18 outubro 2011

Desaparecimento de adolescente grávida mobiliza Três Passos

No dia 13 de julho, quando sumiu, ela estava
grávida de sete meses
Mais de três meses sem notícia. A angústia pelo desaparecimento de Cíntia Luana Ribeiro Moraes, 15 anos, intriga os trespassenses.
Ao sair de casa, Luana, como é chamada pela família, afirmou que iria se encontrar com o pai da criança que esperava e retornaria em seguida. Foram as últimas palavras da filha, que a mãe, Ivone Moraes, 54 anos, ouviu.
No dia 13 de julho, quando sumiu, ela estava grávida de sete meses e meio e já havia preparado o enxoval para a chegada da filha, Emily Vitória.
Vestia calça jeans azul escura, com zipper na lateral direita, blusa cinza clara com bolso na altura da cintura e chinelos dourados. Duas horas depois, a mãe recebeu uma mensagem do celular da adolescente, dizendo que ela iria viajar com o pai da criança, morador de Humaitá. Ele não viajou e Cíntia, desde então, não entrou mais em contato.
O desaparecimento da adolescente impediu que a família celebrasse seu aniversário de 15 anos, em 27 de julho, e o nascimento da criança, previsto para a metade de setembro. A mãe ainda tem esperanças.
- Eu tenho esperança que ela volte ainda com o bebezinho nos braços – declara.
Por falta de notícias, a família se mobilizou e realizou protesto com faixas e cartazes por duas vezes, em frente à Delegacia de Três Passos. No entanto, o mistério continua.
A Polícia considera que não há motivos para Cíntia ter fugido, pois a família aceitava a gravidez.
Segundo a delegada que assumiu o caso em outubro, Caroline Bamberg Machado, todas as informações recebidas nos últimos meses foram checadas, sem que pistas concretas indicassem a resolução do mistério.
Luana já havia preparado o enxoval para a chegada da filha,
Emily Vitória
_ A gente não tem certeza do que aconteceu. Apenas sabemos que ela foi se encontrar com o pai do filho dela e que ele foi a última pessoa que a viu. Mas não temos nada de concreto, portanto, não tem como falarmos em suspeitos. Primeiro temos que especificar o que ocorreu _ afirma.
Para chegar ao paradeiro da adolescente, a Polícia apela para a colaboração da população.
- Se alguém souber de alguma coisa deve entrar em contato com a polícia o mais urgente possível. Nós iremos averiguar e ir atrás _ destaca a delegada.
Quem tiver informações que possam levar até Cíntia, pode entrar em contato com a Polícia Civil de Três Passos, pelo telefone (55) 3522-1211, ou informar à polícia mais próxima, pelo 197.

