10 junho 2011

Tarso realiza contatos com empresários espanhóis que manifestam interesse em investir no RS

Tarso Genro reuniu-se com o presidente do
Conselho Econômico e Social da Espanha, 
Marcos Peña
A crise econômica que assola países do velho continente tem feito com que grupos europeus que atuam em setores estratégicos busquem territórios em desenvolvimento para investir. Muitas empresas espanholas, por exemplo, ampliaram seus negócios nos nações que integram o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).
Para eles, o nosso País destaca-se entre estas nações, em função da sua estabilidade política, da qualificação da mão de obra, do combate às desigualdades sociais e das suas relações internacionais. Atento a este movimento, o governador Tarso Genro apresentou nesta sexta-feira (10), na cidade financeira do Grupo Santander, localizada nas proximidades de Madri, o novo modelo de desenvolvimento aplicado no Rio Grande do Sul. O evento promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Espanha e pelo Grupo Santander reuniu dezenas de empresários.
Na abertura, o presidente da divisão América do Banco espanhol, Francisco Luzón, destacou que Tarso, quando foi prefeito de Porto Alegre, convenceu a instituição a investir no Brasil. No ano 2000, o Santander comprou os bancos Meridional e Banespa e, atualmente, é uma das maiores instituições privadas do Brasil. "Tarso dizia que o Brasil deixaria de ser uma promessa e passaria por um processo de crescimento econômico. Este processo aconteceu e está acontecendo. Principalmente a partir do Governo Lula, sem tirar os méritos dos governos anteriores", destacou Luzón.
Após a palestra, o governador participou de diversas reuniões para aprofundar negociações. Uma delas foi com uma empresa que atua na fabricação de equipamentos de combate a incêndios, principalmente carros e viaturas utilizados em aeroportos do mundo inteiro. Os representantes da empresa ressaltaram que estão participando de processos licitatórios para aumentar sua participação no Brasil e que, em caso de sucesso, irão instalar uma fábrica no País, podendo ser no Rio Grande do Sul.
Outros empreendedores que estiveram com os integrantes do Governo gaúcho foram os representantes do consórcio responsável pelo projeto de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre. O governador afirmou que o acordo com o Governo Federal para a liberação da área está bem adiantado e que a definição deve ocorrer no próximo mês. "Temos o total interesse de que a situação se resolva de forma rápida para que os gaúchos possam desfrutar melhor daquele espaço no menor tempo possível", garantiu Tarso.
Encontro Ibero-Americano
Ainda nesta sexta-feira, o governador e o ministro de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, que também está em agenda pela Europa, assinaram um termo de compromisso com o Conselho Econômico e Social da Espanha, por meio do presidente do órgão Marcos Peña, para a realização do I Encontro Ibero-americano de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social, que ocorrerá em Porto Alegre no começo de dezembro. Antes, ainda, Tarso e o ministro convidaram o secretário-geral da Cúpula Ibero-Americana, o uruguaio Enrique Iglesias, para ajudar na organização da atividade.
O secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul (CDES-RS), Marcelo Danéris, que na quinta-feira, em Lisboa, já havia firmado o acordo com o Conselho português, participou das reuniões. Danéris também havia garantido a presença no evento do ex-presidente de Portugal Mário Soares. "Esses órgãos de promoção do diálogo social ampliado são fundamentais para o processo de consolidação da democracia e para a promoção do desenvolvimento", disse o governador ao final dos encontros. Tarso Genro e a comitiva gaúcha permanecem até domingo na Europa, quando retornam no voo inaugural da TAP que passará a ter uma linha direta entre Porto Alegre e a capital portuguesa.


Texto: Guilherme Gomes
Edição: Redação Secom
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini   

Miniempresas de alunos realizam feira neste sábado

Os produtos
A comunidade de Santa Rosa terá a oportunidade de conhecer e adquirir os produtos desenvolvidos por 250 alunos que integram oito miniempresas, neste sábado, na Praça da Bandeira. As atividades começam às 9h e se estendem até às 12h.
As miniempresas irão montar suas bancas na praça, e trazer os produtos que comercializam desde sua criação, em abril deste ano, nas oito escolas que integram o projeto. É uma forma de os jovens empreendedores terem acesso à realidade do mercado.
- Eles estarão vendendo oficialmente seus produtos, todos juntos, colocando em prática técnicas de venda apreendidas na semana passada, em uma palestra que participaram sobre marketing, na UNIJUÍ – conta o diretor de Junior Achievement da Acisap, Felipe Dorneles.
O Programa Miniempresa, do qual os alunos participam, é desenvolvido através de parceria entre Acisap e Associação Junior Achievement. Os produtos são feitos com matérias-primas de reaproveitamento, uma ação sustentável, de reciclagem.
Também estarão presentes na Feira de Miniempresa os advisers, profissionais voluntários que orientam os alunos nas escolas. Eles são das empresas Sicredi, Unimed, SESI, Botolli Veículos, Pólo Automotiva, Cia das Peças, UNIJUÍ, Singular Assessoria em Gestão de Pessoas, Divtec Soluções Inteligentes, Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da UNIJUÍ – Criatec, Casa Esporte – Miquim Esportes, Pampa Escritório Contábil, Monrizzo, Passarela Modas e Migrate.
Colégio Concórdia: relógios de parede – produzido com madeira e retalho de tecido;
Fema: jogos americanos – produzidos com jornal;
Instituto Sinodal Da Paz: suplá – produzido com madeira;
Cairú: bloco de anotações – produzido com papelão, caixa de leite e papel reciclado;
Liminha: porta controle remoto – produzido com madeira;
Polivalente: latas para guardar objetos – latas, jornais e revistas;
Dom Bosco: carteiras – produzido com caixas de leite e tecido;
IFET: porta objetos – produzido com caixas de leite e revista.

