05 setembro 2013

Ortobras entrega kit de inclusão social e digital para mudar a rotina de Ana Paula Almeida

Um exemplo de superação e inspiração para diversas pessoas que sofrem de tetraplegia. Essa é a história da gaúcha Ana Paula Soares de Almeida, de 21 anos, que após sofrer uma convulsão ficou com graves sequelas, perdendo a autonomia para se mover e se comunicar. Mas esse não foi o fim de suas alegrias e sonhos. Ana Paula passou a contar em seu blog “A vida numa cadeira” o seu dia a dia para superar os obstáculos. 

Ao tomar conhecimento da história, a Ortobras entrou em contato com a família de Ana Paula para doar o KIDS (Kit de Inclusão Social e Digital). A tecnologia inovadora  foi desenvolvida para reabilitar e incluir no universo digital e social as pessoas cadeirantes que não movimentam ou possuem comprometimento severo de mobilidade nos membros superiores (MMSS). O grande diferencial é concentrar em um único equipamento, componentes, diversos processos e aplicativos gratuitos, livres ou pagos e que são disponibilizados levando em conta uma configuração básica das necessidades singulares desses indivíduos.

O KIDS é composto por um notebook configurado para dar o máximo de autonomia na interação de telas e em diferentes recursos digitais. O mouse de cabeça pode ser utilizado clicando com os olhos ou com a boca. Também conta com um  programa que facilita o aprendizado da pilotagem de tela com a cabeça. O notebook está integrado com a cadeira numa bandeja (como se fosse uma mesinha de avião para ficar guardada quando não está em uso). Inclui baterias e conexões para dar autonomia ao uso sem fios e possui uma placa que auxilia no monitoramento da tensão e do controle da recarga das baterias.

 “A ideia é que esse produto ajude as pessoas com paralisia cerebral e tetraplégicos graves, pois não é necessário tocar no computador para operá-lo, por exemplo, o mouse se movimenta com os olhos ou a boca”, salienta o engenheiro e diretor comercial da Ortobras, Jonathan Hummel.

A coordenação geral do projeto foi realizada pelo pesquisador do CNPq, Dr. Gilson Lima. Segundo Lima essa iniciativa da Ortobras mostra o potencial do setor privado de contribuir para o desenvolvimento de tecnologias que podem gerar desenvolvimento e mudar a vida das pessoas. “A inclusão não é monopólio apenas do Estado, mas os empreendedores privados tem um potencial enorme de construírem redes de cooperação em longo prazo a favor da inclusão social. E o mais importante é a preocupação de fazer isso de forma a gerar um produto com soluções simples e com sensível qualidade de atenção para pessoas como a Ana Paula", afirma.

Sobre a Ortobras

Desenvolver produtos que visem, acima de tudo, proporcionar conforto e facilidades ao ser humano, principalmente quando se trata de pessoas com mobilidade reduzida. Essa é a missão da Ortobras que desde 1982 se preocupa em desenvolver, produzir e entregar produtos de qualidade no segmento de cadeiras de rodas, elevadores prediais e plataformas veiculares, tornando-se referência em seu segmento de atuação. A empresa de Barão, interior do Rio Grande do Sul, possui liderança nos mercados nacional de cadeiras de rodas e latino-americano de plataformas elevatórias veiculares e demonstra forte crescimento no mercado de plataformas e elevadores prediais. Além disso, está entrando no ramo de acessibilidade aeroportuária. Motivada pela busca constante por inovação, a Ortobras investe no capital humano e na melhoria tecnológica de seu parque fabril para manter a qualidade e velocidade de criação de soluções diferenciadas.

Polícia Civil deflagra operação para coibir jogos de azar em Três de Maio e região

Foto: Polícia Civil/Divulgação
Nesta quinta-feira (05/09), foi deflagrada a Operação Azar do Jogo II na região policial de Santa Rosa, coordenada pelo delegado regional Márcio Steffens, com o objetivo de combater a contravenção penal de jogos de azar. Participaram da ação cerca de 100 policiais civis, entre agentes e delegados, das cidades de Santa Rosa, São Luiz Gonzaga e Três Passos.

Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão nos municípios de Santa Rosa, Horizontina e Três de Maio. Durante as diligências, foi apreendido vasto material de apontamento do jogo do bicho, entre eles anotações, máquinas portáteis, material de informática, aparelhos de faz símile, entre outros. Também foi apreendida certa quantidade de dinheiro e veículos.

Os proprietários dos locais fiscalizados foram encaminhados até a Delegacia de Santa Rosa onde prestaram depoimento e assinaram termo circunstanciado.

Município recebe Unidade Móvel do SEBRAE/RS

Escritório itinerante atenderá nos dias 26 e 27 de setembro
Três de Maio vai receber nos dias 26 e 27 de setembro a Unidade Móvel do Sebrae/RS. O veículo, adaptado e transformado em escritório itinerante, vai atender e orientar empresários e empreendedores das 8h30min às 18h, junto à Prefeitura Municipal.

A iniciativa do Sebrae/RS, com o apoio das prefeituras, visa atender de forma gratuita pequenos negócios e empreendedores locais. Na Unidade Móvel, um técnico do Sebrae vai orientar micro e pequenas empresas, prestar assessorias gratuitas, esclarecer sobre a formalização e suas vantagens, realizar a Declaração Anual do Microempreendedor Individual (MEI), e encaminhá-los para cursos, assessorias, consultorias e outras soluções que a instituição oferece.

Conforme o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/RS, Claiton dos Santos, esta é uma ação que visa aproximar o Sebrae/RS daqueles que não têm acesso às Unidades de Atendimento e levar até eles as ferramentas necessárias para potencializar o empreendedorismo local.

Segundo o técnico responsável pelos atendimentos na Unidade Móvel, Eloi Antonio Freling, a meta é percorrer 30% dos municípios das regiões Noroeste e Centro até o final de 2013.

Ao todo, 14 municípios da região Noroeste do Estado receberão a visita da Unidade Móvel entre os meses de agosto e outubro. Além de Três de Maio, os municípios contemplados são: Catuípe, Nova Ramada, Três Passos, Tiradentes do Sul, Cerro Largo, Caibaté, São José do Inhacorá, Independência, Coronel Bicaco, Redentora, Santo Cristo, Bossoroca e São Miguel das Missões.

Segundo o secretário da Indústria e Comércio, Dilson Mireski, a Pasta apoia iniciativas como esta, que colaboram com o desenvolvimento do comércio e prestação de serviços. “Hoje, o município, por meio do programa do governo federal de apoio ao pequeno empreendedor, tem se reportado a grande importância do financiamento e auxílio no empreendimento. Destaco a importância no programa do Sebrae, que vem complementar a assessoria técnica no desenvolvimento das empresas”, completou o secretário.

Homem é preso em Santo Ângelo por assédio a menina de 8 anos

O nome do elemento não foi divulgado
Homem é preso em Santo Ângelo por assédio a menina de 8 anos

Foi preso no final da manhã desta quinta-feira (05/09) um homem de 39 anos de idade acusado de assediar uma menina de 8 anos de idade, em Santo Ângelo.

O mesmo foi conduzido à delegacia de policia do município, e está sendo identificado e ouvido neste momento pelas autoridades de segurança do município.

O nome ainda não foi revelado pelas autoridades. Traremos maiores detalhes.

Professora desaparece após sacar dinheiro por suposto sequestro no RS

Carro da professora foi encontrado na manhã desta
quinta-feira (5) (Foto: Bruna Taschetto/RBS TV)
A Brigada Militar e a Polícia Civil fazem buscas a uma professora de 52 anos, que desapareceu depois de sacar dinheiro para pagar um suposto sequestro em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. Na manhã desta quinta-feira (5) o carro dela foi encontrado no bairro Dores. A mulher foi vista pela última vez por volta das 17h de quarta-feira (4).

