11 outubro 2010

Agência dos Correios de Condor é assaltada

Por volta das 17h10min dois homens armados assaltaram a agência dos Correios de Condor, no Noroeste.
Eles roubaram o malote que continha aproximadamente R$ 10 mil. A Brigada Militar faz buscas pela região, mas não tem pistas dos assaltantes.
Segundo as duas funcionárias, as persianas da agência já estavam fechadas e elas não puderam ver se os criminosos fugiram de moto, carro ou a pé. Moradores e comerciários da região não perceberam qualquer movimentação estranha.

Brasil bate a Ucrânia, e Mano quebra escrita de 18 anos na Seleção

O Brasil subiu mais um degrau na renovação implantada pelo técnico Mano Menezes. Nesta segunda-feira, a Seleção venceu a Ucrânia por 2 a 0, em Derby, na Inglaterra, e manteve 100% de aproveitamento sob o comando do treinador, que assumiu logo após o fracasso da equipe de Dunga na Copa do Mundo. Os gols foram marcados por Daniel Alves e Alexandre Pato. Com o resultado, o atual comandante chegou à terceira vitória nos três primeiros jogos, quebrando uma escrita que durava mais de 18 anos.
Entre outubro de 1991 e fevereiro de 1992, Carlos Alberto Parreira estreou com uma sequencia de vitórias sobre Iugoslávia (3 a 1), Tchecoslováquia (2 a 1) e os Estados Unidos (3 a 0). Na era Mano Menezes, além da Ucrânia, o time canarinho também derrotou os americanos (2 a 0) e o Irã (3 a 0), na última quinta-feira, em Abu Dhabi. A equipe de Mano ainda tem outro ponto positivo a seu favor: não sofreu nenhum gol até agora.
A Seleção Brasileira voltará a campo apenas em novembro para o seu compromisso mais complicado sob o comando de Mano: dia 17, a equipe encara a Argentina, no Qatar. E já pensando no confronto com os hermanos, o treinador vai permanecer na Europa após a vitória sobre a Ucrânia para ver jogos de Real Madrid (Marcelo), Tottenham (Sandro e Gomes), Milan (Thiago Silva, Robinho, Pato e Ronaldinho Gaúcho) e Inter de Milão (Julio César, Lúcio, Thiago Motta, Mancini, Maicon e Philippe Coutinho).

Cotrimaio promoveu viagem de conhecimentos para conselheiros administrativos e fiscais

O conselho da administração, conselho fiscal, juntamente com alguns colaboradores da COTRIMAIO, oriundos das regiões de Três de Maio, Palmeira das Missões e Cruz Alta, realizaram um roteiro de visitas de conhecimentos nos dia 07 e 08 de outubro, na Fundacep em Cruz Alta para uma visitação “in-loco” das estruturas da nova fábrica da CCGL. No encontro foram debatidos diversos assuntos, dentre eles a apresentação do trabalho de pesquisa desenvolvidas no tambo experimental da Fundacep, com experimentos voltados ao setor leiteiro, com ênfase na base de produção de leite baseado no uso de forrageiras e no manejo adequado objetivando a potencialização de produção de massa de forrageiras. Além da Fundacep, conheceram também a jazida de calcário e seu processo de industrialização, em Caçapava do Sul, Dagoberto Barcellos e os Terminais Termasa/Tergrasa, no Porto de Rio Grande com o objetivo de conhecer a importação e exportação que passa pelos terminais. O Diretor Secretário da Cotrimaio, Silceu Dalberto, acompanhou as visitas e segundo ele, a visita objetivou a demonstração dos empreendimentos da COTRIMAIO junto a central CCGL, além de promover a integração entre as lideranças. “Este momento de aprendizado foi coroado de êxito pela participação ativa dos conselhos que realizam um trabalho fundamental no processo democrático dentro da cooperativa”, frizou Dalberto.

