22 janeiro 2013

Homem morre em colisão entre moto e carro no Norte do RS

Acidente ocorreu em estrada de chão batido
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Um homem morreu por volta das 10h desta terça-feira (22) em acidente de trânsito no Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a Brigada Militar, a vítima pilotava uma moto que colidiu contra uma caminhonete que trafegava no sentido contrário. A polícia também informou que a estrada, na localidade de Linha São João, interior do município de Ibirapuitã, é de chão batido.

O condutor da caminhonete estava sozinho no veículo e não se feriu. Uma equipe de perícia da Polícia Civil de Soledade foi deslocada para analisar o local do acidente. A estrada ficou bloqueada durante duas horas. A polícia ainda não confirmou a identificação da vítima.

Calor aumenta ameaça da conjuntivite

Oftalmologista Matheus Eickhoff alerta sobre a ameaça da
conjuntivite no verão
Piscina, sauna, ar condicionado e poeira facilitam propagação da doença

A proximidade do verão e a chegada do calor fazem aumentar a preocupação em relação à conjuntivite. Segundo o oftalmologista do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, Matheus Eickhoff, apesar de causar grande irritação nos olhos, o problema é comum e de fácil tratamento. “Ambientes como piscinas, saunas e o próprio local de trabalho, com o ar condicionado ligado sem interrupção, facilitam a proliferação do vírus. Mas cuidados simples, como lavar as mãos e não compartilhar toalhas, podem evitar o contágio”, ressalta.

Eickhoff explica que a causa da conjuntivite é uma inflamação na conjuntiva, a camada mais externa do olho. “Os sintomas mais comuns são desconforto ocular, ardor, sensação de corpo estranho nos olhos e lacrimejamento. Outro sinal é os olhos vermelhos. De uma forma geral, não há redução da capacidade visual. O que pode acontecer é um leve embaçamento pelo acúmulo de lágrimas e secreção”, explica.

O período de incubação varia de 20 horas a três dias. A infecção afeta pessoas de qualquer idade e pode haver reinfecção ou recaída. Na primavera, o tempo mais seco e a baixa umidade do ar tornam mais frequentes os registros das conjuntivites chamadas ‘primaveris’. Elas são causadas por reações alérgicas aos resíduos que flutuam na atmosfera, como poeira e pólen.

Entretanto, segundo Eichkoff, no verão a ameaça é maior.  “As pessoas compartilham piscinas, praias, academias e outros ambientes públicos, o que aumenta potencialmente o risco de manifestação das conjuntivites contagiosas. O tipo alérgico do problema, que não é contagioso, normalmente atinge entre 12% e 13% da população. O agente causador pode estar em cosméticos, no estojo das lentes de contato, em medicamentos, na poeira e no pólen. Esse tipo de conjuntivite geralmente afeta os dois olhos simultaneamente e provoca coceira, lacrimejamento, vermelhidão e pálpebras inchadas”, detalha o oftalmologista.

Dentre os cuidados que o paciente deve ter durante a doença, os mais importantes são não coçar e não esfregar os olhos ao enxugá-los. Para fazer a higiene, a pessoa deve usar lenço de papel. Óculos escuros e compressas frias sobre as pálpebras também ajudam a aliviar o incômodo. “Se as pálpebras estiverem aderidas pela manhã, deve-se usar água filtrada ou soro fisiológico para a limpeza. Além da conjuntivite, outros problemas nos olhos podem surgir durante o período de calor, devido à maior sensibilidade dos olhos e à exposição mais frequente a agentes agressores como a poeira”, conclui Matheus Eickhoff.

SETREM oferece curso de Extensão em Técnicas de Modelagem e Acabamentos

Atividades iniciam dia 23 de fevereiro
Com o objetivo de desenvolver técnicas de modelagem avançada e acabamentos para facilitar e agilizar o processo de produção, está sendo oferecido o curso de Extensão em Técnicas de Modelagem e Acabamentos.

Hoje em dia, o mercado de trabalho exige atualização profissional em todas as áreas, principalmente no segmento de vestuário, que cresce continuamente, acompanhando as evoluções tecnológicas. Nesse sentido, busca-se qualificar profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos de acordo com as tendências de mercado e com foco na exigência dos consumidores e na qualidade dos produtos.

Através desse, o profissional vivenciará o processo de modelagem e diversos tipos de acabamentos que proporcionem agilidade no processo de produção. O curso é destinado para profissionais da área de confecções, estudantes de moda e demais interessados que queiram desenvolver técnicas de modelagem, costura e acabamentos.

