesta quarta-feira, alertam que a legislação não deve funcionar na prática.
“A lei não vai resultar em nada”, na opinião do professor Paulo Ledur. Ele explica que a língua se faz pelo uso e por um processo cultural demorado.  “A legislação não vai funcionar pela falta de fiscalização." O advogado e consultor de português do Correio do Povo Landro Oviedo concorda. “Essa lei é totalmente desnecessária e inviável, porque a comunicação se faz espontaneamente. As pessoas assumem ou descartam as expressões que não fazem sentido, naturalmente”, explicou. “Será muito difícil aplicar qualquer tipo de pena. A lei é inviável.” Oviedo acrescentou que uma determinação como essa não tem razão de existir, já que o português é uma confluência de outras línguas, como o espanhol, o francês e o inglês.
Oviedo disse que, caso seja empregada a tradução dos termos, a linguagem ficará truncada. “Vai acontecer o que chamamos de metalinguismo. Que é quando se usa palavras para explicar palavras. A linguagem em si terá um adicional, com o significado entre parênteses.”
O consultor disse ainda que não há risco da língua portuguesa se perder pelo uso de estrangeirismos. “Não é que não tenha problemas o uso de algumas expressões, mas isso é uma questão de bom senso.” Além disso, na opinião de Oviedo, a medida poderia, até mesmo, interferir na música e na literatura. “Os nossos músicos e nossos poetas não poderiam utilizar espanhol, por exemplo, e nem mencionar ritmos como a milonga.”
O caminho para valorizar o uso da língua é inverso, conforme Ledur. “O que o poder público precisa fazer é incentivar o uso correto do idioma. Não há lei que transforme isso”, explicou. “Nem o Império Romando conseguiu impedir que o latim se transformasse.”
Contudo, o professor considera que há abusos do uso do inglês, por exemplo. “Isso porque o povo brasileiro é simpatizante. Falta um espírito de patriotismo”, afirmou. “A língua é talvez é o nosso maior patrimônio. O ensino adequado é que pode despertar o gosto por ela.”
Ledur contou que está torcendo para que o governador Tarso Genro não sancione essa lei. A assessoria de imprensa do Palácio Piratini informou que ainda não tem uma posição sobre a decisão do governador, mas adiantou que Tarso não descartou a possibilidade de vetar o projeto por dificuldades na aplicação. Ele tem um prazo de 30 dias para assinar o documento e deve ouvir especialistas.
O governador criticou a ridicularização à proposta do deputado Raul Carrion (PCdoB), e lembrou que a França e o território de Quebec tomaram medidas semelhantes de proteção ao idioma.
Projeto
A Assembleia Legislativa aprovou, por 26 votos a 24, o projeto que estabelece a obrigatoriedade da tradução de expressões ou palavras estrangeiras para a língua portuguesa sempre que houver no idioma uma palavra ou expressão equivalente.
O projeto foi aprovado com duas emendas. Uma, do deputado Carrion, que exclui os nomes próprios dessa determinação, e outra, do deputado Carlos Gomes (PRB), que determina que todos os órgãos, instituições, empresas e fundações públicas poderão priorizar na redação de seus documentos oficiais, sítios virtuais, materiais de propaganda e publicidade, ou qualquer outra forma de relação institucional através da palavra escrita, a utilização da língua portuguesa.

PSDB de Três de Maio tem novo comando na Executiva Municipal

Em reunião realizada na última quarta-feira, 13, os filiados do PSDB de Três de Maio, elegeram a nova Executiva Municipal.
O novo presidente local dos tucanos, é o empresário André Bohn, que tem como vice-presidente o senhor Kurtz Grenzel, secretário Valdir Ortiz e o cargo de tesoureira agora é ocupado pela senhora Lúcia do nascimento.
O PSDB, é um dos cinco partidos que integram a coligação que administra Três de Maio. No Governo Casali – João Mella, o PSDB ocupa a Secretaria Municipal de Agricultura, sob o comando de Valdir Ortiz.

