18 janeiro 2012

Inter vence Novo Hamburgo por 1 a 0

Inter começa ano com vitória magra 
Crédito: Mauro Schaefer
Sem brilhar, mas com o oportunismo em dia que o Inter conquistou a primeira vitória no Gauchão, em um Estádio do Vale que recebeu um bom público nesta quarta-feira. Na primeira partida oficial da temporada, os colorados derrotaram o Novo Hamburgo por 1 a 0, graças a Oscar, e somaram três pontos na Taça Piratini.
Há uma semana da pré-Libertadores, o Inter ainda volta a campo mais uma vez pelo Gauchão, no domingo, quando encara o Avenida, em Santa Cruz do Sul. D’Alessandro, lesionado, ainda é dúvida.
Oportunismo de Oscar garante vitória
Se não chegou a mostrar uma grande qualidade nos primeiros minutos, o Inter contou com a sorte para abrir o placar. Em rápido contra-ataque, aos 11, Oscar foi lançado no campo ofensivo. O goleiro Eduardo Martini saiu da meta, mas chutou em cima do meia e a bola se ofereceu límpida na área, para o próprio Oscar concluir.
Mas o Novo Hamburgo não estava disposto a ser um adversário fácil e tentou o empate, porém, ao longo de todo o primeiro tempo, abusou dos levantamentos na área, mesmo com a defesa colorada levando a melhor nessa disputa. Contudo, aos 21, Marlon alterou a escrita e cobrou direto uma falta próxima à área. Atento, Muriel segurou firme.
Atração do jogo, Dagoberto, com a camisa 20 às costas, não teve muitos momentos de destaque, devido à boa marcação recebida pela esquerda. João Paulo – que substituiu o lesionado D’Alessandro – não deu uma resposta à altura do titular. Do outro lado, Marlon seguiu buscando o gol do Inter, como aos 35, quando se livrou da marcação e mandou a bomba. No entanto, sua conclusão novamente parou em Muriel.
Jogo esfria no segundo tempo
Mal o cronômetro havia começado a marcar o segundo tempo, os donos da casa já haviam chegado à área colorada, com Marlon. O meia, porém, dividiu com Kleber e caiu na área. Pediu pênalti, mas não levou. No entanto, o início ofensivo não significou uma etapa final mais disputada. Pelo contrário, o ritmo do jogo diminuiu, com o Inter marcando firme, mas sem iniciativa. E ainda marcando muitas faltas no campo defensivo.
O primeiro bom lance colorado após o intervalo foi apenas aos 19, quando Leandro Damião venceu a marcação e concluiu da entrada da área. Passou perto. Tentando dar mais mobilidade, Dorival Júnior mandou Gilberto a campo, no lugar de João Paulo. Logo após entrar, o atacante quase marcou, após levantamento de Kleber. A bola tocou na rede pelo lado de fora.
De tanto insistir nos levantamentos, o anilado quase marcou aos 38, quando Mendes cabeceou na pequena área, só que mandou para fora. A resposta colorada, em um raro lance de inspiração, ocorreu três minutos depois, quando Jô e Kleber tabelaram na ponta esquerda. O atacante pegou na veia, porém Eduardo Martini conseguiu defender e evitar o segundo gol.
Após um jogo feio, restou a torcida do Inter gritar ao final do jogo “Fica D’Alessandro!” na esperança de ver um futebol mais criativo. A uma semana da estreia na Libertadores.

Clube de Mães de Porto Mauá visita o Uruguai

Foram rodados em torno de 2.500 km, passando por diversos 
pontos turísticos do Uruguai
O Clube de Mães Unidas de São José do Mauá, interior de Porto Mauá, realizou excursão ao Uruguai, de 12 a 16 de janeiro de 2012. O grupo foi composto por 34 pessoas, sendo na maioria sócias, familiares e amigos.
O embarque ocorreu na quinta-feira, 12, às 18 horas, na vila de São José do Mauá, passando por São Luiz Gonzaga, Rosário do Sul, Santana do Livramento e indo até Montevidéu.
Foram rodados em torno de 2.500 km, passando por diversos pontos turísticos do Uruguai. Na capital Montevidéu, conheceram: estádio Centenário, Monumento a La Carreta, Parque José Battle y Ordonez, Monumento a La Deligência, Palácio do Governo e Congresso, Praça da Independência, mausoléus de artistas, portal da cidade, Mercado Del Puerto, shopping center. Em Punta Del Este, visitaram: caís do porto, Av. Golvero, praias do Grilo, Brava e Mansa, bairros nobres com residências de pessoas famosas, Cassino e o Hotel Conrad. Também passaram pelo Balneário de Piriápolis e por Punta Balena, onde conheceram a Casa Puebla (famosa residência do renomado pintor uruguaio Carlos Paz Vilaró). No retorno, passaram em Castilhos, onde visitaram o Forte de Santa Tereza, seguiram viagem até o Chuí, passaram por Pelotas, Santa Maria até chegar ao destino final Porto Mauá, no dia 16.
Foi uma maravilhosa viagem de conhecimento, lazer, cultura e de oportunidade para compras.

