19 outubro 2012

Caminhão-cegonha tomba e carros pegam fogo em Itaara, RS

Caminhão tombou na rodovia (Foto: Reprodução/RBS TV)
Um caminhão-cegonha carregado com 10 veículos novos tombou no km 319 da BR-158, em Itaara, na Região Central do Rio Grande do Sul. Pelo menos três carros tiveram perda total depois de pegarem fogo após o acidente. O motorista do caminhão com placas de Flores da Cunha sofreu apenas escoriações. Um passageiro foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com ferimentos leves.

Segundo relato do motorista, ele tentou desviar de um caminhão que vinha no sentido contrário e havia invadido parte da pista contrária para realizar a curva. Ao deslocar o caminhão para o lado, o veículo caiu em um degrau do acostamento e tombou. A carga com três veículos do modelo Corsa Sedan e sete Agile vinha de Rio Grande e seria levada para Ijuí.

O trânsito chegou a ficar interrompido por 30 minutos. Neste momento o fluxo é em meio pista. A Polícia Rodoviária Federal aguarda a chegada de um guincho para a remoção do caminhão tombado.

Mesmo na cadeia, candidato se elege vereador em Bom Progresso, RS

Tiago Kriesel, é vereador eleito pelo PTB
Um vereador eleito de Bom Progresso, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, obteve a vaga na Câmara Municipal mesmo estando preso. Tiago Kriesel, do PTB, foi detido pela Polícia Civil em setembro, cerca de 20 dias antes da eleição municipal, na Operação Babilônia, que investiga crimes contra a administração pública na cidade.

Se não for condenado, poderá assumir o mandato. Caso contrário, o suplente assume a vaga. “Se não for constatada infração eleitoral nestes documentos que foram enviados à Justiça Eleitoral, em principio este vereador apenas vai responder a processo criminal como responderia qualquer cidadão comum”, explica o promotor de Justiça Eleitoral de Três Passos, Janor Duarte.

Ex-secretário de Assistência Social e Urbanismo, Kriesel concorreu a um cargo legislativo pela primeira vez. Como na reta final das eleições, ele não teve como fazer campanha, a família fez o trabalho. “Pedimos voto de cada um. Fomos no mano a mano para tentar a eleição dele”, diz o pai, o agricultor Valdir Kriesel.

Os familiares precisaram enfrentar o constrangimento pela situação do candidato. “Foi complicado”, admite a mulher do vereador eleito, a dona de casa Emanuela Buchner. “Em algumas casas o pessoal quer saber o que acontece realmente. A gente não sabe o que realmente está acontecendo, mas tentamos explicar da nossa forma”, acrescentou.

O trabalho dos familiares surtiu efeito. Mesmo dentro do Presídio Estadual de Três Passos, Kriesel foi o quinto vereador mais votado de Bom Progresso, com 119 votos. “Se ele estivesse fora do presídio, com certeza seria o mais votado”, garante Emanuela.

Mais de 20 indiciados

Kriesel foi um dos pelo menos 14 presos no dia 18 de setembro, quando a Polícia Civil deflagrou a Operação Babilônia. Até o final do mês passado, seis pessoas haviam sido indiciadas, entre elas o vice-prefeito. O delegado responsável pelo caso, Joeberth Pinto, afirma que espera indiciar cerca de 20 pessoas, entre empresários, prestadores de serviço e funcionários públicos.

Eles são suspeitos de fazer compras superfaturadas de produtos em nome de pessoas que não solicitavam, nem precisavam dos produtos. No total, cerca de R$ 7 milhões teriam sido desviados do cofre do município. “O valor era dividido entre o fornecedor e aqueles que são responsáveis pela administração”, afirmou o delegado.

Juizados Especiais disponibilizam seis vagas no Foro de Três de Maio

Mais informações:  http://www.tjrs.jus.br/site/
A Drª. Magali Wickert de Oliveira, Juíza Diretora do Foro de Três de Maio, informa que, no período compreendido entre 16.10.2012 a 05.11.2012, estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para as funções do Juiz Leigo e Conciliador no âmbito dos Juizados do Poder Judiciário do estado do Rio Grande do Sul.

Relativamente à Comarca de Três de Maio, o edital regente do certame prevê 04 (quatro) vagas para Juiz Leigo do juizado Especial Cível, 04 (quatro) vagas para a função de Conciliador do Juizado Especial Cível e 02 (duas) vagas para Conciliador do Juizado Especial Criminal.

Os requisitos exigidos para cada função, a forma de remuneração e demais informações acerca do processo seletivo podem ser obtidas junto ao site http://www.tjrs.jus.br/site/, no link Concursos e estágios.

