28 novembro 2012

Expectativa é que plantação de soja em SC aumente 13% em 2013

Estimativa em SC é aumento de 13% na produção de
soja (Foto: Divulgação )
A expectativa para 2013 é que a área plantada em Santa Catarina tenha um crescimento de 13%, de acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa/Epagri).

Atualmente, a produção de soja é de 506 mil hectares, sendo um pouco menor que a área plantada de milho no estado, que é de 515 mil hectares.

Em Santa Catarina, 34% da soja está plantada. Porém, como existem diferentes condições de clima e solo, em algumas regiões o percentual de plantio é de apenas 25%, enquanto em outras já alcança 40%.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, o preço pago pelo saco do produto no estado é um dos motivos que incentiva o aumento da produção. "Em Chapecó, os produtores estão recebendo R$ 69 por saco de soja. Isso é mais do que o dobro do preço pago aos produtores de milho", complementa o secretário.

Encontrada idosa que estava desaparecida em Três de Maio

Foto: Arquivo da familia
Moradora da localidade de Esquina Kaiser, no interior de Três de Maio, Natia Schu, de 79 anos, estava desaparecida desde o inicio da manhã desta quarta-feira (28).

A idosa saiu de casa por volta de 9h da manhã, e foi localizada no inicio da noite, no meio de um mato nas proximidades da propriedade da família.

Natia Schu, tem problemas com perda de memória.

Idosa está desaparecida em Três de Maio

Foto: Arquivo da familia
Os familiares da senhora Natia Schu, estão a procura da mesma que desapareceu por volta das 9h da manhã desta quarta-feira (28).

A idosa de 79 anos, reside em Esquina kaiser no interior do município, ela sofre com problemas de memória e pode estar perdida.

A família pede para quem tenha alguma pista do paradeiro da idosa, que avisem a policia mais próxima.

Apreensão de Drogas em Caibaté

Foto: Divulgação/Polícia Civil
Na manhã desta quarta-feira (28), uma equipe de policiais das delegacias de Caibaté, DPPA e DPCA/São Luiz Gonzaga, coordenados pela Delegada de Polícia Elaine Maria Schons, deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão na localidade de Vista Alegre, interior de Caibaté.

Neste local foi localizado um pé de maconha no interior de uma estufa, equipada com irrigação, ventilação artifical e termômetro para verificação da temperatura, para o cultivo da droga.

No interior do dormitório do investigado que se declara usuário de maconha e já foi autuado por tráfico de drogas, foi encontrado mais um pé de maconha, do qual já haviam sido retiradas as folhas, tendo uma parte dentro de um pote em estágio de secagem e, ainda, uma espingarda, calibre .28 e munição de mesmo calibre.

Houve autuação em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, com o recolhimento do autuado à penitenciária de São Luiz Gonzaga.

Amanhã é o último dia para inscrições para o Vestibular SETREM

Provas ocorrem no dia 1º de dezembro
Amanhã, dia 29 de novembro, se encerra o período para inscrições para o Vestibular SETREM 2013.

As inscrições podem ser realizadas através do site www.setrem.com.br/vestibularnas unidades do Sicredi Noroeste ou no Campus SETREM. O investimento é de R$ 50 e pode ser pago nas Unidades do Sicredi Noroeste.

São 440 vagas disponíveis em nove cursos de graduação oferecidos pela SETREM: Administração (75 vagas), Agronomia (50 vagas), Design Moda (40 vagas), Enfermagem (50 vagas), Engenharia de Produção (50 vagas), Pedagogia (45 vagas), Psicologia (50 vagas), Redes de Computadores (40 vagas) e Sistemas de Informação (40 vagas).

A prova será aplicada no dia 1º de dezembro, às 14h, no Campus da Instituição.
Não perca tempo, inscreva-se! Comece a trilhar a sua estrada!

Jantar comemorou os 33 anos da ACI e os 10 do SINDILOJAS

Ernesto, Dilson, Cristaino e Luiz (Foto:ACI/SINDILOJAS)
Aconteceu nesta terça-feira, dia 27 de novembro, na AABB o Jantar de Confraternização dos 10 anos do Sindilojas e 33 anos da ACI, onde a Diretoria pode reviver um pouco da História das entidades.

