06 agosto 2013

Motorista natural de Três Passos morre em acidente na Serra Gaúcha

O motorista do caminhão era de Três Passos
(Foto: Bruno Mezzomo)
Um homem natural de Três Passos morreu na colisão entre um caminhão, placas de Bento Gonçalves, e uma camionete Montana, placas de Carlos Barbosa, na noite de segunda-feira (05/08), na ERS-446, em São Vendelino, na Serra Gaúcha.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, Élio Simse, de 32 anos, dirigia a Montana no sentido São Vendelino/Carlos Barbosa quando acabou perdendo o controle durante uma ultrapassagem, vindo a colidir de frente com o caminhão. A vítima possui parentes residindo na cidade de Três Passos.

Ainda segundo a PRE, o acidente aconteceu por volta das 21h. O motorista do caminhão, Carlos Alberto Pizzeta, nada sofreu. Chovia forte no momento do acidente.

Trânsito faz mais uma vítima fatal no centro de São Luiz Gonzaga

O homem que pilotava a moto morreu
Um acidente de trânsito ocorrido no final da manhã desta terça-feira (6) resultou na morte de um homem de 72 anos que não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital de Caridade de São Luiz Gonzaga, após ter sido atingido por um automóvel que trafegava na rua São João, nas proximidades do trevo principal da cidade.

Conforme as informações prestadas no local, o motociclista Brasil Pires dos Santos teria deixado o estacionamento de um estabelecimento comercial para adentrar na via no momento em que foi atingido por um VW Santana, placas de Itacurubi, que trafegava no sentido sul-norte da rua e veio a colidir no motociclista arremessando-o na via.

Foto: Guia São Luiz
O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizaram os procedimentos de atendimento a vítima e encaminharam ao hospital local, a vítima teve fratura exposta em uma das pernas, traumatismo craniano e, possivelmente, danos aos órgãos internos, respirava com dificuldade no momento da remoção. Em contato com o hospital, nossa equipe de reportagem foi informada que o mesmo não resistiu aos ferimentos e faleceu logo após o acidente.

A Brigada Militar e Polícia Civil de São Luiz Gonzaga realizaram levantamento do local e registraram o fato. O condutor do automóvel não foi encaminhado ao hospital.

Força tarefa da BM prende três elementos que assaltaram um banco em São Paulo das Missões

A imagem mostra o local aonde os bandidos foram presos
Assaltantes invadiram a agência do Banco do Brasil de São Paulo das Missões, por volta das 11h desta terça-feira (06/08). Eles teriam trocado tiros com a Brigada Militar e pelo menos um PM foi baleado.

Na fuga, o grupo teria levado dois reféns, entre eles o gerente do banco, mas eles já foram libertados. Os assaltantes teriam teriam fugido de carro, levando dinheiro, em direção à cidade vizinha de Roque Gonzales.

Uma força-tarefa da BM conseguiu prender, por volta das 13h40min, três homens suspeitos do assalto, no interior de Roque Gonzales. Os suspeitos foram identificados como Horacilino Batista da Silva, 72 anos, Ivo Johnson Moura da Rosa, 32 anos, e João Carlos de Moura, de idade não confirmada. Segundo a polícia, eles são moradores de São Nicolau, município que fica a cerca de 60 quilômetros do local do assalto. O PM atingido por disparo foi encaminhado ao hospital, mas já foi medicado e liberado. A perícia foi acionada para analisar a agência assaltada. O valor roubado também foi recuperado.

SETREM: Professor Marcos Caraffa é homenageado

Coordenadora Vera Benedetti agradeceu aos 12 anos de
dedicação do mestre ao curso de Sistemas de Informação
O professor da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), Marcos Caraffa, foi homenageado com uma placa comemorativa, na quinta-feira, 1º, na Câmara de Vereadores, durante os seminários de estágio do bacharelado em Sistemas de Informação. O agradecimento partiu da coordenadora do curso, Vera Benedetti, devido aos 12 anos de dedicação do mestre às turmas de Sistemas. A partir deste semestre, Caraffa passa a se dedicar exclusivamente ao bacharelado em Agronomia da SETREM.

“Foi uma das principais pessoas que nos auxiliou no curso, com um trabalho intenso na área de Gestão de Pessoas, nos auxiliando através da interdisciplinaridade a desenvolver a maturidade do estudante. Neste sábado, dia 03 de agosto, Caraffa completa 12 anos como colaborador do curso, com uma participação destacada, pois a diferença do pessoal do início do semestre até o final é fortemente perceptível”, ressalta Vera.