O veículo estava vazio e estacionado na Rua Bento Gonçalves, em frente ao Clube Dores. A polícia foi avisada da localização do carro por moradores. Segundo a ocorrência policial, a professora recebeu uma ligação de supostos sequestradores que exigiam R$ 5 mil para libertar a filha dela, que mora em Rio Grande, na Região Sul do estado. A professora avisou aos colegas de trabalho que iria a um banco sacar dinheiro.

A Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) confirmou a retirada do dinheiro e investiga o caso. A última vez que foi vista, a mulher saía da Escola Romulo Zanchi, onde lecionava. Familiares disseram que já conseguiram entrar em contato com a filha da professora, e que ela está bem.

Acidente envolvendo quatro veículos deixa quatro mortos em Blumenau

Duas pessoas morreram na hora e outras duas faleceram
posteriormente no hospital (Foto: Jandyr Nascimento /
Agencia RBS)
Uma colisão frontal envolvendo um Fiat Uno com placas de Antônio Prado (RS), um Logus de Diadema (SP), um Toyota Rav4 com placas de Itajaí e um automóvel Polo de Rio do Sul resultou em quatro mortes no km 60 da SC-108, entre Blumenau e Massaranduba. A colisão ocorreu às 20h50min da última quarta-feira.

O condutor do Uno, Generoso Ferreira, e um dos passageiros, não identificado, morreram na hora. Outros dois ocupantes do mesmo veículo, Leandro Silveira dos Santos, 25 anos, e Daniel Antônio Almeida, 19 anos, faleceram poucas horas depois no hospital. O motorista do Polo ficou gravemente ferido.

A professora Elka Cristina da Silva, 22 anos, ouviu um estrondo vindo da frente de casa, na SC-108, que liga Blumenau à Massaranduba.

— Saí de casa e vi muita fumaça saindo do Polo. Olhei para baixo e vi o Uno lá embaixo, no mato — relatou Elke.

Moisés Gonçalves, 46 anos, trafegava no sentido Massaranduba/Blumenau quando se envolveu no acidente. O representante comercial dirigia o Logus.

— Vi uma luz vindo no sentido contrário. Vi o Polo começar a pegar fogo e sair fumaça — lembra o motorista, que não se machucou.

De acordo com a PMRv, fazia 15 dias que não ocorriam mortes da SC-108.

Apreensão de soja ilegal aumenta 83% no RS em relação a 2012

Imagem: Reprodução RBS TV/Farni Centenaro
Aumentou em 83% o volume de soja contrabandeada apreendida na Região Noroeste do Rio Grande do Sul em relação ao mesmo período do ano passado. A desvalorização do peso, moeda Argentina, frente ao real, estimula a entrada ilegal do produto que vem do país vizinho, conforme mostra a reportagem do RBS Notícias.

Atualmente, a saca de soja é vendida no Brasil por um valor quase três vezes maior. De janeiro deste ano até setembro, já foram apreendidas 139 toneladas da mercadoria argentina, 63 toneladas a mais do que em todo o ano de 2012. Para a Brigada Militar, a diferença de preço explica o aumento significativo das apreensões.

“Esta diferença faz com que as pessoas busquem ter este lucro. E nós vamos cada vez atuar mais forte para fins de tirar estas pessoas de circulação, para que todos tenham uma concorrência leal, dentro do que prevê a lei”, afirma o capitão Paulo Kunkel.

Em uma das apreensões mais recentes, policiais militar recolheram quase seis toneladas em um porto clandestino, no município de Doutor Maurício Cardoso. Parte da carga foi encontrada em um caminhão e o restante estava em sacas, com identificação da Argentina. De acordo com a Brigada Militar, a soja entra ilegalmente no país em barcos que cruzam o Rio Uruguai.

A Região Noroeste também registra apreensões frequentes de trigo, milho, chia e girassol. A entrada desses produtos no Brasil não é proibida desde que as mercadorias passem por portos autorizados e estejam com as taxas de importação pagas, conforme explica a Receita Federal.