Cotrimaio realizou 4º Seminário de Jovens Cooperativistas Construindo o Futuro

Presidente da Cotrimaio Amilton Dotto
No dia 14 de outubro, a Cotrimaio, cooperativa reconhecida por buscar sempre o melhor para seus associados e familiares, promoveu o 4º Seminário de Jovens Cooperativistas Construindo o Futuro, em parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
O evento, que ocorreu na Associação dos Funcionários da Cotrimaio – Afucomaio em Três de Maio, reuniu jovens de 20 municípios da área de abrangência da cooperativa, com o objetivo de mostrar a importância do trabalho cooperativado na busca de alternativas para o desenvolvimento.
Segundo o Presidente da Cotrimaio, Amilton Dotto, o jovem é líder e cooperativista por natureza. Demonstra essa característica quando cria seu grupo de amigos por afinidades ou por proximidade. Agrupado, o jovem é capaz de realizar uma mudança social positiva e esta evolução está em suas mãos. “A Cotrimaio acredita que o jovem é o sangue novo que renova o cooperativismo. Por isso, investe na formação de jovens com idade entre 15 e 26 anos, com foco na sucessão das cooperativas e no crescimento do movimento cooperativista. É o Encontro de Jovens que acontece todos os anos”, afirmou o presidente da Cotrimaio.
Os encontros despertam o interesse pelo negócio cooperativo, capacita jovens para gerir esse negócio de forma competitiva, exercendo seu papel de liderança. Mais que tudo, prepara este jovem para encarar com confiança os desafios do mercado de trabalho.
O diretor secretário da COTRIMAIO e coordenador do evento, Silceu Dalberto, destacou, na ocasião, a importância dos jovens na agricultura, pela sua determinação, coragem e desejo de mudança. “No cooperativismo precisamos contar com o apoio e a abrangente visão dos jovens. O meu ingresso no cooperativismo aconteceu através desses encontros de jovens e hoje estou na diretoria. Queremos ver a maioria dos jovens se não todos os presentes neste evento, liderando algum órgão governamental, estadual e cooperativista, como vereador, prefeito e principalmente, presidente da Cotrimaio futuramente. E o primeiro passo já foi dado, pois os jovens presentes, escolheram participar deste encontro e é com muito orgulho que recebemos os jovens neste evento que foi programado com muito cuidado e carinho, através do departamento de Comunicação e Educação da Cotrimaio para todos”, ressaltou.
Durante o evento, os jovens cooperativistas tiveram a oportunidade de participar de três palestras. Pela manhã a palestra foi sobre Coaching e Mentoring, tema esse que traz a responsabilidade como principal princípio. Levar a pessoa a atingir as suas metas, não ter medo de sair da zona de conforto em que vive, são algumas formas de trabalhar para progredir, tanto na sua vida pessoal como na vida profissional.
Os presentes ficaram atentos em toda a programação
Após o almoço, foi abordado o tema liderança, valores da vida e escolhas, para levá-los a refletir, sobre o que será da agricultura e dos alimentos saudáveis sem eles para dar continuidade aos trabalhos.
Em seguida, foi abordado um assunto bem polêmico e de extrema importância para os sucessores da agricultura, questões sobre o meio ambiente, com foco na utilização dos recursos naturais renováveis e a legislação pertinente a proteção desses recursos com a discussão do novo código florestal e seus impactos na atividade agrícola. Além das palestras, o evento contou com a participação do Kiko Lemos, onde realizou um show de humor, trazendo muita alegria e descontração aos participantes.
A Cotrimaio agradece de forma muito especial a todos os jovens que fizeram-se presentes neste evento e comunica que já estão trabalhando no planejamento do próximo evento em 2012.

São José do Inhacorá se preparara para receber o Papai Noel do Brasil de Helicóptero

Faça parte desta aventura, troque suas notas fiscais por cautelas e realize o 
seu sonho de voar pelos ares de seu município!
No último dia 14 de outubro de 2011, estiveram reunidos na Prefeitura Municipal de São José do Inhacorá, membros da ACI, EMATER/RS-ASCAR e a Administração Municipal para deliberarem e projetarem as atividades alusivas ao Natal 2011.
Entres as funções, ficou definida a ornamentação das avenidas Amandio Jahn e Emilio Muller por conta da Associação Comercial e Industrial – ACI, e o ornamento da Praça Municipal e prédios públicos pela responsabilidade da Emater e Administração Municipal.
No dia 12 de dezembro de 2011, São José do Inhacorá estará recebendo o PAPAI NOEL DO BRASIL de helicóptero na Praça Municipal quando da realização da Noite Natalina!
A Prefeitura Municipal de São José do Inhacorá estará realizando o sorteio de 12 prêmios do Programa NOTA PREMIADA, além destes, foi incrementado no programa a contemplação de 20 pessoas a um voo de helicóptero no dia 13 de dezembro, pela parte da manhã. 
Faça parte desta aventura, troque suas notas fiscais por cautelas e realize o seu sonho de voar pelos ares de seu município!

