10 junho 2009

Governadora assina autorização para restauração total do Ginásio Pacelli

A governadora Yeda Crusius, assinou a autorização do início das obras de recuperação do Ginásio de Esportes do Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli, do município de Três de Maio.
O ato ocorreu no gabinete da governadora, com a presença do secretário de Obras Públicas, José Carlos Breda, do prefeito Olívio José Casali e da deputada estadual, Zilá Breitenbach. Em visita a 11ª Expofeira, realizada dia 25 de abril em Três de Maio, a governadora Yeda Crusius já havia assinado protocolo de intenções para recuperação geral do Ginásio de Esportes do Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli. A obra está orçada em 906 mil reais com contrapartida da prefeitura.
A confirmação da notícia, veio do Prefeito Municipal de Três de Maio Olívio Casali e o Deputado Estadual Aloísio Classmann, ambos em entrevista a Rádio Colonial AM, falando da capital gaúcha na tarde desta quarta-feira (10). Do total da obra, a prefeitura dará uma contrapartida no valor de 90mil reais, sendo o restante recursos vindos dos cofres do Governo do Estado. Restando agora, aguardar os tramites legais para a liberação dos recursos e a posterior licitação da obra.
O Ginásio Cardeal Pacelli, foi atingido pelo tornado que abalou Três de Maio no dia 1º de novembro de 2007.

Primeiro "homem grávido" do mundo tem outro filho

O transexual Thomas Beatie, que ficou famoso por ser o primeiro "homem grávido" do mundo, deu à luz a uma menina nesta terça-feira, quase um ano após se tornar pai pela primeira vez. 
Segundo a rede de televisão ABC, o parto foi normal, mas será a mulher de Beatie, Nancy, de 46 anos, quem amamentará a criança, assim como aconteceu com Susan Juliette (foto), a menina que nasceu em 29 de junho de 2008 após uma gestação que chamou a atenção dos meios de comunicação mundiais. 
Em novembro, Beatie, de 35 anos, anunciou que tinha deixado de tomar hormônios masculinos para poder ter outro filho. 
O transexual decidiu mudar de sexo aos 24 anos, mas decidiu manter os órgãos sexuais femininos. 
Apesar da preocupação de parentes, Beatie assegura que não tem medo das ameaças sofridas desde que o caso veio à tona, e afirma que é uma família tradicional. Mesmo sendo oficialmente homem, Beatie aceitou engravidar devido à incapacidade da mulher para a gestação.

Submarino nuclear francês se incorpora a busca por caixas-pretas

O submarino nuclear francês Emeraude se incorpora hoje aos trabalhos de busca das caixas-pretas do avião da Air France que caiu no Atlântico no último dia 31 quando cobria o trajeto entre Rio de Janeiro e Paris. 
Christophe Prazuck, porta-voz militar francês, indicou hoje que o Emeraude já chegou à região dos destroços do avião, e que inicialmente vai se concentrar em uma área de cerca de 20 milhas náuticas quadradas (36 quilômetros quadrados). 
Segundo o programa previsto, a cada dia realizará uma investigação em uma área diferente para tentar encontrar as caixas-pretas, que emitem sinais durante um período de um mês que podem ser detectados a uma distância de um quilômetro. 
Prazuck explicou que esta tarde também deve chegar à região das buscas o navio francês Mistral, especializado em missões anfíbias. O envio do submarino nuclear francês foi decidido por sua capacidade para escutar sinais no fundo do mar.

Monsanto e Basf anunciam novo milho tolerante à seca

A americana Monsanto e a alemã Basf anunciaram que criaram a primeira variedade de milho resistente à seca para venda comercial. O feito foi possível, segundo as empresas, pelo acréscimo do gene de uma bactéria (o cspB da bactéria Bacillus subtilis) ao cromossomo da planta.
A técnica permite que os pés de milho continuem crescendo e se desenvolvendo em condições de suprimento de água impróprio, protegendo a produtividade dos agricultores, sempre conforme as empresas. As sementes de milho com essa propriedade deverão ser comercializadas até 2012 nos Estados Unidos e no Canadá, mediante aprovação dos órgãos reguladores.
O milho tolerante à seca é o primeiro produto resultante da parceria, firmada em 2007, entre Basf, maior empresa mundial de produtos químicos, e a Monsanto, líder em sementes transgênicas. As empresas vão gastar US$ 1,5 bilhão em pesquisa em desgaste das plantas durante uma década e estão submetendo a testes de campo uma segunda geração de pés de milho tolerante à seca.
Cerca de 4 milhões a 5,3 milhões de hectares de terras agricultáveis dos Estados Unidos são afetados por uma seca no mínimo leve a cada ano, informaram as companhias. Os testes de campo na porção oeste das Grandes Planícies demonstraram que as novas sementes beneficiaram a produtividade em 6% a 10%, ou em até 62,77 quilos por hectare.
As multinacionais já estão tentando obter permissão para os agricultores remeterem as plantas modificadas para México, União Europeia (UE) e Colômbia, e novos pedidos devem se seguir.