14 março 2011

Brasileirão 2011: Gre-Nais serão disputados na última rodada de cada turno

Clássicos fecharão turnos do Brasileirão
A CBF divulgou nesta segunda-feira a tabela de jogos do Campeonato Brasileiro 2011. A pedido do presidente da entidade, Ricardo Teixeira, oito clássicos serão disputados na 38ª rodada, a última da competição. O Gre-Nal é um deles.
A partida entre Grêmio e Inter, pelo returno do Brasileirão, será realizada no Estádio Beira-Rio, no dia 3 ou 4 de dezembro. O jogo de ida, no Estádio Olímpico, está marcado para o dia 27 ou 28 de agosto.
Com os clássicos na rodada que pode definir o campeão e os rebaixados, a CBF pretende evitar que times "desinteressados" na reta final do campeonato escalem reservas. Nas últimas edições do Brasileiro, alguns times foram acusados de facilitar as partidas para prejudicar os rivais.
PRIMEIRA RODADA
A primeira rodada da competição está marcada para o dia 21 ou 22 de maio. Enquanto o Grêmio enfrenta o Corinthians em casa, o Inter pega o Santos na Vila Belmiro.
Palmeiras x Botafogo
Santos x Inter
Flamengo x Avaí
Fluminense x São Paulo
Ceará x Vasco
América-MG x Bahia
Grêmio x Corinthians
Atlético-MG x Atlético-PR
Coritiba x Atlético-GO
Figueirense x Cruzeiro 
ÚLTIMA RODADA
Corinthians x Palmeiras
São Paulo x Santos
Inter x Grêmio
Cruzeiro x Atlético-MG
Atlético-GO x América-MG
Atlético-PR x Coritiba
Bahia x Ceará
Avaí x Figueirense
Botafogo x Fluminense
Vasco x Flamengo

Morre 28ª vítima de acidente na BR 282, em Santa Catarina

Foto: Marcelo Both/ Gazeta Catarinense 
Morreu nesta segunda-feira a 28ª vítima do acidente envolvendo um ônibus e um caminhão na BR 282, em Santa Catarina. Jussara Lamel dos Santos Schuster estava internada na UTI do Hospital São Francisco, em Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, quando teve morte cerebral decretada.
Os órgãos da mulher serão doados e, depois disso, o corpo seguirá para o município de Santa Cristo para sepultamento. Ela deixa uma filha, Júlia Roberta Schuster, de 1 ano e sete meses, e o marido, Clóvis Luiz Schuster.
Vinte e seis pessoas morreram no momento do acidente, no dia 5 de março. Um ônibus da empresa Nyland Turismo colidiu contra uma carreta com placas de Pelotas, carregada com toras de madeira. O caminhão invadiu a pista contrária, bateu de frente contra o ônibus e tombou.
A 27ª vítima - Charles Esiquel Kraemmer, de 31 anos - estava internado no Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa, no Noroeste gaúcho, quando teve uma hemorragia interna e morreu, na madrugada de segunda-feira, dia 7.

Os mistérios dos gêmeos de Cândido Godói

A Prefeitura de Cândido Godói (RS), por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tem a grata satisfação de convidar a todos, para participar da solenidade de divulgação dos resultados da Pesquisa Científica realizada pelo Instituto Nacional de Genética Médica Populacional - INAGEMP/UFRGS, cujos estudos tiveram como desafio desvendar os misteriosos fatores relacionados à origem dos elevados índices de incidência de gemelaridade verificada na população de uma pequena área geográfica deste Município. 
O “Fenômeno dos Gêmeos” de Cândido Godói (RS) tem merecido diferentes abordagens ao longo dos anos, entrecruzando Ciência, lendas populares e Fé. Também já foi objeto de estudos científicos anteriores, de muitas reportagens nacionais e internacionais, e de algumas teorias bastante polêmicas. 
Agora, depois de dois anos de investigação, a Equipe de Pesquisadores do INAGEMP/UFRGS, promete a divulgação de descobertas científicas surpreendentes sobre o fenômeno. Venha participar, se surpreender e enriquecer esse grandioso evento. 
Data do Evento: 25 de março de 2011, a partir das 10 horas, tendo por local o Salão Paroquial da cidade de Cândido Godói (RS). 
Os Cartões para o Almoço Festivo deverão ser confirmados até o dia 23 de março de 2011 pelo telefone:3548-1375 com Vanuza ou Daniela. 

