06 janeiro 2011

Oito ministérios vão atuar no "PAC da miséria"

Oito ministérios vão atuar no PAC da miséria 
O programa de erradicação da extrema pobreza, discutido nesta quinta pela presidente Dilma Rousseff e ministros, terá como modelo de gestão o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com prestação de contas anuais e um comitê gestor formado por oito ministérios: Desenvolvimento Social, Planejamento, Fazenda, Casa Civil, Educação, Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Agrário.
O programa, segundo a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, vai atuar em três frentes: inclusão produtiva, ampliação da rede de serviços sociais do governo e a continuação da ampliação da rede de benefícios. Além disso, de acordo com a ministra, o governo trabalha na definição de uma linha de pobreza para identificar quem será beneficiado pelo programa.
A ex-secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social Ana Fonseca, responsável pelo programa Bolsa Família no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será responsável agora pelo programa de erradicação da extrema pobreza.
De acordo com Tereza Campello, um comitê gestor foi criado no centro do governo, coordenado pelo Ministério Desenvolvimento Social, com a participação dos ministérios do Planejamento, da Fazenda e da Casa Civil. Ao todo, o ministério terá a colaboração de oito pastas.
“Vamos organizar, no próximo período, essas metas e trabalhar em reuniões bilaterais. No comitê gestor, vamos organizar o desenho do programa e apresentá-lo à sociedade e aos parceiros estratégicos, entre eles os governos estaduais e municipais”, afirmou.
Nova reunião deve ocorrer na próxima semana
A exemplo do PAC, o programa deverá agrupar outras ações implantadas por governo anteriores. “Não se trata apenas de uma soma de programas”, disse a ministra ao caracterizar a iniciativa como um modelo de gestão
Com a reunião de hoje, iniciou-se o período de coleta de sugestões dos integrantes do novo governo. A expectativa é que uma nova reunião ocorra na próxima semana e que, a partir daí, elas sejam realizadas com mais regularidade.
“Estamos trabalhando no sentido de universalizar a rede de serviços. Essa é uma expectativa do governo. Não vamos atacar a agenda da pobreza apenas com políticas de transferência de renda. Nossa agenda é de inclusão social e produtiva, de ampliação da rede de serviços públicos, de saneamento, oferta de água, saúde, educação e qualificação profissional”, disse Ana Fonseca.

Milan libera Ronaldinho. Mas futuro do craque segue um mistério

Ronaldinho: muitos sorrisos e nenhumadefinição na coletiva
Ronaldinho Gaúcho vai jogar no Grêmio, Flamengo, Palmeiras ou Corinthians? A questão que mobiliza o futebol brasileiro no início de 2011 não foi respondida na tarde desta quinta-feira. Em entrevista coletiva realizada no hotel Copacabana Palace, na Zona Sul do Rio, Ronaldinho Gaúcho, seu irmão e empresário, Roberto Assis, e o vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, se limitaram a oficializar que o clube italiano liberou o jogador para negociar com equipes brasileiras. Mas o destino do jogador segue um mistério.
Horas depois do presidente do Grêmio, Paulo Odone, dizer que Ronaldinho "vai suar a camisa" do clube como qualquer outro jogador do elenco, Assis afirmou que após a decisão do Milan é que começaria a definir o futuro do jogador.
- Hoje (quinta) se começa realmente a projetar o futuro do Ronaldo - disse o empresário.
Ronaldinho evitou declarar se tem uma preferência de clube para atuar ou de cidade para morar.
- O Palmeiras tem Felipão. Grêmio é na minha cidade, e o Flamengo é o Flamengo, tudo isso aqui (gente lá fora). É difícil tomar uma decisão - disse o craque.
Galliani abriu a entrevista, convocada pelo Milan, ressaltando que o contrato do jogador com o time italiano não está rescindido. Mas que a direção do clube italiano aceitava a decisão do atleta de voltar a atuar no futebol brasileiro.
- O Milan, a princípio, aceitou o desejo do Ronaldinho de jogar fora da Itália. O Milan veio ao Brasil entender o que o Ronaldinho quer. Gostaria de deixar claro que o Milan não rescindiu o contrato com Ronaldinho. Ele vai ver qual é a melhor decisão para ele. Se resolverem de fato partir, vai ser um grande dor para (Silvio )Berlusconi (presidente do Milan), que sempre disse que acha Ronaldinho o melhor do mundo - disse o dirigente, que afirmou que vai permanecer no Brasil até que o novo clube seja anunciado.
Num salão do hotel, cerca de cem de jornalistas marcaram presença. Do lado de fora, dezenas de torcedores do Flamengo entoaram cânticos e exibiram camisas e bandeiras, numa tentativa de influenciar o craque a escolher o Rubro-Negro. Em todo o Brasil, gremistas, palmeirenses e até corintianos acompanharam tudo, mas continuam sem saber se Ronaldinho vai ou não jogar por seu time.

Escolas Municipais de Santa Rosa recebem melhorias durante as férias

Escola Maqruês do Herval
Neste período de férias escolares, os funcionários da Secretaria Municipal de Educação e Juventude dedicam seu trabalho para proporcionar melhorias na estrutura física das escolas. Um dos exemplos é a Escola Municipal Marquês do Herval que está recebendo pintura. A Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima também está com novidades para o próximo semestre, está recebendo a troca de cerâmicas nos banheiros.
Além dessas, outras Escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil irão passar por pequenas reformas e pinturas durante as férias. A Secretaria de Educação e Juventude está preocupada com o bem estar dos alunos, professores e funcionários, e por isso, busca melhorar a infraestrutura das escolas, para proporcionar um local mais agradável e propício para que o aprendizado possa ocorrer da melhor forma.

