03 julho 2009

Exames para nova gripe só serão feitos em casos graves, diz Temporão

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta sexta-feira, em entrevista coletiva, novas medidas no combate, prevenção e tratamento à gripe A (H1N1). Em casos suspeitos com sintomas leves, o médico deverá encaminhar o paciente para isolamento domiciliar e medicá-lo conforme gripe comum. Nesses casos, não será mais solicitado exame laboratorial para confirmar a doença. Já nos casos suspeitos com sintomas graves, os exames e o uso do medicamento específico continuam sendo recomendados.
A principal recomendação é que a população não procure diretamente os hospitais de referência para não sobrecarregá-los:
— Ao sentir sintomas da gripe, a população deve procurar serviço de saúde mais próximo. Precisamos garantir leitos disponíveis para pessoas que realmente precisem. As unidades de referência são hiperespecializadas.
O objetivo da medida, segundo Temporão, é garantir atendimento ágil a pacientes com quadro grave ou com potencial para complicações nos hospitais de referência.

A força do Cooperativismo

A empresa cooperativa constitui-se em um sistema fundamentado no empreendimento alternativo, onde seu foco principal são as pessoas e o resultado em benefício de todos, aumentando o poder dessas no mercado, enquanto baliza suas operações nos princípios e valores cooperativos. Em muitos países do mundo, a empresa cooperativa está crescendo no número de associados, capital e volume de negócios. As cooperativas estão contribuindo de maneira significativa para a manutenção e geração de novos empregos e, portanto, garantindo a renda de várias famílias. Estão ainda assegurando que os preços se mantenham estáveis e que os bens de consumo no varejo, alimentos e serviços, continuem seguros, confiáveis e de boa qualidade. Segundo Amilton José Dotto, Diretor Presidente da COTRIMAIO, as cooperativas estão demonstrando que são a força que movimenta e impulsiona o desenvolvimento econômico, a responsabilidade social, bem como a democracia econômica e política. “A cooperativa oferece uma forma mais justa de fazer negócios, capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Ela busca prosperidade conjunta e não individual”. Estas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes. De acordo com um recente estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), as cooperativas são mais resistentes às crises do que outros modelos de empresa. As cooperativas em seus diversos ramos estão obtendo resultados positivos, incrementando seu volume de negócios, sempre trabalhando para o desenvolvimento dos municípios. Cada vez mais, as pessoas estão escolhendo o modelo de empresa cooperativa para enfrentar as novas realidades econômicas. O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado neste dia 04 de julho, e a COTRIMAIO faz um convite aos que acreditam nesse sistema: que venham somar forças, para juntos reforçar seus compromissos com os valores e princípios cooperativos, celebrar os êxitos nos tempos difíceis e trabalhar em parceria para assegurar que continuem a impulsionar a recuperação global, em sua plenitude.
Uma homenagem da Diretoria e Colaboradores da COTRIMAIO.
Cotrimaio! Aqui você vale +. Em tudo. O ano todo.

Comemoração histórica marca Dia Internacional do Cooperativismo amanhã no RS

O Dia Internacional do Cooperativismo em 2009 ficará marcado pela inauguração de um dos maiores projetos do Sistema Ocergs-Sescoop/RS: o Centro de Formação Profissional Cooperativista. “O Centro está sendo colocado à disposição das cooperativas para que possa ser um fórum de formação profissional do cooperativismo no Rio Grande do Sul”, declarou o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius. A inauguração será às 12h deste sábado, 4. Após, haverá um almoço no local. O novo prédio fica na Avenida Berlim, 409, em Porto Alegre.
A estrutura de três mil metros quadrados e três andares deve atender as demandas das cooperativas e do Sistema Ocergs-Sescoop/RS para cursos, eventos, assembleias e treinamentos. Além disso, será sede da Escola Superior em Cooperativismo, a ESCOOP, que está em fase de credenciamento junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC). Já no próximo ano, o Centro de Formação Profissional Cooperativista será o espaço das aulas de cursos de pós-graduação realizados em parceria com o Sescoop/RS, do Programa Jovem Aprendiz e do Curso Superior em Gestão de Cooperativas (Gescoop).
A cerimônia de inauguração do Centro de Formação Profissional Cooperativista fará parte das festividades ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado na mesma data.
O Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado em 4 de julho, representa a força de 800 milhões de pessoas no mundo que optaram pelo sistema cooperativo como meio de organização econômica da sociedade.
Unitec, Certhil, Sicredi, Coopercultura, Unimed e Cotrimaio, representam a força do cooperativismo em Três de Maio.