“No caso esta introdução irregular de mercadorias sem o despacho normal de importação caracteriza crime de descaminho, inclusive as pessoas incorrendo em crime penal, com representação penal”, alerta o delegado da Receita Federal, Lauri Wilchen.

Morre em Santa Maria vereadora que presidiu CPI da boate Kiss

Vereadora tinha 56 anos e era formada em Fonoaudiologia
pela UFSM (Foto: Fernanda Ramos / Especial)
 A vereadora Maria de Lourdes Castro (PMDB) morreu no início da madrugada desta quinta-feira (5) em Santa Maria, no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo. Como informa a Câmara Municipal, ela teve complicações cardíacas. Maria de Loures foi presidente da CPI que investigou irregularidades do poder público no incêndio da boate Kiss e estava em seu segundo mandato.

Uma nota de pesar foi publicada no site oficial da Câmara de Santa Maria. O velório ocorrerá no Plenário Coronel Valença, a partir das 5h de hoje. O horário e local de sepultamento ainda não foram definidos. A vereadora tinha 56 anos.

O prefeito Cezar Schirmer decretou luto oficial no município por três dias.

Uma rodoviária mais moderna ainda depende da renovação da concessão

A liberação deve ocorrer em breve (Foto: Paulo Marques)
A informação é da assessoria de comunicação do órgão estadual, responsável pelo controle das estações rodoviárias no estado. Em e-mail a Rádio Colonial, o departamento estadual informa que a análise técnica da proposta apresentada pelo atual concessionário na licitação que está em andamento deve ser concluída nos próximos dias. O atual concessionário, aliás, foi o único interessado em administração a Estação Rodoviária local a participar da licitação.

Após essa fase, o parecer do engenheiro responsável pela análise será encaminhado a Central de licitações do governo estadual para sua homologação. Na seqüência, o documento técnico retorna para o Daer para renovar o contrato com o atual concessionário. A proposta, apresentada já foi habilitada com o devido encaminhamento de todos os documentos exigidos pelo edital da licitação.

A demora para que o Daer emita o parecer se deve ao grande número de propostas que está na mesa do Superintendente de Terminais Rodoviários, Ricardo Nuñes. Além da rodoviária três-maiense, ele está analisando, ao mesmo tempo, cerca de cem projetos de outros municípios.

O empresário Hélio de Carli garante que tem um projeto para modernizar a rodoviária de Três de Maio, porém alega que está de mãos amarradas porque o investimento depende da renovação do contrato por mais vinte anos. O gestor teria um projeto para construir um prédio que atende as necessidades dos usuários com instalação de lojas, bares e até um agência bancária dentro da estrutura.

Na Câmara de Vereadores foi criada nesta semana uma comissão para acompanhar a situação da Estação Rodoviária de Três de Maio. Há muito tempo os usuários pedem uma rodoviária mais moderna. O atual prédio, além de pequeno, não oferece conforto aos passageiros.

Durante atendimento de ocorrência de furto PMS femininas foram agredidas em Bom Progresso

As policiais foram agredidas em ocorrência
Na manhã desta quarta-feira (04/09) em Bom Progresso, uma dupla de Policiais Militares Femininas foram grandiosas durante o atendimento de uma ocorrência de furto qualificado em residência. A vítima procurou as policiais para noticiar que um rapaz havia furtado a casa de seu filho fugindo e não sendo possível dominá-lo. Imediatamente a dupla policial abordou o menor de 17 anos, acompanhado de sua mãe, solicitando que ambos acompanhassem até a BM para ser acionado o Conselho Tutelar e adotadas as medidas legais, momento em que o menor reagiu e começou a agredir as Policiais com chutes e socos.

As Policiais dominaram o menor, algemaram e apreenderam-no conduzindo-o para registro na DP em Três Passos, acompanhados pela mãe do menor e Conselho Tutelar. Na tentativa de imobilização do menor e durante as agressões feitas por ele contra as policiais, uma policial teve fratura no dedo da mão direita e outra teve lesões na mão e braço.

