08 julho 2012

Esporte: No 'até logo' de Neymar, Santos desencanta e bate o Grêmio na Vila

Duelo de gerações: Zé Roberto tenta roubar a bola de Neymar
(Foto: Mauricio de Souza/Agência Estado)
O Santos desencantou. Sem vencer desde o final de maio e devendo boas atuações à torcida, o Peixe conquistou a primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao bater o Grêmio por 4 a 2 na Vila Belmiro, pela oitava rodada da competição. As vaias, que ecoaram no estádio após o empate diante do Coritiba há duas semanas, transformaram-se, enfim, em aplausos.

O destaque da noite acabou sendo o meia Felipe Anderson. Vestindo a 10 de Paulo Henrique Ganso, o jogador - sempre muito criticado pela torcida e cobrado por Muricy Ramalho - marcou um golaço e participou dos outros três tentos assinalados pelo Alvinegro. Não à toa, deixou o campo ovacionado.

O jogo marcou o "até logo" de Neymar, que se apresenta nesta segunda-feira à Seleção, que disputará os Jogos Olímpicos de Londres - Ganso e Rafael são os outros santistas que também estão na lista de Mano Menezes. Neymar fez um gol e participou de outro, anotado por Edu Dracena.

Do lado gremista, o time até iniciou as duas etapas com mais volume de jogo que o Santos. A equipe gaúcha, no entanto, não conseguiu dar sequência ao ímpeto e caiu na marcação santista.

Na próxima rodada, o Santos volta a enfrentar um time gaúcho - pega o Internacional, domingo, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Já o Grêmio encara o Cruzeiro, no mesmo dia, no estádio Independência, em Belo Horizonte.

Oitenta quilos de maconha são apreendidos em Caxias do Sul, RS

Além de drogas, polícia apreendeu veículos, celulares,
balança, uma quantia em dinheiro e documento falso
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Cerca de 80 quilos de maconha foram apreendidos pela Brigada Militar na tarde de sábado (7) em Caxias do Sul, na serra gaúcha. A droga estava escondida em uma chácara na localidade de São Valentin da 2ª Légua, no bairro Forqueta, diz a polícia. Três pessoas foram presas.

A polícia chegou até a propriedade após receber uma denúncia anônima sobre um veículo suspeito. No local, encontrou 80 tijolos de maconha de um quilo cada, 80 gramas de cocaína, além de sete celulares, balanças e R$ 456 em dinheiro.

Também foram apreendidos três veículos, um deles roubado. São eles um Fiat Stilo, com placas de Criciúma (SC), um GM Monza, com placas de Caxias, e um Ford Focus, com placas de São José (SC). Segundo a polícia, este último veículo havia sido roubado no dia 1º de julho na cidade.

O responsável pelo local, de 38 anos, foi preso. Ele também tinha uma carteira de habilitação falsificada, diz a polícia. Um homem de 29 anos e uma mulher de 19, que chegaram na propriedade no Focus roubado, também foram detidos. Todos foram conduzidos para a delegacia da Polícia Federal, assim como as drogas e os bens apreendidos.

Domingo começa com temperaturas negativas em várias cidades do RS

Em Três de Maio geou, e no início da manhã os termômetros
marcavam 1º C (Foto: Bruno Dockhorn)
O domingo (8) começou frio na maior parte do Rio Grande do Sul. Pelo menos 11 cidades do estado amanheceram com temperaturas negativas, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mínima foi registrada em Quaraí, na Fronteira Oeste, onde os termômetros marcaram -2,7ºC. Em Porto Alegre, o dia começou com sol e 2,9ºC.

Em Cruz Alta, na Região Noroeste, foi registrado -2,5ºC. Já em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, fez -2ºC. As temperaturas também foram baixas em Alegrete (-1,5ºC), Bagé (-1,9ºC), Camaquã (-0.4ºC), Jaguarão (-0,5ºC), Passo Fundo (-0,3ºC), Santa Rosa (-1,2ºC), Santiago (-1,1ºC) e São Gabriel (-0,7ºC).

Apesar do frio, o sol predomina em grande parte do estado, com algumas poucas nuvens em algumas regiões. À tarde, as temperaturas sobem, mas a máxima não deve passar de 16°C no Norte e 15°C na Região Metropolitana de Porto Alegre. Não há previsão de chuva.

De acordo com as previsões, o tempo deve permanecer estável no estado até a terça-feira (10). No fim da tarde ou anoitecer de segunda-feira (9), a nebulosidade começa a avançar pelo Norte e Oeste. Há possibilidade de formação de geada em muitos pontos do estado. A temperatura deve oscilar de -2°C ao amanhecer, no Sul, a 18°C à tarde, no Norte.

Obras em usinas eólicas geram empregos na Fronteira Oeste do RS

Parque Eólico foi inaugurado nesta quinta-feira em
Tramandaí (Foto: Divulgação/Tramandaí)
A cidade de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, contará com cinco novas usinas eólicas. Quatro delas já estão em construção, o que vem gerando empregos na região, como mostra reportagem do RBS Notícias (veja ao lado). "Fazia um ano já que eu estava desempregado. Veio a eólica para cá e já faz três meses que eu estou trabalhando", diz o servente Vagner Monteiro.

Waldir Monteiro, pai de Wagner, também conseguiu um emprego na construção. "Faz dois meses que estou trabalhando na empresa", conta o servente.

Nos campos do município, serão montados 39 aerogeradores. As usinas terão capacidade para gerar 78 megawatts, o suficiente para abastecer uma cidade com 300 mil habitantes. As obras devem ser concluídas no fim deste ano, e a operação comercial deve iniciar em 2013.

Segundo o responsável pelo setor administrativo e pela logística da obra, Nelio Catharina Pinto, a geração de energia eólica no município será ainda mais explorada. "A Eletrosul vem olhando com carinho a hipótese de ampliar cada vez mais seus projetos em Livramento", afirmou o executivo.
De acordo com a Prefeitura de Santana do Livramento, as usinas também terão impacto na arrecadação de impostos do município. "(Com) todas elas funcionando, (serão arrecadados) em torno de R$ 8 milhões", disse o secretário da Fazenda, Irani Cobas Soares.

Três Passos: Homem tenta matar a mulher e comete o suicídio

Katiuscia foi internada na UTI do Hospital de Caridade
A Brigada Militar de Três Passos recebeu um telefonema ao meio dia deste sábado (07), informando que no trevo de acesso ao aeroporto um homem teria tentado matar a sua esposa e havia se suicidado.

Ao chegar no local, os Bombeiros já estavam prestando socorro às vitimas. A senhora  Katisuscia estava fora do veículo com ferimentos na cabeça e informou aos policiais que seu esposo havia lhe agredido e na sequência efetuou um disparo contra a sua própria cabeça. Marcos Cerutti, estava dentro do automóvel Astra, no banco do motorista com ferimentos na cabeça, mas tinha sinais de vida.

O casal foi encaminhado ao pronto socorro do Hospital de Caridade de Três Passos. Marcos, não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito em seguida, já Katiuscia, foi internada na UTI do hospital, devidos à gravidade dos ferimentos.

Os investigadores da Policia Civil de Três Passos, foram até o local e encontraram um revolver calibre 38 com um cartucho deflagrado e quatro intactos.