Prefeito de Tuparendi manteve importantes contatos em Brasilia

Pref . Olavo esteve com a Sen. Ana Amélia Lemos
O Prefeito Olavo Pawlak esteve em Brasília na primeira semana de outubro, tratando de assuntos importantes e de interesse da comunidade tuparendiense. O prefeito esteve no Ministério da Integração Nacional, onde entregou documentação de prestação de contas de obras como conserto de pontes, pontilhões e bueiros, drenagem urbana e outras realizadas com recursos deste ministério. O prefeito também manteve audiência com os deputados federais  Luis Carlos Heinze, Osmar Terra, Luiz Noé, Renato Molling, Jerônimo Goergen, José Stedile, Eliseu Padilha, Vilson Covatti, Elvino Bohn Gass, além dos senadores Paulo Paim e Ana Amélia Lemos. Com os parlamentares o prefeito deliberou sobre o pagamento de emendas já empenhadas, solicitou emendas parlamentares para o exercício 2012, e ainda pediu que os deputados intercedam no sentido de agilizar e liberar recursos provenientes de emendas espontâneas oriundas dos ministérios, de onde poderão ser liberados recursos para implantação de academias abertas, compra de equipamentos para os dois postos de saúde em construção, recapeamento asfáltico e equipamentos para agricultura.
O prefeito Olavo ainda manteve uma importante audiência, intermediada pela Senadora Ana Amélia Lemos,  com o senhor  Marcos Vasconcelos, engenheiro ligado ao Ministério das Cidades. Na pauta a elaboração de um projeto que prevê a construção de casas populares em um terreno adquirido pela Prefeitura para este fim. Com relação a este assunto, o prefeito já promoveu uma reunião com a Cresol, instituição autorizada pelo Ministério para fomentar este tipo de projeto habitacional. A intenção é de construir 60 casas populares a partir do ano que vem.
Ainda em Brasília o prefeito esteve no Ministério do Desenvolvimento Agrário solicitando a liberação de um recurso já empenhado, no valor de R$ 200 mil, que será usado na aquisição de uma nova pá carregadeira, cujo processo de licitação já foi concluído. Esta será a quarta máquina nova que será adquirida em menos de dois anos pela atual administração. O prefeito informou que o recurso deverá ser liberado ainda neste mês de outubro. Com a mesma intenção o prefeito visitou o Ministério da Agricultura, de onde deverão ser liberados recursos para aquisição de equipamentos destinados aos produtores rurais através da patrulha agrícola.
Na volta de Brasília o prefeito esteve em Porto Alegre, onde também tratou de assuntos relevantes para a prefeitura e comunidade. Olavo Pawlak, esteve na Fundergs, pleiteando verbas para viabilizar a realização da 5ª Taça Cidade de Tuparendi de Futebol, que deverá ser realizada em novembro. No Prosan, o prefeito  entregou documentação relativo a um projeto que prevê incrementos na rede de água na localidade de São Marcos. Na Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, o prefeito protocolou um projeto solicitando recursos para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento, no valor de R$ 25.600,00. Na Secretaria de Saúde encaminhou projeto de instalação de um reservatório de 20 litros e uma torre metálica de 8 metros de altura na localidade de Cinqüentenário. Na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, o prefeito renovou a concessão de máquinas e equipamentos de propriedade do estado, e que estão emprestados para execução de serviços no município de Tuparendi.

1º Seminário Regional do Agronegócio

Na quinta-feira, dia 10 de novembro, no Salão da Comunidade Evangélica, em Três de Maio, ocorrerá o 1º Seminário Regional do Agronegócio, realizado pela Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM, Sicredi, Agroceres Multimix, Biomatrix e Prefeitura Municipal
A programação inicia às 9h e conta com diversas palestras. Primeiro haverá apresentação da Agroceres Multimix, Nutrição Animal, por Andreas Walzberg, gerente de marketing. Após, terá palestra sobre ‘Créditos do ICMS na Agropecuária’, pelo Especialista em Direito Fiscal e Tributário, Vildnei Jorge Bertin de Andrade. Em seguida será abordada a temática, ‘Agronegócio e Sanidade Animal’, por Gerônimo Goergen, Deputado Federal. Às 12h, será aberto espaço para perguntas e após, intervalo para almoço.
À tarde, às 13h30min, Alexandre Englert Barbosa, Gerente de Análise Econômica e Riscos de Mercado, explanará sobre ‘Tendências Econômicas e Cenários para o Agronegócio em 2012’ e Luiz Eduardo Zampar (Biomatrix) sobre ‘Produção de Silagem de Alta Qualidade’.

