07 maio 2010

Chegam ao Porto Novo do Rio Grande 29 veículos blindados vindos da Alemanha

O Porto Novo do Rio Grande iniciou na tarde de hoje o desembarque de 29 carros de combate, três sistemas automáticos de controle de tiro, duas torres didáticas e três contêineres contendo equipamentos, ferramentas e manuais de blindados. A operação envolve 12 organizações militares do Comando Militar do Sul e deve ser concluída ainda hoje. A carga chegou embarcada no navio República Argentina, que veio do porto de Hamburgo, na Alemanha.
A carga foi comprada pelo Exército Brasileiro com o objetivo de modernizar seus carros de combate. Os veículos foram adquiridos do exército alemão e passaram por uma manutenção realizada pela empresa Rheinmetall Land System para posteriormente serem embarcados para o Brasil.
Com o uso de uma rampa do próprio navio, os tanques de guerra são descarregados do interior do navio por técnicos da empresa alemã que realizou a manutenção. No cais, com o auxílio de outra rampa, os carros de combate, com 45 toneladas cada, são embarcados em oito carretas do Exército, tendo cada capacidade para transportar um tanque por vez.
As carretas especiais do Exército levarão a carga até a Guarnição Militar Federal de Santa Maria, sede da 3ª Divisão de Exército — Divisão Encouraçada. O trabalho de transporte deve se estender até o próximo dia 15.
Esse foi o segundo lote de um total de 250 carros de combate. No primeiro lote, desembarcado em dezembro de 2009, foram importados 33 tanques de guerra.
As informações são da Superintendência do Porto do Rio Grande.

Fogaça e Pompeu visitaram 18ª Fenasoja

O ex-prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB) e o deputado federal Pompeu de Matos (PDT) estiveram na tarde desta quinta-feira visitando a 18ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja). Eles estiveram acompanhados pelo deputado federal Osmar Terra (PMDB) e pelo deputado estadual Adroaldo Loureiro (PDT).
Fogaça chegou no Parque de Exposições às 16h, quando foi recebido pelo presidente da feira, Marlon Saling, e pelo prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi (PT). O prefeito entregou ao pré-candidato ao Governo do Estado uma pauta de reivindicações para ser inserida em seu plano de governo. A pauta, assinada pela Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa e pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Fronteira Noroeste, reivindica por fontes de produção energética, ponte internacional, projetos de bioenergia e irrigação, investimentos em cadeias produtivas e infra-estrutura viária na região.
Fogaça diz que a visita foi para buscar reivindicações na região, para estruturar seu plano de governo: “queremos voltar para esta cidade trazendo nosso plano de governo pronto, e apresentando o que temos de planos para a região de Santa Rosa”.
Após coletiva com a imprensa ele seguiu em uma visita ao Parque da Fenasoja, onde visitou estande de bancos, cooperativas e o pavilhão da agricultura familiar.
San Marino pela 1ª vez na Fenasoja
A Banda San Marino trouxe alegria aos visitantes da 18ª Fenasoja, na noite de quinta-feira. A Banda santa-rosense se apresentou pela primeira vez em uma Fenasoja, em 24 anos de carreira.
Centenas de pessoas assistiram a banda que tem uma carreira de estrada, paixão pelo trabalho e o amor pela música, tornam o San Marino referência em música de qualidade. Realizando projetos e sonhos, a banda já conquistou três discos de ouro, e lançou um DVD, contemplando ainda mais sua trajetória de sucesso.
Muito empenho, esforço e dedicação sempre fizeram parte da história do San Marino, deixando muito orgulho em seus familiares, amigos, parceiros e fãs.

