23 março 2013

Colheita da soja é aberta com perspectiva de safra recorde no RS

Tarso Genro destacou benefícios da colheita para economia
do RS (Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini)
A colheita da soja foi aberta oficialmente neste sábado (23), em Tupanciretã, na Região Central do Rio Grande do Sul, com perspectivas animadoras para produtores do grão e para a economia gaúcha. A expectativa é de safra recorde, a maior da história do estado.

De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), devem ser colhidas entre 11 e 12 milhões de toneladas do grão. O número representa um aumento de 89% em relação ao volume colhido na safra anterior, quando o estado enfrentou problemas com estiagem.

A solenidade contou com a participação do governador Tarso Genro. Animado com a expectativa de safra recorde, o governador destacou os benefícios que os bilhões de reais injetados na economia com a colheita da soja devem trazer para o estado.

“Nós tivemos uma queda no crescimento, no ano passado, em função da estiagem. Este ano será ao contrário: as micro, pequenas e médias cidades do Rio Grande do Sul terão um impulso extraordinário de consumo, dos salários, do gasto das pessoas no comércio. Isso ajuda o Estado a crescer e se desenvolver”, afirmou.

Além de anunciar medidas de estímulo ao setor, Tarso prometeu tomar providências para evitar que aconteça no Rio Grande do Sul o que vem ocorrendo em estados como Paraná, São Paulo e Mato Grosso. Recentemente, a China cancelou contratos bilionários cancelados por problemas de logística, como as atrasos nos embarques nos portos.

Maior produtor de soja da região Sul do Brasil, com uma área plantada de 5,5 mil hectares em Tupaciretã, Pedro Luiz Herter espera colher 60 sacas por hectare, 100% a mais do que na safra anterior. Graças a investimentos na correção do solo e na compra de fertilizantes e defensivos agrícolas.

“A produção este ano será muito boa. Nós tivemos um bom regime de chuvas, o produtor investiu em tecnologia e terá a resposta esperada. Eu estou muito otimista”, ressaltou.

O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul, Ireneu Orth, destacou que a safra recorde se deve a dois fatores: o aumento da área de plantio – um milhão de hectares a mais em comparação à última safra  0 e as boas condições climáticas.

Funcionário da Kiss alertou Kiko sobre superlotação, diz inquérito

Bombeiros tiveram responsabilidade na tragédia em dois
 momentos:na fiscalização da casa noturnae também durante
o socorro às vítimas do incêndio, diz polícia
(Foto: Germano Roratto/Agência RBS)
A superlotação da boate Kiss na noite do incêndio que vitimou 241 jovens em Santa Maria foi um dos fatores apontados pela Polícia Civil como causadores da tragédia e do grande número de mortes na casa noturna. Mesmo com o fim da investigação, não se sabe o número exato de pessoas que estavam na boate na madrugada de 27 de janeiro, apenas a indicação de um número mínimo, apontado pelos delegados como 864.  Leia a íntegra do relatório do inquérito.

Diversas testemunhas, no entanto, afirmam que havia um número maior. Segundo o inquérito divulgado nesta sexta-feira (22), 125 disseram que havia mais de 1 mil pessoas e outras 17 contaram que havia entre 1 mil e 2 mil. A lotação máxima para atender às exigências legais na casa noturna, conforme perícia do IGP-RS, era de 740 pessoas nas áreas de público e 29 nas áreas de apoio, totalizando 769 pessoas.

Números bem diferentes dos apresentados pelo proprietário e funcionários da Kiss. Em seu depoimento, Elissandro Spohr, sócio da boate, afirmou que a capacidade máxima seria de mil pessoas. Em outra ocasião, disse que o local comportava 1,4 mil. Na investigação, foram ouvidos também o caixa, o promoter, o DJ e a ex-relações públicas da casa noturna. Os números apresentados variavam de 1 mil a 1,3 mil pessoas.

Segundo um dos depoimentos transcritos no inquérito, um dos funcionários alertou Elissandro Spohr sobre o excesso de pessoas no local. O aviso, no entanto, foi ignorado por Kiko. Rodrigo Moura Rouso trabalhava há dois anos na manutenção, na técnica de som e como segurança da boate. Conforme o funcionário, a noite do incêndio foi uma das festas que mais recebeu público. Cerca de 1h30 antes do início da tragédia, Rodrigo percebeu o excesso de pessoas que já estavam dentro da Kiss e que seguiam entrando.

"Olha meu, não cabe mais niguém. Se der uma briga, como vamos fazer para apartar?", disse a Kiko, que respondeu: "Não dá bola para isso. Cuida do teu serviço".