Condições climáticas devem aumentar produção de milho na região

O evento aconteceu hoje,6, na Setrem
A boa notícia foi dada pelo chefe de escritório da Emater de Três de Maio, Nelci Ângelo Recalcati, no último dia de campo realizado na área de pesquisa agropecuária da SETREM. O evento ocorreu nesta amanhã de quinta-feira, dia 06, promovido pela instituição de ensino, Emater, Sicredi e Cotrimaio.
Recalcati destacou que a colheita de milho inicia na segunda quinzena de janeiro e a expectativa é de aumento de produção em toda a região. Em Três de Maio, com área plantada de 7.500 hectares, o aumento em relação a safra passada chega a 24%. Estima-se que sejam colhidas 80 sacas por hectares. Em 2010, a média foi de 65 sacas por hectare. “A melhora na produtividade se dá em razão das condições climáticas favoráveis (chuvas regulares) e uso de tecnologias.”
Durante o evento produtores da região puderam conferir diversos materiais genéticos (Coodetec, Dow, Agroeste, Agroceres, Syngenta, Pioneer, Dekalb, Balu e Nidera), bem como, a fala de Rubens Frosi, gerente técnico da Supra, que abordou ‘Como produzir milho com qualidade diferenciada’.
O profissional enfatizou diversos aspectos que influenciam na qualidade, além do clima. São de responsabilidade do produtor a escolha da cultivar, a época de semeadura, a adubação nitrogenada, o controle de doenças e colheita, que dever ser efetuada com regulagem adequada. Há ainda os processos de secagem e armazenagem. “O grande problema enfrentado na região é a época de semeadura. O milho safrinha é sempre uma grande dificuldade. Desta forma, participar de eventos como este, são muito importantes. É a ocasião que o produtor tem de buscar esclarecimentos”, conclui.

Número de falências no Brasil é o menor desde 2005

No acumulado de janeiro a dezembro, foram 

732 decretos

O ano de 2010 registrou o menor número de falências decretadas no Brasil desde 2005, quando foi editada a nova lei de falências. Ao todo, no acumulado dos doze meses de 2010, houve 732 decretos, segundo o levantamento Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, divulgado hoje.
De acordo com o levantamento, as micro e pequenas empresas foram as que apresentaram o maior recuo no número de falências decretadas, na relação com 2009. De janeiro a dezembro de 2010, houve 653 decretações de falência de micro e pequenas, ao passo que em 2009 foram 831.
Já as médias empresas somaram 64 decretos em 2010, seis a mais que em 2009. As grandes empresas, por sua vez, tiveram 15 falências decretadas ao longo do ano anterior, número menor que os 19 verificados em 2009.
Os economistas da Serasa Experian apontam que os indicadores de insolvência das empresas recuaram em 2010, em decorrência do ambiente econômico favorável aos negócios e investimentos. O mercado interno aquecido, as políticas de estímulo econômico, que vigoraram parte do ano, a recuperação da oferta de crédito, o alongamento dos prazos de financiamento, a maior disponibilidade de recursos via BNDES, o recuo da inadimplência e o desenvolvimento de obras de infraestrutura determinaram um ano muito positivo para a geração de receitas e capitalização das empresas.

Incêndio destrói galpão e equipamentos agrícolas no noroeste gaúcho

A imagem é ilustrativa
Causas do fogo em propriedade rural de Boa Vista do Incra ainda são desconhecidas
Um incêndio de grandes proporções consumiu o galpão de uma propriedade rural em Boa Vista do Incra, no noroeste do Estado. Ninguém ficou ferido e as causas do fogo ainda são desconhecidas.
Informações preliminares da Brigada Militar dão conta de que as chamas iniciaram no final da madrugada desta quinta-feira e queimaram uma plantadeira, resfriador de leite, compressor, soldador, enfenadeira, 200 sacos de sementes e uma quantidade ainda não calculada de feno.

Problemas com a Doux ameaçam sistema de integração da indústria avícola

Seibel decidiu mudar da companhia parceira
Uma crise sem precedente ameaça o sistema de integração da indústria avícola, abalado com os problemas de atraso no pagamento dos lotes e no fornecimento de ração pela Doux Frangosul. O descumprimento de contrato atinge mais de 650 produtores no norte do Estado, e muitos estão até trocando de indústria.
Essa situação se arrasta há dois anos. Produtores reclamam que o pagamento dos lotes tem ocorrido até 110 dias após a entrega dos frangos, quando deveria ser feito na hora. O valor pago é de R$ 0,25 por ave.
O produtor Adelmo Seibel, de Gaurama, ficou seis meses com o aviário fechado, em razão de descumprimento da empresa. O mesmo drama foi vivido por 26 avicultores da cidade, que trabalharam até 2010 com a Doux. Os pagamentos começaram a atrasar e um dia, sem comunicado, a empresa parou de entregar os pintos para a engorda, relatam os produtores.
— A gente ficou na mão, tivemos de cobrar na Justiça o prejuízo que a empresa deixou — conta Seibel.
Depois de seis meses com o aviário lacrado, o produtor retirou as placas da Doux que tinha na propriedade, para receber os primeiros lotes do frigorífico Minuano. Mas a maior parte dos avicultores não teve a persistência dos Seibel e fechou ou vendeu o aviário.
O sistema de avicultura integrada domina o setor no país. Quase não há produtores independentes. Na integração, a indústria é responsável pelo fornecimento de pintos e ração e de assistência técnica. O produtor entra com as instalações e a mão de obra.