Encontro Microrregional sobre Agroindústrias

O município de São José do Inhacorá, através do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e da Secretaria Municipal do Agronegócio e do Meio Ambiente de São José do Inhacorá promoveu um Encontro Microrregional sobre Agroindústrias.
O evento foi realizado no dia 06 de outubro de 2010, junto ao Centro Comunitário Católico. Na parte da manhã os trabalhos foram dedicados ao público do município de  São José do Inhacorá, onde participaram autoridades, lideranças municipais, proprietários de estabelecimentos agroindustriais e também os produtores rurais, integrantes da Central de Comercialização de Produtos Coloniais.
Inicialmente a Equipe Técnica da Emater/RS-Ascar e da Secretaria Municipal do Agronegócio e do Meio Ambiente apresentaram um diagnóstico sobre  o município quanto à situação agrícola, principais atividades econômicas e, um relato sobre a situação atual do agronegócio, dos grupos de produtores e também da Central de Comercialização de Produtos Coloniais. Na seqüência, a Equipe da Emater/RS-Ascar, através do Assistente Técnico Estadual em Agroindústrias, Renato Cougo dos Santos e da Assistente Técnica Regional da área de Bem Estar Social, Lisete Maria Primaz Pohl apresentaram sugestões para implantação de um Programa Municipal de Agroindústrias no município de São José do Inhacorá. Segundo os palestrantes, mediante o acompanhamento da Emater/RS-Ascar, o programa já foi implantado em outros Municípios do Estado, apresentando resultados positivos no crescimento do setor agroindustrial daqueles municípios.
Na parte da tarde o evento contou também com a participação de público dos municípios de Alegria, Boa Vista do Buricá e de Nova Candelária. Na oportunidade, o palestrante enfatizou a questão sobre a implantação e legalização de agroindústrias. Diversas questões foram abordadas, com ênfase para a legislação vigente ao setor agroindustrial, nos setores sanitário, fiscal, tributário e ambiental.
O evento contou com a participação de expressivo público, que teve a oportunidade de esclarecer diversas dúvidas pertinentes ao setor Agroindustrial.

Bebê de 11 meses é baleado na cabeça em Frederico Westphalen

Um bebê de 11 meses foi baleado na cabeça, por volta das 13h de hoje, em Frederico Westphalen, no norte do Estado. A criança estaria na companhia de um rapaz de 20 anos em um apartamento quando foi atingida.
Segundo a Brigada Militar (BM), a bala ficou alojada na cabeça do bebê. A criança foi socorrida no Hospital Divina Providência (HDP), em Frederico Westphalen, sendo posteriormente encaminhada em estado grave ao Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo.
Conforme a Polícia Civil, o suspeito de atirar estaria morando há cerca de três meses com o casal. O pai do bebê, de 24 anos, e a mãe, de 23, teriam relatado aos policiais que o rapaz possivelmente estaria limpando ou mexendo em uma pistola antiga, conhecida como garrucha, quando teria ocorrido o disparo.
Ainda não se sabe se o tiro foi acidental ou intencional. Vizinhos revelaram ter visto um rapaz saindo correndo do prédio. A BM faz buscas, mas o suposto autor do disparo ainda não foi localizado.

Copatti avalia 2º lugar de Três de Maio na Saúde referente ao Idese de 2007

Altair Copatti e Vanderli de Barros
Ex-prefeito de Três de Maio atribui conquista da segunda colocação no Estado na área da Saúde a qualificação dos funcionários do setor no município e a instalação dos Postos de Saúde da Família.
Em entrevista a Rádio Colonial na manhã desta segunda-feira, 11, Altair Copati disse que priorizou a Saúde durante os dois governos entre os anos de 2001 e 2008. O primeiro passo, segundo ele, foi organizar a chamada Atenção Básica de Saúde com a instalação de 06 PSF’s e equipes de Saúde com médicos, enfermeiros, técnicos e Agentes de Saúde que fazem visitam a domicílio. 
Acompanhado da ex-Secretária municipal da Saúde, Vanderli de Farros, que atualmente atua na Fundação da Saúde de Santa Rosa, ele lembrou, também, da importância que teve a professora Adi Schubert, que foi a primeira pessoa a ocupar a pasta no período em que o PT administrou o município.
O município, que ocupava a 50º posição em 2006, teve seu índice elevado em 2,5% em 2007, fato que o levou a subir para a segunda posição nesse ano. Arroio do Meio ocupa a primeira posição em 2007.
A Fundação de Economia e Estatística divulgou semana passada os resultados do Idese, que abrange um conjunto de indicadores sociais e econômicos classificados em quatro itens: saúde, educação, renda, saneamento e domicílio.
O objetivo do Idese é medir e acompanhar o nível de desenvolvimento dos municípios gaúchos. O Idese varia de zero a 1.
Na lista geral do Idese em 2007, estão entre os 10 municípios melhor colocados Cerro Largo, na sétima posição; Cruz Alta, na oitava posição; e Ijuí, na décima posição. 

