13 agosto 2009

Desmoronamento de casa deixa um morto e dois feridos em Tenente Portela

O desabamento de uma casa em construção matou um operário e feriu outros dois, no final da manhã de hoje, em Tenente Portela, no noroeste do Estado. Derli Valdir Machado Souza, 48 anos, estava no porão da residência de alvernaria e foi soterrado. Seu corpo foi retirado do local às 13h20min, pelos bombeiros de Três Passos, com a ajuda de uma retroescavadeira da prefeitura.
Quatro pessoas trabalhavam na obra quando ocorreu o desabamento. Dois operários ficaram feridos e foram levados para o Hospital Santo Antônio. Eles passam bem. O local está isolado para a perícia, que deverá ocorrer amanhã de manhã.

Licenciamento Ambiental municipalizado

A qualificação dos municípios brasileiros para a realização de licenciamentos ambientais de impacto local tem como prazo limite o mês de outubro. Com o objetivo de adquirir competência para licenciar às atividades e empreendimentos que poderão causar impacto ao ambiente local e outras ações delegadas por convênio firmado com órgãos ambientais, conforme legislação em vigor, o município de São José do Inhacorá dá um importante passo para ter cumprido, até o final do mês de agosto, todos os requisitos estabelecidos para o processo de qualificação como descreve as Resoluções do CONSEMA nº 04/2000 e 011/2000. Na última quarta-feira o Conselho Municipal do Meio Ambiente – CMMA esteve reunido para tratar da posse dos novos conselheiros, apreciação do regimento interno, eleição dos membros diretores e discussão do Plano Ambiental.
O Município já reúne boa parte da documentação julgada necessária para o processo de habilitação. Esta documentação será encaminhada junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA). O Município somente procederá aos licenciamentos à homologação da habilitação pelo CONSEMA.

Criado o Conselho Regional Fronteira Noroeste de Secretários de Administração

Nesta quarta-feira doa 12 de agosto, estiveram reunidos os Secretários de Administração dos municípios da Região Fronteira Noroeste, com o objetivo de fomentar a organização do Conselho dos Secretários de Administração desta região.
O Conselho, que já uma realidade, tem como Coordenador Regional, Ivan Golim – Secretário de Administração de Tucunduva, Vice-Coordenador, Heitor Henrique Cardoso – Secretário de Administração de Santa Rosa, Secretária, Carla Simone Bervian – Secretária de Administração de Cândido Godói e Vice-Secretário, Leandro Boszko – Secretário de Administração de Senador Salgado Filho.
A criação da CONSEADM, visa ampliar os contatos e dirimir os assuntos de interesse das áreas administrativas, possibilitando um melhor suporte técnico aos Prefeitos bem como a toda gestão pública.
Uma nova reunião, está programada para o dia 27 de agosto, visando dar seqüência nas discussões de interesse deste Conselho.
“O Coordenador Ivan Golin (foto), disse acreditar que com este movimento os secretários da região, possam compartilhar experiências e buscar melhores alternativas de desenvolvimento dos nossos municípios sintonizados com toda a região”.

Polícia desarticula quadrilha que assaltava bancos no interior gaúcho

Em uma operação em municípios do interior gaúcho e até de fora do Estado, policiais civis desarticularam na madrugada desta quinta-feira uma quadrilha responsável por ataques a bancos em pequenas comunidades do Rio Grande do Sul. O grupo atuou, por exemplo, no assalto a uma agência do Banco do Brasil em Boqueirão do Leão, no Vale do Taquari, em julho, no qual morreu o vereador Jandir Bianchini (PMDB), 50 anos.
O diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), delegado Ranolfo Vieira Júnior, relatou que os quadrilheiros constantemente atacavam dois ou três bancos em cada município. Ele destacou as apreensões feitas durante a operação, que durou até as 5h, aproximadamente.
— É surpreendente o arsenal que encontramos — afirmou, sem dar mais informações sobre que tipo de armas tinham sido achadas.
Esta quadrilha, provavelmente seja a mesma que assaltou a agência do Banrisul de Independência na madrugada do dia 28 de julho.

Audiência Pública busca incluir RS 305 entre as obras prioritárias do Governo do Estado

Comissão de Assuntos Municipais é formada por 12 deputados titulares Lideranças políticas, empresariais e a sociedade civil organizada, de Horizontina e Crissiumal definem a próxima sexta-feira, dia 21 de agosto como um dia histórico para o desenvolvimento regional. Os dois municípios empenham-se para levar milhares de pessoas até a localidade de Vila Cascata do Buricá, onde será realizada uma Audiência Pública com a presença da Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa do RS.
A mobilização iniciou no mês de maio, através de uma comissão intermunicipal formada por vereadores, os dois prefeitos e veículos de comunicação. Empresas de transportes, associações comerciais, indústrias e demais entidades de classe, também integraram-se ao movimento, que pressionou politicamente deputados e secretários de estado para a celeuma que envolve a conclusão da estrada, iniciada havia de 20 anos.
As péssimas condições de manutenção, graves acidentes acontecidos já vitimando diversas pessoas, e os danos materiais causado nos veículos e que elevam os custos do transporte para a economia de várias cidades, são justificativas apontadas pela comissão Pro-RS 305, para mobilizar a sociedade reivindicando a conclusão das obras.
A deterioração de parte iniciada, causando enormes prejuízos aos cofres públicos e as dificuldades para o desenvolvimento local e regional sem a estrada concluída, também são argumentos unânimes, não só de lideranças, mas também de usuários da rodovia e do setor produtivo local.
A união da comunidade regional, busca sensibilizar o governo para incluir as obras na proposta orçamentária de 2010, bem como buscar a licitação de conservação das mesmas imediatamente na parte deteriorada.
O Governo do Estado assinou protocolo de intenções com municípios da região visando a execução das obras em 11 de Setembro de 1989. Iniciadas, as obras foram paralisadas na década de 90. O 11 de setembro representará os 20 anos da não conclusão da respectiva obra, objeto de promessa e compromisso de palanques eleitorais de vários governadores.
Na próxima sexta-feira, a idéia da comissão é reunir o maior percentual possível da população e fazer com que os representantes da Assembléia Legislativa e do Governo do Estado, sintam ao trafegar pela rodovia as dificuldades diárias de toda uma região em franco desenvolvimento econômico.
A Audiência Pública terá inicio ás 10hs da manhã, com previsão de duração de duas horas. Empresas de transporte de cargas e passageiros deverão com seus caminhões e ônibus estar no trecho, bem como produtores rurais com suas máquinas e tratores, além da grande concentração popular que terá como ponto de referência a sede da comunidade Evangélica Da Paz de Vila Cascata.