Ex conselheira tutelar agride adolescentes em pizzaria de Horizontina

A mulher agrediu meninos com idade entre 
12  e 13 anos
Um fato inusitado e que deixou pais e adolescentes em estado emocional abalado a noite passada(22) em Horizontina. Pelo menos 20 colegas de turma do colégio Frederico Jorge Logemann, com idade entre 12 e 13 anos, comemoravam o aniversário de uma colega, saboreando pizza com refrigerante em uma pizzaria, em frente ao colégio.

Alegando que a filha, também participante da festa, teria sido vitima de bulling, a mãe agressora, que também já foi agente de saúde do município de Horizontina chegou ao local conduzida pelo esposo, e descontrolada passou a agredir os colegas de turma da própria filha, desferindo tapas no rosto em pelo menos 4 adolescentes.

Todas as demais crianças deram outra versão para os fatos. Conhecidos da filha da agressora, não convidados da festa, teriam se aproximado do local, e ela tentado intermediar que participantes saíssem da festa, para conversar com os mesmos, na esquina, logo abaixo do estabelecimento.

A garota teria sido repreendida pelos demais colegas e a mãe agressora avisada que ela não estaria se comportando adequadamente. Ao chegar na pizzaria a mãe passou a agredir os colegas de aula da filha, todos menores de idade e em seguida deixou o local.

Os pais dos demais adolescentes foram avisados do acontecido e deslocaram-se ao local, encontrando seus filhos em pânico e chorando muito. Quatro deles tiveram que ser atendidos junto ao plantão médico do hospital Oswaldo Cruz. Os pais apresentaram os laudos na Delegacia de Polícia.

A Brigada Militar foi acionada, bem como, a equipe volante da Policia Civil. A mãe agressora chegou ser detida para averiguações, mas foi liberada com o compromisso de comparecer em juízo e responder ao processo investigatório.

Colisão deixa dois mortos e um ferido em Frederico Westphalen

Após a colisão, a caminhonete caiu em um barranco deixando
o motorista gravemente ferido (Foto: Polícia Civil, Divulgação)
Um acidente na ERS-150 em Frederico Westphalen, norte do Estado, deixou duas pessoas mortas e uma gravemente ferida na noite desta sexta-feira, por volta das 22h30min.

Segundo a Brigada Militar, dois homens que estavam em uma motocicleta colidiram frontalmente com uma caminhonete, próximo ao trevo de saída para Caiçara. O motorista da moto, Valderi do Espirito Santo, 40 anos, e o passageiro, Elisandro dos Santos, morreram no local.

A caminhonete caiu em um barranco após a colisão. O motorista teve ferimentos e foi encaminhado pela equipe do Samu até o Hospital Divina Providência, em Frederico Westphalen, onde permanece internado em estado grave.

Homem é condenado por estupro de vulnerável em São Martinho

Homem teve condenação confirmada TJRS (8 anos)
A 6° Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), por unanimidade, confirmou condenação de acusado pelo estupro de um adolescente de 13 anos. Ele cumprirá pena de 8 anos de reclusão, em regime inicial semiaberto.

O caso ocorreu no Município de São Martinho, quando o acusado obrigou o jovem a praticar sexo anal nele, mediante ameaças de praticar algum mal contra a sua irmã e o seu sobrinho, que também estavam na residência do acusado. Eles pernoitaram na casa do réu que, pela manhã, convidou o rapaz para tomar um chimarrão na cozinha, enquanto os demais familiares ainda dormiam. A vítima relatou que foi obrigado a baixar as calças e ficar de "quatro", enquanto o homem o segurava pelos braços e pulsos e praticava a violência sexual.

Ao chegar em casa à noite, o rapaz narrou ao seu pai que, após o ato, foi ameaçado. O homem, de 56 anos, era colega de trabalho do pai da vítima. Levado ao hospital, atestado médico diagnosticou quadro de ansiedade, hematoma e hiperemia (vermelhidão) no punho direito, lesões na mão e joelhos, além de erosões no ânus. No dia seguinte, exame de corpo de delito confirmou vestígios de ato libidinoso e violência.

Condenado em 1º Grau pela Juíza de Direito Roberta Penz de Oliveira, da Comarca de Santo Augusto, o réu recorreu ao Tribunal de Justiça. Alegou que o ato foi consensual, não havendo provas nos autos de que tivesse constrangido a vítima a praticá-lo.

Para o relator do processo, Desembargador Aymoré Roque Pottes de Mello, as declarações do adolescente foram firmes e coerentes, amparadas pela prova pericial e verificadas pelos exames médicos: ... está evidenciado que o ofendido foi obrigado pelo réu, mediante violência real decorrente do uso de força física, além de graves ameaças, a praticar ato libidinoso diverso da conjunção carnal, concluiu. As informações são do TJ RS.