05 junho 2011

Com dois de Oscar, Inter goleia o América-MG e vence a primeira no Brasileirão

Oscar foi o destaque da partida
Foto:Alexandre Lops, Divulgação Inter
Com um verdadeiro show de Oscar, o Inter goleou o América-MG por 4 a 2, na noite deste domingo, no Estádio Morenão, tomado por cerca de 10 mil colorados. O garoto colorado marcou duas vezes. D’Alessandro e Cavenaghi completaram o placar, enquanto Rodriguinho e Alessandro descontaram.
O resultado deu a Inter a primeira vitória no Brasileirão. De quebra, Falcão ainda ganhou ânimo para seguir trabalhando, já que chegou a ter o trabalho contestado durante uma semana “tensa” no Beira-Rio.
O jogo
Falcão declarou recentemente que Oscar não estava pronto para ser titular do Inter. Mas neste domingo, o meia provou que o treinador estava errado. Principalmente pelo primeiro tempo que realizou.
Bastava fazer o simples. No 4-4-2, Falcão escalou Oscar e D’Alessandro com liberdade para armar o time do Inter, com Tinga e Guiñazu na retenção. Sem Kleber na defesa, colocou Juan um pouco mais recuado. Quem subia mais era Nei.
Antes de Oscar iniciar o seu show pessoal, o América-MG assustou. Logo no primeiro minuto, Rodriguinho cobrou falta da ponta direita e Eliandro desviou com perigo. Renan chegou a tocar na bola, mas quando ela estava já na linha de fundo. Dez minutos depois, o atacante desperdiçou oportunidade, com um chute cruzado.
Até que a engrenagem do Inter começou a funcionar, graças a Oscar. Aos 13 minutos, avançou em velocidade pelo meio e soltou um petardo. Flávio espalmou mal e, no rebote, Cavenaghi alçou bola e o próprio Oscar voou para testar as redes – 1 a 0.
O time gaúcho seguia marcando sob pressão e o segundo gol saiu logo em seguida. Oscar rolou e D’Alessandro concluiu da entrada da grande área, pelo lado esquerdo. Flávio aceitou – 2 a 0.
Oscar fazia o que queria em campo. Tiago Carleto, por exemplo, se desesperava para tentar marcar o garoto colorado. E não conseguia. Aos 18, o meia tocou bola por cima do marcador e bateu forte, para boa defesa do arqueiro adversário.
Aos 22, Oscar recebeu lançamento de Rodrigo e ficou cara a cara com o gol adversário. Consciente, bateu no canto direito do goleiro. Neste momento, o Inter já praticamente decidia a vitória.
Coma larga vantagem, o Inter se resguardava em campo. E o time adversário teve a chance de descontar. Fábio Júnior bateu cruzado de dentro da área, Renan desviou e Eliandro, por muito pouco, não chegou na bola.
O velho apagão
O Inter demorou para entrar em campo na segunda etapa. Com a boa vantagem, só esperava o time adversário. E o América-MG aproveitava do “apagão colorado” para insistir pela ponta direita.
Em uma dessas jogadas, a bola sobrou na entrada da área bate Rodriguinho. De “sem pulo”, o meia bateu de primeira e estufou as redes de Renan, aos 10 minutos.
Somente então o Inter acordou. Pelo lado direito, D’Alessandro achou Zé Roberto. Em velocidade, o meia-atacante se livrou do primeiro marcador e acelerou até a área, quando aplicou uma meia-lua em outro marcador. Com liberdade, rolou aquela bola que diz: “faz Cavenaghi”. O argentino só teve o trabalho de escorar as redes.
Zé Roberto ainda teve a chance clara de ampliar. Pela ponta esquerda, se livrou duas vezes da marcação e tocou para Oscar. Desta vez, na cara da meta, bateu forte,  mas foi vencido por Flávio.
A defesa colorada falhou no final e ainda deixou o América-MG descontar. Aos 39, Alessandro entrou na área com liberdade e deslocou Renan.
Próxima rodada
O Inter terá uma nova semana para trabalhar e corrigir alguns problemas, com posicionamentos defensivos. No domingo, recebe o Palmeiras, no Beira-Rio. Pela boa atuação, Oscar já se escalou para a partida.

