13 agosto 2009

Audiência Pública busca incluir RS 305 entre as obras prioritárias do Governo do Estado

Comissão de Assuntos Municipais é formada por 12 deputados titulares Lideranças políticas, empresariais e a sociedade civil organizada, de Horizontina e Crissiumal definem a próxima sexta-feira, dia 21 de agosto como um dia histórico para o desenvolvimento regional. Os dois municípios empenham-se para levar milhares de pessoas até a localidade de Vila Cascata do Buricá, onde será realizada uma Audiência Pública com a presença da Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa do RS.
A mobilização iniciou no mês de maio, através de uma comissão intermunicipal formada por vereadores, os dois prefeitos e veículos de comunicação. Empresas de transportes, associações comerciais, indústrias e demais entidades de classe, também integraram-se ao movimento, que pressionou politicamente deputados e secretários de estado para a celeuma que envolve a conclusão da estrada, iniciada havia de 20 anos.
As péssimas condições de manutenção, graves acidentes acontecidos já vitimando diversas pessoas, e os danos materiais causado nos veículos e que elevam os custos do transporte para a economia de várias cidades, são justificativas apontadas pela comissão Pro-RS 305, para mobilizar a sociedade reivindicando a conclusão das obras.
A deterioração de parte iniciada, causando enormes prejuízos aos cofres públicos e as dificuldades para o desenvolvimento local e regional sem a estrada concluída, também são argumentos unânimes, não só de lideranças, mas também de usuários da rodovia e do setor produtivo local.
A união da comunidade regional, busca sensibilizar o governo para incluir as obras na proposta orçamentária de 2010, bem como buscar a licitação de conservação das mesmas imediatamente na parte deteriorada.
O Governo do Estado assinou protocolo de intenções com municípios da região visando a execução das obras em 11 de Setembro de 1989. Iniciadas, as obras foram paralisadas na década de 90. O 11 de setembro representará os 20 anos da não conclusão da respectiva obra, objeto de promessa e compromisso de palanques eleitorais de vários governadores.
Na próxima sexta-feira, a idéia da comissão é reunir o maior percentual possível da população e fazer com que os representantes da Assembléia Legislativa e do Governo do Estado, sintam ao trafegar pela rodovia as dificuldades diárias de toda uma região em franco desenvolvimento econômico.
A Audiência Pública terá inicio ás 10hs da manhã, com previsão de duração de duas horas. Empresas de transporte de cargas e passageiros deverão com seus caminhões e ônibus estar no trecho, bem como produtores rurais com suas máquinas e tratores, além da grande concentração popular que terá como ponto de referência a sede da comunidade Evangélica Da Paz de Vila Cascata.