Morre jovem vítima de acidente com motocicleta em Santa Rosa

Morreu às 14h15min desta quarta-feira a jovem que se envolveu em um  acidente de motocicleta  na Avenida Expedicionário Weber, em Santa Rosa. O veículo em que ela e o namorado estavam foi atingido na traseira por um Saveiro. Angélica de Barros, 20 anos, estava internada na UTI do Hospital Vida e Saúde desde domingo.
O instante do choque do veículo na traseira da motocicleta foi registrado pelas câmeras de segurança de uma empresa. Nas imagens, o capacete da passageira solta e cai a alguns metros do local.
De acordo com a Brigada Militar, o motorista do carro se recusou a fazer o teste do bafômetro, foi multado e poderá ter o direito de dirigir suspenso por um ano.

Com escassez de água, Horizontina decreta situação de emergência

Foto: Danusa Widz, divulgação
Horizontina se juntará aos mais de 290 municípios gaúchos em situação de emergência no Estado. Os números do laudo técnico elaborado em parceria entre Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, de Coordenação e Planejamento, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Conselho Municipal de Defesa Civil, apontam perda de 50% na soja, 40% no milho, na produção leiteira perdas de 15% em novembro, 20% em dezembro e 30% nestas primeiras semanas de janeiro de 2012.
Também há grandes perdas também na agricultura de subsistência, produção de carne bovina e na produção de peixes, além da fruticultura e horticultura. A decisão foi tomada em reunião com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, que aprovou a iniciativa, nesta segunda-feira.
Agora, o município encaminha os processos burocráticos e aguarda a visita da Defesa Civil Regional. Por enquanto, o governo municipal está realizando diversas ações para amenizar a situação dos agricultores, como a distribuição de água às famílias necessitadas, e estudos de viabilidade de perfuração de novos poços.
Os moradores do interior que precisam de água potável devem se inscrever na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Por meio de caminhões-pipa, ela será distribuída nas comunidades onde há demanda.

UNIJUÍ tem desempenho acima da média nacional e do Estado no exame da OAB

Nos três campi da Universidade o percentual de aprovação 
foi de 31,56%, 7% maior que a média nacional
Egressos e alunos do Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ obtiveram desempenho acima da média nacional e estadual no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. No Campus Três Passos 35% dos inscritos foram aprovados no exame; 30,36% foi o percentual de aprovados no Campus Santa Rosa; e no Campus Ijuí a aprovação foi de 29,37%. Considerando os aprovados nos três campi, a média é de 31,56%. A média nacional foi de 24,51% e da subseção do Rio Grande do Sul 28,78%.
Para a professora Fabiana Padoin, coordenadora do curso de Direito em Ijuí, o resultado positivo alcançado nos três campi reflete a ação direta dos estudantes e dos professores envolvidos no processo que culmina com a prova do OAB. “Acreditamos que esse resultado reflete, de um lado, a dedicação dos nossos alunos para enfrentarem este exame, e, por outro lado, do corpo docente do curso, o qual, por meio das suas  práticas no processo de ensino-aprendizagem, está cumprindo com um dos principais objetivos que integram o projeto pedagógico do curso, que é qualificar os acadêmicos para o exercício profissional”.
Outro ponto positivo foi a abstenção zero.“Todos os candidatos compareceram às provas, e o resultado de aprovação foi um dos maiores dos últimos anos”, observou Darlan Machado, coordenador da comissão de exame de ordem da subseção local da OAB.
Próximas provas
Quem não foi aprovado poderá fazer o próximo processo de avaliação. O VI Exame de Ordem encerrou as inscrições ao meio-dia de segunda-feira, 16. A prova da primeira fase será no dia 5 de fevereiro, e a da segunda fase será dia 25 de março. Outros exames terão seus editais publicados em abril, agosto e novembro.