Tráfico internacional de entorpecentes

Os indivíduos forma identificados, um

brasileiro e um argentino
Neste domingo,11/3, por volta das 18:15 horas, na área do CRPO Fronteira Noroeste, na BR 468, na localidade de Novo Planalto, pertencente ao 7º BPM, os integrantes da Patrulha de Fronteira abordaram dois jovens que deslocavam a pé pela referida BR, onde foi encontrado com eles uma  sacola de viagem contendo 07 tijolos de maconha (pesando 6 Kg) e de uma pequena porção de cocaína (10 gr).
 Os indivíduos foram identificados sendo um menor de 16 anos, brasileiro, e outro argentino de 19 anos. Foi dada a voz de prisão pelo delito de tráfico internacional de entorpecentes, e segundo informações repassadas pelos acusados, os mesmos receberiam R$ 500,00 pelo transporte da droga até Três Passos, não informando o destinatário da mesma.
A ocorrência foi encaminhada a Delegacia de Polícia Civil de Três Passos.

Aumenta para três os casos suspeitos de Dengue em Três de Maio

Em Três de Maio, falta de cuidados
pode ocasionar em multa
Até sexta-feira de manhã tinham sido notificados dois homens que procuraram atendimento médico apresentando sintomas clássicos da Dengue. Na tarde de sexta-feira, mais uma pessoa procurou atendimento médico se queixando, também, de dores pelo corpo e febre. 
Não há previsão para a divulgação do resultado dos exames de sangue pelo Laboratório Central do Estado. Mesmo assim, a equipe de Vigilância Epidemiológica do município já fez o chamado bloqueio dos quarteirões onde estas pessoas residem e trabalham na área central da cidade para evitar uma possível proliferação da doença. 
Conforme o secretário da Saúde, Valdemar Fonseca, que participa nesse momento de reunião na Coordenadoria da Saúde em Santa Rosa, há focos do mosquito em várias partes da cidade, especialmente no centro e nos bairros Planalto e Oriental.

Inscrições para modalidade Aluno Especial da SETREM encerram na segunda-feira

A data limite é dia 21 de março
Encerra na próxima segunda-feira, dia 21, o período de inscrições para candidatos ao Programa de Ingresso Aluno Especial, que permite cursar até 10 disciplinas em cursos de nível superior.
Os graduados têm a possibilidade de ingressar regularmente no Ensino Superior sem realizar processo seletivo, basta haver vagas disponíveis no curso almejado. Já os estudantes com formação superior incompleta devem prestar vestibular após realizar as 10 disciplinas permitidas.
A SETREM oferece nove cursos superiores: Administração, Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Produção Agroindustrial, Pedagogia, Psicologia, Sistema de Informação, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Rede de Computadores.
Para se inscrever, os candidatos devem apresentar na tesouraria do Campus SETREM: xerox da Carteira de Identidade, diploma e histórico escolar (somente para os graduados) ou comprovante de curso superior iniciado (graduandos). Informações pelo telefone: (55) 3535-1011.

Crise no Japão é a mais grave desde a 2ª Guerra, diz primeiro-ministro

Crise no Japão é a mais grave desde a 2ª 
Guerra, diz primeiro-ministro 
O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, afirmou que o país vive sua mais grave crise desde a devastação provocada pela 2ª Guerra Mundial, há 65 anos. A crise humanitária causada pelo terremoto seguido de tsunami e a ameaça de um desastre nuclear se agravam a cada dia. Milhares de pessoas estão em abrigos provisórios e inúmeras cidades com falta de água, comida e combustível.
Cerca de 1,8 milhão de residências estão sem energia e o governo começará, nesta segunda-feira, a racionar eletricidade em Tóquio para evitar um blecaute no sistema. Mais de 500 mil famílias estão sem água e os serviços de transporte continuam interrompidos em várias áreas do Nordeste do país.
Estradas parcialmente destruídas e linhas de trem interrompidas dificultam as operações de resgate e de distribuição de suprimentos. Um foto área divulgada pela agência de notícias Kyodo News mostrava uma imensa fila de pessoas em busca de água.
Autoridades disseram que mais de 10 mil pessoas podem ter morrido no desastre provocado pelo tremor que atingiu o país na sexta-feira, cuja intensidade foi revista para 9 graus na escala Richter. Só na cidade de Minamisanriku, 10 mil pessoas estão desaparecidas, mais da metade dos 17 mil habitantes do lugar.
O governo japonês dobrou ontem para 100 mil o contingente de soldados envolvidos na operação de resgate, número que corresponde a 40% das tropas do país, na maior mobilização das Forças Armadas desde a 2ª Guerra.

