26 outubro 2009

Harmonia entre os Poderes Executivo e Legislativo de Três de Maio, já não é mais a mesma

Na noite desta segunda-feira (26), foi realizada a 38ª Sessão Ordinária do Legislativo de Três de Maio. Nesta sessão, foi aprovado o Projeto de Resolução Legislativa, que autoria a firmação de um convênio de plano de saúde com IPE, para os funcionários da Câmara de Vereadores.
Já os debates da noite entre os vereadores, foram mesmo as questões envolvendo o Diretor de Comunicação da Administração Municipal, senhor Jota Moraes, o qual já algum tempo vem sendo contestado pelo Vereador Lírio Roque da Rosa do PMDB, pelo fato de trabalhar pela , somente pela manhã na Prefeitura. Lírio, também contesta um Decreto Lei assinado pelo Prefeito Casali, amparando a situação do servidor. Demais vereadores da oposição, Também estão preocupados com a situação do servidor, e tem demonstrado apoio ao Vereador “Negrão”.
Outras questões que forma debatidas na noite, envolvem o próprio Diretor de Comunicação, e o Secretário de Administração João Seno Bach, ambos são colunistas do Jornal Semanal, espaços os quais foram ocupados segundo os vereadores, para tecer criticas aos vereadores, ou ate mesmo a classe política. A mais recente, escrita na coluna do professor João Seno, diz que o Plano Diretor está estacionado na Câmara de Vereadores. Isso motivou o Presidente do Legislativo, Vereadores Gilson Grando, a se pronunciar na tribuna, demonstrando a sua insatisfação, “pelo fato da grandeza deste projeto, que ficou parado por falhas existentes, mas não de agora, e sim da legislatura passada, que se empenhou mas não teve como corrigir falhas por depender de laudos técnicos, que aliás estão sendo bem trabalhados pela Câmara de Vereadores com um empenho especial do Secretário da Indústria e Comércio Guido Cassol”.
O Presidente Gilson, destacou o esforço que tem feito para manter a harmonia entre os poderes, com um bom relacionamento entre a Câmara de Vereadores e o Executivo Municipal, o que pode até ser afetado por fatos como estes.
O Vereador Delmar Mébius do PTB, também disse não concordar com a maneira em que as acusações são escritas tanto no Jornal Semanal como no Cooperjornal. “Barbeiro disse, que tem que ser macho e dar nome a quem acusa”.
Pra fechar, o também vereador do PTB, Alexandre Classmann, defensor do esporte, disse que gostaria muito de ver em 2010 o ressurgimento da Copa Racol de Futebol de Campo em Três de Maio, idéia apoiada pelo vereador Luiz Fernando Cereser do PP.

Novo armamento à Polícia Civil de Santa Rosa

Na última semana a Polícia Civil de Santa Rosa recebeu duas carabinas semiautomáticas, dotadas de carregador com 30 tiros, para longo alcance.
Trata-se de um importante reforço para coibir a criminalidade. O delegado Álvaro Ribeiro Neto, da Regional, entregou uma unidade à 1ª DP, ao titular Márcio Stefens, e outra ao delegado Ubirajara Júnior, da 2ª DP.
Ao destacar a importância da aquisição, o delegado Álvaro também informou que encontravam-se em Santa Rosa durante toda a semana membros da Academia de Polícia de Porto Alegre ministrando cursos aos policiais civis da região. O treinamento ocorreu no 19º RCMec e foi voltado à instrução do uso desta nova arma, bem como no uso da força física.
Em sua fala aos presentes durante o ato de entrega das novas armas, o delegado regional registrou que até o final do ano ou no máximo até janeiro de 2010 todas as viaturas que apresentam problemas de funcionamento serão substituídas por outras novas.

