16 março 2012

Obras do Clube Concórdia podem continuar

Autorização do IPHAE foi recebida nesta quinta-feira, 15
Na manhã desta quinta-feira, 15, o Prefeito Orlando Desconsi recebeu um ofício do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e da Secretaria de Cultura do Estado que responde a solicitação da análise de proposta de intervenções na edificação da Sociedade Esportiva e Recreativa Concórdia, encaminhada na tarde de quarta-feira, 14.
O encaminhamento foi realizado durante reunião com o Presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Gabriel Weber; O Presidente do Clube, Lari Krann; o proprietário da parte térrea, Anderson Mantei; o representante do proprietário do imóvel ao lado do Clube, Fábio Fagundes; o Secretário de Cultura e Turismo, Ângelo Zenni; o Secretário Geral de Governo, Heitor Henrique Cardoso; o Secretário de Planejamento e Captação de Recursos, Mohamad Hamoi; o Procurador Jurídico, Tiaraju de Andrade e a Diretora de Cultura, Teresa Christensen.
Na reunião, a Administração Municipal recebeu, espontaneamente, vários elogios pela postura responsável com que tem tratado o tema e, uma cópia por escrito de uma manifestação do Clube e do proprietário da parte térrea com o comprometimento em preservar a fachada. Ainda, o representante do proprietário do imóvel ao lado se predispôs, se necessário, alterar o projeto da obra.
No documento elaborado pelo grupo, a Administração Municipal solicita ao IPHAE a suspensão do tombamento provisório, ou ainda, a autorização para que se possa continuar as obras de manutenção do prédio do Clube Concórdia e a presença de forma urgentíssima do IPHAE no município, a fim de ter a devida informação sobre a situação em que se encontra o prédio do Clube Concórdia.
Em resposta, o IPHAE encaminhou um ofício autorizando a empresa Lorentz Construções em continuar os trabalhos de reforma, seguindo alguns cuidados e tendo o comprometimento de não alterar fisicamente nenhum elemento da fachada do Clube.
Ainda, na quarta-feira, às 15h, o Prefeito juntamente com os representantes do Clube, o proprietário da parte térrea e o representante do proprietário do imóvel ao lado do Clube estiveram em audiência com o promotor de Justiça Marcelo Squarça, onde realizaram contato por telefone com o IPHAE, que solicitou o envio do memorial descritivo e assinatura do responsável.
“Esse entendimento seria menos traumático se o caminho do diálogo tivesse sido escolhido. Um tombamento terá conseqüências em toda a estrutura em um raio de100 metrosdo Clube, que afetariam um conjunto de obras e edificações próximas ao clube. As obras de manutenção são necessárias e indispensáveis para que as dependências possam ter alguma utilidade, de forma segura. Agradeço a flexibilidade do IPHAE em autorizar a continuação das obras”, afirma o Prefeito.
As obras devem ser concluídas nos próximos dias, já que no dia 31 de março está programado o tradicional Baile do Baltazar.

Decidindo o futuro das águas, bacia hidrográfica dos rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo

No evento foram apresentadas informações da bacia 
hidrográfica, como a quantidade da água disponível 
Aconteceu, na quarta-feira, dia 14, em Três de Maio a terceira Consulta Pública de manifestação de vontade da comunidade da sub-bacia do rio Buricá e Santa Rosa.
No evento foram apresentadas informações da bacia hidrográfica, como a quantidade da água disponível, os diferentes usos da água, qualidade atual das águas e demais informações.
A presidente, Claucia Tibulo Kapper, do Comitê ressaltou que a água é um bem público e acredita em uma construção coletiva que contemple a quantidade e a qualidade da água necessária para os diversos usos, evitando assim possíveis conflitos.
A representante da FEPAM, sra Ana Mastracusa, ressaltou que a nossa bacia hidrográfica possui uma ótima rede de monitoramento da qualidade da água.
O evento também teve momentos de manifestação, onde a sra Leda Batista manifestou sua preocupação com a manutenção da vida, da contaminação dos lençóis freáticos, e ainda a drenagem dos banhados que possui a função de reter a água no solo e abastecer constantemente os cursos de água.
O evento contou com a participação de lideranças locais e regionais, além de técnicos que atuam na área ambiental da bacia hidrográfica, contribuindo assim para a qualidade das discussões.
A última demais consulta pública a população acontece em Três Passos nesta sexta-feira, dia 16, às 14 horas.
O Comitê convida a comunidade a participar, neste momento em que está sendo decidido o futuro das águas da bacia hidrográfica.