Repórter do Grupo RBS se recupera após acidente na Líbia

Humberto Trezzi (centro) foi atendido em 
ambulância  na cidade de Brega
Enviado Especial da RBS para acompanhar a guerra civil na Líbia, o repórter Humberto Trezzi retornou no sábado ao Egito, onde se recupera de ferimentos no rosto e na cabeça.
Trezzi sofreu um acidente sexta-feira, no front em Ras Lanuf, cidade que estava sob bombardeio de artilharia das forças pró-Muamar Kadafi, o ditador líbio. O carro em que o repórter de ZH estava, com três jornalistas franceses e um motorista líbio, fugia dos tiros de canhão na estrada quando colidiu com uma van que freou repentinamente para fugir à explosão de uma bomba na rodovia.
O veículo ficou destruído, com o motor dentro da cabine. Os quatro jornalistas tiveram de quebrar o para-brisa para poder sair, porque a porta não abria. Trezzi feriu-se no olho esquerdo, que apresenta pequena hemorragia interna. Apesar da vista embaçada, exames não detectaram, no entanto, comprometimento da córnea. No outro carro, uma van, estava um cinegrafista italiano, que sofreu fratura nos braços e uma concussão na cabeça.
Medicado pelo médico líbio Osama Jazner, o repórter de ZH foi conduzido até Brega, a cidade mais próxima, numa ambulância do Crescente Vermelho, o equivalente muçulmano à Cruz Vermelha. No trajeto, apesar de bem identificado, o veículo também foi alvo de bombas, em uma demonstração de que os combates não respeitam códigos de guerra.

Reator de usina de Fukushima resistiu às duas explosões

Explosão gerou a liberação de espessa 
coluna de fumaça branca
O reator 3 da nuclear central de Daiichi, em Fukushima, no nordeste do Japão, resistiu às duas explosões que ocorreram nesta segunda-feira, no horário local, gerando a liberação de espessa coluna de fumaça branca. A informação foi dada pela empresa operadora da usina, Tokyo Electric Power (Tepco), e confirmada pelo governo japonês. Diante das explosões, a Agência de Segurança Nuclear do Japão havia pedido que a população no entorno da usina permanecesse dentro de casa.
O governo japonês garantiu que há pouca chance de que esta nova explosão produza um vazamento. Ela ocorreu por acúmulo de hidrogênio, a mesma coisa do incidente registrado também Fukushima neste sábado e que provocou um vazamento. As informações são do Portal R7.
As pessoas já foram retiradas de um raio de 20 quilômetros ao redor da usina e aquelas que podem ter se submetido a alguma espécie de contaminação - mais de uma centena de pessoas estão nesta condição - passaram por exames.
A usina de Fukushima sofreu danos em seu sistema de refrigeração após o terremoto de sexta-feira e água do mar vem sendo utilizada para resfriar a instalação.
Um novo terremoto foi sentido em Tóquio nesta segunda-feira (hora local) por volta das 10h (22h de domingo em Brasília), de uma magnitude de 6,2 graus segundo a agência meteorológica japonesa.
O Instituto Geológico dos Estados Unidos, por outro lado, aponta para um tremor de 5,1 na escala Richter neste horário e latitude. O mesmo órgão informa que houve, antes do alerta de tsunami, um tremor de 5 graus na escala Richter, aparentemente uma réplica do terremoto de sexta-feira.
Nove feridos
As duas explosões ocorridas nesta segunda-feira no prédio do reator 3 da central nuclear de Fukushima 1 deixaram nove pessoas feridas, informou a Tokyo Electric Power (Tepco).

Expodireto começa com presença de ministro em Não-Me-Toque

Operários checam estrutura do parque que 
abrigará exposição até sexta-feira
Uma das principais feiras do agronegócio brasileiro, a Expodireto 2011 começa nesta segunda-feira, em Não-Me-Toque. Serão 330 expositores e em torno de 150 mil visitantes, até sexta.
A Cotrijal projeta comercialização 20% maior que os R$ 500 milhões da edição passada. Antes, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, participará da abertura, às 9h. A entrada é franca.
Assuntos como a influência do cultivo da soja nas mudanças climáticas, futuro do mercado de máquinas agrícolas e o novo código florestal serão discutidos na feira.
A expectativa dos organizadores é de que esta edição supere o número de participantes estrangeiros do ano passado, quando mais de 50 países foram representados.