Correntes indicam possível chegada de cinzas de vulcão chileno ao RS

Correntes indicam possível chegada de cinzas de vulcão chileno ao RS 
Crédito: Claudio Santana / AFP /CP
As cinzas do vulcão Puyehue, no Chile, podem atingir o Rio Grande do Sul no decorrer da semana. A MetSul Meteorologia alerta que as correntes podem ser favoráveis ao deslocamento das cinzas mais a Norte e Nordeste do Chile, em direção ao Sul do Brasil. O transporte depende do deslocamento do vento em altitude, as chamadas correntes de jato, e da manutenção da erupção com forte intensidade.
Bariloche, na Argentina, é até agora a cidade mais atingida pela nuvem de cinzas e rochas. O corpo de bombeiros da cidade, um dos principais destinos turísticos do país vizinho, recomendou a emissão de alerta vermelho para a região e pediu à população que guarde mantimentos e não saia de casa sem necessidade.
O governo chileno removeu cerca de 600 pessoas das áreas próximas ao vulcão. A erupção levou as autoridades a fecharem o posto fronteiriço de Cardenal Samore, o segundo de maior tráfego entre o Chile e a Argentina. O vulcão entrou em erupção nesse sábado, a cerca de 900 quilômetros aos Sul da capital Santiago
Outros casos
Em 1993, as cinzas do vulcão Láscar, tambén no Chile, caíram em Porto Alegre. Em 2008, a nuvem do Chaitén também alcançou o Rio Grande do Sul.

Grêmio vence o Bahia e quebra jejum de dois meses no Olímpico

Junior Viçosa fez dois e garantiu o resultado para o Tricolor
Tudo está em seu lugar. Depois de dois meses, o Grêmio voltou a reencontrar o caminho da vitória no estádio Olímpico. A vítima foi o Bahia, que foi facilmente batido na tarde deste domingo por 2 a 0. Os dois gols da partida foram marcados por Junior Viçosa. Com o resultado, o time de Renato Portaluppi já aparece na quinta posição do Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso do clube gaúcho será diante do São Paulo, no estádio do Morumbi.
Junior Viçosa define a partida 
Grêmio e Bahia começaram a partida no estádio Olímpico realizando um confronto equilibrado. Com muitos reservas, uma certa dificuldade gremista em construir um resultado de vitória seria esperado, mas não foi que aconteceu. Os visitantes, que vieram com proposta boa de jogo, marcaram sob pressão a saída de bola do time gaúcho, mas aos poucos os comandados de Renato Portaluppi encontraram os espaços necessários para agredir o adversário.
Aos seis minutos, a iniciativa do Bahia caiu por terra. Substituindo Gabriel, Mario Fernandes foi acionado na direita após um tabelamento no meio-campo. O lateral cruzou para área e Junior Viçosa, de cabeça, abriu o placar para o Grêmio. A vantagem no placar deu ao time da casa tranquilidade para avançar suas peças sobre o terreno adversário.
A partir daí, quem marcava forte era o Tricolor gaúcho e as jogadas do time baiano morriam longe da área gremista. Aos nove, o time de Renato voltou a assustar. Após cobrança de falta, Neuton se antecipou à zaga e cabeceou forte. A bola foi no travessão.
A primeira e única grande jogada do Bahia surgiu com o atacante Jobson, aos dez minutos. O jogador recebeu a bola na direita e driblou Neuton com facilidade. De esquerda, Jobson bateu rasteiro e Marcelo Grohe salvou o Grêmio do empate. Com o passar do primeiro tempo, ficava mais evidente a supremacia gremista sobre o time baiano. Fábio Rochemback se destacava pela facilidade dos desarmes e Fernando era o auxiliar perfeito do capitão tricolor.
Investindo nas jogadas individuais, o Bahia não conseguia assustar a defesa gremista. Saimon e Rafael Marques não tiveram trabalho com Souza e Jobson no restante da primeira etapa. Aos 31, no entanto, houve um descuido da zaga gremista. Marcone recebeu a bola na direita e cruzou para área. Souza, desmarcado, cabeceou e Marcelo Grohe agarrou facilmente a bola.
O jogo estava fácil e o Grêmio tinha plenas condições de ampliar. Aos 32, a profecia virou realidade. Lins tabelou com Escudero na esquerda e coube ao atacante servir o colega Junior Viçosa dentro da área. O centroavante marcou o segundo dele e do Tricolor no estádio Olímpico para encaminhar uma boa vitória diante do Bahia.

Wilson Paim faz show em Santa Rosa

O Arte Sesc – Cultura por toda parte apresenta em Santa Rosa, no dia 11 de junho, o espetáculo de Wilson Paim “A voz romântica da música gaúcha”. A apresentação faz parte da turnê que passa entre maio e junho por outras nove cidades gaúchas. Em Santa Rosa, o espetáculo ocorre no Parcão da Praça 10 de Agosto, às 17h. A entrada é franca.