A Associação Comercial e Industrial de Três de Maio, é presidida pelo empresário Cristiano e Rambo que tem como seu vice-presidente o empresário Luiz Reis. Já o Sindicato Patronal, tem em sua presidência o empresário Ernesto Kochann, sendo seu vice o empresário Dilson Mireski.

A ACI foi fundada em 27 de novembro de 1979, e o SINDILOJAS no dia 02 de novembro de 2002.

Felipão é o novo técnico da Seleção, e Andrés deixa cargo na CBF

Scolari deixou o comando do Palmeiras em
setembro, antes do rebaixamento do clube
(Foto: Matheus Magalhães GE)
A CBF já acertou com um novo técnico para a seleção brasileira: Luiz Felipe Scolari é o substituto de Mano Menezes. A entidade, porém, não conta mais com um diretor de Seleções, já que Andrés Sanches deixou nesta quarta o cargo, que acabou extinto pelo presidente José Maria Marin. O anúncio oficial de Felipão, campeão mundial em 2002 com o Brasil, será feito na quinta, às 10h30m (de Brasília), no Rio de Janeiro.

Andrés pediu demissão do cargo de diretor de Seleções através de uma carta. Em São Paulo, Marin disse que a posição está extinta para a volta da função de coordenador, exercida nas Copas do Mundo de 1994 e 2006 por Zagallo, de 1998 por Zico e de 2002 por Antonio Lopes. Tetra nos Estados Unidos, Carlos Alberto Parreira é o mais cotado para assumir a tarefa de trabalhar na nova função.

Em seguida, Marin afirmou que o nome do novo técnico será revelado oficialmente na quinta, a tempo de participar do sorteio da Copa das Confederações, sábado. Felipão, que deixou o Palmeiras em setembro, conversou com Marin no último fim de semana e está com a família em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, mas vai desembarcar em São Paulo ainda nesta quarta para finalizar os últimos detalhes do contrato com a CBF.

Equipe ESF de São José do Inhacorá recebe prêmio Salvador Célia

Equipe ESF  recebe prêmio Salvador Célia
A Secretaria Estadual da Saúde, através do Departamento de Ações em Saúde - Primeira Infância Melhor – PIM e Estratégia de Saúde da Família – ESF - promoveu o Prêmio Dr. Salvador Célia: uma iniciativa voltada à valorização das boas práticas junto às famílias e comunidades atendidas.

 Este prêmio é uma homenagem ao Dr. Salvador Célia, reconhecido Psiquiatra Infantil, que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças.

Na oportunidade da 9ª Semana Estadual do Bebê, o Prêmio Dr. Salvador Célia foi concedido, em modalidades distintas para 7  (sete) Visitadores do Primeira Infância Melhor (PIM) e para 7 (sete) Equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF/EACS),  no qual o Município de São José do Inhacorá recebeu o prêmio na modalidade “concurso fotográfico” pelos Agentes Comunitários de Saúde – ACS.

Os 06 agentes comunitários de saúde inhacorenses: Daniela Ludvig, Lucio Beuren, Lauri Pedro Spohr, Lovani Milbradt, Roselei Leidmer e Lenir Stein Spohr estiveram em Porto Alegre no último 27 e 28 de novembro quando da cerimônia do recebimento do prêmio junto a PUC/RS.

Estiveram presentes neste evento, a coordenadora da ESF, a Enfermeira Eliete Haupenthal, bem como o Secretário Municipal da Saúde Eduardo Ludwig,  os quais sentem-se orgulhosos e parabenizam esta equipe de agentes de saúde, pelo  esforço e excelente trabalho nas boas práticas comunitárias de saúde.

Advogado foi preso em Crissiumal na tarde desta terça-feira

O advogado foi preso ontem em Crissiumal
(Foto: Reprodução RBS TV)
O advogado Atanagildo José de Almeida Neto foi preso preventivamente por policiais da DP de Crissiumal  na tarde desta terça-feira, dia 27 de novembro.