Morte nas Missões amplia para 13 o número de óbitos no trânsito no feriadão

Acidente: Empresário Paulo de Tarso Teixeira
A morte de um motociclista na manhã desta segunda-feira, na BR-472, entre Santa Rosa e Santo Cristo, ampliou para 13 o número de óbitos no trânsito neste feriadão de Nossa Senhora Aparecida.
A vítima foi identificada como Leandro Jung, de 21 anos, e não resistiu aos ferimentos após colidir na traseira de um caminhão na localidade de Linha Salto, interior de Santo Cristo, nas Missões. Segundo a Brigada Militar, Jung chegou a ser socorrido mas morreu quando era atendido no Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa.
Outros 12 óbitos ocorreram no Estado desde sexta-feira. A morte mais violenta até o momento envolve o empresário Paulo de Tarso Teixeira, diretor presidente da concessionária Car House, na madrugada desta segunda-feira. O levamentamento é feito pela Agência RBS.

Governo colombiano divulga fotos da militante holandesa das Farc

Tanja Nijmeijer (à direita)-acampamento das Farc 
O governo colombiano divulgou neste sábado as imagens não datadas de uma mulher holandesa que teria se juntado às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Identificada como Tanja Nijmeijer, a mulher aparece em acampamento das Farc na selva colombiana.
De acordo com o serviço de imprensa presidencial da Colômbia, as fotos teriam sido encontradas no computador de Jorge Briceño, mas conhecido como Mono Jojoy — líder militar da guerrilha morto em um ataque das Forças Aéreas da Colômbia duas semanas atrás.
De acordo com o site G1, a família da holandesa afirmou que Tanja teria se unido voluntariamente à guerrilha, por 'idealismo', em 2002. Ela nasceu em 1978 e sua história foi revelada pela imprensa colombiana em 2007. Tanja teria um papel importante na organização, segundo documentos recentes achados pelo governo.

Mulher morre em acidente envolvendo três carros em Frederico Westphalen

Uma colisão envolvendo dois carros e um caminhão causou uma morte na rodovia entre Frederico Westphalen e Seberi (BR-386) às 19h20min de hoje.
Eliane Maria Stormovski, 34 anos, era passageira de um Corsa com placa de Frederico Westphalen. O motorista e dois passageiros do veículo foram encaminhados em estado grave para o Hospital Divina Providência. Ainda não há confirmação sobre a identidade das vítimas.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o Corsa trafegava rumo a Seberi, enquanto um Vectra com placa de Frederico Westphalen e um caminhão de Vista Gaúcha, carregado de porcos, vinham no sentido contrário.
Apesar da violência do choque, ninguém mais ficou ferido.

Inter vence o Atlético-MG no Beira-Rio

Três jogos fora do Beira-Rio que irão decidir o Brasileirão para o Inter. Em entrevista coletiva após a vitória contra o Atlético-MG, neste domingo, o técnico Celso Roth disse que o time colorado seguirá com chances de título se conseguir pontar nos compromissos contra Santos, Flamengo e Grêmio, respectivamente.
– Estamos trabalhando pelo título, mesmo enfrentando dificuldades. Para quarta-feira, estaremos possivelmente sem oito titulares. Mas a cobrança é igual, e os atletas sabem disso. Vamos deslumbrar o título, apesar de eu achar o campeonato vem se encaminhando para o Cruzeiro. Se conseguirmos ganhar pontos nesses três jogos, vamos vislumbrar o Brasileirão – afirma Roth.
Em relação a retornos ao time, Roth é precavido. Disse que o time só poderá contar com força total para o duelo contra o Flamengo.
–  Até pensamos em utilizar o Tinga no final de semana, mas resolvemos segurar. A princípio, poderemos ter todos os jogadores para o final de semana. Para o meio de semana, um ou outro. Se não tiver totalmente recuperado, é o grupo de hoje com o Andrezinho, que estava suspenso – explica o treinador.