20 novembro 2009

Governadora repassa R$ 35 mil para implantação de áreas produtivas no setor lácteo

A governadora Yeda Crusius assinou convênio entre o estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, e o município de Crissiumal, na Região Celeiro, para a implantação de áreas produtivas no setor lácteo, no âmbito da Consulta Popular. Serão repassados R$ 35 mil para aquisição de 18 ordenhadeiras mecanizadas. A meta é melhorar a qualidade de vida das famílias rurais e acompanhar o bom momento do leite no Estado. O RS atualmente é o segundo maior produtor de leite do país, com média aproximada de 6,2 milhões de litros por dia. A expectativa é que a produção cresça em torno de 10% até o final do ano, em decorrência do atual cenário que prevê a instalação de novas plantas industriais e a ampliação de outras tradicionais já existentes. Especialistas projetam que a produção diária de leite precisará aumentar em pelo menos 3 milhões de litros para atender à demanda. A governadora destaca a construção de um Estado que respeita o contribuinte, que gasta bem o dinheiro público e que prioriza a qualidade de vida dos gaúchos. "Estamos recebendo novas indústrias, a produção aumenta a cada ano e estamos ampliando a quantidade de produtos desenvolvidos e de mercados consumidores”, disse Yeda Crusius.

Estado tem 10 mil desalojados e 16 municípios em situação de emergência

Cerca de 10 mil pessoas ainda estão desalojadas no Rio Grande do Sul por causa do temporal de ontem, segundo a Defesa Civil estadual. Na noite de quinta-feira, 30 mil pessoas estavam fora de casa. A área mais atingida é o Litoral, para onde a governadora Yeda Crusius se dirige à tarde.


A Defesa Civil informa que já iniciaram a distribuição de lonas e telhas para as casas atingidas pela ação do vento e da chuva desta quinta-feira. Pelo menos 16 municípios gaúchos já decretaram situação de emergência, conforme dados do meio-dia.
São eles: Vale Verde, Minas do Leão, São Sebastião do Caí, Butiá, Taquara, Feliz, Bagé, Coronel Barros, General Câmara, Taquari, Canguçu, Dom Pedrito, Tramandaí, Balneário Pinhal, Três Cachoreias e Capão da Canoa.

Secretaria de Educação de Santa Rosa promove atividades à Semana da Consciência Negra

Valorizar a cultura e promover o conhecimento. Esta semana a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Juventude em parceria com a Etnia Afro de Santa Rosa, organizou atividades diferenciadas.
As ações fazem parte de um trabalho que acontece desde o início do ano, com formação continuada para professores de História sobre a inserção dos conteúdos Afro-brasileiro e Indígena no currículo escolar.
Nesta semana, os alunos da rede municipal de educação assistiram aos filmes “Quilombo” e “Kiriku, a feiticeira”. Eles também participaram de inúmeras atividades ressaltando a importância do negro em nossa sociedade. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Francisco Xavier Giordani, no bairro Planalto, o Professor Ibirá e seu grupo de capoeira conversaram com os estudantes e realizaram apresentações.
Os alunos retribuíram a atenção com apresentação de poesias, histórias e teatro. A atividade encerrou com a degustação de comidas típicas africanas.
Professores da rede municipal também participaram de palestras e oficinas. O objetivo foi aperfeiçoar o conhecimento sobre a cultura Afro para poder trabalhar melhor essa questão em sala de aula. Segundo a Secretária de Educação, Neli Cadaval da Costa, “Nossa região tem como característica a miscigenação, por isso, buscamos valorizar sempre todas as culturas. Nesta semana, priorizamos a qualificação dos professores e as atividades diferenciadas em sala de aula, para que os alunos aprendam mais sobre a importância histórica e cultural da etnia afro”.

Casal e criança morrem em acidente na BR-282 em Bocaina do Sul

Um casal e uma criança morreram em um acidente no km 176 da BR-282, em Bocaina do Sul, na Serra catarinense, por volta das 20h30min desta quinta-feira. As vítimas eram ocupantes de um Fiat Uno, com placas de Criciúma, que bateu de frente com uma carreta Volvo, de Dionísio Cerqueira.
Sandro Luiz Pogere, 37 anos, e uma mulher, ainda não identificada, morreram no local. A criança, uma menina de cerca de 10 anos, chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não sobreviveu.
Os ocupantes do caminhão — o motorista de 25 anos, a esposa, de 20 anos, e uma criança de dois anos — passam bem. A carreta estava vazia, e o motorista seguia para Grão-Pará, no Sul do Estado, para pegar uma carga de congelados.
A polícia ainda não sabe apontar as circunstâncias do acidente.