FEE alerta para impacto da estiagem

A projeção de quebra na safra de 2012 indica que a cultura 
do milho deve obter a maior perda 
As perdas com a estiagem devem produzir um impacto negativo na economia do Rio Grande do Sul, em 2012, mas a recuperação da indústria e o crescimento dos serviços podem compensar esse prejuízo.
Essas são as conclusões dos economistas Vanclei Zanin e Cecília Hoff, que embasam a Carta de Conjuntura de março, divulgada ontem pela Fundação de Economia e Estatística, a FEE, vinculada à Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã.
A avaliação dos impactos da estiagem na economia gaúcha alerta para a possibilidade de redução do PIB do Estado este ano e para a necessidade de medidas de redução dos prejuízos.
Prevê que no curto prazo devem ser reforçadas políticas de renegociação de dívidas, de fornecimento de água, alimentos e sementes.
Porém, tendo em vista a recorrência do problema, torna-se fundamental a adoção de medidas estruturais, de médio e longo prazos, que possibilitem a construção de uma infraestrutura de irrigação efetiva.
A projeção de quebra na safra de 2012 indica que a cultura do milho deve obter a maior perda, de 41,89%, seguida da soja, com 22,33%, com uma redução no valor bruto de R$ 2,9 bilhões.
Entretanto, o estudo prevê que setores da indústria, serviços e construção civil devem continuar em crescimento.

Reunião sobre ampliação da capacidade da ERS 342 aconteceu na tarde de 5ª feira

Na tarde desta quinta-feira, 15, a Comissão Especial criada através 
da Resolução Nº 1.063, de 13 de junho de 2011, reuniu-se na sala 
das comissões da câmara de vereadores
Na tarde desta quinta-feira, 15, a Comissão Especial criada através da Resolução Nº 1.063, de 13 de junho de 2011, reuniu-se na sala das comissões da câmara de vereadores.
Fazem parte desta Comissão Especial os vereadores César Busnello (Presidente), Darci Pretto da Silva (Relator), Valmir Elton Seifert (Vice-Presidente), Rubem Carlos Jagmin e Helena Stumm Marder.
Na reunião foi acordado pela Comissão que será alterada a redação do art. 2º Resolução mencionada anteriormente, substituindo o nome do Vereador Darci Pretto da Silva, pelo nome do Vereador Marcos César Barriquello.
Também foi definido que será realizada uma Audiência Pública no dia 13 de abril, com horário previsto para as 14h, no Plenário da Câmara de Vereadores, a fim de debater sobre a o Projeto de ampliação da capacidade da ERS 342.
Para participar da Audiência Pública será convidado o Diretor Geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER e a Secretaria de Infra Estrutura e Logística do Estado.
A Comissão também decidiu que após a confirmação das duas entidades para Audiência Pública, irá se reunir novamente para novos encaminhamentos, bem como, o envio de convites para entidades de Ijuí e região.

Parlamentares dos cinco continentes debatem plataforma de cooperação para preservação dos recursos hídricos do planeta

A presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, participou deste evento
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, participou nesta quinta-feira da “Conferência Parlamentar Tempo para Soluções”, durante o 6º Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França. O encontro teve como objetivo criar uma plataforma de cooperação entre legisladores de todo o mundo. 
Membros do poder legislativo dos cinco continentes e especialistas de diferentes organizações internacionais discutiram como criar mecanismos para que os parlamentares possam contribuir para o melhor uso e preservação de recursos hídricos do planeta. A troca de experiências e soluções entre legisladores foi o foco da sessão. 
O Brasil foi representado pela senadora Kátia Abreu (PSD-TO) e também pelos senadores Rodrigo Rollenberg (PSB-DF), Jorge Viana (PT-AC), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Sérgio Souza (PMDB-PR), e os deputados Irajá Abreu (PSD-TO) e Leonardo Monteiro (PT-MG). 
Área de Proteção Permanente do Mundo 
Durante o Fórum Mundial da Água, a presidente da CNA lançou a proposta Área de Proteção Permanente do Mundo. Elaborada em parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Agência Nacional de Águas (ANA), a iniciativa é baseada na bem-sucedida experiência brasileira e visa incentivar a criação ao redor do planeta de áreas em que sejam protegidas as margens de rios e nascentes, a fim de preservar os recursos hídricos. 
A senadora Kátia Abreu foi, também, uma das palestrantes no “Painel de alto nível sobre Água e segurança alimentar”. Na oportunidade, defendeu a ampla divulgação de pesquisas científicas, que permitam preservar o meio ambiente e aumentar a produção de alimentos. “A paisagem sem água é uma paisagem de deserto e é o que precisamos evitar com muita força. Repito aqui uma frase que ouvi de um produtor rural: A água faz com que a vida não se contenha”, disse a senadora. 
O 6º Fórum Mundial da Água reuniu mais de 80 ministros e delegações de 180 países, em Marselha, na França, com o objetivo de aprofundar a busca por soluções para a gestão da água do planeta.

Audiência pública em Tenente Portela discute segurança na região

Audiência pública acontece no dia 23 de março
Na sexta-feira, 23, acontecerá em Tenente Portela uma audiência pública com as representações das comunidades dos municípios da Região Celeiro. Na ocasião será discutida e avaliada a “Segurança Pública na Região”.
A audiência acontece às 9h30min no Centro Cultural localizado na rua Aurélio Porto, frente a Praça Banco do Brasil, no município de Tenente Portela.
A audiência pública está sendo promovida pela Ouvidoria Parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a pedido da vereadora de Tenente Portela, Márcia Müller.