Dupla assalta taxista no interior de Mato Queimado

Homens chamaram o táxi para fazer uma corrida e, no meio do caminho, anunciaram o assalto e ameaçaram o taxista com uma faca
Dois homens assaltaram um taxista na noite desta terça-feira, no interior de Mato Queimado, no noroeste do Estado.
Segundo a Brigada Militar (BM), a dupla chamou o táxi por volta das 20h30min, em Horizontina. O destino da corrida seria a localidade de Caneleira. No meio do caminho, em uma estrada de chão próxima do município de Mato Queimado, os criminosos anunciaram o assalto e ameaçaram o taxista, de 60 anos, com uma faca.
Os ladrões, que fugiram com o carro, levaram uma quantia de R$ 200, além de documentos da vítima e do veículo. A dupla foi presa pouco depois da 1h30min desta quarta-feira, em Santa Rosa. Ambos foram encaminhados para o Presídio Estadual de Santa Rosa.

Produtor que antecipou plantio do milho consegue bons resultados, apesar da seca

Milho plantado dia 13 de agosto já tinha espiga e grãos 
formados quando iniciou a seca
Estamos vivendo uma época difícil na agricultura. Já são quase dois meses sem chuva expressiva na região. Muitos municípios decretaram situação de emergência, e as perdas nas lavouras chegam a 80%, principalmente na cultura do milho.
O que eu, como jovem agricultor, tenho visto, são lavouras de milho secas, ou que ainda não chegaram na floração, e agora podem ser consideradas como perda total. Mas vejo também propriedades com milho seco, mas com espigas formadas e normais.
Então, me pergunto: os prejuízos da estiagem seriam culpa total do tempo ou a falta de planejamento das lavouras também influenciaria?
Como ando muito pelo interior do município de Boa Vista do Buricá e municípios vizinhos, vejo as diferenças contrastantes.
Onde a plantação foi feita cedo, a lavoura está com boa produção. A maioria dos produtores plantou mais tarde, devido à pastagem de inverno, e agora sofre com as perdas.
Mas, será que vale a pena esperar a pastagem de inverno terminar para plantar o milho, ou seria melhor tratar o gado algumas semanas a mais com silagem e fazer o plantio antes?
Na minha opinião, e constatação, vale a pena. E muito. Alguns dias podem fazer a diferença, entre uma boa produtividade e uma menor produtividade. Conversei com dois profissionais no assunto: o engenheiro agrônomo Adolar Ten Kathen e o técnico da Cotrimaio José Fantinel.
Kathen  afirma que as lavouras que foram plantadas no mês de agosto e até os primeiros dias de setembro têm apresentado  perdas de 50% a 60%. As demais, têm tido perdas de até 95% ou mesmo consideradas perda total. Os produtores que fizeram o plantio do milho mais cedo tiveram melhores resultados, segundo ele.
Para o engenheiro agrônomo, o escalonamento de plantio escolhendo alguns materiais, com boa adubação, associado a um banco de dados, ou seja, histórico dos últimos anos, permite um planejamento adequado para termos resultado positivo com a cultura.
Já Fantinel ressalta que a época de plantio está correlacionada à altitude em relação ao mar e é preciso considerar a ocorrência de geadas durante final de julho a setembro, o que pode comprometer o estabelecimento inicial da cultura. À medida que a altitude aumenta, o calendário vai postergando o início de semeadura.
Fazer o plantio mais cedo, segundo ele, vem sendo uma excelente estratégia para obter bons resultados. No entanto, ele alerta que nenhum ano se comporta como o outro, então, é preciso ter cuidado ao usar essa regra e avaliar o uso escalonado e com mais de uma opção de material.

Carro pega fogo após acidente em Santa Maria

Bombeiros foram chamados para combater as chamas 
no Neon Foto: Ronald Mendes
Um Dodge Neon pegou fogo após um acidente ocorrido no final da tarde desta terça-feira, no km 234 da BR-158 (Santa Maria-Rosário do Sul). Conforme o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os quatro ocupantes do carro — dois adultos e duas crianças — tiveram escoriações leves e foram encaminhadas ao Pronto-Atendimento Municipal, no bairro Patronato.
Segundo testemunhas, um Polo, com placas de Santa Maria, saía de uma empresa às margens da rodovia, por volta das 18h15min, e teria entrado na BR-158, no perímetro urbano de Santa Maria. O Neon, que trafegava no sentido Centro-bairro, não teria conseguido desviar do Polo. Depois de bater no Polo, o Neon teria saído da pista e caído em um barranco. No local, o Neon começou a pegar fogo.
Os quatro ocupantes foram retirados imediatamente com ajuda de motoristas que passavam pela rodovia. A Polícia Rodoviária Federal interrompeu o trânsito nos dois sentidos quando um caminhão do Corpo de Bombeiros chegou ao local para apagar as chamas do carro que pegava fogo.O tráfego de veículos foi totalmente liberado às 19h45min.
O condutor do Polo não se feriu.