Banrisul é o único a manter a greve em Três de Maio

Em Três de Maio, apenas os funcionários do Banrisul
Depois de 21 dias de greve, a maioria dos bancários voltou ao trabalho nas agências da região. Em Três de Maio, apenas os funcionários do Banrisul permanecem paralisados. Os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal aceitaram, em assembléia realizada na AABB, a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste salarial de 9% (1,5% de aumento real mais a inflação de 7,4% no período). Os bancários do Bradesco já haviam voltado ao trabalho ontem.
Com a aceitação das propostas, além do reajuste de 9%, os bancários conquistaram a valorização do piso da categoria em 12% (4,3%) e melhorias na Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
O acordo ainda estabelece uma regra de aviso prévio proporcional maior que o determinado pela nova legislação sobre o tema (Lei 12.506, de 11 de outubro de 2011), sancionada este mês pela presidente Dilma Rousseff.
O Comando Nacional dos Bancários também garantiu, junto à federação dos bancos, que não será descontado nenhum dia dos trabalhadores em greve. Pela proposta da Fenaban, haverá sim a compensação dos dias parados no máximo até 15 de dezembro. Eventual saldo após esse período será anistiado.

25ª Sessão Ordinária do Legislativo de Três de Maio

Presidente Ivo Novotny
A Câmara de Vereadores de Três de Maio realizou a sua 25ª Sessão Ordinária no ano de 2011 na segunda-feira, dia 17 de outubro, no Auditório da ACI/SINDILOJAS. Na Ordem do Dia, os vereadores discutiram, votaram e aprovaram, por unanimidade, dois projetos de origem executiva. O Projeto de Lei Nº 46/2011 inclui e altera programas e objetivos da Lei do Plano Plurianual-PPA. Já o Projeto de Lei Nº 47/2011 dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o Exercício Financeiro de 2012. 
Expediente Executivo 
O Poder Executivo encaminhou para a Secretaria da Casa de Leis o seguinte expediente: ofícios 648/2011 e 661/2011 encaminhando os Projetos de Lei 050/2011 e 051/2011. 
Projeto 050/2011 autoriza a contratação temporária de excepcional interesse público de dois agentes de combate a endemias para atuarem no combate à dengue na Secretaria Municipal de Saúde. 
Projeto 051/2011 autoriza depositar os resultados financeiros da venda da área de 5.306,31metros quadrados da Secretaria da Indústria e Comércio no Fundo Municipal de Assistência Social  para aquisição de uma área de terras para instalação da sede da ASMAR.
Expediente Legislativo 
Vereador Lírio Roque da Rosa
Projeto de Resolução Nº 07/2011, de autoria do vereador Lírio Roque da Rosa, da bancada do PMDB, que determina a realização de audiência pública para discutir sobre o destino dos recursos não utilizados pelo Poder Legislativo Municipal até 31 de dezembro de cada Ano Legislativo.
Vereador Fernando Trage
Projeto de Lei Nº 17/2011, de autoria do vereador  Fernando Vanin Trage, da bancada do PT, que assegura aos estudantes matriculados em estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior , o pagamento de meia-entrada em atividades culturais e esportivas.
Extraordinária
Após a 25ª Sessão Ordinária, aconteceu a 3ª Sessão Extraordinária do ano de 2011 para deliberar sobre o Projeto de Lei Nº 40/2011, de origem Executiva, com emenda modificativa, que foi aprovado por todos os vereadores presentes.

São José do Inhacorá tem a Câmara de Vereadores mais econômica da região

São José do Inhacorá tem a Casa Legislativa com menos
gastos com diárias da região
Segundo informações divulgadas pela reportagem da RBS/TV e outros meios de comunicação, apresentadas na última sexta-feira, 14 de outubro, São José do Inhacorá tem a Casa Legislativa com menos gastos com diárias da região.
Juntos, os 09 vereadores em todo ano de 2010, gastaram com 2 diárias o valor de R$ 363,12, o que representa uma despesa de R$ 0,16 centavos por munícipe. O Vereador Milton José Junges em entrevista à reportagem da RBS/TV ressaltou que todos os vereadores estão cientes de que é preciso evitar os gastos excessivos.