A coordenadora exalta também a competência do mestre nas diversas áreas em que atua. “É por causa dessas pessoas que o curso de Sistemas de Informação tem os melhores conceituados e está entre os com melhor avaliação na região, no Brasil e até mesmo mundialmente, com egressos atuando em várias partes do mundo. Agradecemos de coração ao professor por ele dedicar parte de sua vida ao curso”, conclui.

Caraffa, emocionado, agradeceu a homenagem e a oportunidade de ter colaborado com o curso. “São essas ações que fazem a nossa vida valer a pena e, junto a elas, há um reconhecimento que vem com muita força, toca no fundo da alma e não tem melhor: é aquele que vem de cada um dos alunos, a cada turma que passa, com o relacionamento e as amizades que ficam. São 20 anos de SETREM, nos mais diversos cursos, e essa saída de Sistemas tem sido muito dolorida, pois lembro o desafio e a parceria que se teve sempre com os colegas que iniciaram e aos que se somaram a essa caminhada, e, é claro, com a coordenadora Vera, cujo trabalho admiro muito e que se dedica intensamente para sermos um curso vencedor”, finaliza.

SETREM: Professora retorna do Rio encantada com a visita do Papa

Grupo viajou de ônibus e na Cidade Maravilhosa conseguiu
chegar próximo ao Pontífice
 “Experiência única”. Foi assim que a professora Vanderli Lorentz, do Curso Técnico em Vendas da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), resumiu a sua participação na 28ª Jornada Mundial da Juventude 2013 (JMJ). Vanderli foi a Aparecida do Norte e ao Rio de Janeiro, acompanhada por jovens três-maienses integrantes da Juventude Católica, Emaús e Renovação Carismática da Paróquia de Três de Maio.
               
A professora conta que a JMJ foi uma experiência maravilhosa. Segundo ela, estar entre os três milhões de jovens de todo o mundo, sendo eles de tribos, raças, cores, idiomas e culturas diferentes, reunidos pelo mesmo objetivo, o de ver o Papa Francisco, foi extremamente significante. “Estávamos lá para fortalecer a nossa fé. Sonhamos como Jesus Cristo, que quer um mundo melhor, cheio de amor, justiça, fraternidade e paz. Tudo isso é possível, sim”, acredita.
               
A três-maiense comenta que sua participação na Jornada foi ainda mais especial, pois conseguiu chegar bem perto do Pontífice durante a passagem do papa móvel pela rua em que ela e o grupo estavam. “O Papa Francisco, com sua simplicidade, várias vezes repetiu: ‘ide, sem medo de anunciar, evangelizar onde quer que esteja: na escola, no trabalho, na família e na roda de amigos’. Foram momentos fortes de espiritualidade, de oração, de fé e de agradecimento por tudo o que temos em nossa vida”.
               
Vanderli explica que, apesar do cansaço da viagem de ônibus, o grupo retornou ainda mais disposto no propósito de seguir o tema da JMJ: “Ide e fazei discípulos todos os povos”. (Mt 28,19)

Carro e moto colidem no centro de Três de Maio

Os dois veículos eram ocupados apenas pelos seus
condutores, e ninguém ficou ferido (Foto: Paulo Marques)
Um acidente por volta das 13he40min desta terça-feira (06/08), envolveu uma moto Honda Totan 150 CC e um automóvel Ford Versailles.

Os veículos colidiram no entorno da rótula que liga a rua Padre Cacique e a Av. Avaí, no centro de Três de Maio. O condutor da moto, Carlos Meller, morador de Independência, disse estar pilotando a moto na rua Avaí e quando concluía o entorno da rótula para entrar na rua Padre Cacique em direção ao centro da cidade, foi colhido pelo automóvel que era conduzido por Armindo Heimendinger no sentido bairro/centro. O condutor do Versailles é morador do distrito de Barrinha, Três de Maio.

Os dois veículos eram ocupados apenas pelos seus condutores, e ninguém ficou ferido.

Os policiais da Brigada Militar, compareceram no local para fazer o registro do acidente.

Após assalto a banco, suspeitos trocam tiros com polícia em São Paulo das Missões

Banco do Brasil foi atacado nesta terça-feira em São
Paulo das Missões
Uma agência do Banco do Brasil foi assaltada na manhã desta terça-feira (6) em São Paulo das Missões, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. De acordo com a Brigada Militar, os suspeitos trocaram tiros com a polícia e fugiram em um automóvel preto. Alguns clientes do banco ficaram feridos com coronhadas, e o gerente foi levado como refém. Ninguém foi baleado, segundo a polícia.

A BM informou que está deslocando efetivo da região para atender a ocorrência e vai montar barreiras nas estradas para tentar localizar os suspeitos, que fugiram em direção à BR-392. O assalto ocorreu por volta das 11h.