Vacinação dos idosos contra gripe comum prorrogada até dia 15

A campanha de vacinação contra gripe sazonal (comum) para as pessoas com mais de 60 anos será estendida até o dia 15 deste mês. Inicialmente, o prazo seria encerrado nesta sexta-feira (07/05). A prorrogação é mais uma oportunidade para os cerca de 690 mil idosos que ainda não se imunizaram procurarem os postos de vacinação para receberem a dose. No Rio Grande do Sul, de acordo com dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, consultado às 17 horas de hoje, 726.596 mil idosos já se vacinaram, o que representa 51,28% da população estimada (1.416.830).
A vacinação contra a gripe A dos idosos com doenças crônicas já alcançou 100% de cobertura no Estado.
Adultos dos 30 aos 39 anos começam a se vacinar na segunda-feira contra gripe A
Na segunda-feira (10/05) será iniciada a vacinação contra o vírus da gripe A para os adultos saudáveis dos 30 aos 39 anos. Esta será a última das cinco etapas da estratégia nacional de imunização ao H1N1 e vai até o dia 21 deste mês. No Estado, a população estimada deste grupe é de 1.569.704.
O acréscimo desta faixa etária na campanha em todo o país foi uma sugestão feita pela Secretaria de Saúde do RS ao Ministério da Saúde em virtude da grande incidência que esta faixa da população apresentou em relação à primeira onda da doença no Estado. Conforme dados do Sistema Nacional de Notificação de Agravos de Notificações (Sinan), dos 8.224 casos registrados no RS, cerca de 15% (1.248) eram de pessoas entre os 30 e 39 anos.
Até o final da campanha, no dia 21 de maio, a imunização contra a H1N1 continua disponível nos postos para os integrantes dos grupos das etapas anteriores, especialmente os jovens de 20 a 29 anos, cuja cobertura está em 66,2% no Estado.
A vacinação entre as categorias está assim distribuída:
-162.835 profissionais da área da saúde
-18.120 indígenas aldeados
- 82.949 gestantes
-206.865 crianças de 6 meses a menores de dois anos
-1.232.487 adultos de 20 a 29 anos
-171.442 adultos de 30 a 39 anos
-751.784 portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos
-382.977 portadores de doenças crônicas com 60 anos e mais
Total: 2.723.829 de doses
Fonte: SI/PNI (dados preliminares, consultados às 17 horas de hoje)

Escolhidos os melhores pratos à base de soja - 18ª Fenasoja

Risoles, mousse, pão de mel, sorvete, pizza, tudo feito com soja. Esses foram alguns dos 79 pratos que participaram do Concurso Regional de Pratos à Base de Soja, da 18ª Fenasoja. Vinte e quatro jurados tiveram a tarefa de escolher os três melhores pratos doces e os três melhores salgados.
O concurso aconteceu na manhã desta quinta-feira(06), no Centro Administrativo, do parque de exposições. Como eram muitos pratos, para facilitar a seleção, a degustação foi feita por partes. Os jurados foram então divididos, doze ficaram responsáveis pela escolha dos doces, e os demais, pelos salgados. Em cada mesa, três jurados avaliavam cerca de 8 pratos, e escolhiam os melhores, que então eram classificados para a final. Foi levado em consideração sabor, aroma, ingredientes, criatividade e aparência. Após a primeira seleção, os jurados definiram então, os três primeiros colocados de cada categoria.
Esse projeto não começou na Feira. Durante meses que antecederam a Fenasoja, a Comissão de Soja e Derivados em parceria com a Emater, Cooperativas e Prefeituras de 42 municípios da região organizaram o concurso que envolveu 400 comunidades rurais. Foram mais de 500 pratos, destes selecionados os primeiros e segundos lugares de cada município. Estes foram classificados para a grande final realizada na tarde desta quinta-feira. Segundo o presidente da Comissão, Jorge Lunardi, a motivação para o concurso foi grande, mais de 10 mil pessoas estiveram envolvidas em todo o projeto, “Além de valorizar a soja, os envolvidos aprendem a importância da utilização do grão na alimentação”.
Durante a entrega da premiação realizada na tarde desta quinta-feira(06), o presidente da Fenasoja, Marlon Saling ressaltou a relevância dessa atividade, “Queremos agradecer a todos que estão envolvidos, durante quase um ano, na preparação desses belos e saborosos pratos à base de soja”. Todas as participantes do concurso receberam troféu, certificado e um pouco de soja verde, como forma de estimular a utilização na alimentação. O Prefeito Orlando Desconsi, também elogiou a organização e falou sobre a importância dos restaurantes locais oferecerem pratos à base de soja para estimular a população a saborear.
Entre tantos diferentes sabores, a lasanha de carne de soja, de Carine Krombauer de Giruá levou o terceiro lugar, na categoria salgada. O segundo lugar ficou para a Torta Salgada de Soja e Legumes, do Clube do Lar de Linha Larga, Santo Cristo e o prêmio do primeiro lugar foi entregue para Srª Geane Rocha, de Santa Rosa, que fez a Salada de Soja com molho de iogurte. Na categoria doce, o terceiro lugar ficou com o Pudim de Soja de Bianca Bronzatti de Pejuçara. Já o segundo lugar foi para o Grupo de Senhoras e Moças Renovação de São Pedro do Butiá, que competiram com o Bolo de Soja. O primeiro lugar ficou com Márcia Donadel e Marciele Stolarski de Guarani das Missões que fizeram a Torta de Soja com Nescau e café.
Essa é a segunda vez que o concurso é realizado. Todos os 39 pratos doces e os 40 salgados fazem parte de um Livro de Receitas que pode ser acessado no site da 18ª Fenasoja.