O mesmo teve a prisão preventiva decretada para garantia da ordem pública, por responder a mais de um fato e para garantia da aplicação penal.

Segundo o Delegado William Garcez, titular da DP de Crissiumal, Atanagildo era investigado em 4 inquéritos, dois deles na DP de Crissiumal e outros dois na DP de Humaitá. Entre os crimes estariam três apropriações indébitas e um estelionato. Dentro desses crimes há falsificação de documentos e falsidade ideológica. Ele é acusado de desviar cerca de 200 mil reais de clientes, dizendo que os processos ainda estavam em andamento quando na verdade já haviam acabado.

A prisão foi acompanhada por um representante da OAB local. O advogado foi encaminhado à SUSEPE, que irá destinar o mesmo a uma casa prisional onde tenha cela especial, respeitando a sua formação em nível superior.

URGÊNCIA/EMERGÊNCIA 24H do HSVP: Número de atendimentos cresce em 2012

Número de atendimentos aumentou muito em 2012
O problema da lotação das emergências hospitalares preocupa as lideranças ligadas ao setor e a população que necessita do serviço. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio vem tendo um acréscimo na procura por atendimentos na Urgência/Emergência 24h, o que gera um maior tempo de espera por parte dos pacientes. Se em 2011 a média foi de 84 pacientes/dia, o índice aumentou para 94 em 2012, motivado por pessoas que procuram o serviço todos os dias com gripe, depressão, alergias, dores musculares, dor de dente, dores lombar e em busca de curativos e aplicações de injeção, casos que não necessitam de atendimento emergencial, pois deveriam ser buscados junto às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias da Saúde da Família) do município.

São dois os fatores que vêm contribuindo para o aumento dos índices: a falta de conhecimento das pessoas quanto aos casos que realmente se enquadram como emergência e o fato de simplesmente não procurarem as UBSs e ESFs, situação que se agravou no último mês devido aos feriados, em que as UBSs estiveram fechadas.

Vários pacientes demonstram sua angústia diante da situação ao reclamarem junto à recepção da Emergência e ao acolhimento do HSVP, argumentando que não conseguem acesso às Unidades Básicas de Saúde do município e que acabam procurando o Hospital em busca do atendimento, o que tem causando transtornos e filas na Emergência da Instituição, ocasionando uma queda na satisfação do pacientes.

Homem morre em acidente com caminhão e automóvel em Independência

O motorista do Corsa ficou preso nas ferragens
A colisão frontal de um caminhão e um automóvel, vitimou  Sadi Scherer, na noite desta terça-feira (27).

O acidente aconteceu por volta de 21h, na ERS 342, na localidade de Esquina Araújo no município de Independência.

Joacir Vicente Adanski, conduzia um caminhão com placas de Santa Cristo no sentido Independência Catuipe, já Sadi, conduzia um automóvel GM/Corsa em sentido contrário, no momento que os veículos se chocaram  frontalmente.

O condutor do Corsa, ficou preso nas ferragens do veículo, sendo retirado ainda com vida pelos bombeiros de Três de Maio, e conduzido pela SAMU ao pronto atendimento do Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e faleceu pouco depois. O condutor do caminhão, que tombou na rodovia, não se feriu.
O caminhão tombou, mas o motorista não se feriu

Sadi Scherer, morava em Independência onde era conhecido pelo apelido de “Polaco”, e retornava de viagem a Santa Catarina onde foi buscar o carro que conduzia para comercializar em sua revenda.

Operação contra o tráfico de drogas reúne mais de 200 políciais no RS

Policiais cumprem mandados em Santa Rosa
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Uma operação contra o tráfico de drogas na Região Noroeste do Rio Grande do Sul mobiliza 210 policiais divididos em 65 viaturas na manhã desta quarta-feira (28). São cumpridos 30 mandados de prisão e 37 de busca na cidade de Santa Rosa.

Segundo a Polícia Civil, 30 pessoas foram presas até as 7h, sendo uma delas em flagrante. A ação, que recebeu o nome de "Etapa Final" é coordenada pelo delegado Márcio Steffens.