O curso será realizado na SETREM, aos sábados pela manhã das 8h às 12h, com duração de 32 horas/aula, sendo realizado entre os dias 23 de fevereiro e 20 de abril. As inscrições podem ser realizadas na Tesouraria do Campus SETREM.

Bebê que nasceu na estrada entre São Borja e Santiago morreu na madrugada desta terça-feira em Alegrete

Foto: Thamara Dias Goulart / arquivo pessoal
Lucas Escobar Bender morreu na madrugada desta terça-feira na Santa Casa de Alegrete.Vítima de uma hemorragia respiratória, em decorrência da fragilidade da prematuridade, ele morreu por volta das 3h desta terça-feira.

O bebê veio ao mundo a partir de um parto feito pela avó, que é enfermeira, no meio da estrada entre São Borja e Santiago, na região central do Estado, na última sexta-feira.

Segundo a avó que ajudou a trazer o neto ao mundo, Lucas morreu por volta das 4h desta terça-feira. Abatida, ela comenta que mesmo com todo o conhecimento da sua profissão, ela tinha esperança de que Lucas se recuperaria bem. Foi um guerreiro, e lutou o quanto pode, afirma a avó.

O hospital informou, ainda na segunda-feira, o bebê recebeu respiração mecânica, medicamentos e luz para evitar o amarelão (doença parasitária). Nesta segunda-feira, Lucas estava com 830 gramas.

Lucas será velado no Cemitério Municipal de São Borja e deverá ser enterrado ainda hoje.

Uma história emocionante

Thamara Dias Goulart foi a responsável por fazer o parto do neto no acostamento, a 50 quilômetros de Santiago. A nora Sílvia Rodrigues Escobar, 24, entrou em trabalho de parto dentro do carro da família no retorno de São Borja para Santa Maria. Ela havia recebido alta do médico autorizando o retorno para Santa Maria após receber medicação para amadurecer os pulmões do bebê. No meio do caminho, Sílvia teve pré-eclâmpsia _ doença que provoca pressão alta em gestantes.

Nascido com sete meses, Lucas recebeu massagem cardíaca e pulmonar da avó enfermeira ainda na estrada. Após o nascimento, o bebê foi levado de ambulância para o Hospital de Caridade de Santiago, onde foi entubado e teve a respiração garantida por ventilação manual. Como o hospital não tem UTI Neonatal, a criança foi ser transferida para Alegrete.

Abóboras gigantes são cultivadas em propriedade do interior de Tucunduva

Uma família de agricultores tucunduvenses colheu
recentemente abóboras gigantes
As abóboras gigantes com mais de 30 Kg, foram cultivads na propriedade do agricultor Gildo Sachetti, na comunidade de São Bráz, interior de Tucunduva e foram fotogafadas pelo Eng. Agr. da Emater de Tucunduva, Jonas da Silveira.

A abóbora é uma planta da família das Cucurbitáceas, de caule rasteiro ou trepador. Algumas variedades são oriundas do Oriente Médio e Américas, mas atualmente é cultivada no mundo inteiro. Planta própria de climas quentes requer temperaturas entre 20 a 27ºC para seu cultivo e produtividade. É sensível ao frio abaixo de 10ºC e geadas.

Várias espécies do gênero Cucurbita são conhecidas como abóboras. A Cucurbita máxima (abóbora-moranga ou jerimum) é originária do Peru e chegou à Europa depois da conquista espanhola em 1532. A Moranga exportação (fruto com casca alaranjada e polpa amarela) e a Moranga Coroa IAC (fruto com casca cinzenta e polpa amarela) são variedades bastante comerciais. Também conhecidas como abóboras são a Cucurbita moschata, que pode ter-se originado no México, mas presente há 5.000 anos nas Américas do Sul e Norte, e a Cucúrbita pepo que é mexicana de origem, e cresce na América do Norte meridional há mais de 8.000 anos, chamada de abóbora-porqueira ou abobrinha verde.

Tradicionalmente a abóbora pesa em torno de 2 a 3 quilos.

Caminhoneta provoca tombamento de carreta em Boa Vista das Missões

Foto: PRF de Seberi
Segundo a Polícia Rodoviária Federal de Seberi, uma ultrapassagem mal sucedida de uma Saveiro provocou o tombamento de uma carreta, que trafegava no sentido Boa Vista das Missões/Palmeira das Missões, na manhã de segunda-feira, 21, na RS-158, em Boa Vista das Missões, no Norte do Estado.

Para evitar a colisão, o caminhoneiro freou bruscamente e tombou. O caminhão transportava um equipamento de cerca de 30 toneladas, usado em usinas de energia eólica. Ninguém ficou ferido.