"Não concordo em demonizar Sarney" por crise, diz Dilma

Ao comentar notícia de que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), não declarou à Justiça Eleitoral a casa onde mora, em Brasília, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu a apuração do fato, mas ponderou que não se pode "demonizar" ninguém.
— Acho que nada deve ser ocultado. O governo não defende ocultação de nada — afirmou.
— Por outro lado, não concordo em demonizar o presidente Sarney e responsabilizá-lo por toda a crise — disse ela, durante longa entrevista no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória da Presidência.
Dilma ressaltou que é preciso avaliar que irregularidades do Senado ocorrem há mais de 15 anos. Ela afirmou que boa parte das contratações, que teriam ocorrido de forma secreta, e de emissão de passagens aéreas para familiares dos parlamentares foram de responsabilidade da primeira secretaria do Senado, ocupada pelo partido da oposição, DEM.
— Estranhamente o DEM, agora, pede o afastamento do presidente Sarney — disse a ministra.
Na entrevista, a ministra fez questão de defender a transparência no poder público.
— Eu sou inteiramente a favor de toda transparência no Senado e da apuração das responsabilidades. Também sou a favor que se garanta que o Senado se aperfeiçoe — afirmou.
Dilma voltou a pedir "cautela" de aliados e oposicionistas nessa crise:
— Aí tem uma prática que não está correta, que é aquela de achar que jogar uma pessoa aos leões é o caminho para solucionar questões éticas.

Epidemia é inevitável, mas não há motivo para pânico sobre gripe A, diz Terra

O secretário estadual de Saúde, Osmar Terra, afirmou hoje em entrevista ao Gaúcha Atualidade que uma epidemia de gripe A no Estado é "inevitável", em função do número crescente de casos da doença na Argentina. O secretário salientou que não há motivo para pânico, porque o índice de letalidade da gripe A é menor que o da gripe comum.
— Como se trata de uma gripe leve, com menos danos que a gripe comum, não é necessário fechar a fronteira. O que nós vamos fazer é retardar ao máximo o surgimento da epidemia e com isso mantê-la mais controlada.
Segundo o secretário, a epidemia inicia a partir do momento em que surgirem casos que não têm relação direta com os pacientes que vieram do exterior com os sintomas. Por enquanto, o RS tem apenas casos de pessoas que contraíram a doença em viagens internacionais ou que tiveram contato com alguém que viajou. Terra estima que mais de 80% são viajantes que vieram da Argentina ou pessoas que tiveram contato próximo com eles.
O secretário não vê motivo para proibir o chimarrão, mas aconselha às pessoas gripadas que evitem compartilhar a bebida.
— Se nós formos proibir chimarrão nesse momento por causa da gripe A, nós temos que proibir chimarrão todo inverno no RS.
Terra disse acreditar que não é necessário adiar as viagens para o exterior, a não ser no caso de crianças menores de dois anos, adultos com mais de 60 anos e pessoas que apresentam problemas imunológicos. Apesar de os jovens serem o grupo mais afetado até agora, o secretário acredita que as excursões de férias de inverno podem ser mantidas.
— A primeira coisa é tirar o pânico de que é uma doença grave. Os jovens que viajariam no inverno, se não tivesse a gripe A, teriam o risco de pegar gripe comum, até com mais problemas de saúde que a gripe A. Eu não cancelaria a viagem do meu filho.

Prefeito de Três de Maio Visita Diretor Geral do Hospital Vida e Saúde: Assunto SAMU- SALVAR

Na última quarta-feira (1º), em meio à semana de comemoração dos 74 anos do Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa, o novo diretor geral, Édson Martins, recebeu a visita do prefeito municipal de Três de Maio Olívio José Casali. O assunto tratado na ocasião foi sobre a implantação e funcionalidade do SAMU - SALVAR, que terá uma unidade básica móvel em Três de Maio, possivelmente no Hospital São Vicente de Paulo, que atenderá a microrregião que abrange: Independência, Alegria, São José do Inhacorá, Boa Vista do Buricá e Nova Candelária.
Segundo Édson Martins, o Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa foi o vencedor da licitação realizada pela FUMSSAR, que vai coordenar os trabalhos do SAMU - SALVAR. Na ocasião, Édson expôs ao prefeito três-maiense que será o hospital quem vai contratar os recursos humanos que vão atuar na linha de frente, após pré-avaliação da equipe de médicos e enfermeiros realizada pela Secretaria de Saúde do Estado, que fará a seleção e o treinamento dos mesmos, sendo que a avaliação final será feita pelo Hospital Vida e Saúde.
Aproveitando o momento, o diretor do Hospital Vida e Saúde mostrou ao prefeito Casali as instalações da entidade, que conta, hoje, com 140 leitos e 350 funcionários. O prefeito Casali ficou impressionado com a estrutura da entidade e, conhecendo o potencial do amigo Édson Martins, desejou-lhe sucesso na nova empreitada.
Em contato com o secretário de Saúde de Três de Maio, Rafael Soder, o mesmo declarou que o serviço do SAMU - SALVAR de Três de Maio terá início concomitante com Santa Rosa, ou seja, ainda não há data definida para que as atividades sejam iniciadas. A Secretaria de Saúde de Três de Maio firmou convênio com a FUMSSAR.