Governador em exercício não pode participar da abertura da Indumóveis

Por Deise Froelich
Devido às cinzas do vulcão que se aproximam do Rio Grande do Sul, o governador em exercício, Beto Griil, cancelou a agenda que tinha na região noroeste. Com a chegada das cinzas, muitos vôos foram cancelados e, outros, atrasados.
Em Santa Rosa, Grill participaria da abertura da Indumóveis e do lançamento de edital de ampliação da estação de tratamento de esgoto.
A Feira da Construção e Mobiliário começa nesta quinta-feira e segue até domingo. Oitenta expositores demonstrarão o potencial do setor mobiliário e da construção civil da região.
O acesso ao evento é gratuito e todos os visitantes devem fazer o credenciamento antes do acesso aos pavilhões.
Aeroporto de Santa Rosa
As cinzas do vulcão chileno que chegaram ao Estado na noite de ontem também causaram transtornos à aviação de Santa Rosa.
O único vôo da companhia aérea NHT foi suspenso. O destino era Santa Rosa/Porto Alegre e Porto Alegre/ Santa Rosa.
Segundo funcionários do aeroporto de Santa Rosa, as nuvens de cinzas ainda eram fortes pela manhã na Capital do Estado, o que impossibilitou a decolagem já que o único avião que chega na cidade não saiu de Porto Alegre. A previsão é de que os vôos sejam normalizados somente na segunda-feira.

O adeus a Vera Lúcia Ribeiro Sulentic

Natural de Horizontina, Vera Lúcia Ribeiro Sulentic, 49 anos, morreu atropelada, enquanto andava de bicicleta, na terça-feira, em Waterloo, (EUA). Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), também se formou em Administração de Empresas. Vera trabalhou por cinco anos na multinacional John Deere. Em 2001, viajou aos EUA para aperfeiçoar seu inglês e conheceu Jimmy Sulentic, com quem se casou. Desde então, não voltou mais a morar no Brasil, mas visitava a família e amigos todos os anos, no Natal.
Como relatam familiares, Vera sempre foi extrovertida e batalhadora. Sua grande paixão era o esporte. E foi praticando o ciclismo, atividade que mais gostava, que perdeu a vida. A publicitária deixa o marido, os pais Ruy e Selvina, irmãos e sobrinhos. A previsão para o corpo chegar ao Brasil é para a próxima semana. O sepultamento deve ocorrer no Cemitério Municipal de Horizontina.

Wagner Machado, Zero Hora

IMAMA realiza palestra para mulheres do programa Bolsa Família

Para a  coordenadora do núcleo, Elizabeth Carrafa (foto), o
evento consiste em orientar as mulheres
Durante a tarde do dia 9 de junho, voluntárias do Núcleo do IMAMA de Três de Maio, realizaram uma palestra para as beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Para a  coordenadora do núcleo, Elizabeth Carrafa, o evento consiste em orientar as mulheres sobre os mais diversos assuntos que envolvem o câncer de mama, que é uma doença que ameaça a vida, mas se detectada precocemente, tem cura. “Realizamos trabalhos educativos junto com as secretarias municipais, e quando nos chamam para alguma atividade, nós comparecemos para fazer a nossa parte”, destaca.
Segundo a Assistente Social, Arlete Dalpisol, as reuniões com as beneficiárias do Programa Bolsa Família ocorrem quinzenalmente para tratar de assuntos diversos, e sempre que é possível, são realizadas atividades como a palestra do IMAMA. “Sempre buscamos atividades diferenciadas. Recentemente realizamos uma oficina de artesanato, e pretendemos ainda realizar alguns passeios com essas mulheres”, informa.
Na próximo encontro das beneficiárias haverá uma reunião com a responsável pelo Programa Bolsa Família, que vai abordar as condicionalidades do programa, incluindo valores, diretos e a funcionalidade, para elas estarem por dentro das condicionalidades. “Atualmente o grupo conta com dez pessoas, mas novas beneficiárias que quiserem participar das atividades, só tem a somar no grupo”, finaliza.

Ponte em Santo Ângelo será recuperada sem interdição total

Cinco empresas serão convidadas a avaliarem a ponte no final de semana
Foto:Wagner Machado / Agencia RBS
Após reunião de estudo técnico realizada na tarde de quinta-feira, o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, informou que a ponte que liga Santo Ângelo a Entre-Ijuís será reformada a partir da semana que vem sem que ocorra interdição total das pistas.
Conforme Albuquerque, após a constatação de uma degradação no vão central da estrutura, será necessário restaurar o pavimento e a construção. No entanto, as obras ocorrerão sem que o trânsito seja interrompido e não há perigo de desabamento.
— Em até 120 dias, a ponte está recuperada, decretamos emergência para esse caso. Diariamente, mais de cinco mil veículos passam por ela, alguns com carga de 70 toneladas, sendo que foi construída há 57 anos para suportar menos da metade deste peso — ressalta.
Nesta sexta-feira, além de ser instalado um semáforo para facilitar o tráfego dos veículos, cinco empresas serão convidadas a avaliarem a ponte no final de semana. Possivelmente, a partir de segunda-feira, as obras devem ter início.
Ainda conforme o secretário, em rodovias estaduais, existem 960 pontes e todas passarão por vistoria.