Coopermil inicia mais uma etapa prática do Programa Jovem Aprendiz Cooperativo

Coopermil inicia mais uma etapa prática do Programa Jovem
Aprendiz Cooperativo
Na segunda-feira, 05/08/2013, mais uma turma de 30 jovens integrantes do Projeto Jovem Aprendiz Cooperativo iniciou suas atividades práticas junto às unidades da Cooperativa Mista São Luiz. Os jovens foram recepcionados no auditório da Coopermil pela área de Recursos Humanos, onde receberam as principais informações sobre as atividades desenvolvidas pela Cooperativa bem como as orientações práticas sobre sua atuação nos diversos setores da empresa.

O Programa Jovem Aprendiz Cooperativo é composto por 500 h de aulas teóricas que iniciaram em fevereiro de 2013 e 500 h de aulas práticas de agosto de 2013 a janeiro de 2014. O objetivo deste projeto é preparar o jovem para o ingresso no mercado de trabalho com informações qualificadas, de forma orientada, e oferecer a oportunidade do crescimento profissional e aprendizagem do primeiro emprego.

O projeto é viabilizado por meio de uma parceria entre a Coopermil, o SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e o Cooperconcórdia (Cooperativa Educacional), a qual desenvolve a parte teórica do projeto.

Além destes 30 jovens que iniciaram suas atividades práticas, nesta mesma data iniciou também mais uma etapa teórica de 500h, grupo de 17 jovens da Coopermil, integrantes de mais uma fase do Projeto Jovem Aprendiz Cooperativo.

Queda de granizo no interior de Sede Nova

Funcionário da Emater fez o registro (Foto: Adelmo Colbek)
O miraguaiense Adelmo Colbek, funcionário da Emater/Ascar e atual coordenador da Coordenadoria Regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), postou em sua página no Facebook fotos que registram a queda de granizo no final da tarde de segunda-feira, 5, na localidade de Linha Assombrado, no interior de Sede Nova, causando estragos em propriedades e plantações de trigo e aveia. O fenômeno também teria ocorrido em Humaitá e outros municípios da região.

Segundo Wagner de Cerqueira e Francisco, geógrafo do Brasil Escola, o granizo é um fenômeno caracterizado pela precipitação de água no estado sólido, ou seja, em forma de gelo. Essas partículas são transparentes ou translúcidas e apresentam tamanhos e pesos variados.

Em alguns casos, as partículas de granizo são tão pequenas que podem atingir o solo terrestre já na forma líquida. Esse processo depende das condições de umidade, peso e velocidade que o granizo atinge. Contudo, quando as condições atmosféricas são propícias para uma intensa precipitação de granizo, as consequências podem ser desastrosas.

Ainda segundo o geógrafo, o granizo pode destruir plantações, provocar a queda de árvores, abalar a estrutura de telhados, danificar a rede elétrica, amassar carros, derrubar placas de propagandas, desencadear uma série de transtornos no trânsito, etc. Em caso de uma precipitação de granizo, é aconselhável não ficar debaixo de árvores ou de telhados frágeis.

No Brasil, esse fenômeno é mais comum na Região Sul, sobretudo no estado de Santa Catarina.

Um dos criminosos mais procurados do RS é preso em Porto Alegre

Último remanescente de assalto a fábrica de
joias em Cotiporã é preso em Porto Alegre
(Foto: Robson Alves/Brigada Militar)
Um dos criminosos mais procurados do Rio Grande do Sul foi preso na noite desta segunda-feira (5) em Porto Alegre, informou a Brigada Militar. O homem de 39 anos, conhecido como Deja, é suspeito de participar do ataque a uma fábrica de joias em Cotiporã, na serra gaúcha, no final de 2012. Ele integrava a lista dos 10 mais procurados pelo Departamento de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil.

Segundo o sargento Neri, do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a prisão ocorreu por volta das 20h15, na Avenida Juca Batista, na Zona Sul da capital. O criminoso estava a bordo de um Chevette, acompanhado de outro homem, que foi liberado. “A gente suspeitou do veículo e fez a abordagem. Checamos o nome no sistema e constatamos que tinha um mandado de prisão expedido contra ele”, diz o sargento.

O suspeito foi levado para a sede do Deic. Segundo a BM, ele tem envolvimento com o tráfico de drogas e era o último foragido da ação em Cotiporã, em 30 de dezembro, quando uma quadrilha explodiu uma fábrica de joias, trocou tiros com a polícia e fez reféns na fuga. Três dos integrantes da quadrilha morreram em confronto com a polícia no dia do assalto. Outros quatro haviam sido presos nos meses seguintes, em diferentes momentos.