Mulher morre após incêndio em residência em Santa Rosa

A casa estava localizada na Vila Júlio
de Oliveira, no Bairro Cruzeiro, em Santa
Rosa
Foto: Felipe Dorneles / Especial CP
Uma mulher de 44 anos morreu na manhã desta quarta-feira em Santa Rosa, no Noroeste do Estado, após um incêndio em sua residência. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 6h, mas quando chegou ao local o fogo já havia tomado conta da casa de madeira. As chamas foram controladas por volta das 7h.
A vítima, Wanda Lúcia Ribeiro, estava sozinha em casa, localizada na Vila Júlio de Oliveira, no Bairro Cruzeiro. A Polícia Civil de Santa Rosa acionou o Instituto Geral de Perícia (IGP) de Santo Ângelo para retirar o corpo. O IGP de Porto Alegre também se desloca para Santa Rosa para investigar as causas do incêncio.

Assembleia aprova lei que determina tradução de termos estrangeiros

Projeto teve 26 votos favoráveis e 24 
contrários 
Crédito: Marcelo Bertani / Ag. AL / CP
A Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta terça, por 26 votos a 24, o projeto que estabelece a obrigatoriedade da tradução de expressões ou palavras estrangeiras para a língua portuguesa sempre que houver no idioma uma palavra ou expressão equivalente. A proposta, do deputado Raul Carrion (PCdoB), seguirá agora para a sanção do governador Tarso Genro.
O projeto foi aprovado com duas emendas. Uma, do próprio Carrion, que exclui os nomes próprios dessa determinação, e outra, do deputado Carlos Gomes (PRB), que determina que todos os órgãos, instituições, empresas e fundações públicas poderão priorizar na redação de seus documentos oficiais, sítios virtuais, materiais de propaganda e publicidade, ou qualquer outra forma de relação institucional através da palavra escrita, a utilização da língua portuguesa.
Discussão
Carrion disse que o projeto procura defender a Língua Portuguesa da "desnecessária superficial utilização de termos estrangeiros". Citou o termo "Sale", muitas vezes usado para apresentar uma liquidação em grande parte das lojas. “Por que temos que printar se podemos imprimir?”, questionou Carrion. Fez questão de ressaltar que objetivo não proíbe o termo em inglês ou outra língua, mas exige a tradução.
Frederico Antunes (PP) alegou que não compreendia o interesse do autor em propor uma alteração legislativa para mudar formas e expressões que já são utilizadas pela sociedade. “Estamos debatendo algo de menor relevância. Estamos pedimos a tradução de algo que lemos diariamente. A grande maioria desses termos já consta no Dicionário Aurélio”, frisou.

Vice-governador lança ações para coibir violência no trânsito durante a Páscoa

Beto Grill disse que o governo não
medirá esforços para minimizar os 
efeitos do trânsito
O vice-governador Beto Grill lançou, nesta terça-feira (19), no Palácio Piratini, diversas ações que serão desenvolvidas por trinta entidades com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito durante o feriadão de Páscoa. O evento, coordenado pelo Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, contou com a presença de representantes da PRE, PRF, Cetran, Detran, EPTC, Prefeituras, deputados, e concessionárias que administram rodovias.
Durante a solenidade, Beto Grill, ressaltou que o Governo não medirá esforços para minimizar os efeitos do trânsito que tem causado tanta preocupação às famílias gaúchas. O vice-governador ainda relatou uma experiência pessoal, contando que perdeu seu pai de acidente de trânsito, e isso faz com se sensibilize mais nesta questão. "Tenho a dimensão da dor da perda vivenciada pelas vítimas da violência no trânsito". Ainda conforme Grill, estatísticas apontam que mais de 110 mil brasileiros e cinco mil gaúchos não assistirão a Copa do Mundo de 2014, pois serão vítimas no trânsito.
As ações de conscientização durante o último Carnaval, segundo Grill, apresentaram resultados bastante positivos, com a redução de 30% no número de ocorrências em relação à 2010. Neste feriado, com 30 entidades e 14 prefeituras atuando em conjunto, a expectativa é que o número de acidentes e mortes diminua consideravelmente. Serão distribuídos aos condutores 172 mil folhetos em mais de 20 praças de pedágio além de kits com material educativo.
Nesta quarta-feira (20), a partir das 16h, o vice-governador Beto Grill, participa junto com a equipe de voluntários de ação de prevenção na praça de pedágios da Concepa, em Eldorado do Sul. Outros pontos onde também haverá mobilização é no posto de pedágio de Fazenda Vila Nova, na BR-386, na Freeway em Gravataí, do Daer em Campo Bom e em Portão.

Texto: Assessoria de Comunicação Gabinete do Vice-Governador
Foto: Claúdio Fachel
Edição: Palácio Piratini (51)3210-4305