Palestra sobre gestão para a qualidade fez parte das comemorações dos 76 anos do Hospital São Vicente de Paulo

Os colaboradores como diferencial nos serviços oferecidos 
à população (Foto: DM3 Assessoria)
Possuir um quadro de colaboradores altamente qualificado e focado no atendimento humanizado dos pacientes é uma das metas da direção do Hospital São Vicente de Paulo, de Três de Maio. Em busca de manter os profissionais motivados e atualizados quanto às exigências e padrões de qualidade exigidos, o HSVP ofereceu, como parte das comemorações de seus 76 anos, uma palestra sobre “Gestão para a qualidade” com o administrador de empresas Milton Antônio Rodrigues, pós-graduado em recursos humanos e com larga experiência de mercado. O evento foi realizado no auditório da Instituição e contou com a presença de mais de 60 pessoas entre direção, Irmãs, gerentes, coordenadores e colaboradores do Hospital.

Rodrigues abriu sua explanação com uma afirmação pontual: “Em uma organização, quem faz a diferença são as pessoas”, evidenciando assim a importância destacada aos funcionários em uma instituição. O foco da palestra foi o programa “5S”, que tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a qualidade total através da organização e da disciplina no local de trabalho. O nome do programa tem como origem a primeira letra de cinco palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (autodisciplina).

Entre os ensinamentos repassados por Rodrigues aos colaboradores do HSVP estão os cinco aspectos fundamentais do programa: colocar cada coisa em seu devido lugar a fim de organizar o espaço de trabalho de forma eficaz; limpar e cuidar do ambiente de trabalho; tornar saudável o ambiente de trabalho a fim de previr o aparecimento de supérfluos e a desordem; rotinizar e padronizar a aplicação dos quatro “S” anteriores para incentivar esforços de aprimoramento.

A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional. Buscando uma aproximação ainda maior com as atividades cotidianas realizadas pelos colaboradores do HSVP, Rodrigues trabalhou também a importância das boas relações interpessoais e a necessidade de amar seu trabalho, mesmo que para isso seja necessário encontrar um objetivo externo para desempenhá-lo, seja ele a recuperação do paciente, a realização pessoal ou oferecer o melhor para seus familiares.

Os principais benefícios da metodologia 5S são:
- Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão
- Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais tende à degeneração
- Melhoria da qualidade de produtos e serviços
- Menos acidentes do trabalho
- Maior satisfação das pessoas com o trabalho

Dr. Juarez concedeu entrevista na Rádio Colonial AM sobre as obrigações eleitorais

Dr. Juarez participou do programa Radiojornalismo na
Rádio Colonial AM (Foto: Paulo Marques)
Informações importantes sobre as obrigações eleitorais, foram destaques na manhã desta sexta-feira, 19, em entrevista na Rádio Colonial AM, com o Dr. Juarez Antonio da Silva.

O advogado especialista em questões políticas, disse ser interessante o que se tornou uma eleição, que nos dias de hoje é encarada como uma empresa temporária, onde trabalham marqueteiros, advogados, contadores e profissionais dos meios de comunicação.

Segundo Juarez, a Justiça Eleitoral não admite mais de forma alguma o chamado caixa dois, as regras mudaram muito e as exigências aumentaram, e o candidato que não fizer um pós-eleitoral de forma correta, poderá se complicar para uma futura candidatura em outro pleito.

O prazo para impugnação ou abertura de processos, ou ainda para se recorrer de alguma decisão, é de 30 dias após a realização das eleições.

Dr. Juarez Antonio da Silva, advoga em diversas especialidades no Escritório Silva & Rosário, localizado na rua do Arvoredo, próximo ao Forum de Três de Maio, telefone 3535-1440.

Homem tenta matar colega com motosserra em Três Passos

O desentendimento aconteceu na manhã desta quinta-feira
A vida real imitou a ficção na manhã desta quinta-feira, 18, em Três Passos. Um caso chocante, parecido com o filme americano O Massacre da Serra Elétrica, clássico do gênero terror produzido nos anos 70, foi presenciado em uma madeireira, no Distrito Industrial, em Padre Gonzales.

Um desentendimento, por volta das 7h30 da manhã, levou um funcionário a atacar o colega com uma motosserra, causando-lhe gravíssimos ferimentos. Segundo uma testemunha, a vítima só não foi morta porque os outros funcionários impediram-no com gritos.

O agressor, conhecido como “Granja”, fugiu do local, enquanto a vítima, de alcunha “Tigrão”, era socorrida pelos colegas, sendo levada ao Hospital de Caridade, onde permanece na UTI. Além de ferimentos nas costas e pernas, a vítima teria tido uma orelha cortada e um dos braços teria sido amputado.