MP ajuizará ações contra indústrias investigadas na fraude do leite no RS

Amostra de leite é recolhida durante a Operação Leite
Compensado do Ministério Público (Foto: Felipe Truda/G1)
Após ajuizar ações coletivas de consumo contra as empresas investigadas na fraude do leite, no Rio Grande do Sul, o Ministério Público vai tomar as mesmas medidas contra três indústrias que venderam o produto alterado com água e ureia. Entre as marcas produzidas por elas estão Latvida, Só Milk, Líder, Bom Gosto, Parmalat e Mu-Mu. A decisão foi tomada, segundo o MP, após diversas tentativas para a assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC).

Conforme o promotor Alcindo Bastos da Silva Filho, as indústrias não aceitaram o acordo e as negociações foram encerradas. Além de exigir maior controle de qualidade do leite, o MP quer a garantia de indenização aos consumidores prejudicados. As ações serão ajuizadas nos próximos dias. O MP segue as negociações para a assinatura de TAC com a empresa Italac. Na semana que vem, uma nova reunião definirá as condições do termo.

No início do mês, a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) manteve a prisão preventiva de dois envolvidos na fraude do leite. Daniel Riet Villanova, de Ronda Alta, e o vereador Larri Lauri Jappe, de Horizontina, tiveram os habbeas corpus negados. Cabe recurso, segundo o TJ-RS. Os dois também tiveram os bens bloqueados pela Justiça em julho. Larri é vereador e proprietário de uma empresa de transporte de leite. Já Daniel é técnico de uma cooperativa paranaense, também investigada na fraude.

SETREM: Realizada aula inaugural das pós-graduações

Alunos de "Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de
Talentos" e "Gestão Empresarial"  estiveram reunidos
no auditório da Instituição
Um importante passo na vida de vários estudantes de toda a região foi dado na noite desta sexta-feira, 2, na Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). O auditório da Instituição foi palco da aula inaugural das pós-graduações em "Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos" e "Gestão Empresarial", oferecidas neste segundo semestre e que chegam à 7ª e a 4ª edição, respectivamente.
               
Os alunos assistiram ao vídeo institucional da SETREM e, posteriormente, receberam as boas-vindas do coordenador do bacharelado em Administração, Jorge Antonio Rambo, do coordenador de pós-graduações, Fauzi Moraes Shubeita, e da vice-diretora administrativa, Quedi Sônia Schmidt.

O diretor geral da Instituição, Flavio Magedanz, usou a palavra para agradecer a confiança depositada pelos alunos à SETREM como Instituição escolhida para este importante avanço na vida acadêmica e profissional dos pós-graduandos. Sandro Ergang, vice-diretor de graduação, deixou como mensagem uma importante reflexão aos estudantes, através da “parábola do lápis”.

Os alunos fizeram uma apresentação individual e na sequência foram agraciados com um coquetel. Posteriormente, as aulas específicas de cada uma das pós-graduações tiveram início, com os professores Marco Antonio Montoya e Andréa Poletto Oltramari.

Internauta registrou acidente com saída de pista em virtude das péssimas condições da ERS 207

O acidente ocorreu no final da tarde desta segunda-feira
(Foto: Vanderleia Duarte/Especial)
A internauta Vanderleia Duarte enviou fotos para a redação do Guia Crissiumal via facebook de mais um acidente ocorrido em virtude das péssimas condições da ERS 207.

Desta vez, uma camioneta com placas de Bom Progresso saiu da pista em virtude de uma cratera na via, nas proximidades de Humaitá, quando trafegava no sentido Crissiumal - Humaitá, por volta das 17 horas desta segunda-feira (05/08).

Felizmente ninguém se feriu, porém, a camioneta teve danos materiais.

As condições da rodovia ficam a cada dia mais precárias.

Carro caiu em riacho durante a chuvarada da noite em Crissiumal

Acidente ocorreu na localidade de Esquina
Butiá (Foto: 
Daniele Schroter/Especial)
Um VW Gol caiu em um riacho na localidade de Esquina Butiá, no interior de Crissiumal, por volta das 20:30 horas da noite desta segunda-feira (05/08).

No momento do acidente chovia forte e havia barro intenso na estrada, sendo que o motorista não conseguiu controlar o veículo, em uma estrada secundária, que liga Esquina Butiá a Lajeado Guabirova. O veículo ficou com as rodas penduradas no pontilhão.

Os ocupantes do veículo saíram pela janela do mesmo, sem nenhum ferimento felizmente, apesar do susto.

Vizinhos tentaram a remoção do gol com um trator, mas não foi possível, sendo assim apenas retirado após a chegada de um guincho.