Seguem as tratativas para renovação de contrato com a CORSAN em Três de Maio

Desde os meses de março/abril deste ano, o prefeito Olívio José Casali tem mantido contatos com dirigentes da Companhia Rio-Grandense de Saneamento/Corsan, com vistas à renovação do contrato com aquela estatal. Desde os meses de março-abril o prefeito manteve diversos contatos em Porto Alegre e em Três de Maio e, nos próximos dias, vai acontecer um novo contato em Porto Alegre com a direção da Companhia Rio-Grandense de Saneamento. O contrato vintenário entre a Corsan e a prefeitura venceu, no dia 29 de março passado.
Recentemente, esteve Três de Maio o engenheiro Paulo Schommer, para dar prosseguimento às tratativas, na tentativa de avançar no processo de renovação do contrato com a Corsan. O contrato vintenário não foi renovado automaticamente, na data do vencimento, porque, em face de legislação federal, que entrou em vigor em 2007, os municípios brasileiros estão obrigados a implantar, além do sistema de água potável, o esgotamento sanitário, dentro de um planejamento de 30 anos.
Desta forma, a partir de agora, os contratos têm que ser conjugados, objetivando a implantação do sistema de água potável e o esgotamento sanitário, cujo assunto exige planejamento, projetos, discussão com a comunidade, altos investimentos, dentro das atuais exigências legais. Desta forma, nos próximos dias, deverá ser assinado um aditivo contratual temporário entre a prefeitura e a Corsan, com prazo de seis meses, que poderá ser prorrogado até 2010, quando a prefeitura municipal deverá apresentar a sua proposta para os próximos 20 anos.
A administração municipal deverá estudar várias exigências, como ampliação da rede de água potável, na cidade e em localidades do Interior, construção de novos depósitos elevados, renovação de redes arcaicas e um projeto de esgotamento sanitário, com a participação da comunidade. Segundo o engenheiro da Corsan, Paulo Schommer, os investimentos deverão ficar entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões, com recursos próprios ou alocados, num período superior a 10 anos.
O prefeito Casali decidiu, ontem mesmo, que solicitará a nomeação de uma Comissão para Estudo do Plano Municipal de Saneamento. E, nos próximos meses, deverá acontecer uma audiência pública, com a participação do Executivo, Legislativo e a comunidade, para discutir o Plano Municipal de Saneamento de Três de Maio, para que, feito isso, se possa assinar um novo contrato com a Corsan.
Quanto à implantação do sistema de água potável na rua Farrapos, o engenheiro da Corsan informou que isso deverá acontecer, em breve, porque a empreiteira que fará os serviços já foi licitada e isso só atrasou, porque houve problemas na licitação. De todas as conversações de ontem participou o gerente da unidade local da Corsan, Gérson Rodrigues.
Foto: Pato Roberto

Mujica enfrentará ex-presidente Lacalle no segundo turno no Uruguai

O partido governamental Frente Ampla (FA) venceu este domingo o pleito geral realizado no Uruguai, mas seu candidato, o ex-guerrilheiro tupamaro José "Pepe" Mujica, se verá obrigado a travar uma última batalha com o conservador Luis Alberto Lacalle, em um segundo turno no final de novembro.
Com 46% dos votos apurados, a coalizão de esquerda no poder conseguiu um respaldo de 43% dos eleitores e, embora ainda tenha maioria no Parlamento, agora haverá de lidar pela Presidência com uma eventual aliança de Lacalle, candidato do Partido Nacional (PN, Blanco) com o outro líder de centro-direita, o aspirante do Partido Colorado, Pedro Bordaberry.
Após conseguir 32% dos sufrágios, o ex-presidente Lacalle vê em Bordaberry um apoio chave para aspirar a vitória, pois o "colorado" conta com 18% dos apoios, o dobro do previsto nas enquetes, e já anunciou que votará no candidato do Partido Nacional no turno seguinte, em 29 de novembro.

Estado tem 10,5 mil motoristas irregulares

Dos 15,6 mil condutores impedidos de dirigir nos últimos anos, devido ao acúmulo de mais de 20 pontos em infrações, apenas 5,1 mil entregaram a carteira de habilitação e estão cumprindo a suspensão do direito de dirigir, que varia de um a 12 meses.
A impunidade impera nas estradas para 10,5 mil motoristas gaúchos. É o contingente de condutores impedidos de dirigir por atingirem, no intervalo de 12 meses, mais de 20 pontos na carteira de habilitação. Apesar de alto, o número poderia ser ainda maior se o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tivesse estrutura para processar todos os que excedem a pontuação a cada mês.
Dos 15,6 mil motoristas impedidos de dirigir nos últimos anos, 5,1 mil estão cumprindo a suspensão que varia de um a 12 meses, ou seja, entregaram o documento em um Centro de Formação de Condutores (CFC) para dar início ao período em que devem ficar sem dirigir. Outros 27,1 mil motoristas estão prestes a deixar temporariamente o volante porque estão sendo processados por excesso de pontuação.
Devido à sobrecarga de trabalho e à carência de servidores, o Detran não consegue abrir processos contra todos os motoristas que atingem 20 pontos. Em 2007, somente eram processados os que acumulavam 35 pontos. Atualmente, a autarquia não confirma nem nega, mas estaria abrindo processos apenas quando as multas somam 30 pontos.
– Estamos abrindo processos por pontos do maior ao menor (infrator), o quanto for possível. Mas não conseguimos abrir contra todos que atingem 20 pontos – reconhece o diretor técnico do Detran, Ildo Szinvelski.
Em 2009, já foram abertos 7.710 processos de suspensão pela equipe da Assessoria de Cassação e Suspensão de Condutores do Detran, que não divulga o número de servidores envolvidos na atividade. A expectativa é superar os 8.156 do ano passado.