Encerrada votação do Festival de Música SETREM

Oito bandas estão na final
Oito bandas estão na final do II Festival de Música SETREM, que ocorrerá no dia 09 de novembro, quarta-feira, no Campus da Instituição.
São elas: Banda Faive (27089 votos), da Escola Estadual de Educação Básica Albino Fantin, de Horizontina; Banda Calew (23309 votos), da SETREM; Banda Harv (20970), da Escola Estadual de Ensino Médio São Valério, de São Valério do Sul; Hurricane Rock Band (20924), da Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco, de Três de Maio; Banda Anestesia (20537), do Colégio Dom Hermeto; Banda Meia Estação (17701), do Instituto de Educação Érico Veríssimo, de Três Passos; Banda Four Feelings (17364), do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, de Santa Rosa e de The Lubians (1718), do Instituto Estadual de Educação João XXIII, de Giruá.
Ao todo foram mais de 200 mil votos, que de acordo com a Assessora de Comunicação da SETREM, Fabiane Weydmann Reinhold, mostraram o empenho das escolas e torcidas em classificar suas bandas preferidas. “Nesta nova etapa, a competição zera. Os finalistas serão analisados por suas apresentações, julgados por uma comissão composta de cinco profissionais ligados à música do cenário regional.”
Destaca ainda que na final, assim como na edição anterior, a torcida terá peso. “A apresentação da banda terá peso 8 e a torcida 2. Em caso de empate, a comissão julgadora escolherá o vencedor”.
A banda vencedora recebe R$ 500 em dinheiro, a oportunidade de realizar uma apresentação ao vivo no Armazém Liquid, de Três de Maio e a divulgação da banda durante uma semana na Rádio Cidade Canção. A escola representada pelo vencedor recebe um computador desktop. “Os finalistas deverão testar o som de palco durante a manhã do dia 09, entre 8h e 11h, conforme cronograma agendado, que será enviado aos participantes nos próximos dias”, conclui.

Secretaria da Fazenda inaugura novas instalações

A reformulação do espaço teve o custo de R$ 126 mil
Foto: Ramone Pacheco
Na última semana, dia 11 de outubro, foi realizada a inauguração das novas instalações da Secretaria da Fazenda de Três de Maio, que estava sob reforma desde o final do mês de julho.
A reformulação do espaço teve o custo de R$ 126 mil, oriundo do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM). Este valor foi o saldo de um empréstimo de longo prazo, com até 20 anos para pagar, e a verba foi disponibilizada através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Estiveram presentes no ato de inauguração o prefeito municipal, Olívio José Casali; secretários, diretores, assessores e demais funcionários da municipalidade.
Em uso da palavra, o prefeito Casali destacou que o ambiente ficou muito bonito, e vai fazer com que os munícipes se sintam mais à vontade para serem atendidos.
O secretário da Fazenda, Eurico Metzner, ressaltou que o objetivo do PNAFM é  de modernizar o atendimento público, visando melhor qualidade na interação com o 
De acordo com o secretário, em 2004 foi iniciado o encaminhamento para esse empréstimo, e nos anos de 2005 e 2006, parte da verba foi utilizada na melhoria do sistema de informática, na aquisição de computadores, softwares, cabos e demais equipamentos da área. Em decorrência da demasiada burocracia para a utilização da verba, o saldo restante do empréstimo ficou sem utilização.
Segundo Eurico, em 2011 foi solicitado que este montante fosse utilizado para a reforma na Secretaria da Fazenda, incluindo também o Protocolo, pois esta verba só poderia ser usada na área fiscal e administrativa. “Solicitamos autorização para o prefeito e para Brasília, para podermos então utilizar os R$ 126 mil para melhorar as condições de trabalho, bem como a acomodação no ambiente e espelhar a transparência do setor”, informa.
Após a inauguração, foi servido um coquetel para os presentes, e desde o dia 13 de outubro, a Secretaria de Fazenda, que incluí a Tesouraria e Contabilidade, já está atendendo no novo espaço. O Protocolo está atendendo a comunidade nas novas instalações há cerca de um mês.