A Polícia Civil compareceu ao local na parte da tarde e não forneceu maiores informações. Câmaras de vídeo instaladas no local poderão ajudar a esclarecer os fatos. Já o Hospital de Caridade vai se pronunciar na manhã desta sexta-feira, 19, quando emitirá um boletim sobre o estado de saúde da vítima.

Foragido de São Paulo, preso pelo POE, trabalhava de garçom em Ijuí

PMs do POE recolheram David Wilton da Silva à Penitenciária
Modulada ( Foto: Abel Oliveira)
O Pelotão de Operações Especiais, (POE), da Brigada Militar de Ijuí recapturou David Wilton da Silva, 34 anos, natural de Ribeirão Preto-SP, foragido do Sistema Prisional do Estado de São Paulo.

Na tarde desta quinta-feira, 18/10, PMs do POE atendiam uma ocorrência de violência doméstica, quando descobriram que o acusado estava sendo procurado pela justiça.

David Wilton da Silva foi preso em Ijuí, onde trabalhava como garçom.

O preso está condenado a 4 anos de reclusão por tráfico de drogas e porte ilegal de arma, pela Comarca de Votorantim-SP. Ele foi recolhido à Penitenciária Modulada.

Após as eleições, prefeituras demitem funcionários no RS

Em Parobé, até o setor de combate a dengue foi extinto
Passado o período de eleições, é tempo de demissões em várias prefeituras do Rio Grande do Sul. Além de questões políticas, a queda na arrecadação municipal é apontada como a causa principal dos cortes. Em alguns municípios, a falta de funcionários tem deixado moradores sem serviços básicos como atendimentos de saúde.

Depois de sete anos trabalhando na prefeitura de Parobé, no Vale do Paranhana, Luiz da Silva e outros cinco funcionários da Vigilância Sanitária da cidade foram demitidos após as eleições. O setor de combate à dengue, onde eles trabalhavam, foi extinto.

“A gente já encontrou foco de dengue aqui em Parobé. E agora, que está entrando o verão, isso aí vai aumentar mais”, lamentou Luiz.

Foram 100 os cargos de confiança cortados desde o último dia 8, segundo a prefeitura da cidade. Entre os demitidos, estão 11 médicos especialistas que atendiam nos postos de saúde do município. A prefeitura diz que a população não ficará desassistida até o final do ano. Mas nesta quinta-feira (18) muitos pacientes foram embora sem ser atendidos.

“Eu vim procurar atendimento aqui e não tem. Disseram que não tinha mais ficha, que era pra eu voltar amanhã de manhã”, relata o operador de injetor, Rogério Roberto da Silva.

O autônomo Luciano Klement também não foi atendido ao procurar a Secretaria de Obras para resolver um problema de esgoto na frente de casa.

“Agora, passadas às eleições, a gente liga lá para a Secretaria de Obras e passam para um e depois passam para outro. Cheguei hoje lá e estava tudo fechado. O guarda falou para mim que ninguém estava trabalhando lá”, contou Luciano.

De acordo com a procuradora Jurídica do munícipio, a queda na arrecadação é um dos motivos das demissões. O outro seria político.

“Quando a gente tem uma continuidade na administração, (o prefeito) consegue fazer um sucessor, essas medidas geralmente não são feitas, em função de que vai ter continuidade”, explica Cynthia Moreira.

A queda na arrecadação também é a justificativa da prefeitura de Mariana Pimentel, na Região Metropolitana, onde 85 pessoas foram demitidas depois das eleições.

“Falaram que eu estava demitida por corte de gastos. Que a prefeitura não tinha mais dinheiro em caixa. Só que demitiram a gente e não deram data para pagar”, relata uma ex-funcionária, que prefere não se identificar.

O prefeito da cidade, Joel Ghisio, diz que o Executivo vai cumprir os compromissos.

“O que tem que pagar o município vai honrar até 31 de dezembro, como manda a Lei de Responsabilidade Fiscal”, garante.

Em São Leopoldo, no Vale do Sinos, outros 170 funcionários em cargos de confiança foram cortados.
O presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Ary Vanazzi, considera as demissões normais.

“É evidente que, em função da crise econômica que vive o país e o estado, em função da estiagem que tivemos aqui e da manutenção da isenção fiscal do IPI sobre a produção de carros e sobre a linha branca, tem trazido uma redução de 7% no orçamento das prefeituras municipais em todo o estado do Rio Grande do Sul e no Brasil”, argumenta.