Em jogo eletrizante, Inter empata em 3 a 3 com o Caxias pelo Gauchão

Inter e Caxias empataram em 3 a 3
Em uma partida eletrizante, com direito a três gols de Leandro Damião, Caxias e Inter empataram em 3 a 3 na tarde deste domingo, no Centenário. Itaqui, Waldison e Everton fizeram os dos donos da casa. A partida foi válida pela segunda rodada da Taça Farroupilha, do Campeonato Gaúcho.
O jogo
O Caxias começou elétrico na partida. Com força e velocidade, fazia com que os defensores colorados batessem cabeça. Lentos, Rodrigo e Sorondo não conseguiam se impor a jogadores como Everton e Waldison.
Logo aos três minutos, saiu o primeiro gol grená. Itaqui recebeu na meia-lua da grande área, disparou rasteiro e venceu o goleiro Lauro. No lado do gramado, Celso Roth esbravejava e reclamava para o grupo.
O time da casa seguia melhor. Aos oito, Everton apareceu livre na entrada da área e bateu forte. Lauro espalmou. No rebote, Sorondo afastou de balão. Pouco depois, o goleiro saiu na bola e derrubou Everton na área. O juiz mandou seguir.
O jogador mais esforçado na equipe colorada era Oscar. Os 18 minutos, criou duas oportunidades em sequência. Na primeira, ingressou na área e obrigou boa intervenção de André Sangalli. Na segunda, chutou colocado de fora da área, próximo ao travessão.
Oscar iniciou a jogada do gol de empate, que saiu aos 20 minutos. O substituto de D’Alessandro cruzou da linha de fundo, Sangalli não segurou e Damião escorou para as redes.
Mesmo pior em campo, o Inter teve a chance clara de virar o marcador aos 25, quando Zé Roberto sofreu falta de Wanderlei na área. Pênalti. Mas de forma displicente, o colorado bateu colocado, com o lado do pé, e Sangalli defendeu com firmeza.
A punição colorada pelo pênalti desperdiçado foi instantânea. Em rápido contra-golpe,  Waldison recebe lançamento de Lima, ingressou na área e tocou na saída de Lauro.
No final da etapa, o centroavante voltou a deixar tudo igual. Após cruzamento de Massari, Rodrigo desviou e Sangalli espalmou. Como um imã, a bola foi até os pés de Damião marcar o segundo na partida.
Segundo tempo
Tendo em vista a má atuação coletiva da defesa colorada na primeira etapa, Celso Roth fez duas alterações providenciais no intervalo. Trocou Sorondo e Massari por Índio e Juan, respectivamente.
Em comparação com o tempo inicial, a partida perdeu em velocidade, com menos chances de gol. No entanto, o Caxias seguiu melhor em campo. Aos 18 minutos, Gerley cruzou da meia-esquerda e Lima testou por cima, na cara de Lauro.
Aos poucos, o Inter ganhava espaço. Guerreiro na frente, Damião incomodava a cada instante. Aos 27, cabeceou por cima e a bola bateu no ferro em cima da goleira.
Fotos: Juan Barbosa
A cada toque de Zé Roberto, a torcida vaiavae pedia por Rafael Sobis. Roth resolveu atender o público e fez a alteração. Logo no primeiro lance, Sobis arriscou de fora da área e exigiu grande defesa de Sangalli.
A virada colorada foi aos 31 minutos. Após cobrança de escanteio de Oscar, Damião testou para o chão e virou o jogo. Ao todo, o camisa 9 já tem 12 na temporada.
Após marcar três vezes, Damião desperdiçou a chance de ampliar. Tinga entrou livre na área e rolou para o centroavante, que bateu prensado na zaga.
Lima ainda foi expulso ao acertar um pontapé no zagueiro Índio. Tudo indicava que o Inter sairia com a vitória, quando Everton, aos 40, realizou jogada individual, entrou na área e bateu forte, deixando tudo igual – 3 a 3. Nos descontos, Tinga ainda teve a chance de marcar, ao entrar na área e bater cruzado. Sangalli salvou.
Aos jogadores colorados, ficou o gosto de derrota pelas circunstâncias. Mas pelo que apresentaram em campo, o resultado acabou mais do que justo.