Este menor possui inúmeros registros na condição de adolescente infrator, é contumaz em suas ações delituosas e já foi apreendido inúmeras vezes pelo efetivo do 7º BPM.

No início desta tarde (04/09) o menor foi conduzido para internação da Fundação de Atendimento Sócio Educativo (FASE) de Santo Ângelo. As Policiais foram medicadas e passam bem.

SETREM capacita terceira turma em treinamento de primeiros socorros

Curso atende a RT14 e teve cinco horas de duração. Nova
turma está prevista para outubro
A Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) promoveu, na tarde de terça-feira, 3, um treinamento de prevenção e combate a incêndio voltado aos professores e funcionários da Instituição. A atividade, desenvolvida pelo bombeiro voluntário Ivan Euclides Ludwig, teve cinco horas de duração e foi organizada pelo Departamento de Extensão. A capacitação foi instituída através da Resolução Técnica nº 14 (RT14) e é necessária para a obtenção e/ou renovação do Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul.
               
O treinamento foi dividido em dois momentos.  No primeiro, foram repassados conhecimentos básicos referentes a primeiros socorros, em especial a reanimação cardiorrespiratória. Primeiramente, Ludwig fez as orientações teóricas e, na sequência, demonstrou a parte prática, fazendo uso de dois bonecos, um de tamanho compatível a um adulto e outro infantil.
               
No segundo momento, a capacitação envolveu noções do fogo e seus elementos, classes do fogo e meios de propagação e extinção. Com o uso de extintores de incêndio, os participantes receberam treinamento referente aos componentes do extintor, cuidados quanto ao seu uso e, principalmente, participaram de um aprendizado prático de seu funcionamento, realizando a extinção do fogo. Segundo coordenador do Departamento de Extensão, professor Valsenio Gaelzer, o Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio terá nova capacitação em outubro.

Em jogo tenso, Inter encerra jejum e quebra série invicta do Corinthians

D'Alessandro comemora o gol da vitória colorada
(Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)
A vitória no Estádio do Vale demorou, mas, enfim, chegou para o Internacional neste Campeonato Brasileiro. Longe do Beira-Rio por conta das obras para a Copa do Mundo de 2014, o Colorado desencantou, venceu o Corinthians por 1 a 0 em Novo Hamburgo, na noite desta quarta-feira, e acabou com sua “empatite”. A equipe do técnico Dunga não vencia há sete rodadas na competição nacional, enquanto o Timão não perdia desde a sétima rodada.

Foi um jogo brigado, tenso, de pouca técnica. Sem a presença de seus principais goleadores, Diego Forlán e Paolo Guerrero, que acumulam 17 gols cada nesta temporada, Internacional e Corinthians protagonizaram uma partida truncada, com muito tempo de bola parada e mais faltas duras do que chances de gol. Só na etapa inicial, por exemplo, foram 22 minutos sem a bola rolando.

O jogo também foi polêmico. No primeiro tempo, os Colorados reclamaram da anulação de um gol de Fabrício - o lateral mandou para a rede com Cássio no chão, após choque com Leandro Damião - e da não marcação de um pênalti em toque da bola na mão de Emerson Sheik. Na etapa final, porém, D’Alessandro marcou de falta e garantiu a vitória gaúcha.

Na tabela de classificação, as coisas mudam pouco para gaúchos e paulistas. Enquanto o Internacional chega a 27 pontos, na sexta posição, o Corinthians permaneceu estagnado no quinto lugar, com 29. O Timão terá dificuldades para montar sua equipe na próxima rodada: sem Pato e Guerrero, convocados pelas seleções de Brasil e Peru, Tite ainda terá de lidar com as perdas de Douglas e Emerson, suspensos.

Enquanto o Internacional volta a campo no sábado, às 18h30m (horário de Brasília), contra a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, o Corinthians recebe o lanterna Náutico, domingo, às 16h, no Pacaembu.