Wilson Paim é reconhecido por promover, em seus discos e shows, o intercâmbio de arranjos nativistas do RS e universais, com muita qualidade e bom gosto.

Governo do Estado cria força-tarefa para combater o oxi

Droga causa isquemias cardíacas e cerebrais, problemas 
respiratórios e no estômago
A primeira reunião para discutir ações de enfrentamento ao oxi, droga mais letal que o crack, na manhã desta sexta-feira (03), teve dois efeitos práticos: a formação de uma força-tarefa e o lançamento de uma campanha de divulgação sobre os danos causados pelo entorpecente. Além disso, integrantes de órgãos públicos e de entidades defenderam a criação de mais políticas públicas de combate, repressão e prevenção às drogas por parte do Estado e mudanças na legislação.
Sob o olhar de uma plateia atenta e preocupada com a chegada do oxi ao Rio Grande - a Polícia Civil fez a primeira apreensão da droga no mês de abril - o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, abriu a reunião, afirmando que era preciso "ter uma estratégia para barrar ou retardar" o avanço do oxi no Estado. "Essa é uma pedra altamente destruidora", acrescentou.
Em seguida, o professor da Ulbra de Canoas e integrante da Cruz Vermelha do Estado, o psiquiatra Manoel Garcia, fez um breve histórico da evolução das drogas, desde a cocaína até chegar ao oxi, e os danos à saúde da nova droga. "A droga caminha na onda do progresso. O oxi é terrível, mas algo deverá vir depois do oxi", alertou o professor.
Sobre a composição do oxi, Garcia disse que à base da cocaína misturam-se gasolina ou querosene e cal virgem. Já quanto aos danos ao organismo, segundo o psiquiatra, a droga causa isquemias cardíacas e cerebrais, alterações na boca e problemas respiratórios e no estômago.
Depois da exposição do professor, inúmeras autoridades e representantes de comunidades terapêuticas se revezaram ao microfone para apresentar alternativas para frear o avanço do oxi. Representante do Ministério Público, Davi Medina da Silva defendeu políticas públicas mais sérias de inclusão social para evitar que crianças e adolescentes optem pelo caminho das drogas. Além disso, ele defendeu mudanças na legislação para combater o narcotráfico. "Temos visto nos últimos anos posturas muito complacentes", completou Silva, referindo-se às leis sobre o narcotráfico.
O coordenador do combate ao narcotráfico da Polícia Federal no Estado, delegado Roger Soares Cardoso, também compartilha da mesma opinião do representante do Ministério Público quanto à legislação. Ele ainda pregou uma união de forças da sociedade para trabalhar no combate às drogas.
Representante da Secretaria de Segurança Pública, Jerônimo José Pereira, também acredita que "organizar o conjunto da sociedade" poderá ser a alternativa no controle eficiente no tráfico de drogas. Além disso, foram citadas como alternativas para frear o avanço do oxi a multiplicação dos grupos de autoajuda e a descentralização das políticas públicas, além do apoio às comunidades terapêuticas.
Por sugestão do secretário Fabiano foram encaminhadas como primeiras medidas da reunião a formação de uma força-tarefa entre os órgãos públicos para atuar no combate ao oxi e a realização de uma campanha de conscientização sobre os danos dessa droga. As ações serão trabalhadas em conjunto com o Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas e com o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.
Participaram da reunião, entre outros, representantes do Tribunal de Justiça do Estado, da Universidade Federal de Rio Grande, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Ajuris, de comunidades terapêuticas, do Instituo Geral de Polícia, de ONGs, da segurança pública, da saúde e dos conselhos municipais sobre drogas de diversas cidades do Estado.

Prêmio da Mega sai para interior de São Paulo

Dois apostadores vão dividir bolada 
de R$ 52 milhões 
Duas apostas realizadas no interior do estado de São Paulo acertaram os seis números do concurso 1289 da Mega-Sena, que correu na noite deste sábado, no município de Oeiras, no Piauí. As dezenas que renderam a bolada foram: 01, 03, 08, 13, 27 e 52. Os apostadores compraram os bilhetes nas cidades de Atibaia e Bebedouro. O próximo sorteio da Mega, na quarta-feira, tem prêmio estimado de R$ 23 milhões

De acordo com a Caixa, 436 apostadores acertaram a Quina, e levarão, cada, um prêmio de R$ 11.099,09. Outros 30.724 fizeram a quadra e receberão, individualmente, a quantia de R$ 225,00.