Serra e Dilma são vaiados durante debate em MG

O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) chegou ao primeiro debate entre os pré-candidatos à presidência sob protesto e vaias dos professores da rede estadual de Minas Gerais, que estão em greve e cobram melhora no piso da categoria. Para os manifestantes, cerca de 150, "Serra, Aécio e Anastasia" são a mesma coisa, numa referência também ao ex-governador de Minas e o atual, Aécio Neves e Antônio Anastasia, respectivamente. Mas foi a ex-ministra Dilma Rousseff quem realmente enfrentou vaias da plateia do congresso mineiro de municípios.
Serra precisou ser escoltado por policiais militares e seguranças particulares para chegar ao palco auditório do congresso de municípios mineiros, que reuniu cerca de 400 autoridades. Boatos de que ele chegou a ser agredido por um professor circulou pelo auditório. Mas o candidato negou que o fato tenha ocorrido.
Descontraído e conciliador, o tucano disse que, embora possa soar como "heresia", se for eleito presidente, vai querer o PT e o PV fazendo parte de seu governo. Ele até conseguiu tirar de Dilma sua única brincadeira da tarde. Quando Serra disse que o evento não era um "Fla x Flu" ou um "Atlético x Cruzeiro", Dilma foi obrigada a confessar que é atleticana. Mas não foi a vaia dos cruzeirenses que marcou sua participação.
A ex-ministra foi vaiada quando disse que o governo Luiz Inácio Lula da Silva evitou que os municípios brasileiros fossem arrasados pela crise financeira mundial porque concedeu benefícios tributários para salvar a atividade econômica. Os prefeitos, prejudicados pela queda na arrecadação, não perdoaram. Não adiantou a ex-ministra dizer, depois, que o governo compensou as perdas com repasse de R$ 2 bilhões.
Serra afirmou que as perdas dos municípios com a desoneração tributária foi de R$ 3,5 bilhões e a compensação muito menor. Dilma, que disputará sua primeira eleição, aproveitou todas as oportunidades que teve para fazer propaganda do governo, com citações sobretudo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Nelson Mandela recepciona a taça da Copa na África do Sul

Cobiçada pelas 32 seleções participantes do Mundial, o troféu da Copa do Mundo de 2010 foi "apresentado" nesta quinta-feira ao líder sul-africano Nelson Mandela, quase um mês antes do início do torneio.
A taça fará uma viagem pela África do Sul, e visitará na sexta-feira a "township" de Khayelitsha, na Cidade do Cabo, como primeira escala de uma turnê de um mês por 37 cidades sul-africanas.
— Para nós, era impossível que o troféu chegasse ao país sem ser primeiro apresentado a Mandela — declarou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.
— Nelson Mandela foi um dos artífices do Mundial da Fifa. Nunca esqueceremos o momento em que a África do Sul conseguiu ser a sede da Copa. Madiba (como Mandela também é conhecido) é um símbolo da nova África do Sul democrática — ressaltou.
Em 2008, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, presenteou o líder sul-africano com uma réplica do troféu, como lembrança do momento em que o ex-presidente ergueu em 2004 a taça, depois de saber que seu país organizaria a edição de 2010.
— Foi fantástico ver Madiba em Zurique no dia em que a África do Sul ganhou o direito a sediar o Mundial de 2010. Foi um momento muito emocionante e alegre a entrega da taça, um símbolo do mundo do futebol e de maneira mais global, da humanidade — disse o presidente do Comitê Local, Danny Jordaan.
O troféu da Copa do Mundo, de 6,175 kg de ouro, deixou Zurique em setembro, e já percorreu mais de 134 mil quilômetros por vários países, incluindo o Brasil, antes de chegar à África do Sul.